Nossa filha está cada vez mais grandona. Até um anjinho já quís fazer morada conosco (e fará, pois é o anjo da guarda dela!):

Acho que ele ficou contente com o quarto dela, olha como está ficando bacana!

O duro é o que ela falou esta noite. Enquanto dormíamos, de dentro da barriga da Andréia, ela falou baixinho: “Papai, meu quarto tá bonito, minha mamãe é bonita, tudo tudo bonito. Dá para você ficar bonito também?”
???????? Menininha, tome jeito…
Veja o que está acontecendo com ela nesta semana. Ela já está grandona!!!
(Extraído do semana-a-semana do site do Colégio São Francisco, já citado em outras oportunidades)
O Bebê
O feto repousa sobre o útero – não mais flutua. Os olhos se abrem na fase alerta e se fecham durante o sono. A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. O feto começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer. O bebê está próximo dos 2 quilos de peso e os cinco sentidos estão funcionando. Mede cerca de 38-39 cm dos pés à cabeça. O tecido gorduroso mais claro (menos vascularizado) deposita-se embaixo da pele dando uma aparência mais clara ao feto.
Futura Mamãe
Você está indo ao médico a cada 1 ou 2 semanas agora. Seu útero está cerca de 15 cm acima do umbigo e está empurrando o estômago para cima, causando azia e empachamento após as refeições. Empurra também o diafragma e os pulmões, causando falta de ar. Começa também a pressionar o reto, causando constipação (intestino preso). Beba bastante líquido e coma boa quantidade de fibras, para aliviar a constipação. Faça uma alimentação fracionada (pequenas refeições com maior freqüência) para aliviar a azia e indigestão.
Futuro Papai
A decisão de como amamentar o bebê está mais com a mãe. Entretanto, é muito importante para o pai apoiar o método escolhido. Discuta seus sentimentos com a mãe e aprendam juntos os prós e contras. Então dê apoio integral à decisão final.
