– Uma agência de Notícias de Paz contra a Guerra. Será que resolve?

Vejo uma interessante nota sobre a Agência de Notícias Italiana “Pressenza”, que em seus noticiários não dará mais notícias sobre Guerra ou qualquer outra informação que possa promover a Violência.

Tal iniciativa é diferente, mas… para uma agência de informação, não é mal jornalismo? O propósito é ótimo, mas, de repente, desconsiderar os acontecimentos ruins e infortúnios não é veladamente fazer apologia de que tudo está bem, enquanto não está?

Veja o noticiário atual. Se você se prender a Jundiaí, verá o caso da Prostituta que agrediu a babá e tentou matar o bebê de 1 ano; verá os roubos de carro incessantes na cidade; também a corrupção política que nos cerca… Se tais assuntos não forem divulgados, as autoridades e os cidadãos poderão lutar para o fim de tais injustiças e da própria violência?

Enfim, a ideia do noticiário otimista é simpática, mas não resolve o problema da violência e nem colabora para ações práticas para tal resolução.

Extraído de: http://diario.iol.pt/tecnologia/pressenza-agencias-tvi24-tecnologia/1049421-4069.html

A agência noticiosa «Pressenza» nasce para dar cobertura a todas as noticias que se centrem no combate à violência e na luta pela paz.

 Surgiu em Itália em torno da «Marcha Mundial para a Paz e Não Violência» e conta com a colaboração de personalidades como o português José Saramago, o músico Juanes, o político Michelle Bachellet, o desportista Pedro Delgado e o actor Viggo Mortensen. À causa ainda aderiram os prémio Nobel Desmond Tutu e Dalai Lama, noticia o «20minutos».

A agência pretende criar uma nova consciência de sensibilidade mundial para a causa da paz. A «Mundo sem Guerra», organização não governamental (ONG) que deu origem a este projecto, acredita que «a violência é uma etapa da pré-história da humanidade que acabará por ser superada».

A «Pressenza» vai disponibilizar de forma gratuita, em todos os formatos e para todo mundo, notícias, reportagens e entrevistas sobre a evolução da «Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência».

Um comentário sobre “– Uma agência de Notícias de Paz contra a Guerra. Será que resolve?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.