Treinadores de Futebol: agora pode?

Leio que nesta última reunião realizada pelos membros da IFAB, foi decidido que os treinadores de futebol ou qualquer integrante da Comissão Técnica poderão permanecer em pé na Área Técnica, não havendo necesssidade de retornar ao banco de reservas.

É claro que alguém poderia comentar: mas já não é assim?

Não. Nunca foi… mas aí há o que podemos chamar de “usos e costumes“. No Brasil, se permitia que o treinador avançasse do banco até o limite da área técnica, desse instruções e permanecesse ali, desde que bem comportado. Na Europa, o costume era dar instruções e retornar ao banco.

Se correta estiver a matéria aqui abaixo, nada mudou para nós, além do respaldo da própria regra. Mas algo deve ser ressaltado: o texto diz que deverão permanecer COMPORTADAMENTE.

Se com a nossa tolerância já era difícil fazê-los assim permanecer, imagine com as inúmeras interpretações que vão inventar para o termo…

Por gentileza, se alguém tiver outro acréscimo desta mudança, post em “comentários” para acréscimo ou correção deste tema.

 

Extraído de: http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3604901-EI1832,00-Apos+reuniao+Fifa+aborta+possibilidade+de+cartao+laranja.html

 

Após reunião, Fifa aborta possibilidade de cartão laranja

 

 O IFAB, comitê da Fifa especializado nas regras do futebol, anunciou na manhã deste sábado que não dará seguimento às discussões sobre um possível acréscimo do cartão laranja no futebol. A idéia seria expulsar um jogador de campo apenas por um período determinado, permitindo seu retorno posterior.

O comitê também confirmou que irá ampliar experiências que vêm sendo realizadas com árbitros assistentes em competições de base, passando a observá-las em uma liga profissional. A idéia é ter mais auxiliares para detectar lances próximas das duas áreas.

Com relação à presença dos treinadores ou qualquer outro membro da comissão dentro da área técnica, na beira do gramado, foi definido que será permitida a permanência, sem a necessidade de retornar ao banco de reservas, caso mantenham um bom comportamento.

Também ficou definido que, se duas equipes disputarão uma decisão por pênaltis e uma delas está com mais jogadores em campo que o adversário, será preciso excluir algum cobrador da série de penalidades.

A Fifa ainda desistiu da idéia de ampliar a duração do tempo de intervalo, bem como a proposta de ampliar o número de substituições deve ser discutida por outro comitê da entidade.

Em março de 2010, o IFAB volta a se reunir, em Zurique, na Suíça, para discutir novas propostas para mudança de regras.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.