– Corinthians X Goiás, erros aceitáveis e erros condenáveis!

 

Amigos, um fato interessante no jogo Corinthians X Goiás mostrou claramente o problema que as Comissões de Arbitragem, Árbitros e Entidades Esportivas enfrentam: a falta de uma específica virtude.

 

Antes de falarmos dela, é importante pontuar o caso: Corinthians no ataque, zagueiro do Goiás dá um carrinho na bola e sai jogando; o árbitro entende como infração e dá tiro penal. Erro claro, nada a discutir.

 

Lances como os de ontem mostram a existência de dois tipos de erros comuns de arbitragem (tanto em jogos nacionais como em campeonatos de todo mundo):

 

Os erros ACEITÁVEIS- por exemplo: lances em que o jogador está impedindo por poucos centímetros; jogadas duvidosas aonde após exaustivas repetições se chega à conclusão do erro, ou ainda lances que dividem a opinião publica (entre tantos lances difíceis de se decidir).

 

Os erros CONDENÁVEIS- por exemplo: atleta impedido com 2 metros à frente do penúltimo ontem; bola que bate na mão e se marca tiro penal; lances claros de jogadas não-faltosas onde se assinala infração, entre outros.

 

Sobre “erros aceitáveis não dá para discutir; fazem parte do jogo e pela própria natureza do esporte, acontecerão sempre, pela falibilidade humana – estes devem ser relevados. Agora, erros condenáveis poderiam ser evitados. E por que ocorrem? Por três motivos:

 

1) Dificuldade técnico-disciplinar (árbitro fraco, que interpreta mal as jogadas ou que apita sem critério na distribuição dos cartões);

 

2) Despreparo emocional (árbitro que aceita pressão de jogadores famosos ou que apita ao barulho da torcida);

 

3) Infelicidade no dia da partida (o popular “dia em que nada dá certo”; azar; urucubaca).

 

Especificamente, no dia de ontem, o lance estava na frente do bandeira. Sei das dificuldades de se apitar uma partida de futebol, militei dentro dos gramados por 14 anos! Não seria ingênuo de desprezar as nuances de uma tomada de decisão na partida. Se o árbitro deu uma bobeada na marcação do pênalti, por que o seu assistente não corrigiu a tempo? Será que ele interpretou a mesma coisa do que o árbitro?

 

Claro que os árbitros são limitados pela não-permissão da tecnologia. Mas dentro do que se pode utilizar, por que não se aproveitar, como, por exemplo, o uso do rádio-comunicador? Aliás, não estou vendo o rádio nas partidas do Brasileirão; ele é um eficiente instrumento de auxílio à arbitragem. E aí vem a falta da virtude tão carente que citamos acima: a CORAGEM. Com 3 X 1 no placar, um jogador a mais e a torcida motivando o time, tal pênalti mal assinalado não influenciou significativamente na partida. Mas o erro não poderia ser evitado? Na rapidez do lance, o bandeira não poderia ter comunicado o árbitro (com ou sem rádio) de que estava equivocado, já que ele estava na frente da jogada?

 

Finalizando, me relembro perfeitamente: Fui escalado com certo árbitro importante que hoje não apita mais para um jogo no interior. Eu seria quarto-árbitro e conosco estava um dos árbitros assistentes da partida. Acabávamos de sair de uma reunião da FPF, onde se pregava que a arbitragem deveria ser em equipe, e que o bandeira não era mais auxiliar, mas sim assistente, com responsabilidades em arbitrar a partida conjuntamente, dentro das suas limitações. Durante nossa viagem ao estádio, o assistente perguntou ao árbitro: ‘Quer falar alguma coisa do nosso plano de trabalho agora?’ E ele: ‘Sim. Esquece tudo o que você ouviu na reunião. No meu jogo você é só bandeirinha, marque lateral e impedimento. Se marcar falta, eu mando baixar a p. da bandeira. Entendido?’

 

Precisamos dizer mais alguma coisa? Ainda há muitos árbitros que determinam esse plano de trabalho. E por que os assistentes não ‘se rebelam’ em campo? Pela falta da virtude… Coragem!

 

E você, concorda que falta essa virtude ou há outras observações?

– Ferrari faz Recall!

É uma verdadeira onda de recalls em todo o mundo. Aqui no Brasil existem vários recalls da indústria automobilística em andamento. Mas um me chamou a atenção: até a Ferrari está fazendo recall!

 

FERRARI FAZ RECALL DE 1248 CARROS QUE PEGARAM FOGO

 

Por Marcio Orsolini

 

Extraído de: http://portalexame.abril.com.br/negocios/noticias/ferrari-faz-recall-1-248-carros-pegaram-fogo-593371.html

 

São Paulo – A montadora italiana Ferrari anunciou nesta quarta-feira (1/9) que vai recolher os 1.248 carros da linha 458 Italia fabricados neste ano, depois de uma série de acidentes em que os esportivos de luxo se incendiaram sem motivo aparente.

Incidentes do tipo ocorreram em pelo menos quatro países: Estados Unidos, França, Suíça e China. Uma equipe de engenheiros foi enviada para investigar os casos em cada país. Segundo eles, o problema estaria na cola usada durante a montagem de frisos na roda dos carros.

A Ferrari declarou que os donos dos automóveis destruídos devem receber um novo veículo. Os veículos que não apresentaram o problema poderão ter suas peças trocadas para evitar esses riscos.

– Dá para escolher um novo presidente para a FPF?

Amigos, o Ministério Público anunciou que pode colocar um interventor na Federação Paulista de Futebol, devido ao problema dos laudos de estádios do começo do ano. Em suma, os estádios interditados por falta de segurança para o Campeonato Paulista foram, segundo o MP, “misteriosamente” liberados rapidamente com laudos que os aprovariam.

Imaginemos que o presidente Marco Polo Del Nero tenha que deixar o cargo e um interventor seja nomeado. Quem seria ele? Teria capacidade moral, intelectual e administrativa para o cargo?

 

Já que estamos em época eleitoral, que tal transpormos o problema num fictício exercício democrático-esportivo e escolher: se você pudesse, quem escolheria para o cargo de Presidente da Federação Paulista de Futebol?

 

Quero ver qual nome você escolherá. Um nome só, não precisa mais do que isso. Qual agulha você achará no palheiro?

– Em defesa do Voto Útil Regional

Em defesa do voto útil para Jundiaí e região!

Ao invés de Tiriricas e Cacarecos da vida, por que não privilegiar a nossa região? Lançada a campanha “Eu acredito mais na região”. Compartilho as informações enviadas pelo amigo jornalista Reinaldo Oliveira:

 

ENTIDADE LANÇA CAMPANHA POR VOTO REGIONAL

 

O CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, sediou uma coletiva de imprensa, para que membros do FORCIS – Fórum Regional do Comércio, Indústria e Serviço, de Jundiaí, apresentassem o material da campanha “Eu acredito mais na região”, que tem como objetivo incentivar o eleitor, nas próximas eleições, a votar nos candidatos da região para os cargos de deputado estadual e federal. Outras entidades como a Proempi (construtores), Rede Parceiros (supermercados), CDL (lojistas), SRJ (produtores rurais), CIESP (indústrias), Acijun (associação dos corretores de imóveis), apóiam a iniciativa do FORCIS. O presidente da Acijun, Celso Coelho deu sua opinião sobre a campanha: “Jundiaí está crescendo e precisamos nos fortalecer tendo representantes que ouçam as preocupações dos moradores. Um candidato da região sendo eleito, torna-se mais fácil este contato. É preciso pensar na cidade onde viverão nossos filhos e netos”. Vários outros representantes falaram sobre a campanha, que por ser apartidária está disponibilizando o www.adej.org.br, onde está postado o selo com a logomarca da campanha e demais informações. O vereador Paulo Sergio Martins (PV), presente no evento, disse ser bastante positiva a iniciativa da campanha: “Esta vem a somar com a que está sendo desenvolvida pelo Cidade Democrática”. Ela abrangerá onze cidades da região e gravações com depoimentos de formadores de opinião, também serão veiculados incentivando o voto em candidatos da região. “Estas pessoas falarão o que as cidades, principalmente as menores, são prejudicadas por falta de um representante da região”, disse Maurício Rappa, um dos dirigentes do FORCIS.

– Fumam e Bebam à Vontade (na Rússia)

Que cigarro e bebida são fontes inesgotáveis de impostos, nós sabemos. Mas incentivar o consumo de tais produtos, isso já é demais!

 

Na Rússia, o ministro das finanças pediu: fumem e bebam para ajudar o país!

A saúde do contribuinte fica para segundo plano…

 

Extraído de: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4654584-EI8142,00-Ministro+russo+incentiva+consumo+de+vodca+e+cigarros.html

 

MINISTRO RUSSO INCENTIVA CONSUMO DE CIGARROS E VODCA

 

O ministro das Finanças Alexei Kudrin sugeriu nesta quarta-feira que os cidadãos russos devem consumir mais vodca e cigarro – produtos taxados – para ajudar a encher os cofres públicos e assim resolver os problemas sociais no país.

“Para que todos entendam: quem bebe vodca e quem fuma ajuda o governo. Se você fuma um maço de cigarros, então você dá fundos para resolver problemas sociais. Você apoia a política demográfica, o desenvolvimento de serviços sociais e a natalidade”, explicou, de acordo com agência de notícias Interfax.

Esta declaração é, no mínimo, surpreendente, já que a vodca e outras bebidas alcoólicas fortes são a causa de meio milhão de mortes por ano na Rússia. Esta mortalidade repercute na expectativa de vida dos homens (60 anos, de acordo com a OMS), que é inferior a de países pobres como Bangladesh ou Honduras, segundo estimativas oficiais.

Para tentar lutar contra esta alta mortalidade, a cidade de Moscou introduziu, a partir desta quarta-feira, uma proibição da venda de bebidas alcoólicas fortes entre as 22h e 10h.

– 1 ano e 6 meses da nossa princesa Marina Porcari!

Parece que foi ontem quem ela nasceu!

Hoje, nossa princesinha Marina faz 1 ano e 6 meses. Ela já conta até 10, canta ‘nana-neném’ e ‘Mãezinha do Céu’, me chama de ‘Cascão’ e de ‘careca’ (mas também diz que o mais fortão do mundo e o mais lindinho é o papai dela). Fala TUDO, uma tagarelinha. Imita qualquer bicho, até peru e coruja! Adora pizza, pastel e batatatinha.

Com uma saúde invejável e a inteligência da mãe, é um presente de Deus!


Pai babão é assim mesmo…

Obrigado, Senhor, pela nossa filhinha!