– Romaria a Pirapora, Festa de Santo Antonio e Lira Itupevense são certificadas como bens culturais imateriais

POST POR COLABORAÇÃO DO JORNALISTA REINALDO OLIVEIRA:

 

Romaria a Pirapora, Festa de Santo Antonio e Lira Itupevense são certificadas como bens culturais imateriais

 

Numa bonita cerimônia realizada sábado, dia 24 de outubro, no Teatro Polytheama, em Jundiaí, que contou com as presenças dos prefeitos de Jundiaí, Itupeva, Louveira, Vinhedo, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itatiba e Cajamar e suas respectivas Divisões de Cultura, a Comissão Paulista de Folclore e Cultura e da Abaçaí Cultura e Arte, entidade ligada à Secretaria de Estado da Cultura, mais o Núcleo Japi de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial de Jundiaí e Região, realizaram a entrega de Certificados de Bens Imateriais de diversas realizações culturais destes municípios, que passam a ser reconhecidas em todo o Estado, como manifestações culturais legítimas destas cidades. Estas cidades estão ligadas por três fatores culturais: a cultura de uvas, a ferrovia e as tradicionais romarias. De cada cidade o Núcleo Japi, previamente escolheu alguns acontecimentos culturais, para a certificação, que inclusive foram motivos de um bem elaborado vídeo, apresentado à grande multidão de participantes das cidades citadas, que e lotaram o Polytheama para este evento. De Itupeva foram escolhidas e receberam a certificação, das mãos do Antonio Macedo – presidente da Comissão Paulista de Folclore e da Abaçaí Cultura e Arte, a Festa de Santo Antonio, a Romaria à Pirapora e a Lira Itupevense. No palco do Polytheama, num misto de alegria e orgulho, o prefeito Ocimar Polli, junto com o padre Adilson –  pela Igreja Católica, o Valdemir Falco – pela Romaria à Pirapora e o …….. Marchi (Turcão), pela Lira Itupevense receberam os certificados que oficializaram estas atividades culturais com bens imateriais. Na coordenação da parte municipal para este evento, a sempre antenada diretora de Cultura, Valmércia Polli. Após o encerramento no Polytheama, numa caminhada pela Rua Barão de Jundiaí, em ritmo de Procissão, todos se dirigiram à Praça Pedro de Toledo (centro de Jundiaí), onde aconteceram diversas apresentações destas manifestações culturais, por grupos dos municípios participantes.   Parabéns Itupeva!!   

– Corpo e Espírito, Basar e Ruah

Belíssima a liturgia de ontem! Em especial, a Carta aos Romanos. Inspiradora e extraordinária, a mensagem paulina convida a desejarmos as coisas de bem, ou seja, as coisas do Céu. O apóstolo faz uma exortação a aspirar as coisas do Espírito, não as do Corpo. Mas é preciso entender com propriedade: “Corpo e Espírito”, na tradição judaica, não é a mesma coisa que “Carne e Alma” na nossa cultura. Corpo é a tendência do homem à realização de coisas ruins; Espírito é a tendência do homem à realização das coisas boas. (Corpo = Basar, Espírito = Ruah).

Independente desse conhecimento teológico advindo do Magistério da Igreja Católica, a mensagem é de tocar o coração. Empolga, e é atualíssima:

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 1não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. 2Pois a lei do Espírito que dá a vida em Jesus Cristo te libertou da lei do pecado e da morte.
3Com efeito, aquilo que era impossível para a Lei, já que ela estava enfraquecida pela carne, Deus o realizou; tendo enviado seu próprio Filho numa condição semelhante àquela da humanidade pecadora, e por causa justamente do pecado, condenou o pecado em nossa condição humana, 4para que toda a justiça exigida pela Lei seja cumprida em nós que não procedemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5Os que vivem segundo a carne aspiram pelas coisas da carne; os que vivem segundo o Espírito, aspiram pelas coisas do Espírito.
6Na verdade, as aspirações da carne levam à morte e as aspirações do Espírito levam à vida e à paz. 7Tudo isso, porque as tendências da carne são inimizade contra Deus: Não se submetem – nem poderiam submeter-se – à Lei de Deus.
8Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. 9Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós.
Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 10Se, porém, Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça. 11E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós.