– Governo dito Antibagista pratica incentivo ao Fumo?

Nossos governantes estão de brincadeira, não?

Ao mesmo tempo em que os esforços para se reduzir os males provocados pelo consumo do cigarro pela sociedade são maximizados com impostos e lei anti-fumo, o Governo Federal, na contra-mão, anuncia um pacote de incentivo para a indústria do fumo!

 

Demagogia com o setor (que não precisa de incentivo), incoerência dos dirigentes ou burrice mesmo?

 

Extraído de: http://portalexame.abril.com.br/economia/noticias/comissao-aprova-plano-incentivo-producao-fumo-577717.html

 

COMISSÃO APROVA PLANO DE INCENTIVO À PRODUÇÃO DE FUMO

 

A política antitabagista sem rumo adotada pelo Brasil ganhou mais uma decisão contraditória com a aprovação de um documento para turbinar a produção do fumo no País. Formulada pela Câmara Setorial do Tabaco, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Agenda Estratégica, aprovada no final do mês passado, sugere a adoção de ações que contrariam ou neutralizam o esforço para colocar em prática a Convenção-Quadro do Tabaco – acordo ratificado em 2005 pelo Brasil com regras para reduzir e prevenir o tabagismo.

 

“O que mais chama a atenção no momento são as ações em contraposição às medidas da Convenção-Quadro. As medidas antitabagistas são tratadas como ataques exagerados e sem fundamento ao fumo”, avalia a secretária executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro do Tabaco, Tânia Cavalcante.O documento prevê a captação de recursos públicos para um programa de desenvolvimento e inovação do fumo e a criação de linhas de crédito para o setor com taxas de juros semelhantes ao do Pronaf, voltado à agricultura familiar. O documento ainda sugere a redução de impostos para a fabricação de charutos e o retorno de embalagens de 10 cigarros – por ser mais barato e ter apelo junto ao público jovem esse maço está proibido desde 1998.

 

O coordenador geral das Câmaras Setoriais do MAPA, Aguinaldo José de Lima, reconhece que sua pasta votou favoravelmente à Agenda Estratégica. “Não achamos necessário votar contrariamente. Não nos cabe coibir a discussão. A simples aprovação não significa que o assunto irá para frente”, avaliou.

 

A concessão de crédito para ampliar a área de plantação de fumo vai no sentido inverso de uma política assinada em 2005: o programa de apoio à diversificação produtiva de áreas com fumo. Assinada por seis ministérios, a iniciativa tem como objetivo auxiliar fumicultores a mudar de produção. A ideia é proteger os produtores de uma redução futura do mercado e preservá-los de prejuízos. “A ONU estima que o consumo individual atingirá o pico em 2010. Depois haverá uma redução da demanda”, conta Tânia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Um comentário sobre “– Governo dito Antibagista pratica incentivo ao Fumo?

  1. Salve professor.
    O seu enunciado termina com 2 indagações: incoerência ou burrice? Eu digo que nenhuma das duas. Isto é oportunismo eleitoral. Estamos em plena campanha eleitoral e é bastante simpático pedir votos para a Dilma, custeando isto com o meu, o seu e o dinheiro de todo o povo brasileiro. É que nem esta palhaçada do Trem Bala. Nossa região ja é bem servida por malha ferroviária. O que precisa ser feito é investir em obras para melhorar e modernizar esta que ja existe. Outra coisa. Porque gastar mundos e fundos com desapropriações e outras enrolações, quando ha mais de 20 anos quando da construção da Rodovia dos Bandeirantes, vendia-se a idéia de em seu canteiro central haveria uma linha férrea aérea? Mas, como o dinheiro gasto não sai do bolso de que dá a canetada autorizando, vai dinheiro para os produtores de fumo, para o Trem Bala, para a Copa de 2014, etc.., etc.. É isso!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.