Amigos, compartilho notícias da revista Posto Hoje, de 03 de maio, sobre algumas novidades no ramo de combustíveis:
A partir do dia 1º de maio, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE – volta à sua tributação normal, após ter sido reduzida pelo Governo nos últimos três meses. A quantidade de etanol anidro no litro da gasolina também volta aos antigos patamares, de 25%. Com isso, os preços da aquisição da gasolina pelos revendedores junto às suas distribuidoras poderão sofrer um pequeno impacto, resultante da influência desses dois parâmetros na planilha de preços relativa à gasolina. O valor desse impacto dependerá da cotação final do preço de fechamento do anidro na semana.
Regras mais rígidas para veiculação de peças publicitárias estão sendo criadas pela comissão responsável pela Lei Cidade Limpa na cidade. Cartazes, faixas e banners com promoções e divulgações dos serviços dentro de área dos postos estão proibidos. O único comercial permitido são os preços dos combustíveis, já obrigatórios. Totens, faixas e quaisquer outros motivos estão vetados. A comissão justifica a medida com a alegação de que os postos, apesar de possuírem testeira, também têm área externa livre. Segundo a prefeitura, aquele espaço configura área de publicidade exterior, e, portanto, proibido. Apesar de ter sido tomada nesta semana, a decisão poderá começar a valer apenas no próximo mês, quando o texto final na regra for deliberado. MT: Justiça condena posto
O posto Z+Z terá que indenizar em 100 salários-mínimos, por danos patrimoniais e morais coletivos, aos consumidores do estabelecimento. O valor será recolhido para um fundo gerido por conselhos federal e estadual. A decisão é inédita naquele estado. Com base na ação, consumidores que se considerarem lesados pelos danos causados em decorrência da aquisição do produto adulterado poderão acionar a Justiça. A decisão resulta de Ação Civil Coletiva de autoria do MPE. Não cabe mais recurso.
Trata-se do etanol V-Power, desenvolvido em terras britânicas pela petrolífera anglo-holandesa, para ser usado em bicombustíveis exclusivamente no Brasil. O combustível, criado após dois anos de pesquisas no laboratório da Royal Dutch Shell e no Instituto Mauá de Tecnologia/SP, protege o motor, incrementa a potência e reduz resíduos nas válvulas e bicos injetores. Assim como a gasolina V-Power, que custa, em média, 6% mais que o combustível comum, o etanol turbinado também deverá ser mais caro. O etanol aditivado vai entrar pela Grande SP. A partir de agosto se estenderá para todo o estado, mais o RJ e a BA, que respondem por 70% das vendas de etanol da Shell no País.
Catalisadores destinados ao mercado de reposição, aplicação em veículos leves a gasolina ou etanol só podem ser fabricados ou importados com o selo de avaliação da conformidade do Inmetro. A obrigatoriedade visa preservar o meio ambiente, além de combater o comércio de peças falsificadas ou de baixa qualidade. Os ensaios devem ser feitos apenas em laboratórios acreditados pelo Inmetro. Varejistas e atacadistas terão mais um ano de prazo para vender os estoques remanescentes.
Pesquisa da Reuters com 30 analistas mostrou consenso de alta do preço do petróleo no mercado dos EUA pelo 12o mês consecutivo. Doze meses atrás, a previsão para este ano era de US$ 65,95/barril em 2010. Em março, a estimativa para o fim do ano era de US$ 78,91. O crescimento na China superou as expectativas, com as empresas petrolíferas ampliando os seus estoques no equivalente a 50 dias de importações.
Delegar a outra pessoa a administração de sua franquia; ter pressa ao analisar o contrato e deixar d e submetê-lo a um especialista; deixar de conversar com atuais e ex-franqueados da rede; optar por uma empresa não associada à ABF; deixar de avaliar os números fornecidos pela franqueadora; firmar acordos verbais; tentar alterar os padrões da rede sem consultar a franqueadora; participar de apenas um processo de seleção.
