– Últimos TCCs do Semestre

A noite estaremos participando de mais uma banca de formandos em Administração de Empresas. Os TCCs dos discentes são aguardados com ansiedade, e espero que estejam no alto nível desejado.

Boa sorte aos nossos queridos alunos!

– Chocolates, Saúde e Nestlé

Em pesquisas conhecidas como “Rede Associativa”, voltadas ao comportamento do consumidor, costuma-se ligar impressões marcantes a determinadas marcas. Parmalat, é associada de pronto a palavra “leite”. Johnson & Johnson, “nenê”, “higiene”. Se pedir Nestlé, lembraremos de “chocolate”, por exemplo.

Acostumada com a liderança de mercado de chocolates, a transnacional Suiça triplica seus lucros com uma linha bem diferente do que a altamente calórica: produtos saudáveis!

Extraído de: http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/634/o-bem-estar-da-nestleempresa-reconhecida-pelos-produtos-caloricos-triplica-a-157055-1.htm

O BEM ESTAR DA NESTLÉ

por Adriana Mattos

Num projeto construído a toque de caixa, a Nestlé inaugurou na semana passada uma nova fábrica em Araraquara, no interior de São Paulo. A partir da nova unidade, vão seguir para todo o País lotes de leites premium Ninho e Molico. Todos esses produtos, de alto valor nutricional, fazem parte do esforço da empresa para expandir sua linha de itens saudáveis.

“A nova unidade reforça a Nestlé como uma empresa voltada para nutrição, saúde e bem-estar”, disse o presidente da companhia, Ivan Zurita, no discurso que selou a abertura do local. O plano de Zurita está alinhado com as metas estabelecidas pela matriz, na Suíça – metas, aliás, bastante ambiciosas. Reconhecida pelos produtos altamente calóricos, como o Nescau e o leite condensado Moça, a Neslté quer se transformar na maior companhia de alimentos e bebidas para bem-estar do planeta.

“É uma forma de criarmos mais valor para consumidores e acionistas”, disse recentemente Paul Bulcke, presidente mundial da corporação. É consenso entre especialistas que o mundo vai assistir a uma demanda crescente por produtos saudáveis. Na própria Nestlé isso já é traduzido em números consistentes. Enquanto as vendas totais da empresa crescem 6% por ano, a linha de produtos voltados para a saúde registra alta de 23%.

No Brasil, o fenômeno também começa a ser observado. Segundo uma fonte ligada ao grupo, a área de produtos nutricionais e funcionais no Brasil, que inclui cereais como Nesfit e os iogurtes light Molico, responde hoje por 8% da receita da empresa. Há três anos, a participação era inferior a 3%. Investimentos em marketing e a ampliação da oferta de produtos nas gôndolas dos supermercados fizeram com que alguns itens superassem o desempenho da concorrência.

De acordo com dados da ACNielsen, no período de agosto e setembro de 2009 os iogurtes lights da Molico detinham 16,6% de mercado, ante 13,6% um ano atrás. Enquanto isso, a participação da rival Pense Light, da Batavo, subiu menos, de 13,3% para 14,3%. “Acreditamos em forte expansão da área de produtos nutricionais da Nestlé em 2010, em todos os mercados, inclusive o brasileiro”, disse à DINHEIRO Philip Gorham, analista da consultoria americana MorningStar.

“Essa é uma forma de criarmos maior valor para acionistas e para o consumidor”
Paul Bulcke, PRESIDENTE mundial DA NESTL É

Se a participação das linhas naturais cresce no bolo, os ganhos financeiros da empresa são maiores e os dividendos pagos aos acionistas engordam imediatamente. Considerando apenas os itens saudáveis da Nestlé, as margens de lucro (antes de impostos) atingiram no primeiro semestre mais de 17%. Elas superam com folga os 11% de retorno dos sorvetes e chocolates da marca e das sopas e temperos, com taxa de 12%, segundo um relatório mundial.

É por causa disso que a Nestlé não para de colocar dinheiro nesse negócio. Em 2008, o grupo Nestlé gastou R$ 3,4 bilhões em pesquisa e desenvolvimento em itens funcionais e nutricionais. O valor equivale a 2% das vendas mundiais. Para efeito de comparação, a Danone investe 1% de seu faturamento. Na cesta de 58 marcas ativas da Nestlé no Brasil, apenas 18 são classificada s como nutricionais. Portanto, há grande espaço para avançar nesse segmento.

– 2010, estamos à espera!

Felizmente, encerramos a fase de avaliações da FPF para 2010, com a aprovação no FIFA TEST de hoje. A soma dos resultados dos treinos, jogos, provas escritas e físicas, comporão o novo ranking! Com a Graça de Deus, irei para a 14a. temporada na minha carreira, no futebol profissional (completarei 700 jogos na arbitragem amadora e profissional).

Obrigado pela torcida!

– Candidatos a Santos no Brasil

Padre Bento de Itu, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Padre Donizeti, Irmã Dulce, Nhá Chica… e aí vai a lista de candidatos a Santos Brasileiros!

Veja quem são os favoritos, a relação dos 60 nomes e como anda o processo.

Extraído de: Terra Artigos

OS CANDIDATOS A SANTOS BRASILEIROS

A junta médica formada por especialistas das cidades de Varginha, Belo Horizonte (MG) e São Paulo debruçouse sobre o caso de Ana Lúcia Meirelles Leite e sentenciou: a mineira de Caxambu tinha um buraco no coração e precisava ser operada às pressas, pois havia risco de morte. Corria o ano de 1995, Ana Lúcia estava com 49 anos e os médicos sabiam que lutavam contra o tempo.

A dona de casa tinha uma doença grave conhecida como CIA, sigla para comunicação intra-atrial, que fazia o sangue venoso se misturar ao arterial, dificultava a oxigenação sanguínea e sobrecarregava o pulmão. A cirurgia foi marcada para o dia 17 de julho, na capital paulista. Um dia antes da operação, Ana Lúcia teve febre altíssima e o procedimento foi adiado em uma semana.

A partir daí, ela começou a apresentar uma melhora inexplicável. “A falta de ar e o cansaço que eu sentia e me impediam de fazer tudo diminuíram sensivelmente”, lembra Ana Lúcia, que abandonou a ideia da cirurgia. Apenas em abril de 1996, por insistência do médico Ítalo Nicollielo, o primeiro a fazer seu diagnóstico, ela se A submeteu a uma bateria de exames diante do mesmo corpo clínico para avaliar, novamente, a necessidade de uma intervenção. A equipe constatou o fechamento da cavidade e a cura. “Não existe explicação científica para o que aconteceu”, atesta Nicollielo.

Todos os créditos para essa história com final feliz são endereçados a uma mulata analfabeta, filha de mãe escrava e pai desconhecido, que ganhou fama na Minas Gerais do século XIX por seus conselhos sábios, sua devoção a Nossa Senhora e as graças que distribuía ao povo da região. Essa mesma mulher tem grandes chances de ser a primeira santa genuinamente brasileira – Madre Paulina, canonizada em 2002, realizou suas obras no País, mas é italiana.

Nascida Francisca de Paula de Jesus, na cidade de São João Del Rey, em 1810, venerada pelos fiéis como Nhá Chica, foi a ela que Ana Lúcia recorreu suplicando pela cura. “Rezava: ‘Minha Nhá Chica, me deixa viver mais um pouco”, lembra. “E ela deixou.” Agora, a recuperação da mineira de Caxambu, com direito a depoimento do médico Ítalo Nicollielo, será anexada ao processo de canonização de Nhá Chica, já no Vaticano. O caso está sendo considerado, pelos postulantes da causa, como o primeiro milagre da mulata que viveu em Baependi.

Nhá Chica não é a única nessa corrida rumo à santidade. Existem outros candidatos a santo espalhados pelo Brasil. Nem todos estão tão bem encaminhados quanto ela, que é serva de Deus (leia quadro à pág. 95) e já tem parecer favorável do Vaticano quanto a um milagre. Mas o aumento dos processos nos últimos anos mostra que uma onda de canonizações nacionais se avizinha.

Não há um registro oficial de quantos processos de reconhecimento de santidade existem, já que cada uma das 258 dioceses do País se encarrega de tocar os seus. Sabe-se, porém, que, atualmente, há cerca de 60 causas em andamento. A estimativa é de irmã Célia Cadorin, 81 anos, a maior autoridade do País no assunto, responsável pela canonização de Madre Paulina, confirmada em 19 de maio de 2002, e de Frei Galvão, em 11 de maio de 2007.

A promoção de Nhá Chica, que faria companhia no mais alto dos céus a Frei Galvão, atualmente o único representante genuinamente brasileiro, começaria a fazer justiça à fé nacional. O Brasil é o maior país católico do mundo, com 145 milhões de fiéis. A Itália, por exemplo, com mais de 100 santos, tem apenas 57,7 milhões de devotos.

Questionada sobre as razões dessa distorção estatística, irmã Célia, que morou 20 anos em Roma, é categórica. “No Brasil ainda falta gente qualificada que entenda a importância e aceite a complexidade da burocracia da Santa Sé”, diz. Ela mesma admite que, no começo da carreira como postuladora, há 26 anos, estranhava o rigor da Congregação para a Causa dos Santos, órgão do Vaticano que estabelece as regras para o processo de canonização.

Mas hoje entende. “Os santos são referências e a canonização é irrevogável”, diz. “Todo cuidado é pouco quando o que se faz tem consequências eternas.” O caminho, portanto, tem que ser difícil. Mas difícil não é impossível. E foi isso que a religiosa mostrou quando conseguiu canonizar Madre Paulina e Frei Galvão. “O brasileiro acordou para a causa dos santos”, resume.

Baependi, localidade no sul de Minas onde Nhá Chica construiu sua obra, está mais do que desperta. Embora já não participe da vida da cidade há 114 anos – ela morreu em 1895 -, as histórias da mulata milagreira continuam vivas por lá.

No município de 20 mil habitantes, onde as mortes são anunciadas pelo sistema de altofalantes instalados em duas igrejas, os mais idosos permanecem como guardiões dos casos mais interessantes da mulher que, de tão santa, chegava a levitar, garantem seus devotos. O excomerciante César Solmé, 93 anos, conta que recebeu pelo menos duas graças. Uma foi ter sobrevivido a um ataque do coração e outra foi ver o filho sair ileso de um grave acidente. “Componho sonetos e músicas para ela”, afirma.

Até a canonização de Madre Paulina e, sobretudo, de Frei Galvão, o brasileiro mantinha uma distância respeitosa dos seus santos de devoção. Afinal, boa parte deles viveu uma realidade tão diferente, em um passado tão distante, que era impossível estabelecer vínculos que ultrapassassem o plano da fé, essa sim universal.

Com a canonização de Frei Galvão, as pessoas viram que um homem que teve a vida marcada pela história nacional – seu pai o matriculou na ordem franciscana temendo a perseguição dos jesuítas pelo marquês de Pombal, por exemplo – podia ser santo.

E essa aproximação também ajudou a desmistificar a figura do santificado, tido como uma pessoa perfeita. Esses dois fatores foram decisivos para a explosão que se vê nas candidaturas hoje. De repente, o pároco da cidade, a freira e até as pessoas comuns passaram a ser vistos como candidatos em potencial. E figuras que eram santificadas pelo povo, mas ignoradas pela hierarquia católica, começam a buscar seu lugar no céu.

Um dos melhores exemplos de força da fé popular vem do Ceará e tem um nome bastante conhecido. Padre Cícero ou simplesmente Padim Ciço. Ele nasceu Cícero Romão Batista, no município de Crato, em 1844, e foi político e líder religioso ao mesmo tempo. A fé em torno de sua figura é tamanha que se criou uma espécie de mitologia própria, com histórias que beiram a fantasia.

“Isso pode ser negativo”, ressalva irmã Célia. Segundo ela, quando a história de um candidato a santo é aumentada na fé popular sem que haja documentação para prová-la, fica difícil dar início a um processo de canonização. “Mas sei que tem gente trabalhando no Ceará para levantar documentação do padre Cícero”, revela a religiosa. “E ele é um forte candidato.”

Segundo os especialistas, a lógica da santificação é simples: quanto mais postulantes, mais chances. Afinal, como disse o papa João Paulo II, o pontífice que mais canonizou santos – 482 em 26 anos de pontificado -, em sua visita ao Brasil em 1991, o Brasil não precisa só de santos, o Brasil precisa de muitos santos.

A diocese de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, seguiu à risca a orientação papal. Poucos casos estão tão bem documentados quanto o do padre Donizetti, que foi pároco de Tambaú, cidade de 22 mil habitantes distante 270 quilômetros da capital paulista, de 1926 a 1961. O processo pela canonização do religioso, nascido Donizetti Tavares de Lima, em Santa Rita de Cássia, Minas Gerais, foi aberto em 1982.

Ele sofreu algumas interrupções, mas foi retomado com força depois da canonização de Frei Galvão. Hoje, Tambáu respira padre Donizetti. Casas, lojas, hotéis, restaurantes e as onipresentes sorveterias locais exibem, orgulhosos, a imagem do candidato a santo, que teve seu processo encaminhado a Roma no dia 14 de setembro. “Em Tambaú, falar das graças do padre parece conversa de boteco”, brinca Anderson Donizetti Ramos da Silva, 36 anos, sobre o assunto preferido da população local.

Estima-se que hoje, no Brasil, existam 2,7 milhões de Donizettis com menos de 45 anos. Na cidade, é verdade incontestável que todos foram batizados para homenagear o pároco. Há até a Missa dos Donizettis, feita anualmente no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Donizetti Batista Prado, 53 anos, empresário da cidade, é presença garantida.

“Minha mãe tinha sofrido complicações durante a gravidez da minha irmã, nove anos mais velha do que eu”, explica. Os médicos disseram que Ilda Prado, hoje com 82 anos, não poderia mais ter filhos. Mas, contrariando os prognósticos, ela engravidou. Prado veio ao mundo em 3 de janeiro, a mesma data de nascimento do pároco, que foi seu padrinho de batismo.

“São tantas histórias de graças alcançadas que temos dificuldade para acompanhar os relatos”, conta José Adílson Pieruzzi, 70 anos, presidente da Associação de Fiéis do Padre Donizetti.

Empresário, ele dedica seu tempo à administração da associação que reúne não só histórias, mas também fundos para a canonização do religioso. Fazer um santo, além de dar trabalho, custa caro – pelo menos R$ 90 mil. “Mas estamos em uma situação confortável”, diz Pieruzzi. Segundo suas estimativas, a associação tem cerca de 400 filiados que pagam uma taxa anual de R$ 25 e se comprometem a ajudar sempre que há alguma despesa imprevista. “Estamos com R$ 57 mil em caixa”, conta.

Transformar um homem em santo é um processo demorado, cansativo e meticuloso (leia quadro à pág. 94). São, pelo menos, 12 anos de dedicação para alçar uma pessoa a essa condição. E quase nunca se executa todo o trabalho de maneira contínua. Os processos sofrem interrupções das mais variadas naturezas. Às vezes, o postulador passa anos em busca de um documento.

Outras, o dinheiro de quem financia a causa – uma ordem ou congregação religiosa ou doações de devotos para a diocese – acaba. Não raro, o próprio postulador morre e o Vaticano ordena o fechamento até que alguém com competência reconhecida se disponha a assumir o processo. Um exemplo emblemático é o da canonização do beato José de Anchieta.

Foram 378 anos de trabalho marcados por interrupções que chegaram a durar mais de 100 anos. “A Igreja não tem pressa”, diz irmã Célia. A Igreja também é democrática no acolhimento das candidaturas. Há crianças entre os postulantes, por exemplo. Uma delas é Antônio da Rocha Marmo, que nasceu em 1918 na capital paulista e morreu de tuberculose aos 12 anos. “Estamos esperançosos”, afirma o padre Paulo Afonso Alves Sobrinho, vice-postulador do processo.

“Quando o caso não exige relatos de quem viu o candidato a santo em vida, as coisas fluem com mais tranquilidade”, explica. A onda de devoção em torno de Antoninho existe desde a década de 30 – foi ela que empurrou a causa adiante. Mas só em outubro de 2007 começou o processo formal, acolhido pelo Vaticano: Antoninho já é servo de Deus. Irmã Dulce, a freira baiana visitada em duas ocasiões pelo papa João Paulo II, é outra que está bem encaminhada.

A religiosa que nasceu em 1914 e morreu em 1992 foi declarada venerável em janeiro deste ano. Agora basta comprovar um milagre para que ela se torne beata. “Temos duas histórias fortes que contam curas inexplicáveis”, revela Oswaldo Gouveia, que coordena a divisão de Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Segundo Gouveia, os dois casos escolhidos foram pinçados de um catálogo de quatro mil graças registradas no memorial instalado na Bahia.

Como o Vaticano ainda não avaliou os casos, eles permanecem em sigilo. Mas sabe-se que uma das histórias trata de uma complicação aparentemente irreversível durante um parto. “A mãe teve hemorragia grave e estava desenganada”, conta Gouveia. A mulher, então, invocou irmã Dulce e se salvou.

Manter a estrutura que um candidato a santo requer em seu quartelgeneral também não é fácil. Que o diga a pequena Tambaú. Semanalmente, a casa de padre Donizetti é visitada por uma média de três mil romeiros.

Todos disputam relíquias do padre. Quando vivo, o sacerdote não aprovava essa reverência. Pedia que quem recebesse graças invocando seu nome as atribuísse a Nossa Senhora. Até que, em 1954, um vendedor de vinhos chamado Constante Marcassa visitou o padre reclamando de fortes dores no joelho.

Com uma bênção, a dor se foi. “Como comerciante, ele viajava muito e espalhou a história”, diz Francisco Donizetti Sartori, que integra a comissão histórica pela causa. Em pouco tempo, Tambaú virou um centro de romarias. No auge, em 1955, um rio de gente desaguava dos trens da linha Mogiana, inundando com 30 mil romeiros a cidade que então tinha pouco mais de 18 mil habitantes. A maioria das curas atribuídas a ele teria se dado durante essas peregrinações. São milhares de muletas, centenas de garrafas de aguardente, óculos de grau e partes do corpo humano em cera guardados na casa como testemunhos dos milagres.

Apenas duas histórias de milagres, comprovadas por centenas de documentos e análises médicas e teológicas, são necessárias para o Vaticano referendar a santidade de um candidato. Mas, normalmente, antes de o primeiro papel pousar na Cúria Romana, o povo já alçou seu santo ao altar. Caso do padre Bento Dias Pacheco, filho único de família rica que nasceu em 1819, em Itu, a 90 quilômetros da capital paulista.

Para ele, a vida se resumiu a banhar, alimentar e limpar as feridas de um grupo de párias: os leprosos. “No começo, padre Bento tinha nojo dos infectados”, admite Maria Claudete Camargo, estudiosa do religioso. Mas ele superou os preconceitos e, aos poucos, tomou gosto pelo trabalho. “Essa é uma história de superação dos próprios limites”, diz o padre Francisco Rossi, vice-postulador da causa do padre Bento.

Em pouco tempo, o sacerdote já abraçava e beijava os doentes, com quem dividia o mesmo teto. Apesar do contato direto, nunca contraiu a doença e morreu aos 92 anos. Seu último desejo foi ser enterrado no cemitério dos leprosos. “A gente sentia um misto de admiração e medo da história dele”, diz Maria Lúcia Caselli, 76 anos, moradora de Itu desde 1938.

Em agosto de 1985 foi aberto o processo pela canonização do padre, na diocese de Jundiaí. Mas, como nos outros casos, foi só depois da canonização de Frei Galvão que a causa engrenou. “Em outubro de 2007 enviamos toda a documentação que reunimos ao Vaticano”, afirma padre Rossi. Foram 27 pastas com documentos. Para muitos, tanto trabalho já deveria ter dado frutos. “Se ele fosse de alguma ordem ou congregação, as coisas talvez andassem mais rapidamente”, polemiza uma admiradora. Mas paciência é fundamental em casos como esse.

A irmã Célia sabe disso. Embora não participe, oficialmente, de todos os processos que correm hoje no Brasil, ela é invariavelmente consultada por quem quer dar início a uma canonização.

Conhecida como a fazedora de santos, a religiosa é referência no meio e não se incomoda em receber a todos. Mas hoje ela mesma reconhece as dificuldades que tem para trabalhar. Com problemas de locomoção desde um acidente sofrido em 2001 – ela se movimenta com um andador -, a freira se esforça para passar tudo o que aprendeu aos futuros postuladores brasileiros.

A preocupação em criar uma onda de canonizações é tamanha que até o final do ano espera lançar uma apostila com cerca de 40 páginas detalhando, em português, o passo a passo para fazer um santo. “Com o avanço da ciência, que tem explicação para tudo, está cada vez mais difícil provar milagres e fazer santos, mas é um trabalho que vale a pena”, diz.

A julgar pela quantidade de candidatos à santificação no País, não é só ela que pensa assim. Com trabalho sério dos postuladores e boa vontade do Vaticano, o Brasil está bem encaminhado. Afinal, tudo indica que nossos santos de casa fazem milagre sim. Só falta o reconhecimento formal.

– Nova Lei Telefônica para os… Gagos!

Essa veio da Assembleia Legislativa no Mato Grosso do Sul: o deputado estadual Diogo Tita (PPS-MS), conseguiu a aprovação de uma lei onde os gagos pagarão metade do valor da conta telefônica. A lei tem cunho social, e visa desonerar aqueles que demoram mais para pronunciar as palavras, devido a repetição. Após um laudo de fonoaudiólogo, a pessoa portadora de gagueira poderá requerer o benefício junto a empresa de telefonia.

– A Institucionalização do Processo de Corrupção

Amigos, para aqueles que não se conformam com a corrupção do nosso país, compartilho esse artigo extremamente pertinente sobre como a população acostumou-se às práticas corruptas e praticamente entende como normal os desfalques nos cofres públicos.

A publicação é um artigo do Jornal O Verbo, um veículo de orientação católica que aqui não demonstrou qualquer tipo de proselitismo e tornou o tema ecumênico. Parabéns ao jornalista Reinaldo Oliveira, que mostrou que nem todos no país aprovam um governo e seus representantes relacionando-os ao número de bolsas distribuídas…

Extraído de: OLIVEIRA, Reinaldo. Os Católicos e a Corrupção no Brasil. Jornal O Verbo, edição 306, 15.11.09

OS CATÓLICOS E A CORRUPÇÃO NO BRASIL

Sem dúvida, o Brasil está hoje entre os dez países mais corruptos do mundo; não pelo que já se sabe, mas, como em todo iceberg, muito mais por aquilo que se desconhece. O roubo do dinheiro público, hoje institucionalizado em nosso país, chegou a tal ponto que conhecidos congressistas, reconhecidamente desonestos, chegam a desafiar seus próprios eleitores, como que imunes a qualquer agente moralizador. Se pelo menos nem todos homens públicos são tão corruptos, os demais tornaram-se coniventes e participam assim desse mesmo processo, que vai inviabilizando aos poucos, não só uma sadia e responsável administração, mas, o que é mais grave, qualquer esperança de uma profunda e saudável reforma política, de que urgentemente necessitamos. E assim, nossos graves e dramáticos problemas sociais, não só se agravam, como se perpetuam, pois inegavelmente à corrupção, estarão se somando irresponsabilidade, incompetência e a ausência dos mais elementares princípios éticos, tão necessários a uma vida pública digna, honrada e competente.  Registre-se ainda que a administração pública brasileira tem um dos mais altos custos quando comparado, não a países pobres como o nosso (que apenas seu presidente que vive nababescamente não o reconhece como tal), a nações ricas. Estes custos absolutamente desproporcionados, vão desde elevados salários de vereadores, que na maioria das cidades brasileiras tornou-se apenas uma profissão altamente rentável, até os gastos com um senador, que ainda que corrupto, nos custa mais de 10 milhões de reais ao ano. Se por um lado, vivemos toda essa dramática situação, por outro, e é o que mais nos aterroriza, nos deparamos com uma sociedade absolutamente alienada e indiferente, encantada com futebol, carnaval, novelas, feriados e outros “pão e circo” que os atuais poderes dominantes e o consumismo nos infligem goela abaixo. Será que vivemos numa democracia, onde é o povo que governa? Que arremedo de democracia é essa onde verdadeiros dinossauros da política se eternizam no poder para vilipendiar de seus eleitores? Para nós, cristãos católicos, esta gravíssima indiferença torna-se tanto mais trágica quanto comprometedora. Nós fomos chamados por Deus a nos tornarmos seres sociáveis (o amor é fundamentalmente um fenômeno social), e por isso, temos uma dimensão política inalienável, que nos corresponsabiliza com tudo o que de errado possa estar acontecendo. Além do mais, a ausência de condutas éticas na administração pública, mesmo as mais elementares, está nos custando aquilo que de mais sagrado recebemos de Deus: a dignidade da vida humana e a família, verdadeiros pilares, sem os quais nenhuma sociedade conseguirá sobreviver, mas que nossos atuais governantes teimam em destruir. É pois, neste grave momento que atravessamos, dever de todos nós cristãos, especialmente àqueles a quem a luz do Espírito Santo tem prodigalizado com a coragem e a sabedoria, empreendermos o único caminho que nos resta, dentro da ordem e da legalidade, a convocação de Assembléia Nacional Constituinte Exclusiva, sem a participação de políticos, para que seja implantada uma saudável e definitiva reforma e que nos possibilite a construção de um novo Brasil. Ela nos possibilitará reais e salutares conquistas como o fim do voto obrigatório, a extinção da imunidade parlamentar, a proibição de reeleição, a redução drástica no número de deputados e senadores, fim do foro privilegiado, a extinção da remuneração do vereador, a criação da inelegibilidade perpétua, e tantas outras medidas que nosso sistema público administrativo tanto necessita. Possa a luz divina nos despertar para tão necessária missão restauradora, para que assim possamos construir para muitos irmãos nossos, sem voz e sem vez, miseráveis súditos de estados que se tornaram verdadeiras monarquias, um país mais justo, fraterno e solidário, e onde finalmente formaremos a grande família de Deus.

– Provas Escritas neste dia!

Hoje os árbitros da Federação Paulista de Futebol realizarão mais uma prova escrita. Minha turma será às 09:00h, em São Paulo. Boa sorte a todos nós!

Pensam que é só correr atrás da jogada?

– A volta da Pakalolo

Para quem se lembra da marca Pakalolo (anos 80 e 90), sabe da força que esse nome tinha entre os jovens.

A Marisol, potência da indústria têxtil, relançará em breve essa marca que foi uma febre naquele tempo. Extraído de Gestão & Ideias da Revista Exame

A RESSURREIÇÃO DE UMA MARCA

Quatro anos depois de comprar a marca Pakalolo, a catarinense Marisol prepara enfim o relançamento da marca de roupas jovens que fez sucesso nos anos 80. Durante esse longo hiato, a empresa estudou uma estratégia capaz de dar fôlego novo à marca. Seus executivos decidiram mudar, por exemplo, o público-alvo — de crianças e pré-adolescentes para jovens de 18 a 23 anos. Além disso, ampliaram a linha de produtos, antes formada basicamente por malhas. Agora, a Pakalolo terá também acessórios como bolsas e sapatos. Para distribuir os produtos, a Marisol optou por criar seu próprio canal de vendas. As primeiras três lojas Pakalolo serão inauguradas no fim de novembro, em São Paulo e Florianópolis. Até 2014, outras 100 devem ser abertas em sistema de franquia. “Até lá, nosso faturamento vai chegar a 110 milhões de reais”, afirma Juliano Reghini, gerente contratado pela Marisol para relançar a Pakalolo.

– Parem tudo, menos a Novela!

Ora essa: em Cuba, bem como na Venezuela, está ocorrendo racionamento de energia elétrica em dias e horários alternados.

Entretanto, na ilha de Fidel, um apelo popular foi aceito pelo governo de Raul Quadros: na próxima semana, não haverá racionamento no horário da novela “Senhora do Destino”, pois serão os últimos capítulos! Lá, o folhetim global está sendo exibido com anos de atraso por uma TV estatal e é líder de audiência.

Dona Maria do Carmo e Giovani Imbrotta agradecem…

E viva o democrático regime cubano.

– A Nova Lei do Perdimento

Tomara que funcione! Uma nova força-tarefa está punindo os postos de combustíveis que mais fraudam o consumidor. Os golpes são os mais variados. Veja como se “pegam os bandidos” e as ações tomadas, com base na nova Lei do Perdimento:

Realizada primeira apreensão de combustível adulterado com base na Lei do Perdimento em São Paulo 

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e o Procon SP – Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor realizaram nesta terça-feira (24/11) a primeira apreensão de combustível adulterado com base na Lei do Perdimento em São Paulo. Os técnicos constataram que o posto “Portelinha”, localizado na Avenida Cupecê, 3.440, Cidade Ademar, zona Sul, misturava álcool à gasolina em proporção superior ao permitido, além do uso de solvente. O proprietário do posto foi preso por agentes da Polícia Fazendária por crime de venda de combustível adulterado. Outros dois postos foram inspecionados por uma força-tarefa que reuniu promotores do Ministério Público Estadual, técnicos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Policia Civil – por meio de agentes da Polícia Fazendária, do Meio Ambiente e de Defesa do Consumidor, e a Prefeitura de São Paulo, por meio do Contru – Departamento de Controle e Uso de Imóveis.

Parte dos 10 mil litros de combustível que estavam armazenados no “Portelinha” foram recolhidos por um caminhão tanque. São 6 mil litros que apresentaram proporção de álcool superior ao permitido e irão para reprocessamento. Após isso, poderão ser doados pelo governo ou aproveitados em veículos do Corpo de Bombeiros, ambulâncias, polícia ou outros veículos oficiais, sem prejuízo aos seus desempenhos. Segundo a Lei do Perdimento, o combustível recuperado pode ser incorporado ao patrimônio do Estado após o seu reprocessamento, que devolverá todas as propriedades originais ao álcool e gasolina adulterados. Os outros 4 mil litros, que apresentaram solvente misturado à gasolina, não terão como ser reaproveitados e serão recolhidos posteriormente para serem incinerados pelo governo do Estado.

No Autoposto Joara, na Avenida Adolfo Pinheiro, 1.171, em Santo Amaro, zona Sul, amostras recolhidas e analisadas pelo IPT também apresentaram adição de álcool à gasolina superior a permitida por lei. Mais de mil litros de combustível foram recolhidos das bombas e encaminhados para o reprocessamento. Ainda no posto, o Ipem constatou adulteração na volumetria das bombas, ou seja, a máquina colocava no tanque menos combustível do que era mostrado no visor (e cobrado). Uma gerente foi detida e encaminhada para prestar depoimento. No posto Mega Flora, na Avenida Washington Luiz, 1.354, zona Sul, agentes da Polícia Ambiental encontraram um poço artesiano irregular. O responsável pelo posto foi encaminhado para registro de boletim de ocorrência.

A operação realizada hoje foi viabilizada pela assinatura de convênio entre o governo de São Paulo e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom). A parceria com os distribuidores agregou ao trabalho de combate à venda de produtos adulterados a estrutura técnica necessária para a reutilização de combustíveis apreendidos nas operações com base na Lei do Perdimento (Lei 12.675/07).

Pelo acordo, assinado em setembro pelo governador José Serra e representantes do setor de combustíveis durante a abertura do Fórum Internacional de Postos de Serviços, na capital, o Sindicom assumiu a responsabilidade de indicar uma empresa associada para efetuar a retirada, transporte, reprocessamento e devolução ao Estado do combustível recolhido em condições de reutilização.

Além do convênio, a Secretaria da Fazenda assinou Termo de Cooperação com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, o Ministério Público (MP) e o Procon-SP para aumentar a eficiência das ações de combate à adulteração de combustíveis no Estado. Desde dezembro de 2004, com a aprovação da Lei 11.929, que instituiu a cassação da inscrição estadual de postos de combustíveis quando constatada a adulteração dos produtos, a Operação De Olho na Bomba cassou a Inscrição Estadual de 735 postos em todo o Estado.

O combustível adulterado aumenta a emissão de poluentes, é fonte provável de prejuízo à saúde, induz o consumidor a erro, pode causar danos ao motor dos veículos, gerando perda de potência e aumento do consumo, além da sonegação de impostos.

Com base na Lei do Perdimento, sancionada pelo governador José Serra em julho de 2007, o Procon-SP pode aplicar penalidades que vão desde multa e apreensão até a interdição parcial ou total do estabelecimento que adquirir, transportar, estocar, distribuir ou revender combustível impróprio para consumo, em razão de sua desconformidade com as especificações fixadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão que regulamenta o setor. A Lei também permite que a Secretaria da Justiça delegue à administração tributária as incumbências de apuração e imposição das penalidades.

A aplicação da Lei do Perdimento também mudou o processo de fiscalização. No modelo anterior, três amostras de combustível eram retiradas por técnicos da Secretaria da Fazenda para análise do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Durante o processo, que durava até 30 dias, o posto continuava funcionando normalmente. Confirmada a adulteração do combustível, a Fazenda dava início ao processo de cassação da Inscrição Estadual do estabelecimento.

Agora, durante as fiscalizações dos postos as três amostras continuam sendo recolhidas para análise do IPT. Contudo, um teste preliminar é feito na mesma hora e, confirmada suspeita de adulteração, o tanque com o combustível em desconformidade e suas respectivas bombas são lacrados. Após o processo de análise do IPT, confirmada a fraude, a Fazenda inicia o processo de cassação da inscrição estadual do estabelecimento e o Procon-SP inicia o processo para decretar o perdimento do combustível.

Após essa etapa, o Sindicom indica um de seus associados para efetuar a retirada desse combustível do posto e realizar testes para saber se ele é passível de reprocessamento. Não sendo, a Secretaria da Fazenda contrata empresa ambiental especializada em queima de resíduos tóxicos para descartar o produto. Caso seja possível, após a recuperação o Sindicom devolverá o combustível ao Estado, que poderá utilizá-lo em carros da polícia, bombeiros, ambulâncias, outros veículos do Estado ou ainda para doação.

– Quem é quem no combate à fraude nos combustíveis

Secretaria da Fazenda

• Coordena a Operação de Olho na Bomba, que verifica a conformidade dos combustíveis e o movimento fiscal nos postos.
• Tem poder para cassar a inscrição estadual do posto, caso seja confirmada a desconformidade do combustível.
• Contrata empresa especializada para queimar o combustível apreendido que não possa ser recuperado.
• Faz o teste preliminar de combustíveis nos postos.

Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

• Verifica se as amostras de combustível colhidas nos postos estão dentro das especificações determinadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP)

• Faz o teste preliminar de combustíveis nos postos.
• Lacra os tanques e bombas, caso seja encontrada alguma irregularidade no teste preliminar.
• A partir da confirmação da desconformidade do combustível, pode decretar o perdimento do produto.
• Pode interditar postos que rompam os lacres e também aplicar multa de direito do consumidor a proprietários de postos que voltem a comercializar combustível suspeito.

Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis – Sindicom

• Retira o combustível adulterado das bombas dos postos que foram fechados.
• Faz a análise para saber se o produto pode ou não ser reaproveitado.
• Caso seja possível, efetua o reprocessamento do combustível e o devolve para o Estado.
• Caso não seja possível, o devolve para que o Estado providencie sua incineração.

Entenda como o combustível é recuperado

1. Após ser decretado o perdimento do combustível, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) faz uma análise para verificar se o produto tem condições de ser recuperado.

2. Se durante a análise for constatada a presença em excesso de marcador de solvente, o combustível não pode ser reaproveitado. Neste caso, o Sindicom devolve o produto ao Estado que, por sua vez, contrata empresa especializada em queima de resíduos tóxicos para efetuar a incineração do combustível.

3. Se existir a possibilidade de recuperação do combustível, o Sindicom tem duas opções:

  3.1) Se for álcool combustível em desconformidade, empresa ligada ao Sindicom faz mistura do combustível impróprio apreendido com uma quantidade superior de álcool puro. Desta forma, o combustível será equalizado de acordo com as normas, tornando-se próprio para reutilização, não causando danos ao motor dos veículos, perda de potência, desgaste de peças ou prejuízo ao Estado.

  3.2)  A gasolina vendida nos postos é conhecida como gasolina C. Nela existem 75% de gasolina do tipo A e 25% de álcool anidro. Se a quantidade de álcool anidro for superior à permitida, empresa ligada ao Sindicom efetua mistura de gasolina do tipo A até que as porcentagens estejam em conformidade com a determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Desta forma, a gasolina devolvida ao Estado torna-se própria para utilização, não causando danos ao motor dos veículos, perda de potência, desgaste de peças e nem prejuízo ao Estado.

Fonte: Site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

– Violência e Preconceito no Futebol Feminino

Foram 5 oportunidades para expulsar o “becão”, mas nenhum vermelho…

Imagine como seria esse truculento zagueiro: um jogador que na mesma partida dá um soco no lombo do adversário; depois, em outro lance, puxa o cabelo do centroavante pelo rabo de cavalo e o derruba; ainda no primeiro tempo divide a bola e chuta o peito. No segundo tempo, carrinho nas pernas e dá tapa na cara!

Pois é, esse jogador não é zagueiro, mas zagueira: Lisa Lambert, que protagonizou uma das piores e mais violentas partidas do futebol. Entretanto, ela reclamou ser vítima de preconceito: “Eu definitivamente acho que porque sou mulher isso atraiu muito mais atenção do que se fosse um homem”, disse Lambert. “É mais comum que um homem seja bruto. A mulher ainda é vista como se apenas chutasse a bola de um lado para o outro para marcar um gol. Mas não é assim. Nós treinamos muito para chegar ao nível mais alto possível. O aspecto físico aumentou com os anos. Eu não quero dizer que isso é ruim. É um jogo. Esportes são práticas físicas”.

Veja os lances violentos dessa atleta, uma verdadeira seleção de botinadas. Clique em: LISA LAMBERT AND SOCCER

Obs; o juizão não a expulsou… geladeira nele!

– Ainda na Luta…

Amigos, passei alguns dias de sufoco. Agradeço as inúmeras mensagens e incentivos que recebi.

Tenho tido momentos de dificuldade, mas que com a graça de Deus tenho recuperado.

Estresse nos últimos dias devido a correria no meu comércio em virtude dos inúmeros feriados de Novembro, mês de pagamento de 13o. salário aos funcionários, concorrência desleal…

Cansaço na área acadêmica devido a inúmeras provas a serem corrigidas (bem aplicadas e bem corrigidas), lançamento de atas, encerramento de conteúdo…

Desgaste físico devido à carga de treinos devido a atividade na arbitragem de futebol, ao qual sou caxias em manter a boa forma e estar preparado permanentemente. Já treinei as 04:00 neste mês, em um domingo! Além das provas escritas e físicas que se aproximam (as quais estou preparado), também uma certa desconfiança à boataria que surge quanto a lisura do ranking da arbitragem e quero crer ser inverídica.

Mas Deus é bom e estamos na medida do possível mantendo o equilíbrio emocional e a satisfação de fazer inúmeras atividades bem feitas e com bom gosto! O único porém tem sido a contínua crise de Labirintite; essa sim desanima…

E o que fortalece é o amparo familiar, o carinho da esposa amada, a compreensão dos pais, irmãos e amigos, além da inocência e doçura da minha filha Marina.

Aqui ela está “lendo” a Turma da Mônica. Ela adora os personagens e já os conhece perfeitamente. E se encanta com as estórinhas contadas pelo papai. É essa a minha força!

Preciso me reinventar, e o descanso e convívio com minha casa são caminhos para isso.

– IndyCar em São Paulo!

Depois de confirmada a chegada da Fórmula Indy para SP (o prefeito do RJ simplesmente desapareceu durante as negociações e Kassab aproveitou), agora se especula o traçado do circuito de rua. E a primeira sugestão é um trecho que utilize o Sambódromo e a pista local da Marginal Tietê, na Zona Norte.

Sinceramente, duvido que aqueles carros consigam trafegar pelo onduladíssimo piso da Marginal. E se asfaltaria a Passarela do Samba Paulistano?

A prova está a 4 meses de se realizar apenas. Veremos!

– Especulações e Boatarias

Quero crer que há enganos. Devo acreditar na lisura dos nossos chefes no futebol, e penso que tal notícia é alguma confusão. Mas que irrita, ah… irrita se for verdade.

Às vésperas do teste físico e do teste escrito de final de ano, que definem o ranking da arbitragem para 2010, leio a seguinte matéria no respeitável blog deste bem informado jornalista, que denuncia que árbitros Prata já subiram para o Ouro sem a realização dos testes!

(Extraído de: http://blogs.jovempan.uol.com.br/fernandosampaio/geral/arbitros-aprovados-antes-das-provas/)

Árbitros aprovados antes das provas?

26/novembro/2009 por Fernando Sampaio

Embora os testes, físico e escrito, não tenham sido realizados, a FPF já publicou a lista dos árbitros da Série Prata convidados a treinar no campo do Nacional AC visando o Paulistão 2010. Foram convidados antes das provas. São eles:

1- EDSON REIS PAVANI JÚNIOR 2- MARCOS SILVA DOS SANTOS GONÇALVES 3-LEANDRO BIZZIO MARINHO 4-RAFAEL CLAUS 5-DEMÉTRIUS PINTO CANDANÇAN 6-MAGNO DE SOUZA LIMA NETO 7-FÁBIO DE JESUS VOLPATO MENDES 8-MARCELO KROCHMALNIK 9-WELTON ORLANDO WOHNRATH 10-AURÉLIO SANT’ANA MARTINS

Será que em 2010, os jogos envolvendo Palmeiras e Corinthians em casa serão apitados por árbitros desconhecidos, como este ano? E fora de casa, como visitantes, será que os árbitros serão renomados? Criticamos muito a escala política da CBF, mas a do Paulistão é muito mais dirigida. Isso é indiscutível.

O jornalista Fernando Sampaio é sério e a Rádio Jovem Pan tem credibilidade. Não acredito que esses nomes foram aprovados por antecipação, e penso que como divulgado pela CEAF-SP, estão treinando e houve uma má divulgação / explicação por parte da FPF, se o enunciado do convite no próprio site assim o fez.

Não podemos por ética comentar, mas vivemos numa democracia! Não há nada demais em dizer que se for confirmada a informação, é lamentável. Afinal, o ranking não pode ser fechado sem notas! Ou elas apenas são protocolares? Nada contra os nomes, todos são meus colegas (e amigos). São competentes, assim como outros não citados.  Mas tudo pela transparência que deve ser característica nossa dentro e fora de campo.

– A Felicidade é Contagiosa

O caderno “Vida & Ciência” do Estadão traz uma matéria da londrina BBC, a respeito da FELICIDADE. E olha que interessante: cientificamente, está ‘quase’ provado:  Felicidade é contagiante!

Extraído de: http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid288879,0.htm

Felicidade pode ser ‘contagiosa’, aponta estudo

Pesquisa mostra que felicidade de indivíduo está conectada às pessoas com que se relaciona. 
– Um estudo publicado na revista científica British Medical Journal aponta que a felicidade de uma pessoa não é só uma escolha ou experiência individual, mas que está ligada “à felicidade dos indivíduos aos quais a pessoa está conectada, direta ou indiretamente”.
Usando análises estatísticas, os pesquisadores Nicholas Christakis, da Escola de Medicina de Harvard, e James Fowler, da Universidade da Califórnia, mediram como as redes sociais estão relacionadas com a sensação de felicidade de uma pessoa.
Segundo os dados do estudo, a felicidade de uma pessoa pode “contagiar” aqueles com quem ela se relaciona.

“Mudanças na felicidade individual podem se propagar em ondas de felicidade pela rede social e gerar grupos de felicidade e infelicidade”, diz o estudo.
E mais, não são apenas os laços sociais mais imediatos que têm impacto nestes níveis de felicidade, o sentimento consegue atingir até três graus de separação (amigos de amigos de amigos).

“Pessoas que estão cercadas de pessoas felizes e aqueles que são centrais nessas redes de relações têm mais tendência a serem felizes no futuro”.
A pesquisa aponta que estes grupos de “felicidade” resultam da disseminação desse sentimento, e não são apenas resultado de uma tendência dos indivíduos se associarem a pessoas com características similares.
Proximidade
Assim, um amigo que viva a uma distância de cerca de uma milha (1,6 km) e que se torna feliz, aumenta a probabilidade de que uma pessoa seja feliz em 25%. Efeitos similares foram observados entre casais que moram na mesma casa (8%), irmãos que vivam a menos de uma milha de distância (14%) e vizinhos (34%).
Surpreendentemente, essa relação não foi observada entre colegas de trabalho, o que sugere que o contexto social pode afetar na disseminação no sentimento de felicidade.
O estudo também aponta que a proximidade geográfica é essencial para a disseminação da felicidade.

Uma pessoa tem 42% mais chances de ser feliz se um amigo que viva a menos de 800 metros de distância se torna feliz. O efeito é de apenas 22% se o amigo morar a mais de 2,2 quilômetros.

Dados

Para chegar a essas conclusões, os autores analisaram dados coletados em um outro estudo que reuniu informações de 5.124 adultos entre 21 e 70 anos na cidade de Framinggham, no Estado americano de Massachusetts, entre 1971 e 2003.

Originalmente iniciado para pesquisar riscos de problemas no coração, este estudo também coletou dados sobre a saúde mental dos entrevistados.

Em diversos momentos, os entrevistados foram convidados a responder se concordavam ou discordavam de quatro afirmações: “Me sinto esperançoso em relação ao futuro”; “Eu fui feliz”; “Eu aproveitei a vida” e “Eu me senti tão bem como as outras pessoas”.

Para chegar ao conceito de “felicidade” usado em sua pesquisa, Christakis e Fowler levaram em conta a resposta afirmativa às quatro sentenças.

Segundo o professor Andrew Steptoe, especialista em psicologia da University College of London, “faz sentido intuitivamente que a felicidade das pessoas à nossa volta tenham impacto em nossa própria felicidade”.

“O que é um pouco mais surpreendente é que essa felicidade parta não apenas daqueles muito próximos a você, mas também de pessoas um pouco mais distantes.”

Segundo ele, a pesquisa também pode ter implicações em políticas de saúde pública.

“A felicidade parece estar associada a efeitos protetores à saúde.”

“Se a felicidade realmente for transmitida por conexões sociais, ela poderia, indiretamente, contribuir para a transmissão social de saúde”, disse ele. 

 

BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

 

– Dia do Doador de Sangue

Amigos, hoje é dia de doar sangue. Afinal, é dia do doador voluntário!

Você tem sido solidário nessa ação? Que tal hoje?

Olha que legal, o Smartkids, uma página na Internet para crianças, tem incentivado desde cedo a doar (http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/25-novembro-dia-do-doador-de-sangue.html):

DIA DO DOADOR DE SANGUE

Doar sangue é um ato de amor que salva muitas vidas. Mas como é utilizado este sangue?
Quando alguém sofre um acidente e perde muito sangue é preciso fazer uma transfusão para repor o sangue que foi perdido.
É Também utilizado em cirurgias muito longas, para garantir e manter a quantidade de sangue necessária no paciente. Algumas doenças como a hemofilia, que se caracteriza pela dificuldade do corpo em conter sangramentos, dependem quase que exclusivamente da solidariedade do próximo para sobreviver.

Portanto quando crescer não deixe de doar sangue! Fale com a sua família para aproveitar esta data e ir a um posto de saúde próximo à sua casa.
Para informações sobre locais e os requisitos necessários para ser um doador, acesse:
http://www.prosangue.sp.gov.br

Você sabe o seu tipo sangüíneo?
Ah, é muito importante saber e sempre levar com você. Pergunte a sua mãe qual é o seu tipo sangüíneo dentre as opções abaixo!

A- A+ B- B+ AB- AB+ O- O+

– Cadê nossos Wigan’s?

Na Inglaterra, o Tottenham derrotou o Wigan por 9 X 1. Placar elástico para um jogo da primeira divisão. Tão diverso do normal que os jogadores irão devolver o dinheiro aos torcedores!

Do jeito que muitos times estão fazendo lambanças (incluindo, às vezes, nós, árbitros), tem muita gente que acabará reembolsando o torcedor sobre danos morais! Tem cada jogo que se torna verdadeiramente um atentado contra o esporte.

– Estelionatários desfalcam clientes do MercadoLivre.com

O Jornal da Tarde trouxe impressionante matéria sobre como golpistas estão clonando páginas do site de vendas Mercado Livre e lesando os consumidores.

Cuidado com a autenticidade.

Extraído de: http://txt.jt.com.br/editorias/2009/11/24/ger-1.94.4.20091124.1.1.xml

ESTELIONATÁRIOS DESFALCAM CLIENTES DO “MERCADO LIVRE”

por Camilla Haddad – camilla.haddad@grupoestado.com.br

Os golpistas clonam páginas de vendedores bem cotados, anunciam mercadorias,são pagos e desaparecem. Polícia e site investigam casos

 A Polícia Civil de São Paulo investiga a ação de estelionatários suspeitos de utilizar o site MercadoLivre.com, que faz a intermediação de compra e venda de produtos entre terceiros, para aplicar golpes pela internet. As vítimas, na maioria das vezes, estão interessadas em eletrônicos como notebooks, celulares e MP3. Elas acessam páginas que acreditam ser de ‘vendedores’ de confiança e fazem o depósito bancário. Horas depois da confirmação da compra, o vendedor desaparece e o produto não é entregue. O site também apura as denúncias.Segundo policiais, os golpistas clonam a conta de vendedores que receberam classificações positivas e selos de graduação, sistema criado pelo site para orientar os compradores, levando-se em conta as transações já realizadas pelos vendedores. Nas páginas, são oferecidas mercadorias novas e na caixa, geralmente com o preço um pouco abaixo do das lojas. Até o momento, a 4ª Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos do Departamento de Investigação sobre o Crime organizado (Deic) concentra as ocorrências, mas não divulga números. Há inquéritos sobre casos nos 15º DP (Itaim Bibi) e 14º DP (Pinheiros). O Jornal da Tarde recebeu reclamações de 12 vítimas.

Como os falsos vendedores apresentam boa qualificação, o internauta tem a sensação de garantia na compra. Quando é feito o depósito, ocorre a surpresa: não é mais possível entrar em contato com o vendedor. Os telefones não atendem e os e-mails cobrando a entrega são ignorados.

Há casos em que os golpistas estão sendo rastreados pelo MercadoLivre.com. Quando isso acontece, clientes recebem mensagens online do site para não confiar em determinados vendedores. Foi o que ocorreu com o consultor de tecnologia da informação Marcelo Cardoso, de 35 anos, uma das vítimas que enviaram reclamação ao JT. Em outubro deste ano, Cardoso comprou um netbook com uma maleta de brinde. O valor anunciado era R$ 799. Se pago à vista, receberia um desconto de 13,5%. Segundo Cardoso, o valor final foi de R$ 691. Ele depositou a quantia, mais R$ 40 pelo frete. O vendedor do produto, que se identificava como Cleodinei, tinha qualificações positivas. Ao concluir a compra, Cardoso recebeu uma mensagem do MercadoLivre.com com a mensagem: “Demos início a um processo de investigação sobre o usuário Cleodinei. Aconselhamos que não dê continuidade à transação”.

“Eu tentei falar sem sucesso com vendedor e depois vieram mais ou menos seis e-mails do MercadoLivre.com, dizendo para não avançar nas negociações pois o vendedor estaria sob suspeita de fraude e investigação. Só que já era tarde”, contou Cardoso.

Situação semelhante passou o engenheiro Rodrigo Araújo, de 40 anos. Em setembro, ele procurou um celular usado no site. O vendedor escolhido por ele era credenciado e autorizado, segundo as classificações do MercadoLivre.com. No mesmo dia, Araújo comprou um aparelho com cartão de crédito no valor de R$ 700. A compra foi dividida em 12 vezes. “Tive fé que ia receber o aparelho em cinco dias úteis, mas recebi, sim, um e-mail do MercadoLivre.com quatro dias depois, me dizendo que o vendedor estava sob investigação e portanto a negociação estaria paralisada até o fim do processo.” Segundo ele, a compra não foi cancelada pelo cartão.

O delegado Antônio Carlos Menezes Barbosa, da Divisão de investigações sobre Infrações contra o Consumidor, afirma que queixas de compras na internet são constantes. “A vítima pode procurar nossa delegacia. Se for do interior ou da Grande SP, deve ir à delegacia mais próxima de casa.” Segundo ele, o suspeito pode ser acusado de estelionato, com pena de um a cinco anos de detenção, e publicidade enganosa (de três meses a um ano de prisão).

 

DICAS DE SEGURANÇA1 Ao utilizar o site MercadoLivre.com, observe a qualificação do vendedor e a seção de perguntas e respostas do produto. Leia os comentários dos outros usuários

2 Desconfie dos produtos novos com preço muito abaixo da média do mercado. A venda na web permite uma redução de custos, mas não de forma exagerada

3 Tire todas as suas dúvidas sobre o produto no campo de perguntas. Pergunte cor, modelo, tamanho, marca, custo do frete, trocas e devoluções

4 Prefira negociações que aceitem o sitema mercadopago. Por ele, o comprador deposita no mercadopago, mas o dinheiro só é enviado ao vendedor quando o comprador receber o produto, conferir e liberar o pagamento. Pelo mercadopago, o comprador pode usar cartão de crédito, parcelar em várias vezes e o vendedor recebe à vista

5 Se for pagar por meio de depósito bancário, verifique se o nome do vendedor coincide com o nome do titular da conta. Nunca deposite em contas de terceiros

6 Desconfie de depósitos em conta-poupança e em cidades distantes de onde o anúncio informa estar o produto

7 Garanta que o vendedor ofereça mais de um meio de contato (telefone, e-mail, celular) para situações posteriores de trocas e devoluções

8 Navegue pelo site. Comprar ou vender é apenas uma das ferramentas que o MercadoLivre.com disponibiliza. Entre nas comunidades, peça informações, deixe suas perguntas. Participe de fóruns, visite a área de tendências, guias de compra, melhores vendedores, portal de segurança, produtos mais ofertados. Sinta-se seguro na escolha do usuário e do produto comprado

 

Em caso de dúvidas, acesse:

Guia do comprador pelo link: http://www.mercadolivre.com.br/ajuda_compra.html
Portal de segurança: inclui questões sobre como comprar e vender de forma segura, como funciona o sistema de qualificações dos vendedores e como proteger o cadastro. O link é: http://www.mercadolivre.com.br/brasil/ml/p_loadhtml?as_menu=CSEG&as_html_code=CSEG01

Proteção ao comprador:

www.mercadolivre.com.br/brasil/ml/p_loadhtml?as_menu=M08S03&as_html_code=PPC_PROGRAMA

– Pedreiro e Pescador diplomados

Diploma não é bem o nome do documento, mas sim “Certificado de Aptidão” para o exercício da profissão.

Um programa do governo federal visará reconhecer a qualificação dos pedreiros e pescadores, que trabalham sem qualquer atestado.

O trabalho será ingrato: pelo método, pelo número de profissionais e pela validade do programa.

A seguir, detalhes, extraído da Folha de São Paulo, 247/11/2009, pg B7, da Sucursal de Brasília

PEDREIRO E PESCADOR PODERÃO RECEBER CERTIFICADO DE APTIDÃO

Trabalhadores como pedreiros e pescadores que não tiverem formação específica para o seu ofício poderão receber um certificado oficial atestando sua aptidão para exercer a atividade.

Um programa dos ministérios da Educação e do Trabalho prevê que os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que oferecem ensino técnico, avaliem e atestem o aprendizado não formal.

Para isso, o trabalhador teria que ser aprovado por um exame. A partir da portaria que foi publicada ontem no Diário Oficial da União, deverão ser criados parâmetros nacionais de avaliação.

Caso o profissional tenha alguma deficiência em sua formação -se ele for analfabeto, por exemplo-, o governo poderia oferecer a ele cursos complementares antes de entregar o certificado.

O objetivo do programa é validar a experiência anterior do profissional e facilitar a sua contratação.

Como muitas vezes trabalhadores de áreas como a construção civil não têm carteira assinada, eles acabam não tendo como comprovar as suas habilidades e experiências anteriores na hora de procurar emprego.

Programa piloto

Em quatro Estados, a experiência já começou como um programa piloto em convênio com as prefeituras.

São eles Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

A ideia agora é que, no máximo até o ano que vem, todos os institutos façam a sua adesão ao programa de certificação, afirma Luiz Caldas, diretor de políticas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Segundo ele, a ideia é que todas as áreas tecnológicas que hoje são ensinadas e pesquisadas pelos institutos federais sejam certificadas.

A princípio, devem ser priorizados os ofícios relacionados à construção civil, à pesca, ao turismo e à área metal mecânica (que envolve conhecimentos de metalurgia e siderurgia).

Futuramente, outras profissões, como a de cozinheiro e costureiro, também deverão ser contempladas.

O processo de certificação será gratuito e não deverá haver limite de vagas.

– A Pedagogia é uma Jabuticaba?

Compartilho interessantíssimo artigo sobre como a educação pode ajudar os mais pobres, publicado na Folha de São Paulo, em 17/08/2009, Pg 3, e reproduzido (com as devidas citações) pelo Jornal da Ciência.

Vale a pena lê-lo!

Extraído de: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=65451

A PEDAGOGIA É UMA JABUTICABA?

A escola pode mudar a vida das populações mais pobres, mas essa é ainda uma realidade de poucos países. Qual o segredo?” POR João Batista Araujo e Oliveira – psicólogo, doutor em educação, é presidente do Instituto Alfa e Beto. Foi secretário-executivo do Ministério da Educação (1995).

A escola pode mudar a trajetória de vida das populações mais pobres. Não se trata de afirmação vazia. A evidência científica demonstra isso. Mas essa é ainda uma realidade de poucos países, notadamente Coreia, Hungria e especialmente Cuba.

Qual o segredo? Nenhum. A pedagogia não pode ser uma jabuticaba brasileira. Basta copiar o que fazem as boas escolas: programas de ensino claros, professores bem formados antes de entrar para o magistério, gestão escolar eficiente e uso de pedagogias adequadas. 

O Brasil recebe, agora em agosto, um expert internacional para discutir com nossos especialistas a importância da pedagogia. Trata-se do professor Martin Carnoy, que, sob o patrocínio da Fundação Lemann, lança aqui o livro “A Vantagem Acadêmica de Cuba”, em que compara a eficácia do ensino naquele país com a ineficácia de Chile e Brasil. 

Também em agosto um ciclo de seminários trará a seis capitais do país renomados especialistas como Clermont Gauthier (Universidade de Laval, Canadá), Roger Beard (Universidade de Londres), José Morais (Universidade de Bruxelas) e Nuno Crato (Academia Portuguesa de Matemática) para debater as pedagogias eficazes. O tema volta à cena e é um convite à reflexão. 

Quem faz diferença, professor ou pedagogia? A resposta: os dois. A pedagogia sozinha não faz nada. O professor sem pedagogia também não. Bom professor é o que usa as pedagogias adequadas. Resta saber quais são essas pedagogias adequadas. 

Nos últimos 30 anos, os tigres asiáticos e os países desenvolvidos descobriram que a qualidade da educação é o seu trunfo na economia global. Isso tem suscitado inúmeros avanços no conhecimento sobre o que funciona em educação. Métodos de pesquisa mais rigorosos têm propiciado conhecimentos cada vez mais consistentes e seguros nesse campo. 

O que não funciona é quase tudo o que se apregoa nas faculdades de educação brasileiras. Os resultados disso são conhecidos. Confundimos pedagogia tradicional com tradição pedagógica e, usando esse pretexto, praticamente abolimos as pedagogias eficazes da sala de aula. 

Mas, afinal, o que funciona? Quais as pedagogias eficazes? O leitor vai se surpreender com a falta de novidades. 

Primeiro, precisamos ter objetivos claros sobre o que ensinar. Antigamente isso se chamava programa de ensino. Nos países desenvolvidos ainda responde por esse nome. 

Segundo, devemos ter metas ambiciosas, estabelecidas por escolas e professores. Nos países da OCDE, mais de 80% dos alunos atingem as metas mínimas ao final do ensino fundamental. 

Terceiro, o ensino deve ser organizado, o professor apresenta a matéria, explica, serve de modelo, dá exemplos, interage com os alunos. Revisões e a avaliação são frequentes -normalmente é semanal, no máximo, mensal. O dever de casa é regular -de todas, essa é a pedagogia mais eficaz. 

O resto são detalhes específicos de determinadas disciplinas. Alguns exemplos: o currículo em espiral, que repete um pouco de tudo a cada ano, pode ser eficaz no ensino da língua, mas é comprovadamente desastroso em matemática: é preciso saber diminuir antes de aprender a dividir, por exemplo. A contextualização excessiva em matemática, que pode servir para motivar, dificulta o processo de transferência de aprendizagem: o ensino mais eficaz é o que leva rapidamente à abstração. 

A superaprendizagem é fundamental -por isso os bons alunos sabem a tabuada de cor e resolvem muitos problemas. 

Em ciências, a aprendizagem sólida dos conceitos e a capacidade de relacioná-los são mais importantes do que usar ou não laboratórios ou atividades práticas. 

Saber fazer perguntas é mais significativo do que conhecer a resposta correta, mas fazer boas perguntas exige capacidade de observar e a orientação sobre o que e como observar. 

Na alfabetização, métodos fônicos são superiores aos demais. Na leitura, é essencial adquirir e desenvolver fluência para poder compreender o que se lê. Dominar a ortografia e a sintaxe libera o cérebro para cuidar do sentido do que se escreve. No ensino da língua, o ensino da gramática no contexto da sintaxe da frase é mais eficaz do que o ensino de regras de aplicação genérica. E por aí vai. 

Nada disso, é claro, funciona sem um professor que conheça o conteúdo, tenha o domínio da turma e a capacidade de ensinar de maneira organizada. Assegurado o conhecimento do conteúdo, o professor é tão bom quanto os métodos pedagógicos que domina. Portanto, o resgate do professor passa, necessariamente, pelo resgate da tradição pedagógica. 

A evidência científica em todas as áreas de ensino é francamente favorável ao modelo instrutivista em contraposição ao modelo construtivista.

– Maurício de Sousa cria seu 1o. personagem gay

Maurício de Sousa tem uma gama de personagens sensacionais. Buscando tratar de temáticas interessantes e outras inocentes, ele já criou deficientes, negros, orientais. Agora, ele resolveu tratar de um assunto polêmico: criou Caio, um jovem gay.

Extraído de: http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI4113620-EI1377,00-Gibi+abre+discussao+sobre+como+falar+de+homossexualidade.html

GIBI ABRE DISCUSSÃO SOBRE COMO FALAR DE HOMOSSEXUALIDADE

As criações de Mauricio de Sousa acabam de ganhar seu primeiro personagem aparentemente gay. O tema é tabu em muitos lares, principalmente em relação a como se conversar a respeito com as crianças e adolescentes. Pois bem, mesmo que a interpretação sobre a opção do personagem fique por conta do leitor, o número 6 da revista Tina, que está nas bancas esta semana, é uma boa chance para os pais colocarem o assunto na mesa.

A revista apresenta aos leitores Caio, um amigo de Tina, personagem criada nos anos 1960 com apelo hippie. Quando indagado sobre um possível namoro, no meio de uma das historinhas, ele aponta para outro menino. O episódio gerou polêmica e o Twitter do autor, Maurício de Sousa, bombou de mensagens, com elogios e críticas a respeito da novidade.

O autor explicou em nota que a interpretação depende do leitor e que a revista não é dirigida para o público infanto-juvenil, como as da Turma da Mônica, mas para os jovens. “A história intitulada ‘O Triângulo das Confusões’ deve ser lida e interpretada pelo leitor. Não há qualquer afirmação sobre a sexualidade deste ou daquele personagem”, afirmou Mauricio de Sousa.

De qualquer forma, a discussão está lançada. Segundo o psicólogo Nelson Alvarenga, o gibi é apenas mais um dos meios de comunicação aos quais crianças e adolescentes têm acesso e que trazem informações sobre assuntos diversos. E, a partir dessa exposição, caso chegue à mão das crianças menores, é muito natural que comecem a questionar sobre o tema. Então, o ideal é que os pais já estejam preparados para responder eventuais perguntas.

“A homossexualidade, ou qualquer outro assunto relacionado ao sexo, deve ser tratado com naturalidade e verdade. É importante ter em mente que o filho não se ‘tornará’ um homossexual só porque conversa com os pais sobre isso. Uma criança educada corretamente se tornará um adulto saudável e pronto para a vida e para aceitar as diferenças que existem no mundo”, disse.

Para entrar no assunto, não existe idade certa. Mas os pais podem esperar que o filho manifeste interesse em entender a questão. De qualquer forma, é importante que todas as dúvidas sejam respondidas, qualquer que seja a idade da criança. Ainda segundo o psicólogo, o ideal é que o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo não seja mostrado como algo errado. “Isso é importante para que o filho se desenvolva livre de preconceitos”, afirmou.

– O Banco da Favela

Buscando lucros e inclusão social, o Bradesco toma uma nova iniciativa: quer ser o banco das favelas!

Extraído de: Ig

BRADESCO INAUGURA AGÊNCIA NA FAVELA DE HELIÓPOLIS

Os bancos acirraram a disputa pela clientela das classes D e E, que estão consumindo mais por causa do aumento da renda e do emprego. Hoje, o Bradesco inaugura a primeira agência dentro de uma favela de São Paulo.

A comunidade escolhida foi a de Heliópolis, na zona sul da capital paulista, a maior favela da cidade, com população estimada de 120 mil pessoas, das quais 40 mil com potencial de abrir conta em banco. A renda familiar é de até três salários mínimos, equivalente a R$ 1.395
A agência de Heliópolis não é a primeira investida do Bradesco na inclusão bancária em comunidades da chamada baixa renda nas grandes metrópoles brasileiras. Há cerca de dois anos, o banco abriu uma agência na Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, uma das maiores do País.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados”, contou o presidente executivo do Bradesco, Luiz Trabuco Cappi.

Hoje, a agência na Rocinha tem 2,5 mil correntistas, dos quais 85% são pessoas físicas e os 15% restantes, empresas. A taxa de inadimplência está dentro dos padrões considerados normais, de 5% da carteira de crédito da agência.

“Existe uma lenda, que acabou virando verdade, segundo a qual pobre não dá prejuízo a ninguém”, disse o diretor executivo do Bradesco, Odair Afonso Rebelato. “Isso é verdade, desde que o volume de dinheiro que ele tenha no bolso seja suficiente para pagar a todos.”
Se houver qualquer intempérie, o primeiro segmento que vai deixar de receber é banco, ressaltou o executivo. “Ele vai priorizar o mercado e a farmácia, mas, como o patrimônio dele é o nome, em algum momento ele volta a pagar.”
Além agência na favela, o Bradesco também inaugura hoje o primeiro posto avançado de atendimento de Novo Santo Antônio, em Mato Grosso. Com 2.250 habitantes, a cidade está distante 220 quilômetros da agência bancária mais próxima, em São Félix do Araguaia. Com isso, o Bradesco atinge 5.564 municípios, ou seja, 100% das cidades do País.

“O Bradesco tem como estratégia central o crescimento orgânico, e o Brasil tem uma enorme população que nunca teve conta em banco. Ao mesmo tempo, a economia brasileira vivencia um extraordinário processo de mobilidade social, as pessoas estão mudando de renda, para melhor”, disse Cappi.

“Assim, ter presença em todos os municípios brasileiros é fundamental para nosso objetivo de crescer, conquistar novas contas, inclusive junto a esse público, e ampliar fatias de mercado”, concluiu.

 

– Novas Cobranças, Provas da Federação Paulista de Futebol e Aprendizado do Jogo do Corinthians

Amigos, não está fácil a vida de árbitro de futebol. Que pressão sobre os apitadores nesta reta final de campeonato! E temos que estar preparados, lógico. Somos cobrados, até por coisas indevidas, mas sabemos que é do ofício…

Fora de campo, também estamos em reta final para a chegada de mais provas, já visando o Paulistão-2010. No próximo sábado, teremos mais uma avaliação teórica; na segunda, dia 30, é a vez da escrita.

Para quem não sabe, somos avaliados ao logo do ano por:

– 2 testes físicos oficias da FIFA,
– 2 testes escritos,
– 1 Avaliação de gordura X massa (pesagem ou COFES)
– Média das notas de jogos apitados.

Fisicamente tudo bem, mas a minha carga de trabalho me obriga que daqui há pouco (às 04:30h) levante nesse domingão (talvez) chuvoso e vá treinar. É o custo do gosto pelo que se faz!

Mas vamos falar de coisas bacanas. Como sou impedido por questões éticas  de fazer comentários sobre lances das partidas profissionais de meus colegas, então compartilho uma explicação didática da jogada à luz das regras de jogo. E, claro, o assunto predominante foi sobre o jogo há pouco, no  Corinthians X Náutico, num lance que resultou em pênalti à equipe do “Timbu”. A polêmica foi a seguinte: Escudeiro segurou o atacante adversário. Se marca a falta onde ela começa ou onde ela termina? Nessa noite, alguns programas pós-jogo divergiam do lance.

Sem querer julgar acerto ou erro da marcação do árbitro, a regra de jogo diz o seguinte:

– Você tem que marcar a falta no local de origem da infração. Exemplo: se um atacante avança para dentro da área (corpo, cabeça e um pé dentro da área) e o outro pé ainda está fora, e o zagueiro o toca justamente neste pé, tem que marcar fora da área, ou seja, na origem (ou com um termo melhor: no local do ato).
 
– Se a falta é estendida, ou seja, o local é prolongado, você tem que marcar onde o ato infracional se consome de fato. Exemplo: se um atacante avança em direção a área, é puxado pela camisa estando fora da área, mas consegue entrar dentro da mesma ainda puxado, entretanto o agarrão o desequilibra ali dentro, é pênalti, pois tem que se marcar onde ocorreu o ato infracional. Isto foi orientado mais objetivamente em 2002, e passou a se chamar “falta continuada”. Assim, nestes lances se marca onde se consome a falta.
 
Portanto, você tem que marcar a falta na origem do lance; mas se for um ato prolongado (uma falta continuada), deve se marcar onde termina. Vide o lance do centroavante Luizão naquele polêmico Brasil X Turquia. Muitos, na oportunidade, disseram que o árbitro errou; mas só quem estava bem atualizado na regra sabia que ele acertou.

Outro lance: a cobrança de pênalti do atacante Aílton. Não julgarei se o árbitro errou ou acertou; mas a regra diz que é permitido ao batedor realizar fintas, desde que não sejam excessivas. Como estamos relembrando o milésimo gol de Pelé nesta semana, será fácil exemplificar: aquela paradinha na cobrança do pênalti é o limite aceito. Acima disso, vira “paradona”, o que não é válido.

Apenas para avaliar ponderadamente as situações polêmicas, se alguém perguntar sobre o erro ou acerto do árbitro na jogada que resultou na expulsão do atleta do Náutico, Bruno Mineiro, no segundo tempo, leve em conta a seguinte consideração para marcar uma falta: Você deve analisar a imprudência, temeridade, ou uso de força excessiva.

Jogar de maneira imprudente é quando o atleta não se dá conta das consequências da sua ação; desatento. Por exemplo, se você corre mais do que pode, o campo está molhado e você escorrega e atinge um atleta, é lance imprudente! Marca-se tiro livre direto e não se aplica cartão.

Jogar de maneira temerária é quando o atleta não leva em conta o risco de lesão ao adversário. Por exemplo, se você dá um carrinho (que sempre é um lance onde há temor de machucar). Marca-se tiro livre direto e se dá cartão amarelo.

Jogar de maneira com força excessiva é quando o atleta emprega uma ação completamente desproprocional na disputa de bola, tornando os lances violentos. Por exemplo, um carrinho certeiro por trás nas pernas de um adversário, que se encontra parado e não tem como “se defender” (entenda como “se defender” o ato de fugir da falta). Aqui, independe se o atleta atingiu ou não o adversário. Marca-se tiro livre direto e cartão vermelho.

Viu como não é fácil apitar?

– Projeto “ficha limpa” vai adiante!

Felizmente, está caminhando o projeto “ficha limpa”, por pressão da CNBB.

Você ainda não o conhece?

Abaixo, matéria do jornalista Reinaldo Oliveira:

Sob pressão da CNBB e MCCE o Projeto Ficha Limpa irá a votação

 

Na semana em que a Transparência Internacional divulgou relatório em que aponta o Brasil em 75º lugar no ranking da corrupção, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, o Movimento Contra a Corrupção Eleitoral – MCCE e a Cáritas Arquidiocesana, através de seus representantes, fizeram pressão na Câmara Federal e conseguiram importante avanço quanto à tramitação do PL 518/09, que deu entrada naquela Casa de Leis, no dia 29 de setembro passado. O Projeto de Lei, denominado de Campanha Ficha Limpa, foi originado através de abaixo assinado com 1,3 milhão de assinaturas coletadas pela três entidades e, em sendo aprovado barrará o registro de candidatos às próximas eleições que tenham a “Ficha Suja”. Após a entrada na Câmara no dia 29 de setembro e, dada as dificuldades encontradas para a tramitação do PL, em reunião realizada no dia 19 de novembro passado, com o presidente daquela Casa de Leis, deputado Michel Temer – PMDB/SP, as entidades o informaram de que a coleta de assinaturas continua e já foram coletadas mais de 50 mil novas assinaturas favoráveis para que o PL seja colocado em votação. Também informaram ao presidente que o PL enfrenta resistência, tanto na Câmara quanto no Senado, pois os parlamentares defendem a manutenção da Lei em vigor, que lhes favorecem. É importante lembrar que dos 513 deputados, mais de 200 têm problemas com a Justiça e, dos 81 senadores, mais de 20 também têm problemas judiciais, fato que os classificam como “Fichas Sujas”. Neste aspecto o presidente Temer disse que não pode distorcer o sentido do PL, visto que o mesmo….”não é contra o deputado ou senador, mas sim, a favor da sociedade”. A próxima manifestação das três entidades, com o apoio de Temer, será no dia 9 de dezembro – Dia Mundial de Combate à Corrupção. Haverá uma grande mobilização em Brasília/DF, sobre o projeto Ficha Limpa, quando em ato solene serão entregues ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer, as mais de 50 mil assinaturas que continuam sendo coletadas, favoráveis ao PL da Ficha Limpa. Também as representações estaduais e municipais das três entidades, farão manifestações sobre o PL neste dia. 

– Máfia do Apito na Europa envolve 200 jogos!

É pra lá de assustador: na Europa, há dias, cogitou-se um mega-escândalo envolvendo partidas de futebol com suspeita de armações de resultados. As autoridades não confirmaram e nem desmentiram. Hoje, na Alemanha, divulgou-se um esquema violentíssimo, envolvendo campeonatos nacionais, Liga Europa e até Champions League!

Que passe longe daqui!

Extraído de: Ig Esporte

Novo escândalo envolve partidas até da Liga dos Campeões, principal torneio continental da Europa

BOCHUM (Alemanha) – Cerca de 200 partidas disputadas em 2009, entre elas 12 da Liga Europa e três da Liga dos Campeões, estão envolvidas em um novo escândalo de manipulação por parte de máfias de apostadores do futebol europeu.

Assim diz nesta sexta a Promotoria de Bochum (Alemanha) e a Polícia da mesma cidade, onde se informou sobre uma batida que levou a 15 detenções na Alemanha e duas na Suíça, além de 50 revistas nesses dois países, na Áustria e no Reino Unido.Os países envolvidos no escândalo são Alemanha – de onde teria operado a máfia de manipuladores -, Bélgica, Suíça, Croácia, Eslováquia, Turquia, Bósnia e Áustria.

As investigações, comandadas pela Promotoria de Bochum, foram apoiadas pela Uefa, que desde junho passado esteve em contato permanente com os investigadores.

Para Peter Limacher, chefe de serviços disciplinares da Uefa, é o maior escândalo de manipulação de resultados do futebol europeu.

A Promotoria não especificou quais partidas estão sob suspeita de manipulação, nem deu informações sobre a identidade dos suspeitos e dos detidos, para não prejudicar as investigações ainda em curso.

No entanto, a imprensa alemã assegura que entre os detidos estão os irmãos croatas Ante e Milan Sapina, figuras-chave em outro escândalo de manipulação, em 2005, que terminou com a prisão do agora ex-árbitro Robert Hoyzer.

Na Alemanha, estão sob suspeita de manipulação 32 partidas e a série mais envolvida é a segunda divisão, com quatro jogos sendo investigados.

Na Croácia, Eslovênia, Turquia, Hungria, Bósnia e Áustria, por outro lado, há também partidas da primeira divisão sob suspeita.

Todas as partidas envolvidas na investigação foram disputadas em 2009. A Promotoria acredita que o grupo de apostadores buscou manipular o resultado de partidas através de subornos a jogadores, treinadores, árbitros e funcionários.

Andras Bachmann, da Promotoria de Bochum, explicou que os detidos estão sob suspeita de formar quadrilha e cometer fraudes sistematicamente.

 

– Senado convida Fundação Cacique Cobra Coral para explicar apagão

Quer não ter explicação alguma sobre um problema, é só pedir explicação aos políticos.

Nossos nobres senadores, preocupados em saber porque se deu o “novo apagão elétrico no Brasil”, convidou (às nossas custas, é claro) a Fundação Esotérica Cacique Cobra Coral, entidade religiosa especializada em “trabalhos espirituais climáticos”, a fim de resolver o caso…

É nessas horas que o Brasil, infelizmente, me envergonha. Aliás, violência urbana e política: dois lados negros da nação!

Extraído de: Último Segundo

Fundação é convocada para explicar as causas do apagão

A pedido do líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), a Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou ontem requerimento de convocação de um representante da Fundação Cacique Cobra Coral para explicar aos senadores as causas do apagão que atingiu 18 Estados do País na semana passada. A fundação se denomina “entidade científica esotérica especializada em fenômenos climáticos”.

Ao encaminhar o requerimento, Virgílio ironizou a falta de respostas do governo sobre as causas do apagão. “Dizem que foi raio, que foi tempestade, ninguém sabe. Já que ninguém sabe, vamos chamar a fundação para dar uma opinião de vidência, já que a ciência e a administração pública não respondem às nossas dúvidas”, disse o senador, em tom de deboche.

Alheio às críticas dos governistas, que acusaram a oposição de “perder o bom senso”, o presidente da comissão, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), deu o requerimento por aprovado. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) questionou a decisão e pediu que o áudio da comissão fosse ouvido para confirmar a aprovação do requerimento convocando a entidade esotérica.

A sessão foi suspensa, mas, ao ser retomada, no início da tarde, Flexa Ribeiro decidiu manter a convocação.

O site da Cobra Coral na Internet explica da seguinte forma o trabalho da entidade: “A Fundação Cacique Cobra Coral foi criada para intervir nos desequilíbrios provocados pelo homem na natureza. Fundada por Ângelo Scritori e tendo a frente sua filha Adelaide Scritori, também médium, que incorpora o espírito e mentor Cacique Cobra Coral, que também já teria sido de Galileu Galilei e Abraham Lincoln. Ângelo Scritori morreu aos 104 anos, no ano de 2002″. A polêmica na Comissão começou quando o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) apresentou requerimento convidando Dilma e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, além de 18 autoridades e técnicos do setor para explicarem o blecaute. Requerimento idêntico foi aprovado nas comissões de Infraestrutura (CI) e Assuntos Econômicos (CAE) a pedido de outros parlamentares governistas.

Senadores do DEM e do PSDB tentaram aprovar convite para que a ministra falasse aos parlamentares. Para a oposição, a presença de grande número de pessoas impediria um questionamento direto aos ministros. Como Cavalcanti colocou a mesma estratégia de blindar Dilma Rousseff em ação na Comissão de Ciência e Tecnologia, a oposição, prevendo derrota, acatou o requerimento, porém com a presença de Cobra Coral entre os convidados.

O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), respondeu à ironia da oposição no mesmo tom. “A base não vai participar desta reunião. A oposição pode fazer reunião com quem quiser. Eu sugiro até que eles chamem também a Mãe Dinah e o Walter Mercado, aí eles terão três representantes do setor”, disse Jucá, referindo-se à vidente brasileira e ao astrólogo porto-riquenho conhecido como “consultor esotérico” de celebridades.

Após a aprovação do convite da Cobra Coral, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) criticou a disputa entre governo e oposição em relação ao apagão. “O Senado não pode se prestar a esse papel”, afirmou.

 

 

Mais sobre Cobra Coral e Política, clique em: http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2007/05/10/a-fundacao-cobra-coral-e-o-secretario/ 

– Metade da Mensalidade e o Dobro de Alunos

Bem simplista o título deste post, mas faz valer uma observação interessante: o aumento de 84% dos alunos da classe D nas Universidades (350 mil estudantes)!

Extraído de: Ig Educação

Em quatro anos, 677 mil estudantes das classes C e D entraram na universidade

por Erica Khingl

Em apenas quatro anos, 350 mil jovens da classe D entraram no ensino superior. São universitários com renda inferior a três salários mínimos, ou seja, R$ 1.400. O número equivale a um crescimento de 84% entre os anos de 2004 e 2008, o maior registrado entre todas as faixas de renda.

No mesmo período, 333 mil estudantes da classe C, de três a cinco salários, também experimentaram pela primeira vez a corrida pelo diploma.

Incapazes de atender a crescente demanda, as instituições gratuitas ficam à margem da democratização econômica do ensino superior. De acordo com estudo da Hoper Educacional, maior consultoria de mercado de ensino superior, 70% dos alunos do setor das instituições privadas concentram-se nas faixas de renda até 10 salários.

O que parece uma ótima notícia deve ser visto com cuidado, de acordo com o professor da Faculdade de Educação da UnB, Remi Castioni. “As avaliações do Ministério da Educação mostram que são essas as instituições que concentram as notas 2 e 3 no Enade. Na minha opinião, existe uma relação entre o baixo preço da mensalidade e a qualidade do ensino. Hoje existem faculdades que cobram R$ 199, como se fossem aqueles comércios baratos de R$1,99”, completa.

PREÇO

A queda no valor da mensalidade é a principal explicação para a entrada dos jovens mais pobres no ensino superior. De acordo com Ryon Braga, presidente da Hoper, em 1996 as mensalidades custavam em média R$ 840 (em valores atualizados). Hoje, a média é de R$ 457.

“O valor caiu pelo metade permitindo que mais alunos fizessem ensino superior”, avalia.

Ryon destaca que o Programa Universidade para Todos, o ProUni, só foi responsável por 5% da expansão. O programa do governo federal troca vagas de faculdades particulares por isenção de impostos. “Mas não acredito que baixo preço queira dizer baixa qualidade. Existem ótimas instituições que cobram pouco dos alunos e instituições ruins que cobram caro.”

Pelo estudo, ainda há margem para crescer. “Considerando que a média de comprometimento de renda familiar com o ensino superior está em torno de 13% da renda, podemos concluir facilmente onde está o maior obstáculo para ampliação da inserção de alunos de menor poder aquisitivo no ensino superior”, cita a conclusão da pesquisa.

Vale destacar que as outras classes econômicas ainda têm grande representatividade no ensino superior mas está perdendo território. A classe A representa 23,3% do alunado do ensino superior privado no Brasil, mas já parou de crescer há quatro anos.

A Classe B com 48,7% deste alunado continua a maior representante do ensino superior privado, mas apresenta crescimento de 29,3% nos últimos quatro anos, bem inferior ao crescimento da Classe C e D. “Se as taxas de crescimento forem mantidas na mesma proporção, no ano de 2012 já teremos mais pessoas das Classes C e D no ensino superior privado do que os representantes das Classes A e B”, completa Ryon.

– Amil compra Medial Saúde

Depois de um grande crescimento (investiu em marketing e patrocínio no Corinthians), a Medial Saúde foi vendida à Amil, fazendo o grupo ter 15% d mercado de planos de saúde do país.

E como ficarão os beneficiários dos planos Medial?

Extraído de: http://portalexame.abril.com.br/financas/amil-precisa-digerir-medial-rapidez-se-beneficiar-aquisicao-dizem-analistas-513632.html

Fusão Amil-Medial agrada mercado, mas envolve desafios

Amil vai ampliar sua base de consumidores e tornar a Medial mais eficiente, mas precisará absorver rapidamente os ganhos de sinergia (por Peri Dias)

A compra da operadora de planos de saúde Medial pela Amil, anunciada nesta quinta-feira, pode aumentar a eficiência de ambas as companhias e abrir caminho para uma consolidação maior do setor, segundo analistas de duas corretoras que acompanham a Amil. No curto prazo, porém, a empresa precisa provar que é capaz de digerir os ganhos de sinergia que a aquisição pode trazer num prazo que compense o valor pago pela transação, visto como relativamente alto.

A visão mais positiva sobre a compra vem do analista da corretora do Santander, Daniel Gewerh. Responsável pela cobertura das empresas do setor de saúde, ele afirma que o principal benefício para as companhias é a possibilidade de a Medial melhorar seus processos de precificação dos planos de saúde comercializados, ao adotar os padrões da Amil.

Segundo o analista, a Medial praticava preços abaixo da média de mercado para alguns produtos como forma de conquistar clientes da concorrência, mas amargava prejuízo nessas operações. No longo prazo, a empresa saía muito prejudicada pela estratégia.”Nesse setor, a precificação é fundamental, é o ponto mais importante desse negócio”, afirma.

A aquisição também pode melhorar os índices de sinistralidade da Medial – ou seja, reduzir os gastos da empresa com serviços de saúde – e gerar economia com a diluição dos custos administrativos.

Para a Amil, por sua vez, o negócio amplia a base de clientes e fortalece a capacidade de distribuição no mercado paulista, o mais importante do país. A fatia da empresa em São Paulo vai praticamente dobrar, dos atuais 7,9% para 15,1%.”Essa compra se encaixa perfeitamente na estratégia da Amil. Ela adquiriu a empresa que precisava adquirir”, diz Gewerh.

Consolidação em andamento

O analista do Santander acredita que o negócio também aumenta as chances de a Amil se tornar a grande consolidadora do mercado de saúde, a partir da aquisição, em médio e longo prazo, de outras concorrentes. Alguns dos negócios mais importantes do setor nos últimos cinco anos foram protagonizados pela Medial, ao comprar a Amesp, e pela Amil, ao adquirir a Amico e a Blue Life.

– A Morte de Herbert Richers: um ícone da dublagem

Morreu o dono do estúdio de dublagem mais famoso do mundo: Herbert Richers. Araraquarense, ele foi incentivado nada mais nada menos por Walt Disney para dublar filmes e desenhos.

Acho que na década de 80, quase tudo o que era produzido fora do país era dublado pelo seu estúdio. É fresca na memória o bordão: “Versão Brasileira- Herbert Richers“. Olha o histórico dele:

Extraído de: http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI4112763-EI13419,00-Morre+o+produtor+de+cinema+Herbert+Richers.html

MORRE O PRODUTOR DE CINEMA HERBERT RICHERS

O produtor de cinema Herbert Richers, dono da empresa pioneira no ramo de dublagens no Brasil, morreu nesta sexta-feira (20), aos 86 anos, na Clínica São Vicente, Rio de Janeiro, depois de um ano de padecimento, com uma doença de rins.

O velório acontece nesta sexta, na capela 1 do cemitério Memorial do Carmo, no Rio, onde o corpo dele será cremado.

O diretor global J.B. Oliveira, o Boninho, lamentou a morte do produtor em seu Twitter. “Hoje se foi uma parte da história da TV brasileira. Nos deixou Herbert Richers, considerado o dono do melhor estúdio de dublagem do mundo”, escreveu ele.

Herbert Richers nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, em 11 de março de 1923, mas passou grande parte da sua vida no Rio de Janeiro. Em 1950, ele fundou na cidade a distribuidora de filmes Herbert Richers S.A, que depois virou uma das pioneiras no ramo da dublagem no Brasil, conhecida pelo anúncio “versão brasileira, Herbert Richers”.

A dublagem foi introduzida ao produtor em 1960 pelo amigo Walt Disney, como forma de resolver o problema das legendas, que eram quase ilegíveis para a tecnologia da época (televisão pequena, em preto e branco e sem definições).

A organização Herbert Richers foi fundada em 1956 para a exclusiva produção de cinejornais. Pouco tempo depois, ela começou modestamente a produzir e distribuir longas, como a comédia Sai de Baixo (1956). Nos anos 60, ela já produzia cerca de oito filmes por ano, a maior média de qualquer estúdio ou produtora da época.

Com o desenvolvimento da televisão, Herbert Richers organizou um departamento de dublagem de filmes, lançando nomes que, mais tarde, se tornariam famosos, como Costinha, Fred e Carequinha, Ankito, Zé Trindade, Grande Otelo e Ronald Golias.

A empresa de Herbert Richers também passou a lançar filmes nacionais. Os destaques são O Assalto ao Trem Pagador (1962), Vidas Secas (1963), Bonitinha, Mas Ordinária (1963), Selva Trágica (1963) e Asfalto Selvagem (1964).

Hoje, a produtora possui um dos maiores estúdios de dublagem da América Latina e é responsável por grande parte dos filmes exibidos em português no País.

Richers deixou três filhos, Herbert Jr., Ronaldo e Celina Maria, para quem transmitiu sua paixão pelo cinema, e todos trabalham na atividade. Já há um ano, desde o afastamento do pai por motivo de saúde, os três gerem os estúdios, que agora herdam.

Com informações do JB Online

– 26a. Romaria Mista a Pé do Bairro Medeiros a Pirapora do Bom Jesus

Amigos, sob o lema “PEREGRINAR É CAMINHAR PARA CRISTO“, acontecerá na sexta-feira (dia 27) a nossa tradicional Romaria do Bairro Medeiros de Jundiaí ao Santuário do Bom Jesus de Pirapora.

Estaremos celebrando a 26a. edição consecutiva, e a primeira sem um dos fundadores da peregrinação, Eduardo Torezan (o conhecidíssimo ‘Barrica’), que nos deixou há pouco tempo. Nossas orações estarão juntas da dele nesta caminhada!

A ideia de uma romaria configura a expressão do povo de Deus de abandonar o homem velho para trás em busca de um novo homem! Ou seja, da reflexão, da transformação e  conversão através desse simbolismo e da peregrinação com fé. É o que faremos do bairro Medeiros até o Santuário!

Nossa caminhada se dá exclusivamente a pé, e é composta por homens e mulheres. Há apenas um custo simbólico de R$ 5,00, para custear as despesas.

A saída se dará de fronte a Igreja Nossa Senhora de Fátima, situada na Av Maria Aparecida Pansarin Porcari – Bairro Medeiros (marginal da Rod Dom Gabriel), na sexta-feira dia 27, às 18:30, para ali recebermos a benção do nosso pároco João Batista de Carvalho (Pe Joãozinho).

O trajeto se dará pela Av Guilherme Porcari até o bairro do Jacaré, de lá para o bairro do Bonfim, seguindo a Rodovia Pref J. Zacchi até a estrada do Corcovado (onde será a primeira parada para o lanche).  De lá para a Estrada dos Romeiros (onde haverá uma segunda parada para café, no bairro do Bananal). A chegada está prevista às 07:00h do sábado dia 28, na cidade de Pirapora.

Às 09:00h, será celebrada a Santa Missa dos Romeiros na Igreja do Bom Jesus, com a honrosa presença do grupo de música do Bairro Medeiros.

A volta se dará no mesmo sábado, com saída às 11:00 da manhã, e se dará por via motorizada. A chegada ao bairro Medeiros está prevista por volta das 12:00h.

Contamos com a participação de todos!

Maiores informações:

Rafael Porcari – rafaelporcari@terra.com.br ou Osvaldo Segre (Vado) – 4525.0290, 9914.0548

– 2 Novos Filhos de FHC?

O que acontece (ou melhor, aconteceu) com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso? Agora,. aparecem filhos por todos os lados. Se fosse mais jovem, poderia-se dizer que foram erros da juventude… mas os casos não são tão antigos.

Semana passada, FHC reconheceu um filho fora do casamento com a jornalista (ex- Rede Globo) Miriam Dutra, que estuda na Espanha e tem aproximadamente 20 anos.

Hoje, mais um filho fora do casamento, agora com a sua copeira Maria, também com a mesma idade, e que trabalha no Senado Nacional.

Dois novos filhos em uma semana?

Extraído de: http://www.paraiba.com.br/noticia.shtml?104433

A COPEIRA DO SENADOR

Causou repercussão a informação veiculada em todos os jornais, sites e televisão do país de um caso amoroso do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, fora do casamento. FHC tem um filho, hoje com 20 anos de idade, com Maria Helena Pereira, a negra que o impressionou pela formosura. Chama-se Leonardo.  Surpresa para os paraibanos: Helena é copeira do gabinete 22, do senador paraibano Roberto Cavalcanti (PRB).

O caso de FHC foi notícia no blog do jornalista Cláudio Humberto. Veja:

Filho de FHC e sua mãe trabalham no Senado – “Príncipe da sociologia brasileira”, FHC disse uma vez que tinha “um pé na cozinha”. Maria Helena Pereira, a negra que o impressionou pela formosura e lhe deu outro filho fora do casamento, continua com o pé na copa. A mãe de Leonardo, o filho mulato de FHC, ainda é a copeira do gabinete 22, do senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), na Ala Teotônio Vilela do Senado. Trabalha todo dia lá, no período da tarde.

Trabalhador – Leonardo, 20 anos, o filho de FHC que esta coluna revelou ontem, também trabalha no Senado, como a mãe. É um modesto carregador.

Desconfiança – Ruth Cardoso demitiu Maria Helena da casa de FHC, após conhecer Leonardo. Achou o menino muito parecido com seu marido.

Ajuda investida – Com ajuda de FHC, a ex-empregada Maria Helena, mãe do filho dele, comprou duas quitinetes e uma loja no Riacho Fundo (DF), que aluga.

FHC na tela – Apos a estreia de Lula, o filho do Brasil, FHC ganhou direito a produzir seu próprio filme: Todos os filhos do presidente.

– O Estímulo e o Desincentivo na Universidade

Hoje, tive duas situações antagônicas ao corrigir algumas atividades acadêmicas: no rodapé de uma prova, um aluno me deixou o seguinte recado:

Professor, obrigado pelos seus conhecimentos. Não gostava de Administração de Empresas, e a sua insistência com o tal do espírito crítico me fez pensar! E é bom perceber que a gente pode mais. Obrigado, teacher!

Sensacional. Isso motiva o professor, é um presente. Mas, por outro lado, encontro a seguinte resposta sobre um questionamento de administração:

XXXXX é como uma batata quente.

Sim, acabou a resposta do aluno. Cadê a explicação, o desenvolvimento da ideia? O que quer dizer “batata quente” na Administração?

Coisas da docência…

– Vida que vale a pena ser vivida

Como disse na mensagem anterior, a família é o porto seguro em todos os momentos.

Aqui, minha querida esposa Andréia e minha linda filhinha Marina, em um dos inúmeros momentos de alegria. Após um churrasco, a beira da piscina e a sombra dos coqueiros, eis o sorriso que contagia:

Com 8 meses e 1/2, Marina já disse 3 X mãe, 1 x pai, 1 x cocó (ao galinho) e 1 x papai.

Sabe o por quê da contagem? É que ela é significativa:

uma mãe vale 3 vezes mais que pai, que tem o mesmo peso de um cocó!

 

É essa inocência e pureza, com carinho abundante, que nos faz viver…

– A Azul e o Bioquerosene

A Azul Linhas Aéreas acaba de divulgar que por confiar no Brasil, sua frota de aeronaves brasileiras voará com… bioquerosene brasileiro! E assumirá os custos, pois acredita no país!

Discurso bonito; com marketing e responsabilidade ambiental. É uma boa receita para se ter vantagem competitiva.

– 3a. Conferência da Cidade de Jundiaí (inscrições abertas)

POST EM COLABORAÇÃO COM O JORNALISTA REINALDO OLIVEIRA

3ª CONFERÊNCIA DA CIDADE DE JUNDIAÍ – Inscrições Abertas

As inscrições para a população jundiaiense participar da 3ª Conferência da Cidade de Jundiaí, no dia 12 de dezembro, na Câmara Municipal de Jundiaí, da 8h às 18h, estão abertas e vai do dia 18 de novembro a 4 de dezembro. Com o lema “Cidades para todos e para todas com gestão democrática, participativa e controle social” e o tema “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”, serão indicados de forma democrática 72 delegados com direito a voz e voto, assim distribuídos:

Poder Público Municipal (gestor público e legislativo) – 30 delegados

Movimentos populares  – 19 delegados

Trabalhadores  – 7 delegados

Empresários –  7 delegados

Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa – 5 delegados

Organizações não governamentais –  4 delegados

Poderão também se inscrever cidadãos de outros segmentos com direito a voz, até o limite de 48 inscrições nas condições regimentais e critérios definidos pela Comissão Preparatória da 3ª Conferência Municipal da Cidade de Jundiaí. Importante lembrar que as conferências municipais são importantes espaços democráticos para a população junto com a administração municipal, além dos eixos propostos, possa também incluir eixos locais que venham a melhorar significativamente condições de moradia, transporte público, meio ambiente e outros que favoreçam melhor qualidade de vida. Locais de inscrição:

Sindicato dos Alimentícios – Rua Otelo Caiuby, 30  – Vila Helena.

Sindicato dos Engenheiros    Rua Marechal Deodoro, 51 – Centro

Câmara Municipal    Rua Barão de Jundiaí, 128    Centro