– A Inspiração de Thoreau para uma Vida Saudável

Henry David Thoreau (1817-1862), um escritor americano considerado inspirador do estilo “slow city” e também influenciador dos “hippies”, tem estado em alta ultimamente.
O citado americano abandonou a sua vida frenética para viver em uma floresta em Walden, Massachuttes. E escreveu sobre a necessidade de se viver de maneira mais simples.
Uma das suas frase de efeito: “ Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”.
Não vou me alongar sobre a obra de Thoreau (ela está reproduzida na Revista Época, ed 555, de 05/01/2009, pg 38-42). Mas quero tratar de algo importante: “Do que Precisamos para Viver?”
Muitas vezes, somos reféns de coisas que, se não são, tornam-se necessárias pela nossa própria vontade: emails, celulares, computador… Outros, são escravos da moda, das grifes e de etiquetas. Há ainda a escravidão por rituais, por compromissos sociais e outras dependências.
Talvez a maior prisão dos dias atuais seja resumida em um só objeto: o relógio!
Pare e analise: há quanto tempo você não passa um dia inteiro sem se preocupar com horários? Hora de levantar, de dormir, de comer, de ver Tv, de estudar, de trabalhar… Até hora para se divertir!
E isso desperta outro instinto: o do consumismo. Pior: o da compulsão pelo consumo! Compramos sem necessidade, compramos por gosto, por doença, por necessidade criada por ninguém-sabe-quem. A atribulação cotidiana faz com que nos “presenteemos” por compensação do fato de sermos reféns de tantos compromissos.
Como seria bom se pudéssemos viver do básico. Invejo àqueles que podem viver de maneira autossustentável, no isolamento do campo ou na simplicidade do modo de vida.
Parei e pensei: Para viver feliz, de quais bens materiais e quais bens atemporais precisaria?
Seriam poucos.
Pouquíssimos.
Neles, se encontram a família, a e a saúde
.
Mas a outra questão é: como sobreviver num mundo tão capitalista?
Vale outra reflexão…

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.