Há pesquisas que assustam pelos seus números. De repente, a interpretação pode ser diversa.
No último sábado, a Folha de São Paulo divulgou uma pesquisa sobre o que o brasileiro pensa sobre o Congresso Nacional: 40% desaprovam o Congresso.
Ora, se é esse o número de desaprovadores, quer dizer que 60% aprovam?
É claro que esse número pode ser mal interpretado, se levado em conta àqueles que dão conceitos “regular, bom e ótimo”. Mas o fato de apenas 40 % reprovarem os nobres deputados é realmente impressionante. E 15% dos entrevistados, surpreendentemente, avaliam o Congresso como ótimo. O senso comum aponta para muito mais reprovação e indignação! Vide os escândalos…
Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u671382.shtml
Em ano de crise, 40% desaprovam Congresso, informa pesquisa Datafolha
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha entre os dias 14 e 18 de dezembro revela que o Congresso Nacional chega ao final do ano de 2009 com 40% de avaliação negativa, informa Cátia Seabra para a Folha deste sábado (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
O percentual indica que, a menos de um ano das eleições, o índice de reprovação é quatro pontos mais baixo que em agosto, auge da crise do Senado. Outros 39% consideram regular o desempenho de deputados e senadores da atual legislatura; trabalho do Congresso é ótimo ou bom para apenas 15%.
Segundo a pesquisa, 39% dos brasileiros consideram regular o desempenho de deputados e senadores da atual legislatura. O trabalho do Congresso é ótimo ou bom para apenas 15% dos entrevistados.
Palco de sucessivas crises, o Congresso tem o maior índice de reprovação entre a população de maior renda e maior escolaridade.
