Reproduzo a engraçadíssima matéria da Revista Época, em seu site, extraído do Blog “Elite BR”, referente as 10 barrigas mais importantes do futebol brasileiro:
Extraído de: http://elitebrfutebol.blogspot.com/2009/02/as-10-barigas-do-futebol-brasileiro.html
AS 10 BARRIGAS DO FUTEBOL BRASILEIRO
A Revista Época, inspirada na matéria publicada pelo jornal britânico The Times, fez uma lista das 10 barrigas do futebol brasileiro. Segue abaixo a lista feita por eles: (por ordem de importância)
10 ) MUÑOZ | 10 +
Conhecido no Brasil por sua passagem pelo Palmeiras entre 2004 e 2006, o atacante colombiano Muñoz mostrava velocidade em campo, apesar de sempre lutar contra o sobrepeso. Depois de passar pelo Paulista, de Jundiaí, ficou alguns meses novamente no Parque Antártica e ainda jogou no Goiás e Coritiba antes de regressar para o Atlético Nacional, de Medellín, onde jogou nos primeiros anos de carreira. Está com 31 anos.
9) JUCA BALEIA | 10 +
Quem acompanha futebol de perto e tem ao menos 25 anos sabe quem é Juca Baleia. O folclórico ex-goleiro do Sampaio Corrêa (Maranhão) ficou conhecido durante os confrontos contra o Palmeiras pela Copa do Brasil de 1992, quando seu corpanzil com mais de 100 quilos apareceu na TV em rede nacional. Mesmo com o peso muito acima do aceitável, ele fez defesas difíceis e evitou um vexame maior de seu time. Aposentou-se logo depois, mas não deixou de “brincar” junto com os veteranos do Sampaio Corrêa.
8) ORLANDO PATACA | 10 +
Aposentado e morando em Cidreira, cidade que fica a 100km de Porto Alegre, Orlando Pataca ainda é lembrado como o goleiro mais gordo do Brasil. Com pouco menos de 1,80m, mas pesando 106 quilos, Pataca virou parte do folclore futebolístico brasileira. Além da barriga, o atleta ganhou notoriedade pois, em 1976, registrou um recorde de gols sofridos que se mantém até hoje. Defendendo o Ferrocarril, de Uruguaiana, levou 14 gols contra o Internacional.
7) COUTINHO | 10 +
Camisa 9 do Santos de Pelé que ganhou duas vezes a Copa Libertadores e o Campeonato Mundial Interclubes na década de 1960, Coutinho era outro que exibia uma leve barriga. Mesmo assim, era muito rápido e, por conta da aparência, era confundido com Pelé dentro de campo. Terceiro maior artilheiro do Santos na história, estava no elenco da seleção brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 1962.
6) CLAUDIOMIRO | 10 +
O atacante Claudiomiro Estrais Ferreira chegou ao Inter com apenas 13 anos e fez história no clube gaúcho no início dos anos 70. Apelidado de Bigorna, era um jogador que usava bastante o físico atarracado para se impor contra os zagueiros. O “gordinho” Claudiomiro, hoje com 58 anos, foi o autor do primeiro gol da história do Beira-Rio (num amistoso contra o Benfica, em 1969) e foi o dono da 9 colorada entre 1967 e 1973.
5) EDU | 10 +
Ponta-esquerda do Santos entre 1966 e 1976, jogou também no Corinthians e no Internacional, mas marcou época no time do litoral paulista com seu potente chute de perna esquerda. Pela seleção brasileira jogou as Copas do Mundo de 1966, 70 e 74. Após o fim da carreira, participou de muitas partidas de veteranos e, mesmo com uma saliente barriga de atleta aposentado, continuou assustando os adversários com seus fortes chutes.
4) NETO | 10 +
O polêmico camisa 10 do Corinthians foi alvo de críticas por conta de seu gênio difícil, dos comentários pouco amistosos contra adversários e árbitros e também por conta do peso. Mesmo com a barriga avantajada, Neto ganhou os corações corintianos graças à precisão incrível nos chutes de perna esquerda, e liderou o time na conquista de seu primeiro Campeonato Brasileiro, em 1990.
3) BRANCO | 10 +
O lateral-esquerdo certamente está entre os atletas brasileiros mais criticados por conta do preparo físico. Jornalistas e torcedores lamentaram sua convocação para a Copa do Mundo de 1994 (a terceira de sua carreira) e, depois, sua escalação no jogo de quartas-de-final contra a Holanda. Mesmo acima do peso, Branco marcou um lindo gol de falta que garantiu a vitória do Brasil por 3 a 2 e a classificação para a semifinal.
2) RONALDO | 10 +
Embora já tenha emagrecido bastante nos treinos com o Corinthians, há pouco tempo Ronaldo exibia uma barriga totalmente incompatível com a prática do futebol, como a que mostra a foto tirada em Ibiza, durante as férias do jogador. Os problemas com o peso durante a carreira, no entanto, não impediram que o atacante se tornasse o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols.
1) RENATO GAÚCHO | 10 +
Renato Gaúcho, conhecido no Rio Grande do Sul como Renato Portaluppi, não ficou famoso pela má forma física. O atacante é homenageado aqui por ter feito, de barriga, um gol que entrou automaticamente no folclore do futebol brasileiro. Faltando poucos minutos para o fim do jogo entre Flamengo e Fluminense, válido pela final do campeonato estadual do Rio de 1995, Aílton deu um chute cruzado e a bola desviou na barriga de Renato antes de entrar. O Fluminense venceu por 3 a 2 e garantiu o título. Antes disso, Renato foi campeão da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes em 1983, pelo Grêmio, e disputou a Copa do Mundo de 1990.