Campanha da Fraternidade 2009

Nesta quarta-feira, inicia-se a Campanha da Fraternidade 2009, cujo mote será a segurança pública.

O tema será:   Fraternidade e Segurança Pública

O lema será:  A paz é fruto da justiça

Tal tema veio de maneira muito oportuna. A sensação de insegurança que estamos sentindo, tornando-nos reféns do medo dos assaltos e prisioneiros em nossos próprios lares é assustadora.

 Veja o Cartaz Oficial clicando em:

http://fotolog.terra.com.br/rafaelporcari:27

Abaixo, a matéria-explicativa, extraída de: http://www.pagina20.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4056&Itemid=14

 

Fraternidade e segurança pública

por Val Sales (valsales@pagina20.com.br )

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu que este ano a Campanha da Fraternidade vai estimular a discussão da segurança pública a partir da inclusão social como forma de diminuir a violência que se espalha no país. Com o tema: “Fraternidade e Segurança Pública” e lema: “A paz é fruto da justiça”, os conferencistas defendem a criação de políticas de ações mais humanas no trato com a população pobre.

O lançamento da campanha em nível nacional acontece no dia 25 de fevereiro, tradicionalmente no feriado da Quarta-Feira de Cinzas. A partir dessa data, as comunidades de base da Igreja Católica de todo o Brasil passarão a adotar o assunto como pauta diária dos debates envolvendo a sociedade e o poder público dos Estados e municípios.
Para as lideranças religiosas, o estímulo sobre o debate irá contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade. O objetivo é que todos se empenhem na construção de uma visão mais humana da justiça e no trato do sistema da segurança pública com as comunidades civis.

De acordo com os católicos, a Campanha mostra a preocupação da Igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em uma sociedade que, a cada dia, se torna mais violenta e insegura. A busca pela paz, neste caso, está fundamentada na valorização humana, na solidariedade, fraternidade, respeito ao semelhante e na mediação pacífica dos conflitos.

Eles consideram como paz negativa o uso da força das armas e a intolerância com as classes consideradas como menos favorecidas, os pobres. De acordo com o Texto Base da Campanha de 2009, a meta da CNBB é firmar um compromisso de construção de um modelo de segurança pública com cidadania, igualdade de direitos e inclusão social.

Nossa ansiedade para 11 dias da Marina nascer

 

Logo nossa filha vai nascer.

Estamos, desde que soubemos da gravidez, reportando nossa novidade aos amigos queridos. E durante todo esse tempo, vimos uma radical mudança na nossa vida. Não que estivéssemos despreparados ou imaturos, mas sim pela mudança em si! Um casal a dois é completamente diferente do que um casal a 3. É alguém que vem frágil, necessitando de cuidados, carinho, educação. E vimos nossa casa e nossos hábitos se transformarem.

Tudo está pronto, e a ansiedade é gigantesca.

Graças a Deus, a Andréia não teve problemas de saúde com a gravidez, afinal, como pai coruja, assumi literalmente a responsabilidade por esses efeitos. Tive ânsia, tontura, uma vontade absurda e incontrolável de comer coisas gostosas e engordativas (devo ter uma lombriga insaciável), e tudo o que um pai grávido pode ter… Dizem que é psicológico, mas uma médica alertou para os efeitos de feromônios, exalados pela Andréia e pela Marina, e absorvidos integralmente por mim. Tudo bem, nos próximos 10 filhos que teremos estarei mais preparado…

 Nessa semana, planejaremos com o médico os últimos detalhes do parto. Isso é, se a Marina deixar. Ontem ela viu a sua priminha Ana Luiza vestida de borboleta (veja você tb, clique aqui), e queria-porque-queria pular Carnaval! E pediu para mim uma fantasia de “fadinha”. Depois que a convencemos que precisava esperar mais um pouquinho, ela se comportou.

No abrir das cortinas de um novo ato do espetáculo das nossas vidas, tiramos, talvez, a nossa última foto grávidos da Marina: veja como estamos clicando aqui.

Obrigado por aqueles que continuam rezando por nós. Certamente Deus está ouvindo todas as preces e está nos presenteando com essa maravilhosa gestação.