Recentemente, houve muita polêmica pelo fato dos municípios estarem proibindo o uso de telefones celulares dentro das agências bancárias. Muito boa a preocupação com o cliente, evitando, assim, os chamados “golpes da saidinha”. Entretanto, reitero minha opinião: é como marido tirar o sofá da sala; afinal, o problema de segurança pública é muito maior.
Agora leio que Campinas está estudando colocar câmeras para monitorar a frente das agências bancárias, a fim de aumentar a segurança e evitar mais golpes. Mas… e se o bandido ficar a 10 metros laterais de uma câmera?
Infelizmente, estão insistindo em tirar o sofá. O problema é de Segurança Pública, e quem deveria se preocupar com isso, joga a responsabilidade para a iniciativa privada.
E você, o que acha de tais medidas: proibição de telefone e câmeras externas acaba com o “golpe da saidinha de banco”? Deixe seu comentário.

Estou na condição de Chefe do Estado-Maior Estratégico da Polícia Militar do Pará, e ainda coordenador de um programa de ações de prevenção em Segurança Pública.
Aqui em Belém, adotamos algumas medidas em parceria com alguns bancos, a fim de coibir o golpe da saidinha, que vem afligindo os clientes de instituições financeiras.
As medidas foram imediatamente aprovadas pela população e o nosso objetivo, agora, é fazer com que todos os bancos as adotem.
Só nas agências do Banpará, onde foram instaladas as medidas de prevenção o golpe da saidinha não é mais registrado. A iniciativa foi alvo de uma matéria pelo Programa FANTÁSTICO, da Rede Globo de Televisão.
Sugiro que observem no vídeo abaixo, que coloquei no blog que publico em Belém-PA.
http://saibadascoisas.blogspot.com/2009/12/banpara.html
Atenciosamente,
Coronel PM Osmar COSTA JÚNIOR
CurtirCurtir