– Carros Bicombustíveis: os Mitos e as Verdades

Àqueles que possuem carros com opções de abastecimento, compartilho um belo artigo publicado pelo “IG Estilo”, sobre Mitos e Verdades dos veículos bicombustíveis.

Extraído de: http://estilo.ig.com.br/noticia/2009/05/14/mitos+e+verdades+sobre+os+carros+bicombustivel+5928995.html

 Gol Total Flex

Mitos e verdades sobre os carros bicombustível

Se você é desses que fica atormentado com boatos, especialistas tiram dúvidas sobre o funcionamento de um motor flexível

por Vladimir Maluf

 

Como tudo nessa vida – ainda mais quando se trata de algo relativamente novo – os mitos nos perseguem. O que mais se escuta por aí são cuidados especiais com os carros que são movidos com os dois combustíveis: álcool e gasolina.

Se você é desses que fica atormentado a cada boato que escuta sobre o motor do seu carro flex, acabe com esse drama agora. A equipe técnica da Dekra, multinacional especializada em reparos e inspeções de veículos, responde às principais dúvidas citadas pelos nossos leitores.

1. O primeiro abastecimento do veículo flex deve ser feito com gasolina para evitar problemas de partida

Mito. Desde o início, o motor pode funcionar tanto com gasolina quanto com álcool ou, ainda, com os dois misturados.

2. O carro só pode ser abastecido com gasolina ou com álcool e nunca misturar

Mito. Podem-se misturar, sim, pois o sistema foi projetado para funcionar com os dois combustíveis ao mesmo tempo ou cada um separadamente, sem apresentar qualquer tipo de problema.

3. Um motor bicombustível dura menos, pois o álcool é mais corrosivo?

Mito. Os fabricantes garantem que o motor bicombustível tem a mesma durabilidade do motor a gasolina. Os sistemas que têm contato com álcool, que de fato é um combustível mais corrosivo, são projetados para suportar sua corrosão. A durabilidade de um motor está mais ligada à manutenção preventiva, como a troca de óleo e filtros, do que propriamente ao tipo de combustível utilizado.

4. Carros bicombustível requerem somente gasolina aditivada?

Mito. Não é uma exigência, porém, o uso de gasolina aditivada pode melhorar a autonomia e mantém o sistema de injeção limpo.

5. A substituição de álcool por gasolina, ou vice-versa, deve ser feita gradativamente?

Mito. Não é necessário, pois o gerenciamento do motor é eletrônico e o sistema é programado para reconhecer o combustível quase que instantaneamente.

6. Se o motor ficar apenas com álcool, o carro tem problemas de partida nos dias frios?

Não necessariamente. Isso acontece apenas em dias muito frios devido ao álcool combustível ter como característica física possuir menor capacidade de evaporação a frio do que a gasolina. Isso dificulta a formação da mistura ar combustível e a combustão na partida a frio. Por esse motivo, no compartimento do motor dos veículos a álcool ou flex, existe um reservatório de gasolina para partida a frio.

7. E se o reservatório de partida a frio estiver vazio o motor não pega

Não necessariamente. Isso vai depender muito da temperatura ambiente. Em dias muito frios, o carro terá muita dificuldade em dar partida, o que não significa que não irá pegar.

8. Existe um percentual certo da mistura de álcool e gasolina para que o carro obtenha uma melhor potência e autonomia?

Mito. Não existe uma quantidade certa de cada combustível para obter um rendimento e potencial ideais. Mais álcool significa maior potência do motor e menos autonomia. O inverso vale para a gasolina. No geral, não existe vantagem aparente no abastecimento com alguma proporção dos dois combustíveis. Porém, manter uma percentagem mínima de 15% de gasolina no tanque ajuda durante a partida a frio e no funcionamento na fase fria do motor, principalmente no inverno em regiões muito frias.

9. Se o motorista misturar os dois combustíveis o consumo aumenta?

Mito. O consumo é proporcional à quantidade de cada combustível. Se o tanque tiver mais gasolina, o rendimento será maior do que quando estiver com um volume maior de álcool, e vice-versa.

10. Como saber quando é mais vantajoso abastecer com álcool ou gasolina?

Só é vantajoso abastecer o veículo com álcool quando este tiver seu preço inferior a 70% do valor da gasolina, que pode ser verificado com a seguinte fórmula: divida o preço do álcool pelo preço da gasolina em um mesmo posto, multiplique o resultado por 100 e, se o resultado for menor que 70, o álcool é mais vantajoso. Ela reflete aproximadamente o maior rendimento da gasolina em relação ao álcool.

11. É bom alternar os combustíveis

Mito. Isso é desnecessário.

12. O motor vicia se usarmos apenas um dos combustíveis?

Mito. O motor não “vicia”. A máquina funciona com o combustível para qual foi projetada.

Leia mais sobre: mitos sobre carros flex

Um comentário sobre “– Carros Bicombustíveis: os Mitos e as Verdades

  1. Priscila e Rafael,
    Obrigado pelas dicas! Mas se for Gasolina ou Àlcool, o importante é ter QUALIDADE. É por isso que abastecemos no Posto Harmonia!
    rsrs – o comentário foi sincero, mas se quiser pagar o cachê, agradecemos! Pode ser em gasolina mesmo…
    Parabéns pela herdeira. A Marisinha é muito bonita!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.