– O Trote violento em Barretos

Dá para imaginar que existem idiotas, intitulados universitários, praticando trote por aí, em pleno século 21?

Sofri trote como universitário, e na oportunidade entendi que era “cultura da época”. Não apliquei trote. Hoje, boa parte das faculdades proibe ações como essa, condenam a selvageira e incentivam o chamado “trote social”, com ações solidárias adequadas.

Abaixo, olha o que aconteceu com alunos calouros que foram queimados em Barretos. Os veteranos jogaram líquido inflamável nos “bixos”, que começaram as aulas depois do Carnaval. A  foto foi reproduzida pela Agência Estado no momento em que entravam no hospital. Em seguida, a matéria:

Extraído de: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100224/not_imp515255,0.php

ALUNOS TÊM PELE QUEIMADA EM TROTE

por Brás Henrique

Sete calouros do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), na região de Ribeirão Preto, foram vítimas de trote violento na noite de anteontem, no início das aulas na instituição. Os alunos, todos da cidade vizinha de Jaborandi, desceram de um ônibus em frente ao Unifeb e dois veteranos que estavam no mesmo veículo jogaram nos calouros um líquido, provavelmente creolina. Eles sofreram queimaduras de primeiro grau.As vítimas foram levadas ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Barretos e liberadas após o atendimento.

Dos quatro estudantes ouvidos pela reportagem, três afirmaram que preferem esquecer o trote e o outro, levar o caso à Justiça. “Quase fui atingido no olho. Se eu estivesse cego, o que adiantaria o pedido de desculpas dos veteranos?”, perguntou Ronier Jorge Ferreira Silva, de 30 anos, que trabalha como segurança de um banco em Jaborandi e está iniciando o curso de Engenharia Civil.

Um dos agressores procurou o segurança ontem, mas ele não quis conversar. “O (veterano) que levou a creolina trabalha com animais e sabe que esse produto não pode ser jogado puro nem em um cavalo”, afirmou. “Quero que eles sejam punidos e que isso sirva de exemplo.”

Murilo Daniel Fonseca, de 19 anos, calouro de Administração, aceitou o pedido de desculpas e prefere ignorar o caso. O rapaz, que sofreu queimaduras nos braços e nas costas, afirmou que esperava brincadeiras no trote, mas sem violência. “Foi uma brincadeira de mau gosto”, disse.

Rodolfo Henrique Sales de Olivera, de 18 anos, que começa o curso de Administração, foi atingido nas costas e no cotovelo. “Bastou o reconhecimento deles, o arrependimento. Para mim foi suficiente”, disse Oliveira.

Caloura de Matemática, Carla Fernanda Miguel, de 18 anos, ficou ferida no rosto, pescoço, tórax e pernas. Foi um amigo de Carla, apelidado de Toupeira, que jogou o líquido. Segundo ela, o estudante achou que se tratava de perfume. “Ele ficou apavorado, pediu desculpas e ajudou a pagar os medicamentos. Por isso acho melhor não fazer nada”, disse. As outras vítimas são João Mário Henrique da Silva, de 18 anos, Geraldo Pereira, de 23, e Patrick Adriano de Souza, de 23.

REPÚDIO

O reitor Álvaro Fernandez Gomes lamentou o episódio e afirmou que a instituição enviará um comunicado às vítimas repudiando o fato e solicitando a identificação dos agressores. O Conselho Universitário analisará o caso e os responsáveis poderão ser advertidos e até expulsos. A instituição tem 4,5 mil alunos, sendo 1,2 mil calouros.

– Brasil importa Gasolina… Cadê a Autosuficiência?

Anunciou-se a autosuficiência em gasolina no Brasil. Na oportunidade, muita festa, ôba-ôba e tudo o mais. Desejamos até entrar para a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróelo). Entretanto, sem o mesmo alarde, na última semana a Petrobras anunciou que voltaremos a importar gasolina…

Em: http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/02/17/e17027366.asp

PETROBRAS IMPORTA GASOLINA PARA SUPRIR ETANOL

por Adriana Diniz , Jornal do Brasil

RIO – A Petrobras vai importar gasolina para garantir o fornecimento do combustível no país, depois de três décadas de autossuficiência. A empresa apontou o aumento da demanda por combustível e a diminuição do percentual do álcool na gasolina (de 25% para 20%) como as causas da importação. Para especialistas, faltou planejamento, já que a Petrobras vinha exportando gasolina e, por isso, deveria ter produção excedente.

– A economia ficou praticamente parada no ano passado e, mesmo com aumento de carros flex e maior procura por gasolina, houve incompetência. Alguém não olhou para frente – criticou o professor de economia internacional da UFRJ, Reinaldo Gonçalves.

A diminuição da porcentagem de álcool na gasolina – que passou de 25% para 20% em primeiro de fevereiro – foi uma medida adotada pelo governo para diminuir os efeitos da crise do etanol. Além da chuva, que interrompeu a colheita e piorou os efeitos da entressafra, produtores desviaram parte da cana para a produção de açúcar, que teve alta e contou com excelente cotação no mercado internacional.

A queda na produção do etanol fez com que a oferta não fosse suficiente para atender à demanda interna, gerando alta de preços e falta de combustível nos postos de abastecimento. Para Gonçalves, o problema poderia ter sido resolvido com a taxação da exportação do açúcar. As consequências da importação de gasolina, segundo ele, são negativas para a economia do país.

– Importar significa dar mais despesas em dólares para o país, e isso fragiliza nossa balança comercial – ressaltou.

A Petrobras informou que comprou o equivalente a cerca de 2 milhões de barris, que já foram embarcados na Venezuela e devem chegar ao Brasil ainda este mês. A estatal admitiu em nota que poderia aumentar a produção de gasolina em detrimento da de diesel, cuja importação é mais cara.

Para o ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), David Zylberstajn, a importação será temporária. “Vai depender da entressafra do álcool e do preço internacional do açúcar”, destacou.

A expectativa é que o mercado só comece a se normalizar com o início da safra, que em algumas usinas será antecipada de abril para o fim de fevereiro.

– Malvinas e Falklands

Ao Sul da Argentina, dentro do limite oceanográfico dos nossos hermanos, há um conjunto de ilhas sobre jurisdição da Inglaterra chamado de Falklands. Ou Malvinas, pelos argentinos. Nos anos 80, foi disputada entre os 2 países, e agora o assunto volta a cena. A Argentina quer a soberania sobre o pedaço de terra. A Inglaterra não abre mão. Motivo: Petróleo!

Uma guerra no continente sulamericano? Duvido. Os EUA tomariam partido de alguém? Duvido de novo. O Brasil como nação emergente e vizinha se manifestaria? Duvido e “o-dó”.

O Petróleo desperta a ambição desmedida de qualquer governante… a Argentina e a Inglaterra que o digam.

– Atividades Recentes na FASAS

Caríssimos alunos, problemas de última hora (citados anteriormente nesse blog) impediram nossa estada na noite de ontem. Em certas ocasiões, as baterias acabam e… pimba! Precisam ser trocadas. Mais ou menos, foi o que aconteceu comigo.

Entretanto, não os deixei sem atividades! Os trabalhos que realizaram em sala na noite de ontem valerão nota (dentro da nossa proposta metodológica já passada a vocês), e espero que tenham elaborado boas respostas!

Em especial, cobrarei a capacidade redacional e de argumentação. Precisamos ter espírito crítico!

Ao Primeiro Semestre: – Na noite de segunda-feira, realizamos um estudo de caso. A palavra “habilidade” foi utilizada por quase 2 horas de aula! Escrita, discutida e entendida. Sendo assim, como é que recebo trabalhos com a grafia “abilidade“!!!!!!! Nem da lousa foi observada corretamente. De uma classe de 60 alunos, aparecerem 4 trabalhos com esse erro, é complicado.

Sobre o trabalho falaremos na própria sala, mas fica o registro: não podemos ter ou aceitar que universitários escrevam “infelismente“, “empreza“, “concerteza“. É inadmissível, e olha que já cobramos esses erros! Vamos melhorar a leitura, pessoal!

– O Desfalecimento de um Mito: Tiger Woods

Estou impressionado com a derrocada na carreira do golfista Tiger Woods. Ele representa para o golfe o que Pelé é para o futebol ou o que Schumacher/Senna representam para a Fórmula 1. Ou até mais!

Campioníssimo, milionário e festejado, Tiger foi flagrado num caso de adultério. Após a esposa pedir o divórcio, inúmeras mulheres apareceram dizendo ter tido relacionamentos extraconjugais com o esportista. Normalmente, são aproveitadoras do momento… mas no caso dele, eram realmente “namoradas”. Tiger Woods assumiu ser viciado e dependente de sexo, e internou-se numa clínica de reabilitação no Mississipi.

Mas o que chama a atenção é a debandada dos patrocinadores: Nike, GM e outras tantas importantes empresas encerraram seus patrocínios e declararam que não desejam atrelarem suas marcas a alguém envolvido com esses problemas.

Nas vitórias, todo mundo procura o atleta. Nas derrotas ou escândalos, a fuga é maciça. Imagem é tudo para o mundo comercial!

– Microsoft ataca Google na Guerra dos Celulares

Com o auê do anúncio dos celulares do Google no mercado (Android), a Microsoft não poderia deixar a briga se resumir entre Apple X Google: lançará o Windows Mobile Phone. Na verdade, mais um computador de mão.

Veja como ele funciona e algumas características do novo aparelho, em vídeo, extraído do Estadão:

http://blogs.estadao.com.br/link/como-funciona-o-windows-phone-7/