Na última semana, um escândalo no futebol da China resultou na denúncia envolvendo 4 árbitros de futebol. Ao longo da mesma semana, foram presos dois vice-presidentes da Federação Chinesa de Futebol, o presidente da Comissão de Árbitros da China e 3 árbitros de futebol (incluindo o árbitro que apitou a Copa de 2002).
Como medida corretiva, as autoridades locais criaram dois campos para reeducação. Um que servirá para árbitros (200 oficiais) e outro para os treinadores. Neles, segundo o presidente da Federação Chinesa de Futebol, Wei Dei, os “alunos” em regime de concentração poderão ter a “oportunidade de redenção dos seus problemas”. Em outras palavras, a chance de confessar crimes, desistir da carreira ou provar sua lisura.
Extraído de: http://www.lusa.pt/lusaweb/user/showitem?service=310&listid=NewsList310&listpage=1&docid=10797888
ÁRBITROS E TREINADORES EM REEDUCAÇÃO PARA CONFESSAREM DELITOS DE CORRUPÇÃO
Pequim, 13 mar (Agência Lusa) – As autoridades chinesas decidiram concentrar centenas de árbitros e treinadores para reeducação e para que confessem os seus delitos, na sequência de um escândalo de corrupção a todos os níveis na liga de futebol.
O diário South China Morning Post revela hoje que foram criados dois “campos de retificação de educação anti-corrupção”, um nos arredores da capital chinesa, para onde foram enviados 200 árbitros de futebol, e outro no sul da província de Cantão, onde se encontram treinadores da maioria das equipas da liga de futebol chinesa.
Segundo o jornal, estas concentrações são “a última oportunidade para confessarem os seus delitos em troca de sanções menos duras”.
O novo presidente da federação chinesa da modalidade, Wei Di, afirmou que o campo de retificação é “uma oportunidade de redenção para os que têm problemas” e advertiu que aqueles que confessem os delitos depois de passado o “período de graça” serão duramente punidos.
O mundo do futebol transformou-se numa área de experimentação na luta contra a corrupção na China, depois de o presidente Hu Jintao expressar no ano passado a sua preocupação com o mau estado institucional daquela modalidade e com os péssimos resultados internacionais da seleção chinesa de futebol.
Desde então, rara tem sido a semana em que não há notícias sobre treinadores, jogadores, dirigentes ou árbitros envolvidos em redes de manipulação de resultados desportivos e em apostas ilegais.
A campanha anti-corrupção já levou às prisões do país dois ex vice-presidentes da federação de futebol chinesa (Nan Yong e Yang Yimin), de Zhang Jianqiang, diretor do comité de árbitros e três conhecidos árbitros de futebol, um dos quais apitou no campeonato mundial de futebol de 2002.
FVZ.

PROFESSOR, IMAGINA SE FOSSE AQUI. TINHA QUE FAZER CAMPO DE CONCENTRAÇÃO. E NÃO IA CABER JUIZ NA CADEIA.
CurtirCurtir
Eu me interessei nos treinadores já pensou os caras todos juntos? vai virar big broter. Muricy, Mano, Luxemburgo e Leão confinados por 1 semana? Põe o Bial de preto lá.
CurtirCurtir
Fiquem tranquilos, SP está protegida e blindada desses pilantras. A china é muito longe.
CurtirCurtir
Acho que o problema da China é um caso pontual. Assim como foi o do Campeonaqto Alemão. Mas cadeia é pouco para esses bandidos.
CurtirCurtir
Parece coisa de NAZISTA pensou campo de concentração de treinadro e de árbitro. CREDOOOOO!!!
CurtirCurtir
Coisas assim só funcionam em países como Japão e China, onde existe uma cultura de valores e educação de berço. O Brasil é um país onde, se não for pela dor (financeira, criminal, etc), nada é feito. E mesmo assim as coisas acontecem. Tenho orgulho da minha pátria, mas vergonha da minha nação.
CurtirCurtir
NAUM IA TER MAIS FUTEBOL NESSE PAIS SE FOSSE AQUI. AUAUAUAUAUA
CurtirCurtir