– Quando dá para anular uma partida de futebol?

Pois é, a “Regra do Jogo”, no futebol, é algo apaixonante para se discutir!

E convido aos amigos para uma análise dessa mensagem que recebi, sobre o jogo Santos X Atlético Mineiro. Não entrarei, por questões éticas e óbvias, no mérito desportivo do resultado ou da avaliação da arbitragem (nem posso assim fazê-la). Mas como buscamos crescer no conhecimento da regra do jogo, e esse espaço deve ser um fórum democrático e científico de debates, compartilho a interpretação que segue, no qual é chamada a atenção para o seguinte fato: há erro de direito no jogo derradeiro da Vila Belmiro?

Abaixo, ipsis litteris, mas com o nome em sigilo, a pedido do remetente:

Porcaria, velho de guerra! Veja só: o texto da regra diz o seguinte (Regra 5 – o árbitro, último parágrafo de Poderes e Deveres):

 

“O árbitro somente poderá modificar uma decisão se perceber que a mesma é incorreta ou, a seu critério, conforme uma indicação do quarto árbitro ou árbitro assistente, SEMPRE QUE NÃO TIVER REINICIADO O JOGO (foi o caso do pênalty do Brasil e Egito – voltou atrás acertadamente antes de reiniciar) OU TERMINADO A PÁRTIDA (foi o caso do jogo do Santos, onde erradamente o árbitro voltou atrás, já que isso não é possível.”

Sabe, esse é um detalhe importante, mas daqueles que estão escondidos, quietinhos no livro de regra. E coincidentemente, numa discussão na FPF, questionei este texto (que surgiu há uns 5 anos), porque dizia que essa era uma orientação da regra que ninguém lembrava ou cobrava (muito menos nós, árbitros!)
Isso surgiu pois um árbitro encerrou a partida numa partida internacional (não me recordo onde), e voltou atrás saindo o gol. Naquela época, surgiu muita polêmica, e a FIFA resolveu nortear isso.

IMPORTANTE: esse erro não é ERRO DE FATO (aquele no qual o árbitro dá uma falta que não foi, cuja justificativa é interpretação da regra). É ERRO DE DIREITO, onde há desconhecimento de regra por parte do árbitro. Isso dá anulação da partida.

E aí, Porcaria, falei bobagem ou não! Pode colocar publicamente essa consideração, estudei bem antes de te enviar. Agora, se for errado, não vale me sacanear. Se quiser colocar no blog, omita meu nome. Só que eu ou ler depois, ocá?

Valeu,

E então? Será que o “bem-humorado” amigo está com a razão? E pesquisei antes de postar essa posição, autorizado por ele.

Para nós, que conhecemos e militamos a área, concordamos que não poderia se reiniciar jogo encerrado, ou há um problema na interpretação da regra?

Canal aberto para seus comentários:

OBSERVAÇÃO: A RESPOSTA SOBRE ERRO OU ACERTO NO REINÍCIO  DO LANCE E A POLÊMCIA DA REGRA 5 ESTÃO NO 11º COMENTÁRIO DESTE POST, ATRAVÉS DA RESPOSTA DO PROFESSOR ROBERTO PERASSI, INSTRUTOR FIFA E PROFESSOR DA EAFI-FPF

2 comentários sobre “– Quando dá para anular uma partida de futebol?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.