– Voto Consciente Planeja Novas Ações de Cidadania

 

Por Reinaldo Oliveira

 

No dia 30 de outubro, em encontro de formação que aconteceu das 10h às 13h30, os voluntários do Movimento Voto Consciente – MVC, fizeram o planejamento de novas ações de cidadania a serem colocadas em prática.  Abrindo o encontro o coordenador Henrique Parra, falou dos 4 anos de atividades do MVC, iniciadas em Jundiaí e Região no dia 27 de setembro de 2006. Falou das realizações durante estes 4 anos, tais como: monitoramento das sessões da Câmara Municipal, lançamento do ranking dos vereadores, da campanha Adote um Vereador, do ranking de Transparência das Atividades da Câmara Municipal, do Cidadania Ativa, do Cidade Democrática, das sabatinas com candidatos nas eleições municipais, de várias mobilizações da sociedade como para o Plano Diretor, pela criação de ciclovias, por ações do meio ambiente e tantas outras. Falou ainda das últimas ações como a formação ministrada pelo Cidadania Ativa para voluntários que atuaram levando palestras em várias entidades da Região sobre votar consciente, com a campanha de conscientização para eleger candidatos da região, das sabatinas com os 15 candidatos a deputados estadual e federal, dos 28 mil exemplares do Ficha Pública com o perfil do candidatos e distribuídos gratuitamente à população, e muitas outras realizações. Falou também das dificuldades e barreiras criadas no início, mas que durante estes anos as entidades, bem como a população viu, participou e aprovou o trabalho desenvolvido pelo MVC. Terminadas as atividades focadas nas eleições passadas, a meta futura é colocar em prática a formação de novos voluntários e expandir o MVC, bem como além da participação ativa em Jundiaí e Região, fortalecer as parcerias com entidades como a OAB, Forcis e outras, fazer parcerias com novas entidades como o SENAC e outras redes sociais, continuar desenvolvendo o monitoramento da Câmara Municipal, das atividades dos deputados eleitos e outras edições do Ficha Pública.

– Dilma, Serra e Marina prestando contas: O que eles têm em comum?

Chegou a hora das campanhas presidenciais prestarem contas. E olha que interessante: bancos e construtoras são os doadores em comum dos 3 candidatos.

Existe algum impedimento legal uma empresa que concorre em licitações do governo em doar 1 milhão a cada candidato? Nenhum. Mas o mais chato poderia dizer: “doou para os 3 para ter vantagens com o vencedor…”

O único impedimento seria o moral. Como brigar com os juros abusivos dos bancos se cada banco doa, em média, 1 milhão de reais para cada candidato?

Difícil dizer que há independência…

– Família Dodói!

Filha com Laringite.

Mamãe gripada;

Papai com Faringite.

A coisa tá feia… do trabalho ao hospital e vice-versa desde domingo. E dá-lhe remédios e resguardos.

Quando vai ter um feriado para descansar?

– O Aparentemente Sincero e o Visivelmente Enrolão

Silvio Berlusconi, que não esconde de ninguém que gosta de mulher (e muito), está sendo criticado pelo excesso de sinceridade. Por mais um escândalo que envolve sexo (uma marroquina de 17 anos – pelas fotos, lindíssima – era uma das garotas de programa que ele saía e até o telefone reservado do governo italiano ela tinha), os políticos pediram sua renúncia. Como resposta, declarou: “Ao menos eu gosto de mulher e não de gays“. Politcamente incorreto, mas autêntico.

José Dirceu, que estava sumido na campanha de Dilma Roussef, deu uma entrevista ao José Luís Datena na Rádio Bandeirantes AM, e falou sobre todo o seu envolvimento no governo Lula e apoio à presidente eleita Dilma Roussef. Disse que não quer cargos, pois “não precisa aparecer para ajudar o Brasil”.

Então tá… Ele não quer aparecer. Claro, na surdina, a ajuda é mais, digamos, eficaz!

– Joguinhos e Jogões

Hoje teremos bons jogos pelo Campeonato Brasileiro. Ao menos, essa é a expectativa. Entretanto, a tardinha, já teremos um jogo espetacular pela Champions League: Milan X Roma.

Fico pensando: como seria bom se a Libertadores também fosse tão prazerosa! Sim, pois a primeira fase da Libertadores é um tal de Blooming, Emelec e outras coisas… claro que lá na Europa temos os Cluj da vida. Mas, não seria bom grandes jogos na primeira fase? Flamengo X Boca Jrs, River X Cruzeiro? Lá no Velho Continente tem… (Milan X Roma é primeira fase, ok?)

A Libertadores poderá ganhar os clubes americanos em 2012. Cá entre nós: O que acrescenta Columbus ou Dallas DC contra São Paulo ou Corinthians? Doze horas de viagem e outros transtornos?

Única e exclusivamente: DINHEIRO. Se você acompanhar os jogos da MLS, verá que são todos cintura dura!

– Reclamar somente agora vai adiantar, FHC?

 

E o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso? Ontem, na Folha, disse que o PSDB não pode esquecer das realizações do passado. Claro, se referindo a não utilização da sua imagem na campanha de José Serra.

 

Só agora, presidente?

– O Calote de Mugabe!

 

Ora essa. Lembra daquele amistoso da Seleção Brasileira contra o Zimbábue, às vésperas da Copa do Mundo e com nítido caráter político?

 

Pois é: deram calote nos organizadores!

 

Os direitos sobre os jogos da Seleção são da Kentaro, que foi a Justiça cobrar US$ 620 mil da federação do Zimbábue. Detalhe: a federação local também é subordinada do ditador Mugabe, mais um dos amigos políticos do guia-Mestre Lula.

– Chorando a 250 km/h

Amigos, emocionante o Emerson Fittipaldi pilotando a sua Lotus da primeira vitória dele na F1. Após correr pela Marginal Pinheiros, Ponte Estaiada e outros pontos, saiu chorando do carro. Emoção à flor da pele.

Parabéns ao Rato pela sua autenticidade. Piloto ao pé da letra respira velocidade e faz disso sua energia!