– A proposta polêmica do estacionamento gratuíto do vereador Orlato

Muitos estabelecimentos comercias oferecem estacionamento aos seus clientes. Isso pode ser um diferencial ao consumidor na hora de comprar um produto (a acessabilidadae à loja). Entretanto, alguns o fazem gratuitamente e outros não.

Assim, uma discussão que já ocorre há dias é sobre a cobrança de estacionamento em shoppings. Em Jundiaí, por exemplo, há algum tempo o Maxi Shopping e o Paineiras Center cobram pela permanência em seu espaço.

Nesta terça, a Câmara dos Vereadores está discutindo um projeto do vereador Durval Orlato, que sugere um aumento de 50% no IPTU de estabelecimentos comerciais que cobrarem pelas vagas de estacionamento.

É entendível o intuito do vereador em baratear o custo do estacionamento. Ele próprio relatou que a sua proposta é visando os shoppings e supermercados. Mas… não estamos vivendo numa sociedade de livre mercado? Quem quer ir ao Maxi Shopping, sabe que terá esse custo adicional, mas terá seu carro segurado. Quem for ao mesmo shopping e deixar o carro na rua, sabe do risco que corre (as imediações do Maxi é um dos pontos de maior ocorrência de furtos na cidade).

Duas observações: a lei valerá também aos bancos, pois muitos cobram pelas vagas? Ainda: já que há a responsabilização pelos estacionamentos, o que dizer do sistema de parquímetro de Jundiaí? Porque os estabelecimentos comerciais devem dar vagas gratuítas e a Prefeitura cobrar por estacionar na rua? Pior: você paga pela vaga e não tem nenhuma responsabilidade por parte do administrador do Parquímetro pela segurança do seu carro. Se levarem seu veículo, literalmente, ficou na mão!

Como dito, a proposta é polêmica!

Um comentário sobre “– A proposta polêmica do estacionamento gratuíto do vereador Orlato

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.