– Impressões de um Pai Coruja

Com um pouquinho mais de 6 meses de vida, já pudemos observar muita coisa do comportamento de nossa filhinha Marina. E gostamos (adoramos) do que já percebemos:

Primeiro: Deus foi generoso com a saúde da Marina. nem febre nossa filha tem!

Segundo: em beleza, puxou a mãe. O que é ótimo para a estética (embora o que importe é a beleza interior), e ao mesmo tempo preocupante para o papai… Minha espinguarda e o meu cartão vermelho estão de prontidão!

Terceiro: ela é muito, mas muito atenta: fica parada prestando atenção na fala das pessoas, e mesmo sem saber falar, emite seus grunhidinhos como resposta (ih,a,uuu,éti,baaaa,zzzzzzzziiii,uauauiiui; que na língua dos nenês, quer dizer: se conseguisse domar as palavras, responderia com prazer as minhas impressões sobre o assunto). kkkk, claro, a corujice é grande. Mas que ela responde mesmo! Vai falar bastante… será uma matraquinha!

Quarto: quando ela acorda, ela canta! Escutamos sua vozinha afinada no quarto, e acorda de bom humor. Risonha e sapeca ao extremo!

Quinto: comunicativa, o que é bom sinal. Quem sabe saberá escrever melhor do que o papai, que, aliás, não sabe escrever sabiamente, somente que o sabiá sabia assobiar? (um pai feliz escreve muita bobagem, não!)

Sexto: super-carinhosa, adora fazer gracinhas para nós, pais.

Mas a tarefa mais difícil está por vir: desenvolver o potencial dela, despertar os valores morais, espirituais e éticos que uma criança deve ter, a fim de poder crescer com segurança, inteligência e bom senso; sem perder a infância e o prazer da adolescência. Missão para os pais e padrinhos, avós e restante da família. Que saibamos assim fazer.

Ops: Sétimo: ía esquecendo, já foi ao salão de beleza da tia Selma. Ela também é vaidosa…

Linda, não?

– 1 Mês da Lei Antifumo

Após um mês da vigência da Lei Antifumo no estado de São Paulo, muita gente vem aplaudindo e o mesmo tanto criticando as medidas adotadas. Vivemos uma democracia, e a discussão é: liberdade para fumar ou liberdade para os não-fumantes terem paz?

Meu avô Manelão morreu de câncer, vítima do cigarro. Então, qualquer medida (mesmo forçosa) que dificulte o fumo é aplaudida por mim. Respeito os fumantes, mas o faça longe de mim!

Abaixo, alguns números da Indústria do cigarro que assustam:

3 a cada 20 cigarros do mundo têm tabaco do Brasil;

O Brasil é o maior exportador de fumo do planeta (735 milhões de toneladas/ ano);

33,8% dos adultos brasileiros são fumantes;

50% das pessoas que fumam a vida inteira morrem de problemas relacionados com o cigarro;

Fumar ajuda a causar 6 das 8 doenças que mais matam no mundo;

Cigarros são responsáveis por 90% dos casos de cânce de pulmão, 75% dos problemas cardíacos e 25% das bronquites;

1 em cada 3 cigarros do mundo vem da China;

De cada 20 cigarros, 1 veio do contrabando ou crime organizado.

(Extraído da Revista Superinteressante, pg 25, ed Agosto/2009)

– Pitacos do Argentina X Brasil

Apesar de atrasado, apenas algumas rápidas considerações:

– Diego Armando Maradona (o maior jogador de futebol que já vi jogando, embora que por estudos – não vi mas sei – superado por Pelé e quem sabe por Di Stéfano) está longe de ser técnico de futebol. Inventar Sebá de zagueiro (nunca antes tinha defendido a albi-celeste) e convocar, treinar e apostar em Palermo como centroavante, e na hora do jogo não deixá-lo nem no banco, é impensável e burrice.

– A propósito, Maradona estava completamente maquiado! Botox, pó-de-arroz e outros cosméticos para uma partida de futebol? Que é isso, pibe! Estava um misto de Dedé Santana e Cauby Peixoto.

– Falando de “beleza exterior”, o que era aquele bronzeado do Galvão Bueno em Rosário?

– Dunga, inquestionavelmente, é o melhor técnico da seleção brasileria de todos os tempos. Os números comprovam isso. E sua antipatia e o ódio trnasmitido em suas entrevistas, proporcionais. Por que alguns treinadores elegem a imprensa e a arbitragem como inimigos? Com esses números e um pouco de carisma, Dunga seria inquestionável.

– Por que dois times tão técnicos como Brasil e Argentina insistem em dar botinbas e mirar as canelas adversárias? Não seria muito mais belo e seguro o futebol-arte mostrado por ambas equipes, que sabem fazê-lo bem?

– Alguém em sã consciência acredita que a Argentina ficará fora da Copa da África? Quatro vagas diretas mais a da repescagem são suficientes para sempre as seleções do Brasil e Argentina se classificarem. Alguém duvida?

– Caças Franceses para a… Petrosal ! Parem o país que quero descer!

Amigos, detesto demagogia! E nosso carismático presidente Lula, cujo índice de aprovação é sempre inabalável, parece ser o Mestre nessa arte.

Não é que ontem, nosso Guia Lula entra em Rede Nacional de Rádio e TV (ao melhor estilo Fidel Castro ou Hugo Chávez), implorando o apoio popular para a Petrosal?

Primeiro, o “Homem” disse que era um dia da “Nova Independência do Brasil”, já que o Pré-Sal era o marco do enriquecimento do país. Para isso, o povo deveria pressionar o Congresso para aprovar integralmente os projetos para a implantação da Petrosal, a nova estatal do Petróleo.

Ora, por que é que o presidente Lula não pediu o mesmo apoio popular para os congressistas punirem rigorosamente os envolvidos no mensalão, os farristas das passagens aéreas da Câmara e Senado, ou ainda a absolvição do Sarney?

Pior: se o petróleo trará tanto dinheiro, porque insistir em onerar os comerciantes com a maldita nova CPMF. Que gula arrecadatória insaciável é essa? Não dá para cortar os gastos, reduzir a corrupção e acabar com os cabides de emprego, ao invés de criar outros tantos?

Entretanto, complementando o discurso demagógico de ontem, hoje Lula disse ao presidente francês Sarkozy que PRETENDE COMPRAR 36 CAÇAS FRANCESES, PARA PROTEGER O PETRÓLEO DO PRÉ-SAL !!!!

Sinceramente, é muito para meus ouvidos… Eu aqui trabalhando no feriado para cobrir os impostos que tenho que pagar, e o presidente torrando o dinheiro público… Acho que ele visualiza uma invasão marítima de piratas somalis, ou árabes suicidas, ou ainda de monstros marinhos nas plataformas de petróleo na bacia de Santos!

É muita demagogia para um presidente só. E o homem ainda é aplaudido!

– Almoço com Golfe; Condomínios e Clubes

Ontem tive o prazer de almoçar no “Portal do Japy Golf Club”, um restaurante dentro do Condomínio Temático Portal do Japy. Lá há belíssimas casas (inclusive uma com paredes de vidro – certamente de alguém que gosta de despojamento privativo), fontes e belas paisagens. Além, é claro, de campos de golfe de todo o tamanho e infraestutura impecável.

Ambiente requintado, luxuoso e prazeroso. O restaurante é panorâmico, está em um mirante com a vista para a Serra do Japi. O buffet é ótimo, atendimento impecável e tudo muito bom. Aliás, quem sabe se na minha aposentadoria resolvo “apitar golfe” e deixar o futebol de lado?

Mas o mote desse post é falar dos bons condomínios na região que compreende Jundiaí, Itatiba, Itupeva e Cabreúva. Próximo dali, há o Condomínio Reserva da Serra, onde há câmeras de monitoramento dentro dos bosques, vigilância onipresente, e, é claro, lagos e bela paisagem. Lugar aprazível e seguro para a família, com custos moderados, o que também é importante. dei uma volta por lá, e o local também é encantador!

Nessas horas, vale a pena pensar na qualidade de vida; principalmente com bom nível e tranquilidade para as crianças. Afinal, não é em todo lugar que nossas crianças podem ficar livres na rua…

– Formas Íntimas Futebol Clube

Calma, não se assuste com o título deste post, que foi erroneamente escrito só para chamar a atenção. O nome correto da equipe é “Deportivo Formas Intimas” (faz alusão aos contornos das mulheres), e é a equipe colombiana classificada para a Taça Libertadores da América – Categoria Feminina – a ser disputada em Santos/SP daqui há alguns dias.

Os investimentos no futebol feminino na América Latina, em geral, são quase inexistentes.  Como não dão retorno financeiro, os tradicionais clubes de futebol só investem na categoria masculina. Assim, poucas grandes equipes montam elencos femininos e os perpetualizam. São equipes “de torneio”. Surgem e se desmancham. Como não dá lucro, é apenas para cumprimento protocolar ou para privilegiar alguma competição.

No Brasil, o Santos tem-se mostrado na vanguarda, contratando a jogadora número 1 do mundo, a selecionável Marta (quem sabe poderia jogar até no masculino, tamanha habilidade – claro, isso é uma brincadeira). E como legítimo campeão brasileiro da categoria, o time praiano é o representante local para a competição. Como jogará em casa, favoritíssimo à conquista da Libertadores.

Mas o problema é que essa Libertadores terá glamour apenas com o Santos FC. As outras equipes (como o Desp Formas Intimas) são semi-profissionais. Jogarão o Universitário do Paraguai, o White Star do Perú… Já imaginaram se tivéssemos Boca ou Peñarol na competição? Campeonato com duração de 15 dias com cidade-sede não é legal… (a não ser mundiais representativos, como Copa do Mundo ou Interclubes). Seria interessantíssimo ver as tradicionais equipes!

Uma dúvida: caso o Santos vença a competição, colocará uma estrela a mais na camisa, já que as outras duas fazem alusão ao Mundial? Como marketing, penso que deveria!