Como árbitro de futebol, tenho questionado deveras os observadores das partidas em que tenho atuado. Tenho divulgado publicamente minhas notas, sejam boas ou ruins. Entretanto, neste último relatório (com uma boa nota: 7,01), fiquei indignado com as absurdas anotações. Pontos fortes num jogo (estar próximo da jogada em um campo grande) tornam-se fragilidades num jogo seguinte (segundo o observador, estive longe das jogadas – e num campo pequeno). Vai entender…
O detalhe é que pelos pontos criticados e elogiados, as diferenças de notas são mínimas. Isso é critério? A propósito, disciplinarmente fui criticado por falta de critério… Analisando os cartões, foram bem aplicados. Ou não existe advertência verbal no jogo? Ela não deve ser contada e analisada? Não costumo me esconder atrás de cartões, nem fazer dele uma arma incoerente. Aplico-o conforme as regras.
Quer falta de critério maior? Na partida houveram lances de mão dentro da grande área (1 para cada time), onde foram nítidas bolas na mão e mandei seguir o jogo. Lances acertados, mas nada relatado pelo Dr Observador. No segundo tempo, um jogador que já possuia cartão amarelo, segura com as mãos uma bola lançada em contra-ataque. Típico lance de cartão amarelo. Sendo o segundo, vermelho. O jogador recebe o cartão amarelo e na sequência o vermelho, lamenta por seu erro e ninguém reclama da expulsão. A mão foi intencional e claríssima!!! Relato do observador: a bola bateu acidentalmente, e o árbitro errou em confiar no assistente que marcou a falta… Ué, mas nem vi bandeira nessa hora, o lance foi na minha cara e claro.
Sabe o que parece? Aqueles lances em que o atleta dá uma cotovelada na cabeça do adversário e o bom advogado inverte a situação na defesa em um tribunal: vira uma cabeçada no cotovelo do infrator…
Para terminar o samba-do-criolo-doido, fui elogiado por expulsar corretamente um membro da comissão técnica. Detalhe: não teve expulsão de membro algum da comissão técnica no jogo… E ainda disse que foi após o quarto árbitro me chamar! (quando me chamou?!? – Seria uma expulsão fantasma?)
E são esses caras que avaliam a arbitragem. Quando o árbitro é de nome, aí aliviam. Também, falar o quê? Quando fazia meu aquecimento antes do jogo, o observador gritava da arquibancada meu nome, querendo falar comigo, lá do meio da torcida. Falta de profissionalismo…
Enquanto o Coronel Marinho se esforça em padronizar critérios de arbitragem e de avaliadores, àqueles que fazem de qualquer jeito jogam o trabalho pelo ralo… Inadmissível!
Para quem deseja ver o “ótimo relatório”, está dividido em 3 links:
http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/observadores/4676-46obsA.jpg
http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/observadores/4676-46obsB.jpg
http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/observadores/4676-46obsC.jpg
Só para não ficar engasgado: jogadores dos 2 times cumprimentaram minha arbitragem ao final do jogo; o treinador de uma equipe reclamou e o presidente de outra foi elogiar. Relato do observador; árbitro criticado pelas duas equipes ao término da partida…
Será que é o mesmo jogo que ele assistiu? Ainda tenho minhas dúvidas… Ainda bem que haviam outras pessoas no campo para confirmar minha arbitragem…
