Há dias, falamos sobre a importância de doar sangue. Agora, uma ação de solidariedade infinitamente maior: a DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.
Tema de difícil trato e de coragem, vale a reflexão: já pensamos seriamente em tal ato de amor?
Nesses dias, nossa cidade está discutindo o assunto. Que tal a participação e incentivo?
Jundiaí sedia dois eventos de incentivo à doação de órgãos
por Reinaldo Oliveira
O município de Jundiaí sediou dois eventos, cujo objetivo é conscientizar e incentivar a população sobre a doação de órgãos. O primeiro evento – 1º Simpósio de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante aconteceu sábado passado, dia 19 de setembro, e foi promovido pelo Hospital São Vicente. Foram abertas 600 inscrições e os temas foram voltados para os profissionais que atuam na área da saúde. De acordo com informações do Dr. Izandro Régis de Brito Santos, responsável pelo setor de coleta de órgãos e transplante do Hospital São Vicente, este Simpósio foi direcionado aos profissionais de saúde, pois devido ao trabalho intenso nos hospitais, em alguns casos, ocorrem óbitos de pessoas que poderiam ser potenciais doadores e, estes profissionais envolvidos no trabalho diário, por falta de tempo não comunicam ou sequer sabem os procedimentos, contatos e informações com o setor de captação de órgãos. A demanda por pacientes que necessitam de doação é grande, e é importante incentivar a doação de órgãos fato que salvará mais vidas. O segundo evento acontece do dia 21 ao dia 24 de setembro, promovido pela 33ª Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com o Hospital São Vicente, no recinto da Câmara Municipal de Jundiaí. A exposição dos temas tem início às 19h, e é aberto à participação da população. Também neste, o objetivo é conscientizar a população – especialmente a sensibilidade ao tratar com os familiares que perdem o seu ente querido, sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas.

Grande professor. meu nome é Marinho Andrade, sou documentarista e tenho um doc. sobre Fordlândia muito melhor do que o livro do americano Greg Grandin, brincadeira a comparação mas gostaria muito de mostrar o meu trabalho a você e a seus alunos, é uma viagem muito rica e linda.
Marinho Andrade
81 91937684
FORDLÂNDIA
Projeto de Marinho Andrade
Produzido pela Mixer – Sp
Patrocinado pela Csn – Companhia Siderurgica Nacional
Dirigido por Marinho Andrade e Daniel Augusto
2009
CurtirCurtir
Olá, Professor Rafael Porcari!
Apesar do crescimento dos transplantes no último semestre de 2009, o Brasil ainda precisa aumentar a quantidade de doadores de órgãos e tecidos. Hoje, cerca de 65.000 pessoas estão entre a vida e a morte aguardando, em longas filas, um doador.
Em prol do aumento do número de doadores, o Ministério da Saúde, mais uma vez, convida você a fazer parte de uma blogagem coletiva a ser realizada no dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Nessa data, diversos blogueiros irão postar, ao mesmo tempo, alguma mensagem de incentivo à doação de órgãos.
Propomos também que você incentive os internautas a usarem uma peça de roupa verde, em apoio à causa.
Contamos com o seu apoio!
Simples gestos são capazes de ajudar a salvar muitas vidas.
Mais informações sobre doação de órgãos e tecidos: (http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=10592).
CurtirCurtir
Queria parabénizar o Hospital São vicente pelo Curso que foi de grande orientação, e o Ministério da Saúde pela ação de Blogagem. Essa ação foi muito divertida, no dia 27 eu fui dar o meu plantão,ai quando eu cheguei no hospital tinha 4 enfermeiros, vestidos com blusas verde. E isso chamava a atenção dos pacientes, toda hora eu via eles perguntando:
porque você está de verde? Ai os enfermeiros, explicavam que era o dia nacional da doação de orgãos. Eu também dei um olhada no site da camapanha e achei muito interativo aqueles balões nas pessoas. Bem legal o http://www.doevida.com.br/.
É isso, bom final de semana para todos!
CurtirCurtir
Parabéns Jundiai, acredito que a forma mais rápida para aumentarmos o número de doação de órgãos, vem apartir da conscientização da população e também
das equipes de profissionais que trabalham nos hospitais.Temos que conversar com os nossos pais,amigos,
tios, ávos e assim manisfestar a vontade de doar. São gestos assim que fazem a diferença. Queria parabenizar
também o ministério, por essa ação social, não deu para participar mas foi um boa iniciativa. Eu conheci o site da campanha http://www.doevida.com.br/
através de um Retweet de um amigo no Twitter e achei muito interativo.
Abraço
CurtirCurtir
Parabéns Jundiai! Acredito que a forma mais rápida para aumentarmos o número de doações de órgãos, acontece a partir da conscientização da população e também das equipes de profissionais que trabalham nos hospitais.
Eu também quero ser um doador. Fiquei feliz só de ler uma reportagem no jornal, com um rapaz falando que o pai, de 50 anos voltou a viver melhor, sem preocupação, porque conseguiu um transplante de rim. É de emocionar qualquer um que tem família. Todo mundo pode passar por isso um dia. É bom refletir sobre o assunto e campanhas como essa podem ajudar muito.
CurtirCurtir