– Fé e Louvor no Bairro Medeiros de Itupeva

Por Reinaldo Oliveira

 

FÉ E LOUVOR À NOSSA SENHORA APARECIDA

 

A comunidade Nossa Senhora Aparecida, do Bairro do Medeiros, conhecida como da Igreja de Pedra, organizou celebrações em louvor à sua padroeira, desde o dia 9 e vai até o dia 17 de outubro. No dia 9 foi celebrada a Missa de abertura com a presença dos romeiros. No dia 10, foi realizado o 8º Desfile de Romeiros e Cavaleiros e bênção aos participantes na chegada à igreja. No dia 12 aconteceu o momento de Fé e Louvor, iniciado com a Procissão, com a imagem da padroeira sendo elevada por um percurso de 2 km, até a igreja, seguido de Missa e coroação de Nossa Senhora. Importante lembrar que esta comunidade, por estar situada no perímetro rural e, composta por famílias de antigos moradores, mantém a tradição religiosa de veneração a padroeira, com bonita participação na parte religiosa, seguida também de grande participação social/confraterna nas festas que são realizadas ao final das celebrações. Após a celebração, tem barracas servindo pastel, pernil, churrasco, costela, frango, doces e completo serviço de bar. O encerramento será no próximo fim de semana, dias 16 e 17, e a comissão organizadora convida a população de Itupeva e região à participar.

– Professores em Fúria por Alunos e Crise Histérica Latente

Se você é professor, responda: Já teve vontade de…

– morder a própria boca até sangrar?

– arrancou os próprios cílios?

– teve ataque de fúria?

– Chorou durante alguma aula?

Mantenha a calma. Pesquisa revela que 20% dos professores sofrem de histeria e 92 docentes são afastados por dia por crises emocionais!

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/saber/812928-sp-da-92-licencas-por-dia-para-docente-com-problema-emocional.shtml

SP DÁ 92 LICENÇAS POR DIA PARA PROFESSORES COM PROBLEMAS EMOCIONAIS

Leonor, 58, professora do 3º ano do fundamental, passou a ter crises nervosas durante as aulas. Várias vezes gritou com os alunos e chorou em plena sala. Ficava tão nervosa que arrancava os cílios com as próprias mãos e mordia a boca até sangrar.

Ela procurou ajuda médica e hoje está de licença. Casos como o dela são comuns entre professores.

Recentemente, dois docentes viraram notícia por ataques de fúria na sala de aula: um, de Caraguatatuba (litoral de SP), gritou e xingou alunos e danificou cadeiras da escola. Outro, do Espírito Santo, jogou um notebook durante um debate com estudantes de jornalismo.

Relatos de professores à Folha mostram que a bagunça da sala, somada às vezes a problemas pessoais, leva a reações como batidas de apagadores, gritos, xingamentos e até violência física. Atos que acabam afastando muitos docentes das aulas.

Só na rede estadual de SP, com 220 mil professores, foram dadas, de janeiro a julho, em média 92 licenças por dia a docentes com problemas emocionais. No período, foram 19.500 -o equivalente a 70% do concedido em todo o ano de 2009 por esses motivos, diz a Secretaria de Gestão Pública de SP.

O dado não corresponde ao número exato de professores, pois um mesmo docente pode ter renovado a licença durante este período.

“Batia com força o apagador nos armários. Tive muitas crises de choro durante as aulas, gritei com alunos”, diz a professora Eliane, 64.

Ela está afastada por causa do estresse. “Eu não quero mais voltar para a sala de aula. Parecia que eu estava carregando uma bola daquelas de presidiário nos pés.”

Daniela, 40, também não quer mais voltar. Ela tirou uma licença de 90 dias depois de “explodir” na sala de aula e gritar com os alunos. Foi socorrida por colegas.
Docente do 3º ano do fundamental (alunos com oito anos), diz ter sido ameaçada e agredida pelos estudantes.

As entrevistadas tiveram os nomes trocados.

Casos de “explosão” como esses podem ser sintomas de um distúrbio chamado histeria, segundo Wanderley Codo, do laboratório de psicologia do trabalho da Unb (Universidade de Brasília).

Desde 2000, o professor desenvolve pesquisas com professores e funcionários da área de educação e constatou que 20% dos professores sofrem de histeria.

“O trabalho do professor é um trabalho de cuidado, que exige a necessidade de um vínculo afetivo. Mas um professor que tem 400 alunos não tem como estabelecer esse tipo de vínculo.”

– Xuxa, Google e busca com encontros indesejados

 

Você já buscou o seu nome na ferramenta de buscas do Google?

 

Quando eu faço isso, encontro em boa quantidade de críticas a jogos apitados (faz parte do ofício…), temas publicados por outrém de minha autoria e assuntos do próprio blog.

 

Já a Maria das Graças Meneghel (Xuxa), proibiu o Google de relacionar buscas do seu nome com o tema Pedofilia. Havia 21400 fotos dela nua (provindas do filme pornográfico que fez em 1982, onde contracenava com um adolescente), e inúmeras referências eróticas ao seu nome. Foi a maior ação contra o Google no mundo, vencida pela apresentadora.

 

Agora, fico pensando: o que essas celebridades podem fazer com os fakes do Orkut e Twitter? Processar as empresas? O Twitter ainda dá um atestado de veracidade quando se encontra a pessoa real e notoriamente pública. Mas… é suficiente?

– Outubro Rosa Contra o Câncer de Mama

 

No último amistoso da Seleção Brasileira de Futebol, vários atletas jogaram com uma chuteira cor-de-rosa. É uma campanha de apoio a uma ONG que luta contra o Câncer de mama, intitulada “Outubro Rosa”.

 

Interessante que houve a visibilidade da chuteira; mas da campanha, que era a causa importante, nada…

– A Não-Comunhão de Dona Dilma em Aparecida

 

Todos querem ir ver Nossa senhora de Aparecida as vésperas de Eleição. Será que vão com algum objetivo diferente do que o da fé?

 

Infelizmente, parece que sim.

 

Ontem, Dilma Roussef foi a Basílica e não comungou (ato maior da celebração católica). Indagada sobre o motivo, ela declarou que crê em Deus de uma forma bem pessoal”.

 

Ué, se não se comunga por crer de maneira diferente, está claro que compareceu a celebração por outros motivos, que não eram o de venerar á Virgem Maria nem adorar a Deus naquela típica manifestação de fé.

 

Política é sempre política. Tomara que a fé seja verdadeira no coração desses candidatos.

– Saudades dos Alunos

 

Por incrível que pareça, pela ausência de uma semana e por motivo de feriado na outra, estou há 15 dias sem lecionar. E estou com saudades dos alunos!

 

Danados. Como bons alunos conquistam os mestres…

– Compartilhando Momentos Prazerosos

 

Ontem, durante o jantar, conversando com a Laura, nossa querida amiga e namorada do meu pai, chegamos a uma conclusão de algo que sempre me faltou palavras:

 

“O gostoso de se passear é compartilhar os momentos com as pessoas queridas. Se não há ninguém para a partilha da felicidade, o que adianta?”

 

Sábias palavras da tia Lalá…

– Para que serve o SWU?

 

Está ocorrendo em Itu um Woodstock caipira, o SWU, ecologicamente correto e com palestras politicamente corretas, entre os shows musicais.

 

Sinceramente, qual o efeito prático de tudo isso? Respeito aos seus idealizadores e envolvidos, mas acho que se pode mudar o mundo de outras formas… tal modelo me parece excessivamente comercial.

– Dr Paulo Castilho lança livro com Prefácio de Quem?

 

Prefácio de Quem?

 

Não sei, mas com capa da Federação Paulista de Futebol…

 

O promotor Paulo Castilho lança um livro sobre sua luta contra as torcidas organizadas de futebol, falando do apoio da FPF.

 

É, realmente a luta é árdua, mas parece que nem tanto vitoriosa…

 

Quem o apóia? Mas o apoiador não deveria ser responsabilizado por muitos dos casos de violência?

– O Book da Marina Porcari

 

Ó, em segredo (isso porque nem minha mulher lê meu blog… kkk)

 

Minha sogra ganhou uma foto em pôster num estúdio. Claro que era mais um daqueles golpes, onde você tira 30 fotos maravilhosas, cinematográficas, e tem que escolher só uma. Daí você fica com dó porque serão destruídas as outras 29, tão bonitas quanto a que você escolheu, e compra o book todo.

 

Tem gente que ainda cai num golpe como este. Como eu caí! rsrsrsr.

 

Dona Zabé, minha sogra, resolveu fazer a foto com a netinha. É covardia ver a minha princesinha Marina de jardineira, brincando com as estrelinhas, em poses que retratam perfeitamente a ingenuidade da infância e não comprar as demais fotos. A estratégia é velha, e funciona principalmente com papais babões…

 

Não contem pra a Andréia. Será surpresa, ok?

– Da Consciência ao Alcoolismo

Ontem morreu o Ceará. Um ilustríssimo morador do Bairro Medeiros, típico personagem do folclore local. Passaria batido se sua impressionante história não fosse descoberta no leito da sua morte.

 

Ceará era um servente de pedreiro que se mantinha alcoolizado 24h por dia. Sempre bebum, mas alegre! Não conseguia fazer uma tarefa bem feita. As vezes arrumava briga por aí. Torrava o pouco dinheiro que ganhava com pinga. Andava como um andarilho à noite, bem embriagado e sujo.

 

Sobreviveu tanto tempo graças a caridade do Jorge e sua família, um construtor que o empregava, e unicamente por interesse fraterno e solidário o acolhia, dando comida, emprego, e até pouso! Sem parentes e amigos, sem nada, sua história seria esquecida no anonimato se não fosse a descoberta no último dia de vida.

 

No derradeiro dia, conseguiu-se um telefone de um suposto vizinho de um suposto amigo de um suposto parente distante (que loucura, não?). Após um dia inteiro de telefonemas, descobriu-se que o Ceará ainda tinha a mãe viva e 8 irmãos, todos em Pernambuco. Possuía primos em Araras-SP, e há 14 anos era dado como desaparecido. O que acontecera?

 

Aconteceu que ele era, vejam só, administrador da chácara do ex-prefeito da cidade, e gozava a reputação de um sujeito respeitado, letrado e grande trabalhador. Homem sério e esposo dedicado. Entretanto, a mulher o abandonou, e desde esse dia caiu no alcoolismo e sumiu no mundo.

 

Aqueles que o conhecem jamais pensariam na sua história. O desaparecido apareceu no dia em que se foi. Que descanse em paz!

– A Excessão Parlamentar

 

Passou batido. Na semana passada, morreu o pai do Aécio Neves, o ex-parlamentar Aécio Ferreira da Cunha.

 

Sabiam que ele é o único caso na história do Tribunal de Conatas da União que renunciou a polpuda aposentadoria vitalícia que tinha como direito?

 

Uma exceção ao pé-da-letra…

– Dia da Padroeira

Rogai por nós, ó Virgem Maria

 

Viva a Mãe de Deus e nossa,
Sem pecado concebida!
Viva a Virgem maculada,
A Senhora Aparecida! ( 2x )

Aqui estão vossos devotos.
Cheios de fé incendida,
De conforto e de esperança,
Ó Senhora Aparecida!

Viva a Mãe de Deus e nossa,
Sem pecado concebida!
Viva a Virgem imaculada,
A Senhora Aparecida!

Virgem santa, Virgem bela,
Mãe amável, Mãe querida,
Amparai-nos, socorrei-nos,
Ó Senhora Aparecida!

Viva a Mãe de Deus e nossa,
Sem pecado concebida!
Viva a Virgem imaculada,
A Senhora Aparecida!

Protegei a Santa Igreja,
Mãe terna e compadecida,
Protegei a nossa pátria,
Ó Senhora Aparecida

Viva a Mãe de Deus e nossa,
Sem pecado concebida!
Viva a Virgem imaculada,
A Senhora Aparecida!

Amparai a todo clero,
Em sua terrena lida,
Para o bem dos pecadores,
Ó Senhora Aparecida!

Viva a Mãe de Deus e nossa,
Sem pecado concebida!
Viva a Virgem imaculada,
A Senhora Aparecida!

Velai por nossas famílias,
Pela infância desvalida,
Pelo povo brasileiro,
Ó Senhora Aparecida!

 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida,

nesse dia 12 de Outubro, em que celebramos nessa data tal bela invocação,

rogai por nós!

– Como se Preocupa o tal de Andres…

 

Cada vez que vejo o Andrés Sanches falando do Corinthians, vejo a grandeza dos adversários!

 

É impressionante como ele quer exaltar sua agremiação rebaixando os co-irmãos. Vide a coletiva sobre a demissão do técnico Adilson Baptista. Sugeriu até mesmo uma irônica contratação do Felipão e do Carpegiani, respectivamente na SEP e no SPFC.

 

Demagogia que não acaba, não?