A Academia Brasileira de Letras está com uma cadeira disponível, após o recente falecimento de José Mindlin. E os candidatos são “diferentes” do que os habituais. A cadeira que um dia foi ocupada por Machado de Assis poderá ser ocupada por Fernando Henrique Cardoso ou pelo sambista Martinho da Vila.
O trocadilho é inevitável: “Letra por letra”, prtefiro as do sambas de Martinho. A Vila Isabel agrdecerá!
Extraído de: IG – Último Segundo (clique aqui para citação)
SEIS NOMES LANÇAM CANDIDATURA PARA OCUPAR CADEIRA DE JOSÉ MINDLIN
Agora é oficial: declarada vaga, nesta quinta-feira, a cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupada até o último domingo pelo bibliófilo e empresário José Mindlin, seis nomes se candidataram a substituí-lo. Conforme o iG antecipou, Ziraldo, Martinho da Vila, Eros Grau, Geraldo Holanda Cavalcanti, Muniz Sodré e Marco Lucchesi enviaram ao presidente da Academia, Marcos Vilaça, a inscrição de candidato.
O número de candidatos, porém, não deve se resumir aos seis citados. As inscrições ficarão abertas durante 30 dias. Mas a campanha começou logo depois de anunciada a morte do bibliófilo. Pelo menos um deles não esperou sequer 24 horas da morte de Mindlin para começar a trabalhar na campanha. Outros enviaram aos acadêmicos um “telegrama de intenções”.
O nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também era cogitado para entrar na disputa. Na quarta-feira, no entanto, ele ligou para o presidente da ABL, Marcos Vilaça, avisando que não entraria na corrida. Não agora. “Desejo ser acadêmico, mas não serei candidato agora. Ainda não”, disse-lhe FHC.
Conforme um observador avaliou ao iG, o ex-presidente só entrará numa disputa para uma vaga na ABL se vislumbrar no horizonte uma aclamação por unanimidade. A eleição presidencial deste ano também adia a candidatura de FHC.
