– Dupla Paradinha

Amigos, depois do término da minha carreira como árbitro da FPF, este será meu primeiro post envolvendo arbitragem de futebol, sem os constrangimentos éticos e impedimentos que eu poderia incorrer. Confesso não estar bem a vontade; entretanto, não é por isso que a ética ou os cuidados irão faltar!

Gostaria de falar sobre a Dupla Paradinha, criada pelo Neymar no jogo de ontem. Confesso nunca ter visto isso! Veja só: dar paradinha, pode. A regra permite. O que não pode é o excesso da finta. Textualmente, a Regra 14 diz que você “pode utilizar fintas, desde que não sejam excessivas“. Entende-se que você correr, alterar a velocidade da corrida e chutar, é permitido. No Brasil, criou-se o hábito de se parar de vez, e em alguns casos, até passar o pé sobre a bola! Isso não é permitido.

Na partida entre Santos X Ceará, pelo Brasileirão, Neymar correu e… parou. Correu mais um pouco… parou de novo! E chutou. Até pela leitura você vê excesso na paradinha. Aqui não é “paradona”, é dupla paradinha, algo inédito. Talvez o árbitro não tenha anulado a cobrança pelo fato do lance ser inusitado. Eu, particularmente, entendo que a cobrança foi irregular. O goleiro Diego se adiantou, caiu, e ficou perdido no canto do gol. Sabe o que acontece se ele defende? Volta a cobrança! Se o árbitro aceitou a cobrança do Neymar, caso ele entenda que o lance é válido, voltaria a bater o tiro penal pois Diego se adiantou, mesmo sendo por ato reflexo da paradinha.

Coisas da Regra do Jogo. Está fácil voltar um lance como esse. Não sei porque nossos colegas têm vacilado nisso. Concordo que há a rapidez e dinâmica dos lances, além da necessidade de uma imediata tomada de decisão. Mas…

Um comentário sobre “– Dupla Paradinha

  1. Eu não concordo com estas “paradinhas”, afinal, não é facil o goleiro pegar um penalti, só consegue pegar, quando dá a sorte de cair para o mesmo canto que a bola. Em minha opinião deveria acabar com estas “paradinhas” e mostrar realmente a categoria dos jogadores chutando um penalti.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.