“Os jovens precisam se conhecer para saber em que são fortes e em que são fracos”
Muito boa uma entrevista do cirurgião neurológico, Dr José Augusto Nasser, a respeito do autoconhecimento. Compartilho os melhores trechos abaixo, extraído de: http://www.cancaonova.com/portal/canais/entrevista/entrevistas.php?id=945
Dr José Augusto Nasser, que é cirurgião neurológico, ministra palestras por inúmeras universidades nacionais e estrangeiras sobre o autoconhecimento num mundo globalizado. Sobre esse assunto, o médico, que é autor do livro “Semeando dons, colhendo vocações”, fala ao cancaonova.com salientando a importância de nos conhecermos verdadeiramente a fim de descobrirmos nossos dons, limitações e vocações de forma a amadurecermos com discernimento.
Dr. Nasser: Autoconhecimento é todo caminho de aprofundamento na identidade da própria pessoa. Os pais têm muita limitação para ajudar os filhos a se conhecerem, pois estes são educados no conhecimento sobre as coisas exteriores, mas não se conhecem a si mesmos. Identificam-se apenas com aquilo que os outros dizem que eles são.
Depois de uma certa idade, as pessoas acham que alguma coisa está errada, porque não é possível que elas estejam com aquele rosto… Elas se sentem mais jovens. Todos nós vivemos a vida inteira dentro de uma certa idade e maturidade e nunca nos vemos como pessoas idosas, não temos essa autopercepção.
Nós estamos sempre “pendulando” entre um ponto e outro diante das pessoas e dos lugares onde estamos. Como é bom refletir sobre isso para amadurecer a ponto de sermos a mesma pessoa em todos os lugares. E só é a mesma pessoa em todos os lugares quem se conhece, quem sabe o que é valor, quem amadurece e sabe escolher. A partir daí, é possível ter liberdade de escolha, porque já se sabe o que é certo e o que é errado. São pessoas que têm discernimento.
Sabedoria é um dom de Deus que independe do quanto você conhece das coisas do mundo, mas depende de quanto você reconhece as coisas de Deus.
cancaonova.com: O que é fundamental para nos conhecermos?
cancaonova.com: Com a correria do dia a dia, é comum as pessoas esquecerem-se de si mesmas ou “deixarem a si mesmas para depois”. Que problemas isso traz ao longo do tempo?
Dr. Nasser: Imaturidade crônica. São os adultos infantis. Deus nos falou que deveríamos ter um coração de criança, pois “os corações puros verão a Deus”. Mas as pessoas confundem isso com infantilidade. O Senhor não falou que as pessoas que vão para o céu são as imaturas. Ele disse “sede santos como vosso Pai é santo” e caminho de santidade é o caminho onde você se deixou transformar. As pessoas passam a vida, durante muito tempo, sendo reféns de suas fraquezas. Isso é muito mais do que um aprisionamento, elas estão como reféns. Dessa forma, elas não têm para onde olhar, sentem que a vida não tem graça, pois Deus não pode agir, porque não O deixaram. É mais fácil ouvirmos os conselhos do mundo.

Estou procurando exatamente me conhce melhor para poder entender Deus em minha vida e ser uma pesoa melhor sem tanto stresse.
CurtirCurtir