– Puccineli X Minc: o Grosso e o Indevido

Que o ministro Carlos Minc é excêntrico, não há dúvidas. Já cansei de criticá-lo nesse espaço, sempre respeitosamente, pela sua indevida defesa da Maconha. Mas agora há um exagero: as declarações o Governador André Puccineli (PMDB-MS) com palavras impróprias e grosseiras. Parece briga de criança. Impressiona pelo palavreado:

Extraído de: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI94358-15223,00-GOVERNADOR+DO+MS+PEDE+DESCUPLAS+AO+MINISTRO+CARLOS+MINC.html

Governador do MS pede desculpas ao ministro Carlos Minc

Irritado com projeto do Ministério do Meio Ambiente, André Puccinelli disse que “estupraria” ministro. Nota do governo estadual afirma que declarações foram em “tom de brincadeira”

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), pediu desculpas nesta terça (22) pelo “tom de ofensa” atribuído às críticas feitas por ele ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Puccinelli criticou o projeto de zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, do Ministério do Meio Ambiente, atacando pessoalmente seu autor, Minc. “Ele é um ‘veado’ fumador de maconha”, teria dito Puccinelli, em uma reunião com empresários, comentário que foi depois reiterado diante da imprensa, segundo a mídia local. Em nota, Puccinelli disse que as críticas “se restringem a debate técnico”.

O plano de zoneamento do Governo Federal proíbe o uso da bacia do Alto Paraguai para a construção de usinas e a plantação de cana-de-açúcar. O governo do Estado, entretanto, elaborou um projeto de lei que libera o cultivo.

Puccinelli teria afirmado ainda que em uma hipotética participação de Minc na Meia-Maratona Internacional do Pantanal, que será realizada no dia 11 de outubro, o ministro sairia da corrida como vencedor. “Porque senão eu [Puccinelli] o alcançaria e ele seria estuprado em praça pública”, disse. 

O ministro do Meio Ambiente viajava de ônibus de Belo Horizonte para Brasília como parte das ações do Dia Mundial Sem Carro quando foi informado das declarações, disse a assessoria de comunicação de Minc a ÉPOCA. Em nota o ministro afirmou que Puccinelli “é um truculento que quer destruir o Pantanal com a plantação de cana-de-açúcar. Essa declaração revela o seu caráter”.

Atualização: O site do Governo do Mato Grosso do Sul publicou uma nota afirmando que a referência foi em tom de brincadeira. “Ao ser questionado por empresários do setor da indústria e comércio sobre a questão da proibição do plantio de cana-de-açúcar na região da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, hoje (22) durante reunião em seu gabinete, o governador André Puccinelli fez referências, em tom de brincadeira, a outras críticas recebidas pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc”, diz a nota.