– Demissão de Quem é Correto?

A Receita Federal demitiu sua secretária geral, Lina Maria Viana. Ela foi a responsável pela apuração de sonegação de impostos de grandes conglomerados econômicos, principalmente construtoras e bancos. Recentemente, ela denunciou e investigou as empresas da família Sarney, encontrando diversas falcatruas.

Motivo da demissão?

Oficial: queda de arrecadação (mas não estamos num período de recessão, além do próprio governo ter dado isenção fiscal e redução de IPI a alguns setores?)

Oficioso: investigou quem não devia…

– Gripe comum é mais letal que a Suína em SP

Veja só: a Gripe Suína assusta por ser mais letal, certo? Sim, mas na prática, as vítimas decorrentes de mortes ocorridas por Gripe Comum são em maior número. Em SP, 17 pessoas morrem por dia, vítimas da Gripe Comum!

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u600207.shtml

Gripe comum matou 17 por dia em São Paulo em 2008

A gripe comum foi responsável por 17 mortes por dia em São Paulo no ano passado. Ao todo, 6.324 pessoas morreram na cidade em 2008 devido a males provocados pela gripe, como pneumonias, bronquites e outras doenças pulmonares.

Para chegar a esses números, a Folha tabulou os dados do Tabnet (sistema da prefeitura de São Paulo que disponibiliza números de mortalidade na cidade) com base em critérios do Ministério da Saúde.

Nesta semana, o ministério anunciou que 70.142 pessoas foram mortas pela gripe sazonal no país em 2008.

Os números de São Paulo permitem algumas comparações entre a gripe sazonal e a suína –que chegou ontem a 33 óbitos no país, após o ministério corrigir os dados divulgados na quinta-feira e São Paulo confirmar mais quatro mortes.

Assim como o vírus da gripe suína, que, de acordo com infectologistas se espalhou mais no inverno, o da gripe sazonal faz mais vítimas nesta época.

Para Jarbas Barbosa, gerente de vigilância, prevenção e controle de doenças da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), há, entretanto, uma diferença importante entre a gripe comum e a suína. Enquanto a primeira mata mais os idosos, a outra tem mais óbitos entre a população adulta e jovem.

Em São Paulo, por exemplo, 45% dos óbitos por gripe comum em 2008 foram de pessoas com mais de 80 anos. Já na gripe suína, dos 32 mortos com idade conhecida, 19 tinham menos de 30 anos.

Ainda não foi feito um estudo que possa explicar a diferença, diz Barbosa. Uma das hipóteses é a de que os idosos tenham algum tipo de imunidade em relação à nova gripe, pois podem ter entrado em contato com vírus similares, que circularam nos anos 50 e 60.

“Na gripe comum, os idosos morrem, normalmente, por complicações da doença, como pneumonia bacteriana, que aparece depois que a gripe já deixou o organismo mais fraco”, explica Carlos Magno Fortaleza, professor de moléstias infecciosas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Na gripe suína, diz o gerente da Opas, o vírus normalmente é o próprio causador da morte, em geral por pneumonia viral.

Fortaleza afirma que é provável que sejam registrados mais óbitos por gripe neste ano, já que os dois tipos de vírus estão circulando.

“Teremos os óbitos da gripe comum e os mortos pela gripe suína. Por isso é importante que a população se vacine contra a gripe comum.”

Mortes confirmadas

Ontem, a Secretaria da Saúde de São Paulo confirmou mais quatro mortes por gripe suína no Estado: duas na capital, uma em Campinas (93 km de SP) e outra em Cosmópolis (região de Campinas). Agora, o Estado de São Paulo soma 16 óbitos e o total do país passa para 33.

A vítima de Cosmópolis é uma mulher de 20 anos, que estava grávida de sete meses (o bebê sobreviveu). É a quarta gestante morta no país em consequência da gripe suína.

Na capital, morreu uma menina de 4 anos, que tinha histórico de asma e bronquiolite.

Os outros dois óbitos confirmados ontem são de um homem de 58 anos, da capital, com problemas hepáticos graves, e de uma mulher de 37 anos, de Campinas.

– Insensatez e Incoerência Esportiva

Há certas manifestações no futebol que poderiam ser evitadas. Quer ver algumas bobagens nesses últimos dias?

 

– O centroavante Keirrisson se apresentou ao Barcelona, beijou o escudo, fez juras de amor eterno ao clube catalão, e disse que sempre torceu para o clube espanhol, pois nunca teve time brasileiro de coração. Será que se fôsse vendido ao Real Madrid, faria mesma coisa? Elementar, meu caro Watsom…

 

– Nilmar fez, na última quarta, para o repórter da Sportv, uma jura de amor ao Internacional-RS, dizendo que não sairia do clube gaúcho de jeito nenhum para a Alemanha, e que por isso recusou a proposta do Wolfsburg. Realmente, não foi para a Bavária, mas sim para a Espanha, e j[á está fora do time nessa rodada do Brasileirão. Se apresentará ao Villareal.

 

 

– Sport-PE, através do seu diretor Gulherme Beltrão, “arrebentou com a arbitragem paulista, brasileira, internacional ou universal. Alegava piamente que seu clube era prejudicado, e que não adiantava ter uma administração exemplar já que lutava contra os juízes. Segundo o jornal Lance, Coluna de Prima, o clube pernambucano está perdendo seus jogadores da categoria de base, pois sonega FGTS. No discurso o homem é o “bom”, mas na prática…

 

 

– Muricy diz estar feliz por enfim voltar ao clube onde começou, pois jogou futsal no Palmeiras e só quando cresceu foi para o SPFC. Seus filhos, segundo ele, são Inter, Náutico, Figueirense. Parece discurso do falecido Tancredo Neves, lá em MG: Sou atleticano, tenho uma pontinha de América no coração e no fundo um pouco de Cruzeiro… Assim se garante com todos! Foi bem…

 

– Baldivieso, ex-jogador da seleção boliviana e atual técnico do Aurora, da 1ª. Divisão da Bolívia, escalou numa partida válida pelo campeonato local o seu próprio filho, Maurício. Foi demitido, afinal o garoto havia completado 12 anos! Nepotismo precoce não é exclusividade do Senado Brasileiro… Mas o pai disse que não o escalou por questão de parentesco! Então tá bom…

 

– Flávio Briatore, manager da Renault (que recebe 20% de todos os vencimentos dos pilotos que agencia na F1), disse que Nelsinho Piquet foi uma decepção, que ele poderia correr muito mais, e uma série de broncas sobre o brasileiro, que respondeu à altura: “Briatore não sabe p… nenhuma”. Deve não saber mesmo; afinal, comportamentos à parte, Schumacher começou graças à ele…

– A Nova General Motors

 

A GM oficialmente está em novas mãos. A “Nova GM”, agora é de 4 grandes proprietários. Veja os números:

 

60,8% das ações da GM agora são do Governo dos EUA;

17,5% são do Sindicato dos Trabalhadores da GM;

11,7% são do Governo do Canadá;

10,0% espalhadas nas mãos de investidores menores.

 

Em número de revendas, caiu de 6.246 para 3.605.

 

As fábricas, antes da crise, eram 47, agora 33.

 

Os trabalhadores ao redor do mundo eram 61 mil. Hoje, 40 mil.

O último prejuízo anual foi de US$ 30,9 bilhões.

 

77 anos foi o período em que a GM era a número 1 do mundo. Hoje, esse posto é da Toyota.

 

Fonte: Revista Isto É Dinheiro, ed 614, pg 08.

– A Dor da Expectativa

Escrevo sem saber o desfecho. Mas é horrível o sentimento de dor quanto a expectativa das reais condições do piloto Filipe Massa, vítima de um acidente há poucos minutos. Imagina a 300km/h algo bater em sua cabeça? Quais consequências podem ocorrer? E outra ansiedade que não pára de perturbar: a sua mulher grávida e assustada, a falta de informações e o medo do pior! Que drama dessa família…

Tomara que não tenha ocorrido nada. É o risco desse esporte. Ganha-se milhões, mas pode-se perder a vida.

– Manuel Zelaya e Eduardo Araújo

Manuel Zelaya, presidente hondurenho deposto, voltou ao seu país e colocou mais lenha na fogueira, pois os manifestantes estarão muito animados com sua presença. A OEA (Organização dos Estados Americanos) quer a sua volta, mas algo que me incomoda: por que ele simplesmente desrespeitou ao longo de seus meses vários artigos constitucionais? Não estou defendendo o golpe, mas apenas lembrando de tal importante fato!

A propósito, aquela indumentária dele é cômica: é idêntico ao Eduardo Araújo, cantor dos tempos da Jovem Guarda!

– Lula X PT: Quem é o Maior?

O Presidente da República Lula insiste em minimizar as gravíssimas acusações contra o Presidente do Senado, José Sarney. O próprio PT, pressionado, admite pedir a renúncia de Sarney. Mas Lula não quer.

Nesse momento, Lula parece intocável, acima do bem e do mal. Acima do próprio partido. Antes, Lula era o partido. Agora, Lula é o Lula.

O que será que de tão grave deve saber Sarney para ter tanta proteção? A quem interessa tamanha absolvição de tantos crimes?

Mistérios de Brasília… A única certeza é que há algo muito podre…