– Professores a serem reciclados darão aulas antes da capacitação

Que saia justa o governador Serra passou! Houvera afastado os professores temporários da rede estadual de ensino, após baixas notas em avaliação deles, anunciou que era para reciclá-los, e agora confirma que por falta de docentes, eles irão dar aula.

Extraído de: Jornal Bom Dia

SERRA ADMITE CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES REPROVADOS

por Fernando Zamelato

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), admitiu nesta quinta-feira, durante visita a Bauru, a contratação de professores temporários reprovados em um teste de avaliação feito no ano passado pelo próprio Estado para dar aulas na rede básica de ensino.

A prova visava justamente tirar das escolas os profissionais que não conseguiram a nota mínima. A melhora na qualidade do ensino é uma das principais metas da gestão Serra, pré-candidato à Presidência da República. A educação é considerada a área mais problemática do governo tucano, há 15 anos no comando do Estado.

“Nós vamos chamar, daqueles que não foram aprovados, os que que tiraram nota mais alta”, tentou minimizar Serra. “Na média, é uma melhora”, disse, durante inauguração do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da cidade.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, 40% dos temporários que já davam aulas no ano passado não tiraram a nota mínima –  acertaram menos de 40 das 80 questões aplicadas.

No total, 182 mil professores prestaram a prova, entre temporários e candidatos que tentavam ingressar na rede de ensino. Desses, 88 mil não estariam aptos, se fosse levado em conta o primeiro critério adotado pelo Estado, a dar aula.

Não é possível saber ainda exatamente quantos docentes reprovados serão convocados a trabalhar. Isso porque os professores efetivos (cerca de 130 mil) têm prioridade na escolha de aulas. As que sobram ficaram para os temporários.

As maiores dificuldades para preenchimento das vagas seriam nas matérias de  física e matemática. Além disso, escolas da periferia –  preteridas pelos efetivos – deverão receber os temporários que tiraram nota vermelha no exame. Em 2009, cerca de 80 mil foram chamados para substituir os efetivos.

A atribuição de aulas é feita de acordo com a nota na prova e o tempo no magistério – antes só a avaliação seria levada em conta, mas houve um recuo após pressão dos sindicatos da categoria.

Mesmo com o resultado ruim, o governador elogiou a iniciativa de avaliar os professores. “Nós fizemos uma coisa nova na história de São Paulo e do Brasil. Nós não íamos diminuir a qualidade do exame só para aprovar mais gente. Não teria sentido. E nem deixar os alunos sem aula.”

Docentes passariam por reciclagem

Quando lançou o programa “Mais Qualidade na Escola”, em maio do ano passado, o governador José Serra e o secretário estadual de Educação, Paulo Renato Souza, enfatizaram que a aprovação no exame obrigatório era pré-requisito para os professores temporários atuarem nas salas de aula.

“Somente serão admitidos para ministrar aulas os professores que forem aprovados na prova anual”, dizia o comunicado da Secretaria Estadual de Ensino na época.

“É um trabalho consistente e corajoso, que vai melhorar a qualidade da nossa educação”, justificou Paulo Renato.

O projeto foi lançado como a grande inovação da rede de ensino paulista um mês após Paulo Renato, ex-ministro da Educação do governo Fernando Henrique Cardoso, ter aceitado trocar o mandato de deputado federal para entrar no governo Serra.

O professor que não passasse no teste iria atuar em atividades auxiliares, nas salas de leitura, infocentros ou em programas de parceria com a comunidade. A ideia é que ele ficasse fora da sala de aula justamente para se aprimorar, o que, na prática, não vai acontecer, já que parte dos docentes que não tirou a nota mínima na prova vai trabalhar diretamente com alunos.

– Festividades de São Sebastião em Itupeva

Celebrar em comunidade é algo divino. Privilegia-se a família, as amizades e o espírito de paz.

Assim, compartilho a programação deste final de semana da aprazível Festa de São Sebastião, aqui de Itupeva, enviada pelo amigo e jornalista Reinaldo Oliveira, da Pastoral da Comunicação:

Encerramento da Festa de São Sebastião tem Desfile de Cavaleiros

Neste fim de semana acontece o encerramento da Festa de São Sebastião. No sábado, dia 30, às 18h tem a celebração da Santa Missa e após, a parte social no salão de festas, com barracas de comidas, bebidas e o show ao vivo de Zé Cristóvão e Cristiano. No domingo, dia 31, tem o tradicional Desfile de Cavaleiros. Com início às 11h, saindo da Praça de Eventos, percorrerá um circuito que inclui propriedades rurais, chegando na Igreja de Santo Antonio por volta das 12h30, onde os cavaleiros recebem a bênção e a seguir participam de um almoço (macarronada). Até as 17h30, o evento prossegue, no salão ao lado da igreja, com leilão de prendas, barracas de churrasco, espetinho, pastel, frango frito, cachorro quente, frutas, sorvete, doces e completo serviço de bar. Ás 18h tem a celebração da Santa Missa e após continua a festa no salão, com show ao vivo do Rocky Camargo.

– Política e Interesses Pessoais sempre Repercutem…

Está dando o que falar a pendenga sobre a propriedade do apresentador da Rede Globo Luciano Hulk. Ele possui uma propriedade próximo a Angra dos Reis, e foi acusado de desmatamento e construção irregular. Sua advogada é a esposa do governador Sérgio Cabral. Tudo bem, se não fosse o fato do próprio governador querer mudar a Lei para regularizar a situação…

Extraído de: Terra

PT QUESTIONA CABRAL POR DECRETO QUE BENEFICIA LUCIANO HULK

O deputado estadual Alessandro Molon (PT-RJ) irá pedir a abertura de um inquérito para investigar as origens e os objetivos do decreto 41.921/2009 que regulamenta construções nas Zonas de Conservação da Vida Silvestre e engloba 21 mil hectares em Angra dos Reis e em mais 90 ilhas, entre elas a Ilha Grande, sancionado pelo governador Sérgio Cabral (PMDB). Para o deputado, o decreto beneficiaria o apresentador de TV Luciano Huck e pode influenciar na ação civil pública em que o apresentador é defendido pelo escritório de advocacia da primeira-dama, Adriana Ancelmo Cabral. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

O escritório da primeira-dama defende Huck em um processo movido pela prefeitura de Angra dos Reis, em outubro de 2007. Na ação, o apresentador é acusado de fazer obras irregulares em sua casa, na Ilha das Palmeiras, em Ilha Grande, e com isso, ter causado danos ao meio ambiente. Para o deputado, a atuação do escritório de advocacia da primeira-dama coloca sob suspeita a edição do decreto pelo governador. Molon já entrou com ação judicial para tentar caçar a medida, que também é questionada pela Procuradoria-Geral da República no Supremo Tribunal Federal (STF). O governo do Rio de Janeiro, por meio de sua assessoria, afirmou que não irá se pronunciar sobre o assunto.

– Dia da Visibilidade dos Travestis e Campanha contra a Aids

Respeito todos os credos e gostos, mas me chama a atenção tal data: hoje é Dia da Visibilidade dos Travestis. Tal comemoração, talvez até inusitada, é marcada pelo lançamento de campanhas de prevenção da Aids e de pedidos de dignidade aos mesmos. Os anúncios foram criados por profissionais de marketing, da saúde e da administração- todos travestis!

Em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u686488.shtml

TRAVESTIS GANHAM CAMPANHA ANTIPRECONCEITO E ATENDIMENTO ESPECIAL

Uma campanha pensada e produzida por travestis para o Ministério da Saúde marca o Dia da Visibilidade das Travestis, nesta sexta-feira.

Cartazes, folhetos, telas de descanso, vídeos e toques de celular foram desenvolvidos por participantes de todo o país para o combate ao preconceito e a prevenção à Aids.

O slogan da campanha é “Sou travesti. Tenho direito de ser quem eu sou”. O material está disponível no site www.aids.gov.br/travestis. O projeto foi coordenado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério.

A data é celebrada desde 2004. Em 29 de janeiro daquele ano, um grupo de 27 travestis entrou no Congresso Nacional para lançar a campanha “Travesti e Respeito”. Como os materiais lançados hoje, a ação de 2004 foi de iniciativa do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Saúde

Em São Paulo, foi definido o primeiro protocolo para o atendimento em saúde de travestis do país. A iniciativa é do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde.

Um dos destaques do protocolo, espécie de guia de procedimentos, é a avaliação endocrinológica, com orientação sobre os efeitos colaterais provenientes do uso de hormônios. Há ainda acompanhamento fonoaudiológico para adequação da modulação vocal e procedimentos estéticos reparadores.

O ambulatório está aberto de segunda a sexta, das 14h às 20h. O endereço é rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana, São Paulo.

– Doces, Milionários e de Chocolate

A inglesa Cadbury, maior fabricante de doces do mundo, foi vendida há 10 dias. Na briga estavam a suiça Nestlé, as americanas Kraft (dona da Lacta) e Hersheys, além da italiana Ferrero. Por quase 20 bilhões de dólares, a Kraft levou a empresa, formando um conglomerado gigantesco de doces.

Mas o que chama a atenção são as manifestações dos funcionários da Cadbury, que não aprovavam a venda e ainda se manifestam contra a Kraft, além das críticas dos acionistas da própria Kraft, que alegam ter pago muito caro.

Extraído de: http://www.estadao.com.br/noticias/economia,cadbury-aceita-oferta-da-kraft-foods-de-us-195-bilhoes,498008,0.htm

CADBURY ACEITA OFERTA DE US$ 19,5 BI DA KRAFT FOODS

A Cadbury aceitou uma oferta de compra de 11,9 bilhões de libras (US$ 19,5 bilhões) feita pela norte-americana Kraft Foods – um acordo que encerra quatro meses de batalha e quase 200 anos de independência da maior confeitaria do Reino Unido. A gigante de alimentos norte-americana afirmou que concordou em pagar 840 pence por cada ação da Cadbury, bem como um dividendo de 10 pence, o que melhorou sua oferta original e aumentou significativamente o valor em dinheiro.

A oferta hostil original havia sido rejeitada pela Cadbury, que a considerou irrisória, e foi criticada por alguns acionistas da confeitaria por oferecer um baixo valor em dinheiro.

“A Kraft Foods acredita que a oferta final representa uma oportunidade atraente para os detentores de títulos da Cadbury, fornecendo capacidade para receberem aproximadamente 60% de sua remuneração em dinheiro e potencial de criação de valor no longo prazo”, afirmou a companhia norte-americana.

A decisão da Kraft de elevar o valor em dinheiro da oferta e reduzir o valor em ações vai agradar o maior acionista da Kraft, o investidor Warren Buffet, que alertou a companhia no início deste mês a não emitir muitas novas ações para pagar pelo acordo. Desta forma, dos 840 pence, a Kraft concordou em pagar 500 pence em dinheiro mais 0,1874 nova ação por cada ação da Cadbury, mais do que sua oferta original de 300 pence em dinheiro e 0,2589 nova ação.

A recomendação do conselho da Cadbury em favor da oferta efetivamente sinaliza o fim dos 186 anos de independência da empresa. Embora a Kraft ainda possa teoricamente ser passada para trás por uma oferta concorrente – as autoridades do Reino Unido estabeleceram um prazo até 26 de janeiro para que qualquer outra oferta seja apresentada – é certo que a Cadbury vai perder sua independência.

Pessoas próximas à fabricante de chocolates norte-americana Hershey, que vinha preparando uma contraoferta pela Cadbury, afirmaram ao Wall Street Journal ontem que a empresa provavelmente abandonaria a corrida caso a Cadbury e a Kraft chegassem a um acordo. As informações são da Dow Jones.