“Cuidado com o que se fala, pois dependendo do que for dito, poderá ser usado contra você”.
Esse dito popular vale para o presidente venezuelano Hugo Chavez. Ele abriu uma conta no twitter, e pode ser acessado em http://twitter.com/chavezcandanga. Em seu perfil, se classifica como Presidente de la República Bolivariana de Venezuela. Soldado Bolivariano, Socialista y Antiimperialista.
A imprensa cubana disse que seu Twitter pode mudar a ação da esquerda socialista, revolucionando os meios de conquistas do trabalhador! Bonito o discurso, não? Mas existe imprensa independente em Cuba? Se nem na Venezuela existe independência… os coitados têm que transmitir da Colômbia, senão Chavez fecha a emissora!
Está curioso para saber o que ele postou na sua primeira mensagem? Ele disse: Epa que tal? Aparecí como lo dije: a la medianoche. Pa Brasil me voy. Y muy contento a trabajar por Venezuela. Venceremos!!
Entendeu? Como só são 140 caracteres, ele resumiu que veio ao Brasil e trabalhará para a Venezuela e que venceremos, se referindo ao apoio dado à candidatura de Dilma Russef.
Já que Hugo Chavez se empolgou com o microblog, vou lembrar o que ele disse há dois anos: “O Twitter é um instrumento terrorista (…) o congresso deve criar leis para controlar a Internet.”
Acesse o discurso em: http://www.band.com.br/jornalismo/tecnologia/conteudo.asp?ID=262140
Para isso, os usuários da rede no país estão utilizando o termo “Free Venezuela” como forma de se expressar em seus tweets. A resposta do presidente, no entanto, não foi das melhores.
Chávez chegou a pedir aos deputados da Assembleia Nacional que preparem uma lei para controlar a internet, com o argumento de que a rede é uma ameaça ao país. A repercussão fez com que o termo e tornasse ainda mais popular.
