Para quem não viu um lance futebolístico que está sendo chamado de “Clever Corner” ou “Escanteio Esperto”, veja que a prática (vista uma ou outra vez aqui) deve ser motivo de atenção nos nossos campeonatos.
Ocorreu no último domingo, entre Manchester 3 X 0 Chelsea.
A seguir, clique para ver o vídeo do lance em:
http://www.youtube.com/watch?v=4tgtvDSwReI
Abaixo, matéria sobre o lance, extraído do “Blog do Boleiro”, com entrevista do Cel. Marinho sobre o mesmo: (http://borgesluciano.blog.terra.com.br/)
“Escanteio esperto” terá sinal verde no Paulistão
Por Luciano Borges
O escanteio esperto – “clever corner”, como os ingleses estão chamando – cobrado pelos jogadores Wayne Rooney e Ryan Giggs na partida de domingo contra o Chelsea, será alvo de uma das aulas teóricas que os juízes de São Paulo estão tendo na pré-temporada. E, ao contrário do que aconteceu na Inglaterra, eles serão orientados a deixar o jogo seguir.
Foi assim: escanteio no lado direito ao ataque do Manchester, que venceu o time de Felipão por 3 a 0. Rooney caminhou com a bola no chão. Ao chegar no canto do escanteio, pisou na pelota sobre a risca e a puxou para fora, colocando-a em jogo.
Os marcadores do Chelsea ficaram preocupados em se posicionar para o escanteio. Giggs veio da área, andando. Mas, ao chegar ao lado do balão, não o colocou no corner outra vez. Virou-se para dentro do campo, deu dois toques em movimento e cruzou para Cristiano Ronaldo marcar o gol de cabeça.
O lance foi invalidado porque, logo que Giggs tocou na bola para cruzar, o bandeira acusou uma irregularidade. Ele tinha sido enganado por Rooney. Achou que o escanteio ainda seria batido e não adiantou os dois atletas do Manchester explicarem para ele que tinham feito uma jogada ensaiada.
O lance voou na Internet. Na segunda-feira, era um dos três vídeos mais acessados no site You Tube (www.youtube.com/watch?v=4tgtvDSwReI). Rooney reclamou do auxiliar do árbitro por “atrapalhar uma jogada que criamos com o livro de regras na cabeça”.
Consultado pelo Blog do Boleiro, o tenente-coronel Marcos Marinho, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, já previu que outros atletas deverão utilizar o “escanteio esperto”. “Quando um lance ganha notoriedade, em geral ele é copiado”, disse. E vai recomendar que se valide o lance, desde que a bola seja colocada e parada dentro do “córner” antes de ser batido o escanteio como fez Rooney.
Este tipo de jogada é de interpretação menos subjetiva do que a cobrança de pênalti com paradinha. Os árbitros da FPF receberam a orientação de mandar voltar a “cobrança exagerada”, quando o cobrador para muito próximo da bola e ainda espera para ver o goleiro já caído num dos cantos do gol. “Mesmo assim, a interpretação do juiz é que vai valer na hora”, afirmou Marinho.