Por Reinaldo Oliveira
GUERRA SANTA. ACONTECEU NO BUSÃO
Não uso o transporte urbano/intermunicipal, tanto quanto gostaria. E isto acontece porque ambos, apesar da tarifa alta, não respeita o usuário e nem presta um serviço a altura do valor cobrado. E o direito do consumidor nunca é respeitado. Como devido a compromissos profissionais, o cumprimento de horários é importantíssimo e, o ônibus nunca cumpre o horário determinado, eis um dos motivos de utilizar pouco o transporte urbano/intermunicipal. Porém, este é o meio utilizado pela grande massa da população. E o ônibus, como uso coletivo, é palco de acontecimentos diversos. Agradáveis, desagradáveis, com respeito, com desrespeito, sério, humorado, etc. E este fato aconteceu na semana passada, foi presenciado por um usuário que me passou as informações. Todos têm acompanhado a guerra santa que os candidatos à Presidência têm travado durante a campanha. As más línguas dizem até que em caso de derrota, a candidata vai entrar para um convento, tal sua demonstração de convicção religiosa. Penso que isto está influenciando as pessoas. Imagine de manhã, o ônibus lotado, cada um ensimesmado, cabeça baixa, voltado para o seu mundo, suas preocupações, etc. De repente, na Avenida Dr. Cavalcanti – centro de Jundiaí/SP, logo que o ônibus passa em frente a um grande tempo evangélico ali localizado, duas passageiras que iam em pé, travam o seguinte diálogo:
– Olha a igreja que rouba o dinheiro do povo, engana todo mundo, rouba o dinheiro do povo falando que é dízimo!
Neste momento, uma passageira que estava sentada e era fiel daquela igreja, retruca:
– Vocês criticam quem paga o dízimo, porque nenhum fiel de outra igreja paga dízimo com a gente! Está escrito na Bíblia que todos têm que pagar o dízimo.
A discussão foi tomando tons mais eloqüentes pelas fiéis guerreiras, onde a primeira retrucou:
– Vocês pagam dízimo é para o demônio, porque é o pastor de vocês que fica com o dinheiro!
Ao passo que a fiel daquela igreja, que estava sentada, respondeu:
– Nós vamos ganhar o céu!
Ambas já estavam bastante alteradas, quando houve mais uma estocada da que estava de pé:
– Vocês estão pagando é um pedaço do inferno, isso sim!
Depois desta colocação a que estava sentada, tentou levantar-se, mas devido à outra estar gesticulando, sua mão tocou no rosto da que estava se levantando e, quase as duas se atracaram no corpo-a-corpo, porém a turma do “deixa disso” interviram separando as fiéis, que a esta altura já estavam tomadas pela ira. Isto claro, mesmo separadas, proferiram várias ameaças de uma para com a outra. Que coisa, heim? Você com certeza já viu uma cena como esta. Coisas que acontecem no busão. É isso!!