O efeito “Guardiola” parece estar contagiando a Europa. O Milan deve anunciar o ex-jogador Leonardo como seu treinador. Atualmente, o brasileiro atua como gerente de futebol no clube, e substituiria Carlo Ancelloti, que assumirá o Chelsea.
Muitos questionaram a inabilidade de Leonardo para o cargo, já que nunca treinou clube algum. Ser bom jogador não quer dizer ser bom treinador. E os críticos usarão vários exemplos: Dunga, por exemplo, será um desses modelos.
Porém, há o outro lado da moeda: Pepe Guardiola, que nunca foi técnico, chega à final da Champions League nessa temporada, tendo sido seu trabalho ao longo do ano no Barcelona, no mínimo, excepcional.
A verdade é que me parece ser um problema cultural. O brasileiro tem receio de ver um ídolo se tornando treinador e depois sendo vaiado nas arquibancadas. Por que será que Zico, que vem fazendo ótimos trabalhos mundo afora, nunca dirigiu uma equipe brasileira? É claro que ele escolhe o exterior justamente para preservar sua ótima imagem de jogador.
Normalmente os ex-boleiros do Brasil que se tornam treinadores começam por clubes pequenos. Foi assim com Felipão, Muricy, Leão e Luxemburgo. Está sendo assim com a nova geração: Mancini, por exemplo.
O certo é que se Leonardo realmente assumir o Milan, poderemos ver uma squadra italiana legitimamente brasileira, visto os jogadores que lá se encontram e os possíveis contratáveis.
Abaixo, extraído de: http://www.abril.com.br/noticias/esportes/leonardo-sera-novo-tecnico-milan-diz-jornal-396107.shtml
Leonardo será o novo técnico do Milan, diz jornal
Apesar de Carlo Ancelotti negar, esta deverá ser sua última temporada no comando do Milan. Com o interesse do Chelsea, que irá perder Guus Hiddink no meio do ano, o técnico italiano pode ir para Londres deixando o cargo no time de Kaká vago.
E segundo o jornal Gazzetta dello Sport, o brasileiro Leonardo irá assumir o comando do Milan na próxima temporada. Atuando nos bastidores do clube desde que encerrou a carreira, o ex-jogador nunca teve uma experiência como treinador.
A confirmação da notícia deverá acontecer nesta segunda-feira, segundo o periódico italiano, pois o campeonato nacional acaba neste domingo, iniciando assim o planejamento para a próxima temporada.
Especula-se que Alex Silva, atualmente no Hamburgo, será o primeiro alvo de Leonardo depois de assumir o comando do time. Emmanuel Adebayor, atacante do Arsenal e que há algumas temporadas aparece como o sonho dos dirigentes milaneses, também será um dos alvos principais dos italianos.
Ancelotti, também ex-jogador, está no comando do Milan desde 2001. As duas últimas temporadas sem títulos pressionaram o treinador, que começou a ser questionado pela torcida e imprensa italiana.
Ops: não quer dizer que grandes jogadores não podem ser grandes treinadores: vide Beckenbauer, Rickard, Trapattoni e Cruyf. No Brasil, sinceramente, não me recordo. Alguém me ajuda a lembrar?
