– Jovialidade Versus Experiência na Arbitragem de Futebol

Poderia até soar demagogo o título deste post. Ao contrário, ele vem dar o tom para um debate que certamente ocorrerá ao longo do ano: a Renovação do Quadro de Árbitros do Futebol Brasileiro.

A Comissão de Árbitros da CBF anunciou que os árbitros a ingressarem no Quadro Nacional em 2010 deverão ter até 30 anos de idade. Tal medida servirá de subsídio para aplausos e vaias, de acordo com o enfoque desejado.

(Importante: Por motivos de pertencer ao quadro de árbitros da FPF, ser árbitro atuante, ter 14 anos de arbitragem profissional e 15 de arbitragem amadora (com 34 anos de idade, estaria fora de uma indicação), tomarei o máximo de cuidado para não expressar minha opinião pessoal nem ferir princípios éticos, ou ainda tecer comentários em causa própria.)

Àqueles que defendem a renovação com nomes jovens e desconhecidos, a fim de realizar um trabalho de base, com treinamento técnico e teórico, tal medida é sensacional. Porém, dificultosa por alguns motivos: terião os clubes paciência para o amadurecimento desses árbitros? O trabalho de preparação dos nomes em treinamentos seria feito como? A estrutura financeira do futebol permitiria tal trabalho? Os jovens teriam a garantia de escalas? Um grande ponto a favor seria o condicionamento físico, num momento em que o futebol é muito mais corrido do que jogado. O ponto negativo, claro, a inexperiência.

Àqueles que defendem a renovação com nomes alternativos (não necessariamente tão jovens), a fim de oxigenar a atual relação, dando oportunidades a talentos das federações estaduais que até então, por número de vagas escassas, não apareceram no cenário nacional, tal medida adotada para 2010 será contestada: de onde viriam esses nomes jovens a serem indicados? Quem os garantiriam ou os respaldariam em caso de pressão de dirigentes? Como não queimar jovens talentos e lançá-los em jogos adequados? Um grande ponto a favor de nomes “alternativos” seria a experiência adquirida em campo em contrapartida dos novatos. O ponto negativo, claro, é o vício que poderão carregar pelos anos de apito (e entenda-se na linguagem do árbitro de futebol como “vício” os costumes e hábitos adquiridos na maneira de apitar e no estilo de arbitragem, difíceis de se eliminarem ao longo do tempo.

E aí virá a discussão – o que é mais necessário hoje: JOVIALIDADE OU EXPERIÊNCIA ? 

Para responder tal questão, leve em conta os fatores:

– Condicionamento físico;

– Capacidade de fazer a leitura do jogo durante a partida;

– Conhecimento de artimanhas e características de atletas já trabalhados em outras partidas;

– Histórico de arbitragem;

– Rodagem em campeonatos e clubes diversos;

– Respeitabilidade adquirida ao longo dos anos;

– Idade madura do árbitro (qual é a maturidade do jogador e a do árbitro?)

Tal tema é de dificílimo trato. E a implantação de tal projeto carece de força e apoio.

Desejo boa sorte ao Sérgio Correa nesta ousada empreitada. E que os clubes tenham paciência em entender o processo de renovação proposto.

(Vale lembrar que tal assunto não se restringe apenas ao mundo do futebol; no dia-a-dia, em qualquer seara, se discute sobre a renovação profissional, o momento dela, e o costumeiro debate: jovens ou seniors?  No mundo da administração, cotidianamente isso é questionado).

Abaixo, extraído da Agência Estado e reproduzido pela Gazeta do Sul (clique acima para a citação)

CBF VETA INGRESSO DE ÁRBITROS MAIORES DE 30

Os veteranos são bem-vindos nos times do País, mas na arbitragem as portas se fecharam. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) instituiu que somente profissionais com até 30 anos – antes era até 35 – podem ingressar ou reingressar no quadro nacional de árbitros para apitar jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. As federações têm até hoje para enviar a relação de juízes.
A medida gerou polêmica e revolta. “Ela só vai prejudicar a carreira dos árbitros. Não faz sentido. Vários auxiliares e juízes já querem abandonar a carreira, já que quem tiver mais de 30 anos e não fizer parte do quadro nacional só pode apitar jogos dos estaduais, que duram apenas três meses”, declarou o presidente da Federação Pernambucana, Carlos Alberto de Oliveira.
A CBF distribuiu, em dezembro, circular com as novas diretrizes para entrar no quadro nacional. Segundo o documento, obtido pela Agência Estado, os árbitros devem ter, no mínimo, 21 anos completos e, para ingresso ou reingresso, 30 anos, no máximo. Precisa ter sido aprovado nos testes físicos e na avaliação teórica elaborada pela comissão de arbitragem da CBF, e atuado em partidas da primeira divisão nos últimos dois anos.

A resolução não afeta o árbitro com mais de 30 anos que já faça parte do grupo. “Mas, se ele não passar no teste físico, será cortado do quadro nacional e pode ter de encerrar a carreira”, argumentou o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação do Rio, Jorge Rabello. “A ruptura de cinco anos (de 35 para 30 anos) é um desastre. Em países da Europa, os árbitros começam até com 16 anos”, afirmou.

Na visão do ex-árbitro Antônio Pereira da Silva, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Goiana, a faixa entre 28 e 33 anos é o momento da afirmação profissional. “Isso vai matar muitos valores”, avisa. Já o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista, coronel Marcos Marinho, afirmou que a medida vai afetar pouco os árbitros de São Paulo. Dos 16 que serão indicados, apenas dois estão ingressando. E até concorda com a determinação. “No futebol moderno, o grau de exigência é muito grande. O árbitro precisa acompanhar todos os lances em cima. Então, a idade pesa”, explicou Marinho.

 

– Recall: Vantagens e Desvantagens postas de lado para a Honda

Já falamos em algumas oportunidades sobre a impressão que um recall de veículos pode transmitir: ou é um ponto positivo, pois a empresa se preocupa com seus consumidores no pós-venda; ou é um ponto negativo, pois a empresa não consegue produzir com qualidade num primeiro momento.

Assim, a Honda anunciou há pouco um recall mundial para os seus veículos, dos modelos Fit e City. Motivo: a morte de uma criança, vítima de um curto-circuito no vidro elétrico! 

Extraído de: http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201001291242_RTR_1264768940nN29118702

Honda anuncia recall do Fit e City após morte de criança

A Honda Motor está fazendo recall de 646 mil veículos dos modelos Fit/Jazz e City no mundo por causa de um interruptor acionador de vidro elétrico defeituoso. O recall acontece depois que uma criança morreu quando o carro em que estava pegou fogo no ano passado, devido ao problema de curto no acionador do vidro.

Vanilla Nurse foi morta aos dois anos em Cape Town, na África do Sul, em setembro passado, quando o carro em que dormia pegou fogo. Além deste caso, houve dois relatos de incêndio causado pelo problema nos Estados Unidos, informou um porta-voz.

O recall inclui 140 mil carros nos Estados Unidos e cobre modelos vendidos na América do Norte, América do Sul, Europa, África do Sul e Ásia, com exceção do Japão, informou uma porta-voz da montadora.

Representantes da Honda no Brasil não puderam informar imediatamente se o recall envolve o País, nem o ano dos modelos envolvidos no processo.

A Honda informou que o recall foi convocado para substituição de um componente que pode fazer com que água entre no interruptor acionador do vidro, causando, em alguns casos, fogo.

A montadora divulgou que vai “inspecionar e modificar os interruptores de vidro elétrico da porta do motorista que podem, em alguns casos, entrar em curto como resultado de infiltração de água”.

No início desta semana, a Toyota anunciou a ampliação para Europa e China de um recall de milhões de veículos por causa de pedais aceleradores e tapetes de assoalho defeituosos.

– Que bom que as Aulas Voltam!

Estou com saudades do ambiente acadêmico e dos alunos. Segunda-feira, aula magna para duas novas turmas. Que bom!

– Marta com Calçados de Pelé

É emblemática uma imagem da Copa do Mundo de 70: Pelé se abaixa para amarrar as chuteiras e ali as câmeras focalizam a marca “Puma” para todo mundo. Até hoje o Rei do Futebol possue esse patrocínio.

Marta acaba de ganhar chuteiras personalizadas da empresa. Não é só patrocínio, é personalização: assim como o da Nike com o Ronaldinho Gaúcho e da Adidas com Kaká e suas estilosas chuteiras pessoais, com detalhes escolhidos a pedidos dos atletas.

A Puma estaria vislumbrando uma dupla poderosíssima de patrocínio para a Copa da África (Rei Pelé e Rainha Marta?)

– Professores a serem reciclados darão aulas antes da capacitação

Que saia justa o governador Serra passou! Houvera afastado os professores temporários da rede estadual de ensino, após baixas notas em avaliação deles, anunciou que era para reciclá-los, e agora confirma que por falta de docentes, eles irão dar aula.

Extraído de: Jornal Bom Dia

SERRA ADMITE CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES REPROVADOS

por Fernando Zamelato

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), admitiu nesta quinta-feira, durante visita a Bauru, a contratação de professores temporários reprovados em um teste de avaliação feito no ano passado pelo próprio Estado para dar aulas na rede básica de ensino.

A prova visava justamente tirar das escolas os profissionais que não conseguiram a nota mínima. A melhora na qualidade do ensino é uma das principais metas da gestão Serra, pré-candidato à Presidência da República. A educação é considerada a área mais problemática do governo tucano, há 15 anos no comando do Estado.

“Nós vamos chamar, daqueles que não foram aprovados, os que que tiraram nota mais alta”, tentou minimizar Serra. “Na média, é uma melhora”, disse, durante inauguração do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da cidade.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, 40% dos temporários que já davam aulas no ano passado não tiraram a nota mínima –  acertaram menos de 40 das 80 questões aplicadas.

No total, 182 mil professores prestaram a prova, entre temporários e candidatos que tentavam ingressar na rede de ensino. Desses, 88 mil não estariam aptos, se fosse levado em conta o primeiro critério adotado pelo Estado, a dar aula.

Não é possível saber ainda exatamente quantos docentes reprovados serão convocados a trabalhar. Isso porque os professores efetivos (cerca de 130 mil) têm prioridade na escolha de aulas. As que sobram ficaram para os temporários.

As maiores dificuldades para preenchimento das vagas seriam nas matérias de  física e matemática. Além disso, escolas da periferia –  preteridas pelos efetivos – deverão receber os temporários que tiraram nota vermelha no exame. Em 2009, cerca de 80 mil foram chamados para substituir os efetivos.

A atribuição de aulas é feita de acordo com a nota na prova e o tempo no magistério – antes só a avaliação seria levada em conta, mas houve um recuo após pressão dos sindicatos da categoria.

Mesmo com o resultado ruim, o governador elogiou a iniciativa de avaliar os professores. “Nós fizemos uma coisa nova na história de São Paulo e do Brasil. Nós não íamos diminuir a qualidade do exame só para aprovar mais gente. Não teria sentido. E nem deixar os alunos sem aula.”

Docentes passariam por reciclagem

Quando lançou o programa “Mais Qualidade na Escola”, em maio do ano passado, o governador José Serra e o secretário estadual de Educação, Paulo Renato Souza, enfatizaram que a aprovação no exame obrigatório era pré-requisito para os professores temporários atuarem nas salas de aula.

“Somente serão admitidos para ministrar aulas os professores que forem aprovados na prova anual”, dizia o comunicado da Secretaria Estadual de Ensino na época.

“É um trabalho consistente e corajoso, que vai melhorar a qualidade da nossa educação”, justificou Paulo Renato.

O projeto foi lançado como a grande inovação da rede de ensino paulista um mês após Paulo Renato, ex-ministro da Educação do governo Fernando Henrique Cardoso, ter aceitado trocar o mandato de deputado federal para entrar no governo Serra.

O professor que não passasse no teste iria atuar em atividades auxiliares, nas salas de leitura, infocentros ou em programas de parceria com a comunidade. A ideia é que ele ficasse fora da sala de aula justamente para se aprimorar, o que, na prática, não vai acontecer, já que parte dos docentes que não tirou a nota mínima na prova vai trabalhar diretamente com alunos.

– Festividades de São Sebastião em Itupeva

Celebrar em comunidade é algo divino. Privilegia-se a família, as amizades e o espírito de paz.

Assim, compartilho a programação deste final de semana da aprazível Festa de São Sebastião, aqui de Itupeva, enviada pelo amigo e jornalista Reinaldo Oliveira, da Pastoral da Comunicação:

Encerramento da Festa de São Sebastião tem Desfile de Cavaleiros

Neste fim de semana acontece o encerramento da Festa de São Sebastião. No sábado, dia 30, às 18h tem a celebração da Santa Missa e após, a parte social no salão de festas, com barracas de comidas, bebidas e o show ao vivo de Zé Cristóvão e Cristiano. No domingo, dia 31, tem o tradicional Desfile de Cavaleiros. Com início às 11h, saindo da Praça de Eventos, percorrerá um circuito que inclui propriedades rurais, chegando na Igreja de Santo Antonio por volta das 12h30, onde os cavaleiros recebem a bênção e a seguir participam de um almoço (macarronada). Até as 17h30, o evento prossegue, no salão ao lado da igreja, com leilão de prendas, barracas de churrasco, espetinho, pastel, frango frito, cachorro quente, frutas, sorvete, doces e completo serviço de bar. Ás 18h tem a celebração da Santa Missa e após continua a festa no salão, com show ao vivo do Rocky Camargo.

– Política e Interesses Pessoais sempre Repercutem…

Está dando o que falar a pendenga sobre a propriedade do apresentador da Rede Globo Luciano Hulk. Ele possui uma propriedade próximo a Angra dos Reis, e foi acusado de desmatamento e construção irregular. Sua advogada é a esposa do governador Sérgio Cabral. Tudo bem, se não fosse o fato do próprio governador querer mudar a Lei para regularizar a situação…

Extraído de: Terra

PT QUESTIONA CABRAL POR DECRETO QUE BENEFICIA LUCIANO HULK

O deputado estadual Alessandro Molon (PT-RJ) irá pedir a abertura de um inquérito para investigar as origens e os objetivos do decreto 41.921/2009 que regulamenta construções nas Zonas de Conservação da Vida Silvestre e engloba 21 mil hectares em Angra dos Reis e em mais 90 ilhas, entre elas a Ilha Grande, sancionado pelo governador Sérgio Cabral (PMDB). Para o deputado, o decreto beneficiaria o apresentador de TV Luciano Huck e pode influenciar na ação civil pública em que o apresentador é defendido pelo escritório de advocacia da primeira-dama, Adriana Ancelmo Cabral. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

O escritório da primeira-dama defende Huck em um processo movido pela prefeitura de Angra dos Reis, em outubro de 2007. Na ação, o apresentador é acusado de fazer obras irregulares em sua casa, na Ilha das Palmeiras, em Ilha Grande, e com isso, ter causado danos ao meio ambiente. Para o deputado, a atuação do escritório de advocacia da primeira-dama coloca sob suspeita a edição do decreto pelo governador. Molon já entrou com ação judicial para tentar caçar a medida, que também é questionada pela Procuradoria-Geral da República no Supremo Tribunal Federal (STF). O governo do Rio de Janeiro, por meio de sua assessoria, afirmou que não irá se pronunciar sobre o assunto.

– Dia da Visibilidade dos Travestis e Campanha contra a Aids

Respeito todos os credos e gostos, mas me chama a atenção tal data: hoje é Dia da Visibilidade dos Travestis. Tal comemoração, talvez até inusitada, é marcada pelo lançamento de campanhas de prevenção da Aids e de pedidos de dignidade aos mesmos. Os anúncios foram criados por profissionais de marketing, da saúde e da administração- todos travestis!

Em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u686488.shtml

TRAVESTIS GANHAM CAMPANHA ANTIPRECONCEITO E ATENDIMENTO ESPECIAL

Uma campanha pensada e produzida por travestis para o Ministério da Saúde marca o Dia da Visibilidade das Travestis, nesta sexta-feira.

Cartazes, folhetos, telas de descanso, vídeos e toques de celular foram desenvolvidos por participantes de todo o país para o combate ao preconceito e a prevenção à Aids.

O slogan da campanha é “Sou travesti. Tenho direito de ser quem eu sou”. O material está disponível no site www.aids.gov.br/travestis. O projeto foi coordenado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério.

A data é celebrada desde 2004. Em 29 de janeiro daquele ano, um grupo de 27 travestis entrou no Congresso Nacional para lançar a campanha “Travesti e Respeito”. Como os materiais lançados hoje, a ação de 2004 foi de iniciativa do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Saúde

Em São Paulo, foi definido o primeiro protocolo para o atendimento em saúde de travestis do país. A iniciativa é do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde.

Um dos destaques do protocolo, espécie de guia de procedimentos, é a avaliação endocrinológica, com orientação sobre os efeitos colaterais provenientes do uso de hormônios. Há ainda acompanhamento fonoaudiológico para adequação da modulação vocal e procedimentos estéticos reparadores.

O ambulatório está aberto de segunda a sexta, das 14h às 20h. O endereço é rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana, São Paulo.

– Doces, Milionários e de Chocolate

A inglesa Cadbury, maior fabricante de doces do mundo, foi vendida há 10 dias. Na briga estavam a suiça Nestlé, as americanas Kraft (dona da Lacta) e Hersheys, além da italiana Ferrero. Por quase 20 bilhões de dólares, a Kraft levou a empresa, formando um conglomerado gigantesco de doces.

Mas o que chama a atenção são as manifestações dos funcionários da Cadbury, que não aprovavam a venda e ainda se manifestam contra a Kraft, além das críticas dos acionistas da própria Kraft, que alegam ter pago muito caro.

Extraído de: http://www.estadao.com.br/noticias/economia,cadbury-aceita-oferta-da-kraft-foods-de-us-195-bilhoes,498008,0.htm

CADBURY ACEITA OFERTA DE US$ 19,5 BI DA KRAFT FOODS

A Cadbury aceitou uma oferta de compra de 11,9 bilhões de libras (US$ 19,5 bilhões) feita pela norte-americana Kraft Foods – um acordo que encerra quatro meses de batalha e quase 200 anos de independência da maior confeitaria do Reino Unido. A gigante de alimentos norte-americana afirmou que concordou em pagar 840 pence por cada ação da Cadbury, bem como um dividendo de 10 pence, o que melhorou sua oferta original e aumentou significativamente o valor em dinheiro.

A oferta hostil original havia sido rejeitada pela Cadbury, que a considerou irrisória, e foi criticada por alguns acionistas da confeitaria por oferecer um baixo valor em dinheiro.

“A Kraft Foods acredita que a oferta final representa uma oportunidade atraente para os detentores de títulos da Cadbury, fornecendo capacidade para receberem aproximadamente 60% de sua remuneração em dinheiro e potencial de criação de valor no longo prazo”, afirmou a companhia norte-americana.

A decisão da Kraft de elevar o valor em dinheiro da oferta e reduzir o valor em ações vai agradar o maior acionista da Kraft, o investidor Warren Buffet, que alertou a companhia no início deste mês a não emitir muitas novas ações para pagar pelo acordo. Desta forma, dos 840 pence, a Kraft concordou em pagar 500 pence em dinheiro mais 0,1874 nova ação por cada ação da Cadbury, mais do que sua oferta original de 300 pence em dinheiro e 0,2589 nova ação.

A recomendação do conselho da Cadbury em favor da oferta efetivamente sinaliza o fim dos 186 anos de independência da empresa. Embora a Kraft ainda possa teoricamente ser passada para trás por uma oferta concorrente – as autoridades do Reino Unido estabeleceram um prazo até 26 de janeiro para que qualquer outra oferta seja apresentada – é certo que a Cadbury vai perder sua independência.

Pessoas próximas à fabricante de chocolates norte-americana Hershey, que vinha preparando uma contraoferta pela Cadbury, afirmaram ao Wall Street Journal ontem que a empresa provavelmente abandonaria a corrida caso a Cadbury e a Kraft chegassem a um acordo. As informações são da Dow Jones.

– Embaixada em Mianmar?

Leio que o Brasil abrirá uma embaixada em Mianmar! A troco de quê, se não há a presença significativa de brasileiros naquele país absurdamente fechado, antidemocrático e perigoso?

Eles construiram uma nova capital, suntuosa e imponente, e não a colocaram no mapa, para o restante do país ter dificuldade de locomoção e levar a pobreza para lá!

Estamos falando de algo do século XXI. Inacreditável, não?

– Sobre o Tombo…

Ontem, na minha 699a. partida de futebol, levei meu segundo tombo na carreira como árbitro. Por um inicial excelente posicionamento e posterior péssima leitura da antevisão da jogada, trombei (ou melhor, fui trombado) e cai.

Levei o tombo, mas não perdi a arbitragem da partida. Cumpri as regras, conforme deve ser feito. Com justiça e imparcialidade.

Sobre a queda… acontece! Grandes apitadores também estão sujeitos a isso.

– “Al Químico” é condenado 4 vezes, mas cumpre 1 só pena!

Com um leve humor negro, posto esse título. Mas vamos ao que é sério: o terrorista Ali Hassam Al-Majeed, conhecido como “Al Químico”, primo do ditador iraquiano Saddam Hussein, foi enforcado nesta semana.

Ele foi julgado pela nova Corte Iraquiana por crimes contra a humanidade. Em 4 acusações (a principal: promover um massacre com armas químicas contra 180 mil pessoas no Curdistão, território ao norte do Iraque, onde todas foram covardemente mortas), foi condenado em todas com a mesma pena: a pena de morte por enforcamento.

Assim: sua condenação foi a de 4 enforcamentos. Não dá para matá-lo por 4 vezes… A lei iraquiana (acredite) prevê o máximo de 1 execução.

Seria irônico, se não trágico!

– Brasil poderá importar Álcool dos EUA

Tão defendido e incentivado, o Álcool Combustível não está vivendo seus melhores dias. O ministro Edson Lobão admitiu: o Brasil poderá importar Etanol dos EUA, para atender a frota de veículos a álcool e bicombustíveis.

Há exatamente 1 ano, prometíamos exportar álcool para o mundo; era o nosso ‘Ouro Verde’. Parece que tal ideia foi deixada de lado. Em nome da PetroSal ou da incompetência administrativa?

Extraído de: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/lobao-admite-brasil-poder-importar-etanol-eua-528546.shtml

LOBÃO ADMITE: BRASIL PODERÁ IMPORTAR ÁLCOOL DOS EUA

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta segunda-feira que não gosta da ideia de o Brasil importar etanol dos Estados Unidos. No entanto, admitiu que a hipótese já é considerada pela pasta com o objetivo de suprir o mercado doméstico de combustível. As declarações foram feitas nesta tarde, quando Lobão chegou ao Ministério para presidir reunião do Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE).

“Não gostamos da ideia de importar etanol. Prefiro arrumar uma solução interna. Mas não está descartada a possibilidade”, disse Lobão. Como tentativa de aumentar a oferta de etanol no mercado brasileiro, o governo já autorizou a redução de 25% para 20%, a partir de 1º de fevereiro, da adição de etanol à gasolina.

Para a eventual importação de etanol a partir dos EUA, o governo estuda a redução da alíquota alfandegária do produto, hoje em 20%. O objetivo principal da medida seria garantir o estoque de etanol para enfrentar a entressafra na produção de cana-de-açúcar.

Mesmo com a tarifa atual, economistas consideram que já vale à pena importar etanol dos EUA. O pedido para redução da tarifa de importação é antigo, mas ganhou força nas últimas semanas diante da redução da oferta do combustível.

A situação representa uma mudança no discurso de governo e usineiros adotado nos últimos anos. Ambos tentavam vender ao mundo o álcool de cana-de-açúcar brasileiro como uma das melhores alternativas energéticas do planeta. E também a ideia de que o país poderia suprir o mercado internacional.

Segundo uma fonte do segmento de distribuição de combustíveis, no Brasil só há estoque suficiente para abastecer o mercado até março ou abril. Já nos Estados Unidos, há excedente de oferta. Além disso, o milho, usado como matéria-prima para o etano americano, está com o preço em baixa.

– Segurança Nacional: o Filme vem aí!

Um filme gravado em 2006 e prestes a ser lançado promete ser uma sensação: o ator Thiago Lacerda será o 007 brasileiro, Milton Gonçalves será o primeiro presidente negro do Brasil (nosso Obama) e outros artistas de peso. Para as gravações, o avião oficial do governo foi emprestado (o AeroLula), além de caças da força aérea.

O enredo é assustador: traficantes cariocas tentarão explodir uma bomba atômica na Amazônia!

Não dêem a ideia…

O trailer oficial está em: http://www.youtube.com/watch?v=2aOTvLTTMM8

– Argentina: sobra dinheiro para Dona Cristina e Pechito

Deve estar sobrando dinheiro na Argentina. O piloto José María Lopez, o “Pechito”, correrá na Fórmula 1 em 2010 pela equipe americana novata USF1. Mas uma curiosidade: a vaga dele foi “comprada” pelo patrocínio do governo argentino, que estampará suas cores no carro. A presidente Cristina Kirchner pagou US$ 3,6 mi pelo cockpit.

Que tipo de investimento é esse? Dinheiro do povo, mais uma vez, sendo mal gasto…

– Próxima Escala

Estarei hoje apitando em Sorocaba, pelo Campeonato Paulista da Série A2.

Jogo: 44 – São Bento X UA Barbarense
Data: 27/01/2010 Horário: 19:30
Estádio: Walter Ribeiro Cidade: SOROCABA
Arbitro:
Rafael Porcari
Arbitro Assist 1: Francisco Reginaldo Moreira
Arbitro Assist 2: Vitor Carmona Metestaine
Quarto Arbitro: Andre Luis Riquena
Agradeço desde já o incentivo. Torçam por nossa equipe de arbitragem!

Porcari

– Barbaridades Insanas sobre o Haiti

Há aqueles que não têm escrúpulos e ainda assim querem tirar proveito da tragédia do Haiti. Nesta última semana, Hugo Chávez, presidente da Venezuela (o mesmo que fechou 4 canais de TV, de maneira ditatorial, por não se enquadrar em falar bem do governo), disse em alto e bom som:

“Os EUA estão brincando de Deus. O terremoto no Haiti é claramente o resultado de um teste da Marinha norte-americana”

Dá para levar a sério um sujeito desse? E tá cheio de amigo dele por aqui…

– Esclerose: a Dor dos Amigos

A esclerose é um mal irremediável aos portadores. Talvez a maior dor não seja a do próprio paciente, mas a das pessoas queridas próximas dele. Tenho pessoas que amo e que tem esse mal. É duro…

Leio agora que a jovem atriz Cláudia Rodrigues, protagonista de “A Diarista”, da Rede Globo, está afastada da TV por esse problema. Que pena… desejo boa sorte!

Extraído de: TERRA

ESCLEROSE TIRA CLÁUDIA RODRIGUES DA TV

De acordo com a coluna Telinha, do jornal Extra, o estado de saúde da humorista Claudia Rodrigues, de 38 anos, se agravou e o seriado A Diarista, previsto para retornar à grade da Globo no primeiro semestre, foi adiado.

Claudia sofre de esclerose múltipla e a atriz vinha gravando com dificuldades por conta da doença. Por isso, a produção do humorístico decidiu interromper as gravações e adiar a estreia do programa. A doença da artista foi diagnosticada em 2000 e ataca o sistema nervoso central, prejudicando a fala, visão e coordenação motora.

O que é esclerose múltipla?
É uma doença do Sistema Nervoso Central que se caracteriza por placas disseminadas da perda de mielina – que envolve os nervos- no crânio e na medula espinhal.

Ainda não se sabe ao certo como a doença acontece. No entanto, são estudadas causas do tipo anomalias imunológicas e infecção oriunda de um vírus latente, entre outras intercorrências. A herança genética também pode ser um fator que deflagre a doença, que costuma ocorrer mais em mulheres, tendo suas primeiras manifestações entre os 20 e 40 anos de idade.

A pessoa que possui esclerose múltipla costuma ter problemas visuais, na fala, de coordenação motora e de equilíbrio, entre outros sintomas, que podem gerar a incapacitação progressiva e permanente do paciente. A evolução é imprevisível e variável, podendo haver intervalos longos entre um episódio e outro.

– O Livro Negro do Empreendedor

Um autoajuda às avessas: os grandes fracassos empresariais:

Extraído de: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2088/artigo156192-1.htm

O LIVRO NEGRO DO EMPREENDEDOR

Quem frequenta livrarias certamente já passou perto de algum título sobre empreendedorismo. Não por acaso, eles estão entre os mais vendidos no Brasil. Mas, de modo geral, batem na mesma tecla: mostram o que um vencedor fez para chegar lá e incentivam a abertura de novas empresas. O consultor espanhol Fernando Trías de Bes acaba de lançar uma obra que vai na contramão: em “O Livro Negro do Empreendedor” (BestSeller), diz que todos esses manuais são uma enrolação, porque não mostram os fracassos – e que se aprende mesmo é com a derrota alheia. “Estamos diante de uma analogia imperfeita: sabendo por que outros tiveram êxito você evitará seu fracasso. Mentira.

Para evitar que um empreendedor fracasse, é necessário saber por que aqueles que fracassaram se deram mal”, escreve o professor associado do Departamento de Marketing da ESADE Business School, em Barcelona, e fundador da Salvetti & Llombart, uma das maiores consultorias de marketing da Espanha. “Um negócio de sucesso é uma oportunidade já aproveitada por outra pessoa.

Meu livro é como uma máquina da verdade para falsos empreendedores”, disse à ISTOÉ, por e-mail. Segundo o autor, boa parte dos novos empreendimentos não consegue ultrapassar os dois primeiros anos de vida e 90% dos empreendedores fracassam antes de completar os quatro iniciais. No Brasil, pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que 78% passam dos dois anos, mas só 64% chegam aos quatro.

Por que não dão certo? Por motivos banais, que normalmente passam despercebidos nos manuais e biografias de empresários bemsucedidos. “Os negócios não costumam fracassar por falta de competência técnica de quem os empreende”, frisa Trías de Bes. Normalmente, definham por questões pessoais – brigas entre familiares ou sócios, por exemplo – ou falta de aptidão.

As picuinhas entre os sócios são um dos “fatores-chave de fracasso” (FCF), como diz o autor. Ao todo, são 14, de um perfil não empreendedor à falta de apoio familiar. Quando a empresa está para ser aberta os sócios costumam estar unidos e otimistas. Se o negócio vai bem, um deles pode começar a achar que trabalha mais – e merece mais. Se vai mal, todos se culpam mutuamente. Por isso, o estudioso espanhol aconselha: só se associe em último caso.

Tampouco espere ter uma vida mais equilibrada: “empreender pressupõe um desequilíbrio total entre a vida pessoal e a profissional.” De fato, a vontade de se tornar o próprio chefe (e poder controlar o próprio horário e se dar folgas) é o principal motivo pelo qual os brasileiros abrem uma empresa, segundo o levantamento do Sebrae. Mas, como o negócio é próprio, as preocupações não terminam no fim da jornada diária e nem nos fins de semana.

Como é o próprio dinheiro que está em jogo, a pessoa vai querer é trabalhar mais para que as coisas prosperem. “Incentivar pessoas que não estão preparadas para empreender não é fomentar o espírito empreendedor – é um exercício de irresponsabilidade”, argumenta o autor. Seu livro é um manual ao contrário com uma moral da história simples: veja o que deu errado para que o seu negócio dê certo.

– O Bolsa Pipoca

A sugestão do José Simão na Folha de São Paulo para alavancar a bilheteria do filme do Presidente Lula foi sensacional: já que ela tem sido decepcionante, crie-se o “Bolsa-Pipoca“. Ou melhor, faça animação em 3D, com o dedo cortado do protagonista voando sobre os espectadores…

Maldade… mas engraçado!

– Um Bandeirinha Atropelado!

Para quem assistiu hoje a Manchester United X Hull, direto de Manchester, um lance inusitado: numa disputa de bola, o bandeira é literalmente atropelado, cai, desfalece, precisa de paramédicos e médicos, recebe o consolo dos jogadores de ambas equipes e volta ao jogo.

Curiosidade: o quarto-árbitro chega a começar o aquecimento para substitui-lo. Na imagem, ele está de agasalho por completo, gorro e luvas! Quarto-árbitro de gorro sentado no banco… ah, não dá!

O vídeo está disponível neste link: http://esporteinterativo.uol.com.br/noticia.aspx?idNoticia=17923

 

– Financiamento Estudantil agora pelo Banco do Brasil

Boa notícia aos estudantes. O FIES passa a ser oferecido, além da Caixa Econômica Federal, pelo Banco do Brasil.

Informações sobre o Financiamento Estudantil abaixo:

(Extraído de: http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&Int_ID=102599)

BB OFERECE FIES

Os estudantes interessados em recorrer ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para pagar a faculdade podem agora aderir ao programa por meio do Banco do Brasil (BB). Este ano o banco começa a operar os recursos do fundo estudantil, informou ontem o BB.Antes, a Caixa Econômica Federal era operadora exclusiva. No financiamento estudantil do Governo Federal, a taxa de juros é limitada a 3,5% ao ano e o valor financiável pode chegar a 100%, conforme mudanças publicadas no Diário Oficial da União de sexta-feira passada. De acordo com o Banco do Brasil, o prazo do financiamento pode chegar a três vezes o período do curso.

As amortizações começam após 18 meses de conclusão da graduação. Para o contrato, o aluno terá de apresentar fiador ou autorizar consignação em folha de pagamento. Inicialmente, preencherá cadastro no portal de internet do Ministério da Educação (www mec.gov.br) e depois deve procurar uma agência para entregar a documentação, do fiador e assinar o contrato. O Fies faz parte do Programa Universidade para Todos (ProUni) e a classificação dos candidatos é feita pelo Ministério da Educação (MEC).

– O Difícil Conceito da PAZ

A paz é feita com inimigos que querem deixar de ser inimigos. Um inimigo que só quer cortar você em pedaços e não tem intenção de permitir que você viva não é um parceiro para a paz.

Esta frase é de Binyamin Netanyahu, premier de Israel, mostrando como é difícil o entendimento entre palestinos e judeus. A busca da paz há milênios na região não tem previsão de término.

Reflita: O que é a paz para você?

– Morgan Freeman da Época ou da Veja?

Gosto da atuação do ator Morgan Freeman. Na Revista Veja da última semana, foi prazeroso ler a sensacional entrevista em suas humildes palavras sobre seu talento, seus papéis e sua vida. Na mesma semana, a Revista Época trouxe a notícia do seu relacionamento amoroso com a própria neta. Vão até casar! Nem sei se a lei americana permite ou não tal relacionamento.

Confesso que ele caiu em meio conceito…

– Jundiaí: o Paraíso é aqui. Ué, é mesmo?

O Multiplan, grupo que administra o Morumbi Shopping entre outros, lançou anúncio de 3 páginas em circulação nacional nos grandes jornais para lançar o Jundiaí Shopping. Será no antigo prédio da Vigorelli, nas proximidades da Bela Vista e 9 de Julho. Virá para concorrer com o Maxi, o futuro Iguatemi Jundiaí e os outros que poderão ser anunciados.

Mas o que chama a atenção é a descrição da cidade: a propaganda diz que metade da população é composta por classe A e B, o PIB maior do que muitos estados do NE, urbanização conciliando com o verde (até aí tudo bem) e muita segurança. SEGURANÇA?

Jundiaí é uma cidade perigosíssima, infelizmente. Sou nascido e criado aqui, e está assustadora a onda de criminalidade. Até arrastões em prédios ocorrem! Invasão a casas nos bairros do Poste, Traviú e Bom Jardim. Roubos e furtos na cidade, nos semáforos e nas princiapis vias. Sem contar que nossa cadeia é um verdadeiro queijo suiço…

Podemos ter uma relativa boa qualidade de vida, desde que se esqueça desse quesito. Vide o valor dos seguros de autos da cidade, os maiores valores do estado!

– Próxima Escala

Estaremos no próximo domingo arbitrando pela série A2 do Campeonato Paulista. Acompanhe:

Jogo: 37 – Votoraty X Marília
Data: 24/01/2010 Horário: 16:00
Estádio: Domênico Paolo Mettidieri (EM Votorantim) Cidade: VOTORANTIM
Arbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho
Arbitro Assist 1: Daniel Luis Marques
Arbitro Assist 2: Matheus Camolesi
Quarto Arbitro: Rafael Porcari
Torçam por nós! Abraços, Porcari.

– Os Novos Radares de Jundiaí

Hoje começou mais uma etapa do projeto “Paz no Trânsito” em Jundiaí. E começa conturbado: mais de 50 radares e lombadas eletrônicas, alertas 24 horas por dia, prontos para multarem infratores.
Infelizmente, a ideia é sempre a mesma: punir pelo bolso, ao invés de educar e prevenir. Juntem-se a esses equipamentos os semáforos com foto, que deixam de multar após as 22 horas.
Segundo o jornal “Bom Dia Jundiaí” desta quinta-feira, há sérios problemas na licitação desses radares; eles estão muitos mal sinalizados e outros já danificados. Sem contar os que estão literalmente na tocaia, escondidos, prontos para dar o bote.
Você sabia que só a arrecadação de multas através desses equipamentos na capital paulista, segundo a Folha de São Paulo da última terça-feira, é maior do que 99% da arrecadação total dos municípios brasileiros?
A indústria da multa é assustadora… Para que educar, se dá para arrecadar?

– Um sorriso que vale uma vida!

O que dizer da carinha de sapeca da nossa Marininha?

Sensacional… Olha os dentinhos!

– O Cacau da Discórdia no Carnaval Comercial

Cada vez mais os patrocínios estão em alta no Carnaval. Anos atrás, a PDVSA venezuelana patrocinou uma escola de samba no Rio de Janeiro para cantar e sambar a história da Venezuela (apenas as coisas boas, é claro). Neste ano, o governador Arruda financiará outra escola para falar de Brasília (mesmo estando envolvido com inúmeros escândalos).

Em São Paulo, a franquia Cacau Show patrocinará a Rosas de Ouro, que falará sobre o cacau. Tudo bem, é um novo momento do Carnaval-business, mas… a Rede Globo, que é dona dos direitos de transmissão, não gostou! É que no refrão se canta: “o cacau é show”, e a emissora acha apelativo essa ação de marketing. Mudou-se para “o cacau chegou”.

Ruim essa intervenção. Quando uma escola carioca homenageou Sílvio Santos, a cobertura da Globo foi exemplar. Agora…

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/zapping/ult3954u681329.shtml

GLOBO FAZ ROSAS-DE-OURO MEXER EM SAMBA ENREDO

A menos de um mês do Carnaval, a escola de samba de São Paulo Rosas de Ouro teve de mexer em seu samba-enredo. A agremiação, que mostrará a história do cacau, precisou substituir do refrão a frase “o cacau é show” para “o cacau chegou” por pressão da Globo, detentora exclusiva dos direitos do Carnaval para a TV. A Rosas de Ouro é apoiada pela marca de chocolates Cacau Show.

“Não era propaganda, mas resolvi mexer na letra depois de conversar com algumas pessoas da Globo e da Liga [das Escolas de Samba]. Fiquei com medo de criarem caso”, disse Angelina Basílio, presidente da Rosas de Ouro.

Procurada, a Globo informou que está previsto no contrato mantido com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo que não é permitido a realização de propaganda e de ações de merchandising disfarçado, durante os desfiles. “Os casos, quando ocorrem, são levados ao conhecimento da Liga, que avalia e toma as medidas necessárias para o cumprimento contratual”, disse à coluna.

– O Descontrole do Preço do Álcool

Nós, comerciantes da área de combustíveis, sabemos como tem sido difícil lidar com o etanol. A previsão é de que o preço se mantenha em alta até março, apesar das novas medidas de mudança na formulação da gasolina, visando aumentar a oferta de álcool.

Na capital paulista, já se chega aos absurdos R$ 2,10 por litro. Compartilho uma análise interessante das vendas do setor e das previsões futuras:

Extraído de: http://www.deputadoaleluia.com.br/website/?a=11&cod=26837

ÁLCOOL CARO FAZ VENDA DE GASOLINA SUBIR

Volume do combustível que Petrobras deixou de exportar para atender ao mercado interno equivale a 25% da produção.  Sindicato dos distribuidores prevê que o preço do álcool terá forte pressão até março, o que manterá em alta o consumo da gasolina.

A disparada do preço do álcool nos últimos meses provocou crescimento entre 3% e 4% nas vendas mensais de gasolina, o que obrigou a Petrobras a suspender as exportações do derivado de petróleo a fim de evitar um eventual desabastecimento do país.

“Já em novembro, mandei suspender todas as exportações de gasolina para colocar o produto no mercado interno”, disse à Folha o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.
Até então, a estatal exportava de 80 mil a 100 mil barris de gasolina por dia -o equivalente a cerca de 25% da produção do combustível.

Costa afirmou que a decisão de vetar as exportações também já previa a redução da mistura de álcool à gasolina de 25% para 20% -anunciada nesta semana pelo governo.

Com o avanço dos preços do álcool, diz Costa, as vendas de gasolina nas refinarias da estatal começaram a crescer em outubro de 2009 e já sobem atualmente na faixa de 4%.

Segundo o Sindicom, entidade que representa as distribuidoras de combustíveis, as vendas aos postos subiram mais claramente a partir de novembro. Naquele mês, avançaram 3%. Em dezembro, o movimento de migração para a gasolina ganhou força e as vendas cresceram ainda mais: 6%.

De janeiro a dezembro de 2009, porém, acumularam queda de 1% -que seria mais intensa não fosse a expansão do consumo de gasolina.

Os dados do Sindicom se referem apenas às empresas associadas -as maiores do país, que representam quase 80% do mercado de distribuição.

Segundo Alísio Vaz, vice-presidente do Sindicom, há “uma clara tendência de substituição do álcool pela gasolina”, já que o biocombustível subiu muito de preço e deixou de ser competitivo em muitos Estados.

Para ser vantajoso abastecer com álcool veículos flex, o combustível, como é menos eficiente -roda menos quilômetros por litro-, deve custar até 70% do preço da gasolina.

Vaz diz que, até setembro, as vendas de gasolina registravam forte queda -de 5% naquele mês. A reversão dessa tendência veio em outubro, quando o álcool disparou (alta de 11,15% no mês, segundo o IPC-FGV) e o consumo de gasolina começou a avançar -foi de 0,3%.

Para o executivo do Sindicom, a tendência é de novos aumentos no preço do álcool, apesar da redução da adição do produto à gasolina.

Alta até março

“Até março, os preços ficarão muito pressionados e o consumo de gasolina vai crescer. Os estoques estão muito baixos. Se os preços caírem e as pessoas voltarem a consumir, vai faltar produto no mercado”, diz Vaz.

Por isso, afirma, os preços do álcool só voltarão a cair em março, quando entrará “produto novo no mercado”, originário da safra de cana que tem início naquele mês.

Apesar do avanço das vendas de gasolina, as distribuidoras ligadas ao Sindicom também comercializaram mais álcool nos meses finais de 2009. Em novembro, o volume vendido subiu 16% -já num ritmo menor, porém, do que os 26% de alta do acumulado anual.

Vaz afirma que os dados do Sindicom estão “inflados” pelo movimento de queda das vendas de álcool “clandestino” -de distribuidoras que sonegam e pirateiam o produto.

Uma ação mais rígida da Fazenda paulista trouxe “para a legalidade” um volume expressivo de álcool e impulsionou as vendas das distribuidoras do Sindicom, segundo Vaz.

Álcool acima de R$ 2,00

O álcool rompeu a barreira dos R$ 2 por litro em São Paulo e chegou a ser negociado a R$ 2,10 em alguns postos da capital paulista nesta semana, conforme pesquisa da Folha.Com isso, o álcool perde ainda mais competitividade em relação à gasolina, levando os consumidores mais atentos aos custos a optar pelo derivado do petróleo. O valor médio do álcool nos postos da capital paulista foi de R$ 1,849 por litro, com alta de 2,4%.

Enquanto os preços mantêm o mesmo ritmo de alta das últimas semanas nas bombas, perdem força nas usinas. A pesquisa de ontem do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP indicou R$ 1,1892 por litro de álcool hidratado, com alta de 1,87% sobre a semana anterior.

Ao romper a barreira de R$ 2 por litro neste início de entressafra, o álcool mostra a grande disparidade de preços que registrou durante a safra.

Nos momentos de maior oferta pelas usinas, o produto chegou a ser negociado a R$ 1,09 nas bombas, segundo Plinio Nastari, presidente da Datagro, prestadora de serviços aos setores de açúcar e de biocombustíveis.

Crise e clima foram os responsáveis por tamanha disparidade. Sem crédito, e pressionadas pelas contas que venciam, as usinas foram obrigadas a colocar excesso de álcool no mercado para fazer caixa.

Com isso, o álcool hidratado chegou a ser negociado a R$ 0,581 na porta das empresas em junho do ano passado, 51% menos do que o registrado pelo Cepea nesta semana.

Diferentemente do que ocorreu em 2009, as variações de preços do álcool hidratado serão menores na safra que começa nos próximos meses, e o consumidor terá no preço do combustível um piso maior.

Sem as fortes pressões de caixa de 2009, porque haverá aumento das margens obtidas na comercialização, principalmente com vendas de açúcar, as usinas farão vendas mais controladas do produto.

Na avaliação de Nastari, esse aumento de margens permitirá às indústrias não colocar o combustível no mercado com preços inferiores aos custos de produção, como em parte do ano passado. Atualmente, os custos de produção estão em R$ 0,72 por litro.

Em vez do R$ 1,09 que o consumidor pagou pelo álcool na bomba em junho de 2009, deverá pagar cerca de R$ 1,40 no mesmo mês deste ano.

“Será uma situação mais saudável”, diz Nastari. O consumidor não fica iludido que R$ 1,09 na bomba seja um preço sustentável e, por outro lado, ficará menos chocado com as variações menores de preço.

O presidente da Datagro alerta que a situação de abastecimento nesta entressafra é mais confortável do que a de 2009. O setor chegará ao início de maio com estoques efetivos de 1,35 bilhão de litros, suficientes para 18 dias de consumo -no ano passado, os estoques eram de apenas dez dias.

Nastari alerta, ainda, que o mercado de álcool e de açúcar passou a ser livre e que uma das poucas interferências que restam ao governo é a redução da mistura do álcool à gasolina.

Sobre essa última redução, de 25% para 20%, o presidente da Datagro discorda das análises que apontam para alta nos preços da gasolina. O litro do anidro custa R$ 1,26 nas usinas, e o da gasolina, R$ 1,06 na refinaria. Esses valores não contêm impostos.

– Sobram Vagas Gratuitas Para Formação de Professores!

Taí algo que não se faz alarde: estão sobrando vagas em instituições federais para cursos gratiuítos de formação de docentes, principalmente em Pedagogia!

Se puderem compartilhar com aqueles que desejam ingressar nos cursos, será uma válida boa ação. Abaixo, mais detalhes:

Extraído de: PINHO, Ângela. 6% das vagas do1º ano não são preenchidas. Folha de São Paulo, 19/01/2010, pg C3.

6% DAS VAGAS DO 1º ANO NÃO SÃO PREENCHIDAS

Em cursos que não são da área de formação de professores, esse percentual cai para 3,5%; situação contrasta com falta de docentes adequados.

Ao mesmo tempo em que faltam professores com formação adequada no ensino básico, estão sobrando vagas oferecidas por instituições públicas em cursos de pedagogia e licenciatura em disciplinas como biologia e matemática.

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2008 (o mais recente), naquele ano 4.468 vagas não foram preenchidas nos processos seletivos para cursos de formação de professores em universidades e centros tecnológicos federais e estaduais, principalmente em cidades do interior.

Esse número representa 6% das vagas disponibilizadas para o primeiro ano de pedagogia e licenciaturas dessas instituições. Nas demais áreas, esse percentual cai para 3,5% -ficaram vagos, por exemplo, 14 lugares em cursos de direito. Em medicina, 5.

A sobra de vagas em cursos de formação de professores contrasta com a escassez de profissionais com formação adequada nas escolas públicas.

Segundo estudo do Inep (instituto ligado ao Ministério da Educação) feito com dados de 2007, mais de um em cada quatro professores do ensino básico não tem a habilitação exigida por lei -ensino superior com magistério.

Além disso, grande parte dá aulas em disciplinas diferentes da sua formação, o que ocorre principalmente em ciências. Em física, apenas 25% dos professores são graduados exatamente em física.

Para suprir essa deficiência, instituições públicas têm aberto cada vez mais cursos nessas áreas, mas a resposta tem sido, em muitos casos, desanimadora. É o caso da UFG (Universidade Federal de Goiás). Em 2008, das 40 vagas para licenciatura em física em Jataí, cidade a 327 km de Goiânia, apenas 6 foram ocupadas.

“É desanimador”, diz Henrique Almeida Fernandes, professor e coordenador do curso. “A gente se prepara tanto tempo para dar aula e chega lá e vê uma turma com poucos alunos que já chega desmotivada com a perspectiva profissional”, afirma.

Assim como Fernandes, outros professores e coordenadores de cursos atribuem as vagas ociosas e a baixa concorrência no vestibular à desvalorização do magistério.

A consequência, além da dificuldade de formar profissionais qualificados, é que as instituições acabam não conseguindo atrair os melhores alunos do ensino médio para seus cursos de pedagogia e licenciatura, o que depois vai se refletir na qualidade da educação básica, diz Mozart Neves Ramos, professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e presidente do movimento Todos pela Educação.

Segundo ele, em sua universidade, a nota mínima no vestibular para um aluno de medicina foi de 8,29 pontos, em uma escala de 0 a 10. Para um aspirante a professor de matemática, ficou em apenas 3,29.

Além do desinteresse

Universidades que tiveram vagas de pedagogia e licenciatura não preenchidas apontaram também outros fatores possíveis para explicar o fato, além da pouca valorização da carreira.

Henrique Mongelli, pró-reitor de graduação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), afirma que a instituição terá que analisar se ainda há demanda em cursos em que sobram vagas em cidades pequenas.

A secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci, concorda que a desvalorização da carreira interfere na sobra de vagas, mas afirma que o quadro irá melhorar com medidas como o piso salarial do professor e a lei que permite ao aluno de universidade particular ter o curso pago pelo Estado em troca de trabalho em escolas públicas depois da formatura.

Ela diz também que a ociosidade de vagas deve diminuir com o novo sistema de seleção implantado a partir de fevereiro, que unifica o vestibular de diversas federais.

– A intervenção federal nas regras dos esportes!

Parece (e é) absurdo o projeto de lei da deputada federal Gorete Pereira (PR do CE) que busca a intervenção tecnológica nos esportes. A proposta da deputada (já em pauta, sob o número 5759/04), obriga as federações esportivas a filmarem os eventos esportivos promovidos por elas, e caso o capitão de alguma equipe se sinta prejudicado por alguma decisão do árbitro, terá o direito de pedir interrupção do evento (em 2 oportunidade de 5 minutos cada) para que o árbitro reveja sua marcação.

Como fazer com os esportes individuais? Como mudar as regras de todos os esportes? Como adequar paralisações no futebol, futsal, boxe, judô ou badminton?

Claro que há  a inconstitucionalidade no projeto da deputada, e evidente que mostra como o dinheiro público é mal gasto por alguns nobres parlamentares…

Material extraído de: http://www.apitonacional.com.br/noticias/jogosfilmados.htm

Jogos poderão ser filmados para auxiliar árbitros

 

Segundo proposta que tramita na Câmara dos Deputados, o capitão do time que se sentir prejudicado por uma decisão do juiz pode pedir a interrupção da partida para verificação das imagens. 

As federações esportivas brasileiras que promovem campeonatos profissionais poderão ser obrigadas a filmar os jogos oficiais para auxiliar os árbitros, no momento da partida, na aplicação das regras. A determinação consta no Projeto de Lei 5754/09, da deputada Gorete Pereira (PR-CE), em tramitação na Câmara. O texto altera o Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei 10.671/03).  Segundo a proposta, o capitão do time que se sentir prejudicado por uma decisão do juiz pode pedir a interrupção da partida para verificação das imagens. Nas modalidades individuais, o pedido será do atleta.

A paralisação para verificação do lance duvidoso terá duração máxima de cinco minutos, limitada a duas por jogo, e será julgada pelo juiz e árbitros auxiliares. O PL 5754/09 determina que se o lance não for solucionado no tempo previsto, será considerada válida a aplicação original do juiz.

A deputada Gorete Pereira explica que proposta similar foi apresentada em 2004 pelo ex-deputado Roberto Pessoa (CE), tendo sido rejeitada. Ela decidiu reapresentar o texto por achar  que tem crescido o número de erros das arbitragens, “com visíveis e diretas repercussões no resultado das partidas”. Gorete acredita que a medida poderá até reduzir a violência nas partidas, que muitas vezes tem como estopim uma decisão do árbitro. Ele destaca que o futebol americano já usa as filmagens para a correção de erros da arbitragem.

– Venezuela em Colapso Institucional

Que país é este em que os militares precisam ir aos supermercados fiscalizarem os preços nas gôndolas? Onde a imprensa não tem voz e nem vez? E que importa 80% do que consome?

É a Venezuela… rica em petróleo, pobre em democracia e ironicamente em dinheiro. O que entra, vai para gastos militares.

Não basta ter recursos. É necessário ter competência para que eles se transformem efetivamente em riquezas.

Abra o olho, presidente Lula! É este o seu amigo… mui amigo!

Extraído de: Revista Época (clique no link para a citação)

O BOLÍVAR FORTE FICOU FRACO

A economia da Venezuela entrou cambaleante em 2010. A crise global reduziu a demanda por petróleo, responsável por 94% das exportações venezuelanas, e levou o país a sua primeira recessão em cinco anos – queda de 2,9% do PIB em 2009. O presidente Hugo Chávez estava pressionado a tomar medidas para inverter o cenário recessivo. E a solução chavista veio na semana passada: desvalorizar o bolívar forte, a moeda venezuelana. Desde o dia 11, o câmbio fixo de 2,15 bolívares por dólar, em vigor desde 2005, passou para um regime duplo. Para a importação de produtos essenciais, como alimentos, remédios e maquinários, cada dólar valerá 2,60 bolívares. A outra faixa cambial, na qual o bolívar perdeu 50% do valor (4,30 por dólar), vai incidir sobre os artigos não essenciais, como automóveis, eletrônicos e celulares.

A jogada de Chávez está na segunda taxa. Cada dólar recebido pela estatal PDVSA com as exportações de óleo passa também a valer 4,30 bolívares. A mudança fará dobrar os ganhos da PDVSA e sua arrecadação ao Estado, o que dá um respiro ao governo para honrar seus compromissos da dívida pública. O mercado financeiro internacional gostou. Não se pode dizer o mesmo do povo venezuelano. No fim de semana anterior à adoção do novo câmbio, milhares de pessoas correram aos supermercados para comprar o que fosse possível, antes de o comércio aumentar o preço dos produtos.

É fácil explicar: quase 80% dos artigos de primeira necessidade são importados – comprados em dólar. Com a moeda americana valendo mais, é lógico esperar que o varejo repasse o aumento de custos. Em seu já conhecido estilo, Chávez mandou o Exército às lojas para impedir a remarcação de preços, dizendo não haver motivos para “especulação”. Em outra medida pirotécnica, anunciou que um navio está vindo da China carregado de televisores, geladeiras e máquinas de lavar, para serem vendidos a preços baixos à população. Mas o próprio Ministério das Finanças estima um aumento da inflação de 3 a 5 pontos porcentuais no fim do ano. A Venezuela fechou 2009 com inflação oficial de 25,1%, a maior do continente pelo quarto ano seguido.

Enquanto a população se vira para ajustar a renda ao novo cenário, o governo não faz esforço para conter suas despesas. No ano passado, os gastos públicos chegaram a cerca de R$ 145 bilhões, 17% a mais que em 2008. “Não há mágica para melhorar a situação fiscal. Tem de haver redução de gastos e, eventualmente, aumento de arrecadação”, diz Zeina Latif, economista-chefe do banco ING no Brasil. Analista de América Latina do Barclay’s Capital, Alejandro Grisanti afirma: “É inexplicável como Chávez foi tomar uma medida impopular em ano de eleições legislativas”. Sem dinheiro no bolso, os venezuelanos podem deixar os aliados do governo sem votos nas urnas.

– O Legado de Zilda Arns

Ainda fico pensando sobre a tragédia do Haiti e a perda de Dona Zilda. Já imaginou (e nem quero passar por uma situação dessas) como é fugir de um terremoto? Não há chances, ninguém espera acontecer um terremoto de repente! Pelos números de até então, compare uma cidade de Itu inteira morta dentro da cidade de São Paulo (se levando em conta os números populacionais e de mortos). Nessa, vou concordar com o presidente Lula: “é preciso deixar a sensibilidade de lado e partir para ações práticas“. O país está arrasado, e a população, literalmente, morrendo de fome. Não há comida, nem água, muito menos moradia! O impacto e o resultado do terremoto equivale ao de algumas bombas atômicas. Só quem está lá tem a noção exata disso.

Mas volto a abordar dona Zilda Arns. Já escrevi sobre sua perda, mas o inconformismo me faz escrever novamente. O que dizer de uma mulher que conseguiu a adesão de 260 mil pessoas como voluntárias para a Pastoral da Criança, que acompanham 1,8 milhão de menores? Pelo menos 200 mil crianças foram salvas por sua ação.

Dona Zilda se vai, mas seu legado fica. Certamente, ela é exemplo de pessoa que não passa em branco na vida e modelo a ser seguido.

Se nossos políticos tivessem a bondade e disposição de Dona Zilda em lutar pelo próximo, desinteressadamente, viviríamos num paraíso!

– Da Arte de Demitir

George Cloney poderá ganhar um Oscar pelo seu novo filme: Amor sem Escalas. Mas, atenção administradores e cinéfilos de plantão: além da bela atuação do ator, há no filme um ingrediente interessante: a temática da “arte de demitir“.

Nesta película, George é um profissional que visita o mundo demitindo executivos. Ele é responsável pelo anúncio da demissão de forma educada e cuidadosa, procurando evitar traumas. Claro, num ambiente de comédia, que é o propósito do filme.

Assim, fica a dica: para aqueles que tem dificuldade de lidar com o tema, o filme se torna uma aula sobre o assunto! Acompanhada por uma pipoca, melhor programa não haverá!