– O Crescimento Desordenado…

… e as vezes, até mesmo, irresponsável de novos loteamentos e centros urbanos!

É o que acontece em muitos locais do Brasil, devido a especulação imobiliária. Em particular, na região de Jundiaí e Itupeva, qualquer pedaço de terra (seja ele do tamanho que for) vira loteamento. O zonemaneto urbano é mudado ao belprazer, a infraestrutura só vem depois, e o desmatamento impera.

Compartilho com os amigos um belo texto do jornalista Reinaldo Oliveira, reproduzido no Jornal de Itupeva, a respeito do assunto:

Extraído de: http://www.jornaldeitupeva.com.br/artigo.php?id=090911190506

ARARINHAS SEM TETO

Da varanda da minha casa, onde depois da caminhada matinal leio os jornais e revistas, ou à tarde quando fico vendo o pôr do sol, tenho observado um aumento na quantidade de ararinhas verdes e outros pássaros, próximos da minha casa. As ararinhas são fáceis de notar, porque elas fazem um tremendo barulho que é impossível não notá-las.

Quanto aos outros pássaros, principalmente as rolinhas, fizeram um grande ninhal num terreno bem atrás da minha casa. Em ambos os casos tem sido possível também, perceber alguns insensíveis já de olho gordo querendo aprisionar algumas destas espécies.

E o fato delas estarem procurando locais urbanos, me remete a lembrança de que até pouco tempo, quando estava morando na região oeste do Estado de São Paulo, região lá para os lados das barrancas do Rio Paranasão e (acredito que algumas pessoas daqui, gostariam que eu permanecesse mais tempo por àquelas bandas), ali também aconteceu algo parecido.

Lá num prazo muito curto de tempo a especulação imobiliária por terras para a plantação de cana, mudou drasticamente a paisagem da região, onde milhares de propriedades rurais mantidas por uma grande quantidade de famílias que cultivavam diversos tipos de culturas (arroz, feijão, milho, verduras e frutas, enormes áreas de pastagens para o gado e outros animais), foram pressionadas e venderam ou arrendaram estas propriedades para grandes usinas, que para o plantio da cana, acabou com a diversidade de culturas, sendo que muitas delas faziam parte da cadeia alimentar destas aves, bem como de outros animais, que na impossibilidade de conseguir alimentos migraram para a área urbana. Invadiram praças, casas e todo e qualquer espaço onde conseguissem alimentos.

Esclarecendo. Naquela região, ao contrário daqui, as casas têm quintais grandes, onde ainda são cultivadas muitas espécies de frutas.

Pois bem. Ligo ao fato delas também aqui, estarem em maior presença na região urbana, porque a especulação imobiliária tem tomado boa parte das terras rurais que eram destinadas ao cultivo de culturas que lhes serviam de alimento, sendo transformadas em áreas urbanas. Ultimamente em quase todas as sessões da Câmara Municipal tem projetos sendo enviado pelo Executivo para o Legislativo aprovar, transformando área rural em urbana.

Outro fato delas escolherem as proximidades da minha casa deve-se ao fato de que entre os três bairros – Vila Independência, Portal Santa Fé e Jardim Ana Luiza, existe uma área de APP – Área de Proteção Permanente, onde ainda há nascente de água e algumas espécies silvestres que lhes servem de alimento.

Porém, devido a sanha destruidora com que a população tem jogado muito lixo nesta área, o poder público com seus tratores tem aniquilado muitos metros de área verde, inclusive a ultima intervenção dele nesta área deixou algumas árvores ilhadas, que com certeza serão as próximas a serem dizimadas, bem como devido ser retirada a proteção natural que é o mato, por ser área de vale a enxurrada das chuvas dos últimos dias está provocando erosão no sentido do córrego existente, bem como o vazamento de esgoto – devido a falta de atenção da concessionária de água e esgoto da cidade tem contaminado a água da nascente e deixando um odor fétido no ar, e ainda também pelo tamponamento desnecessário que vem sendo feito no córrego, num futuro não muito distante, nem mais esta área as aves e animais terão mais para sua sobrevivência. E tudo isto acontecendo num momento em que o município está solicitando credenciamento para dois programas estaduais sobre meio ambiente. Que fase, heim? É isso!!

Reinaldo Oliveira – Jornalista
E-mail:
reioliveirao@hotmail.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.