– Atlético/MG X Palmeiras/SP (Sulamericana)

 

E a vacilada do bandeira Bandeira (o trocadilho foi inevitável… me refiro a Erich Bandeira, árbitro assistente FIFA), no jogo do Atlético Mineiro X Palmeiras pela Sulamericana?

 

Para quem não viu: Lincoln recebeu a bola em impedimento, prosseguiu na jogada, bandeira não deu nada, palmeirense entra na área e… pênalti. Vai cobrar e… PÁRA TUDO! O bandeira avisa ao árbitro que a origem da jogada foi fruto de um lance em que o atleta estava em impedimento ativo.

 

Ué, por que a marcação com “efeito retardado?”

 

A regra permite tudo isso. O árbitro “desmarca” o pênalti e reinicia com o tiro livre indireto por força do impedimento a favor do Atlético (e reinício em local ERRADO, pois o lance se originou entre o meio campo e a linha da grande área e foi cobrado dentro da área).

 

Vale lembrar que Erich Bandeira houvera sido afastado do Brasileirão por 20 dias após a partida Corinthians-SP X Botafogo-RJ

 

Gosto muito dos comentários do Rubão, que useira e costumeiramente escreve no blog do jornalista Fernando Sampaio (link à esquerda nos sites recomendados). Ele é uma espécie de ghost writer de algum árbitro ou instrutor de futebol. Um ilustre anônimo, fake ou sei lá o quê do mundo virtual. Mas, não importando sua origem, foi bem em sua análise. Compartilho abaixo:

 

Extraído de: http://blogs.jovempan.uol.com.br/fernandosampaio/geral/corinthians-arranca-bom-empate-contra-o-fraco-flamengo/

 

“Lincoln estava impedido quando recebeu a bola, não há duvida. Neste lance o jogo devia ser paralisado pelo arbitro após o arbitro assistente Erich Bandeira indicar a posição de fora de jogo. Mas ele ( o bandeira ) não assinalou. Impossível para o arbitro saber se estava ou não e chamar a responsabilidade para ele. Na seqüência, lincoln sofre o pênalti . Tudo bem, bola na cal e… O bandeira resolve chamar o arbitro para informar o impedimento . O arbitro aceita a informação do assistente e não permite a cobrança do tiro penal, recomeçando o jogo com o tiro livre indireto .
A regra respalda este procedimento, desde que o jogo não tenha sido reiniciado após uma paralisação .
Onde esta o erro? No vacilo do bandeira. Evidente que ele ficou em duvida no lance e deixou seguir . Só depois ele resolveu chamar o arbitro. E logicamente só fez isso pois teve a duvida sanada por um fato ou fator. Crise de consciência ou aviso da informação do erro, qual o fator?
Esquisito. Pega muito mal algo assim. O Palmeiras não foi prejudicado por esse lance , mas pode apenas reclamar do procedimento de marcação ( afinal, estava impedido).
No pênalti para o Atlético, aí sim pode reclamar. O palmeirense (seria o Marcio Araújo ) nem encostou no Obina.

Desculpe os erros de acentuação, teclado desconfigurado totalmente rsrsrs’

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.