Para aqueles que tiveram hoje a oportunidade de celebrar a festa de Santo Atanásio, sabem que a liturgia desse dia é uma das mais belas da Igreja.
Santo Atanásio era um defensor do Cristianismo, e em um dos Concílios no começo da Igreja, defendeu a divindade de Cristo, principalmente contra os arianos que acreditavam apenas na natureza humana de Jesus (sua festa é neste 02 de maio).
Nesta festa, a liturgia relembra Pedro ressuscitando uma fiel defunta, em nome de Jesus Cristo. Tal fato nos remete novamente a Santo Atanásio. Quem poderá ressuscitar dos mortos, se não for Filho de Deus? E em seu nome, outras coisas grandes serão feitas!
Ainda, o Evangelho complementa a acusação de alguns judeus de que Cristo seria um herege, e a dispersão de alguns. Dirigindo aos apóstolos que ali permaneciam, Jesus questiona se eles não o abandonariam. De pronto, Pedro responde: “A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de Vida Eterna…”
Tal profundidade nestas palavras mostram a fé e a certeza na divindade do nosso Salvador, reforçados pela defesa de Santo Atanásio.
Seguindo seu exemplo, neste sábado (por que não diariamente), peçamos: Santo Atanásio, rogai por nós!
