Uma Impressão Adquirida Dificilmente é Apagada

A imagem de que somos um país que exala sexualidade é inevitável. Principalmente nesse momento em que o Caranaval se aproxima, a vulgarização do sexo é algo observável. Mas, se há dias falamos de um guia de turismo inglês que falava pejorativamente de nossas mulheres (clique aqui para ler), agora é uma cadeia de lojas feminina que deturpa (ou reforça, quem sabe…) nossa imagem de paraíso sexual: PM’s Cariocas abordando turistas estrangeiras em poses sensuais.

A Riotur pediu a retirada desses anúncios na Itália. Veja a campanha:

Extraído de:  http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/01/31/autoridades+do+rio+criticam+peca+publicitaria+italiana+3751932.html e http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3484095-EI8139,00-Publicidade+italiana+mostra+PMs+desrespeitando+mulheres.html

  

Autoridades do Rio de Janeiro criticam campanha italiana com policiais

RIO DE JANEIRO – Uma campanha publicitária da rede de roupas femininas Relish, da Itália, revoltou as autoridades do Rio de Janeiro. Espalhadas em outdoors pelas cidades de Milão, Bolonha e Nápoles, as imagens mostram modelos aparentemente estrangeiras sendo abordadas e revistadas de forma abusiva e agressiva por policiais militares fardados.
Em uma das fotos, na Praia de Ipanema, um PM com a farda do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do complexo da Maré, na zona norte, coloca a mão por baixo da saia da modelo.
Em nota, o secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, repudiou a propaganda e informou que enviará à embaixada italiana um pedido de retirada imediata da propaganda das ruas. “Esse tipo de publicidade desrespeita não só a corporação da Polícia Militar como compromete a imagem do Rio de Janeiro e a dos próprios cariocas. É lamentável que fatos desrespeitosos e preconceituosos como esses ainda ocorram em pleno século XXI”, afirma o secretário na nota. Apesar da semelhança, a PM informou que a farda não é oficial, mas garantiu que investigará o caso.
As fotos também ilustram o site da Relish. Apesar de na vida real o patrulhamento da orla de Ipanema ficar a cargo do 23º BPM do Leblon, na propaganda da loja policiais do 22º BPM abordam e prendem as duas italianas após o carro em que elas viajam enguiçar na orla.
Em uma das fotos, um PM imobiliza a mulher no chão enquanto ao fundo outro policial segura a outra pelo pescoço. “A campanha é de mau gosto sob vários aspectos. É machista e reforça a associação perversa entre sexo e violência. Mas não é nem a primeira nem a última campanha publicitária a se valer desses elementos”, afirmou a socióloga da Fundação Getúlio Varas, Bianca Freire Medeiros, autora do livro “O Rio de Janeiro que Hollywood inventou”. No entanto, ela ressalta que a imagem do Rio que circula no mercado turístico global combina elementos sintetizados na propaganda italiana. “Somos um paraíso tropical, mas também somos o lugar do risco e da violência. Gostemos ou não, precisamos admitir nosso quinhão de responsabilidade na produção e circulação dessa imagem de um Rio corrupto e violento”, acrescentou.
As fotos já circulam na internet e até mesmo uma comunidade no site de relacionamentos Facebook foi criada pedindo que a campanha não seja mais veiculada. Com 193 membros, a comunidade “Eliminar a publicidade da Relish em Nápoles” pede um basta ao que eles descrevem de “decadência moral” e “vergonhoso”.

Riotur deve pedir à Itália retirada de outdoor polêmico

O secretário Especial de Turismo do Rio de Janeiro e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, disse que vai enviar à Embaixada Italiana no Brasil um pedido de retirada imediata das ruas dos outdoors com fotos que simulam mulheres sendo abordadas de forma agressiva por policiais militares do Rio de Janeiro.
Uma campanha publicitária espalhou as fotos pelas cidades italianas de Nápoles, Bolonha e Milão. Em uma das imagens, que teriam sido feitas na praia de Ipanema, um PM coloca a mão por baixo da saia da modelo.
“Esse tipo de publicidade desrespeita não só a Polícia Militar como compromete a imagem do Rio e dos cariocas. É lamentável que fatos como esses ocorram em pleno século 21”, afirmou.
As mulheres lembram turistas estrangeiras. Já os homens vestem uniformes idênticos aos da PM, com emblema do 22º Batalhão da Polícia Militar (Maré). Porém, o responsável pelo policiamento de Ipanema é o 23º BPM.
A peça publicitária foi feita para uma rede de lojas de roupas femininas chamada Relish.