A Starbucks nos Tempos de Crise
A internacional rede de cafés Starbucks, uma espécie de “McDonald’s” do café, há pouco tempo chegou ao Brasil. No exterior, é reconhecidamente a maior e mais prestigiada rede de cafeteria. Entretanto, devido a crise, poderá ser vendida para colombianos, já que grandes produtores querem aumentar sua participação nos EUA.
Extraído de:
Colômbia quer fechar negócio com ações da Starbucks em 2009
A Colômbia espera se juntar a outras nações produtoras de café no começo do próximo ano para comprar uma fatia considerável da rede norte-americana Starbucks. Produtores do Brasil e da América Central já demonstraram interesse em um possível acordo, disse à Reuters um diretor da Federação de Cafeicultores da Colômbia.
A Colômbia, terceiro maior produtor mundial de café, mantém conversas com bancos de investimento há cerca de 1 ano sobre a possibilidade de compra de ações da gigante norte-americana, o que daria aos produtores mais voz no mercado, afirmou Gabriel Silva.
Afetada pela crise econômica global e pela desaceleração do consumo nos EUA, a Starbucks recentemente anunciou que fechará 600 lojas e deverá dobrar os cortes nos custos devido à queda das vendas.
“Há uma oportunidade que a crise nos oferece; o valor das ações da Starbucks está em um dos menores níveis da história”, declarou Silva em uma entrevista na noite de segunda-feira.
“Nós queremos ter uma posição de influência…uma voz suficientemente forte para conseguir contribuir com o desenvolvimento da companhia”.
Silva disse ainda que espera que o acordo possa ser fechado até o primeiro trimestre do próximo ano e já recebeu ofertas de alianças com atuais investidores.
No entanto, ele afirmou que o negócio não seria uma oferta hostil e que não ambicionava ter uma posição majoritária na empresa.
“A Starbucks não tem outro comentário oficial a não ser que apreciamos as alianças que temos com produtores de café em todo lugar onde compramos o grão –incluindo aqueles da Colômbia”, informou um porta-voz na semana passada com relação aos recentes comentários de Silva acerca de um possível acordo.
(Por Patrick Markey)
criado por Prof Rafael Porcari
14:44:54
Pagamento Garantido aos Árbitros do PR
Não o conheço, mas achei interessante uma coluna do Sr Valdir Bicudo, do Portal Paraná-OnLine, sobre o adiantamento de um patrocinador do Campeonato Paranaense para pagar as taxas dos árbitros locais no Estadual. Nela, há uma fina ironia à todos: à Federação, aos árbitros, aos clubes e à associação local. Compartilho tal momento dos nossos colegas paranaenses:
Extraído de: http://www.parana-online.com.br/colunistas/291/62708/
Será um milagre!
O futebol, de um modo geral, sempre “agrediu” o árbitro de futebol em razão dos seus direitos e honorários, ou como se fala – taxa de arbitragem, embora nada tenha de taxa, pois realmente não são honorários, muito menos taxas, mas sim salário. Salário é qualquer coisa consagrada ao trabalhador.
Olhando-se os antecedentes quanto o assunto ora em apreciação, facilmente será constatado que inúmeros clubes deixam de atender essa obrigação com os árbitros, o que de regra é uma violação do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
O presente preâmbulo foi manejado para esclarecer um fato novo relevante em nosso futebol. Explica-se: o patrocinador da Série Ouro de 2009, já consignou R$ 500 mil como forma antecipada e que serão destinados a proceder a quitação da remuneração dos homens de preto. Sendo assim, os árbitros do futebol do Paraná receberão seus créditos antecipadamente, pois há dinheiro para esse fim e, de conformidade com o Estatuto do Torcedor, a quitação dessa verba deve ser feita antes de ser iniciada a partida.
Resta explicar que nenhum dos participantes do Campeonato Paranaense (clubes) poderá ignorar essa obrigação salutar, sendo que, caso um árbitro não receba a verba, na sua forma prevista no Estatuto do Torcedor, será vítima de uma calote que pode levar a associação responsável ao TJD, ou caso queira de forma diversa, poderá fazer a opção de ir à Justiça comum (pequenas causas) ou ainda fazer uma representação no Procon.
Tudo que está se aludindo nesse artigo tem a coloração de advertência, pois é possível que mesmo assim, no decurso da competição, o árbitro possa ser vitimado pela omissão tão comum dos cartolas no mundo do futebol. E, caso isso não suceda em 2009, será uma verdadeiro milagre!
(…)
PS: Diante da inoperância da Associação dos Árbitros e do não reconhecimento da FPF do sindicato, espera-se que os árbitros não se “troquem por algumas escalas” e denunciem se houver o calote.
Valdir Bicudo -bicudoapito@bol.com.br
criado por Prof Rafael Porcari
14:41:18
10 Frases Marcantes, 10 Micos Nacionais e Internac
A escolha foi bem, digamos, apurada! Veja que disputa difícil:
As 10 frases do ano ——————————————
1- ‘‘Eu tenho tanta sorte que acho que Deus passou por aqui e resolveu ficar. Porque a sorte aumenta a cada dia’’
Lula, sobre a descoberta de petróleo na camada pré-sal
________________________________________
2- ‘‘Acho que eu estava despreparado para a guerra’’
George W. Bush, em entrevista à rede americana ABC, em dezembro
________________________________________
3- ‘‘O senhor é burro, não sabe nada. Deveria voltar aos bancos e estudar mais’’
Joaquim Barbosa, ministro do Supremo Tribunal Federal, ao colega Eros Grau, depois do habeas corpus que este concedeu a Humberto Braz, acusado de tentar subornar um delegado a mando de Daniel Dantas
________________________________________
4- ‘‘Uma mentira dita muitas vezes se torna verdade’’
Celso Amorim, chanceler brasileiro, citando Goebbels ao criticar a atitude dos países ricos nas discussões sobre o comércio mundial. O Itamaraty pediu desculpas pela gafe
________________________________________
5- ‘‘Eu defendo, na verdade, o uso do fumo em qualquer lugar. Só fuma quem é viciado’’
Lula, sobre a proibição de fumar em lugares públicos fechados
________________________________________
6- ‘‘As notícias sobre minha morte são extremamente exageradas’’
Steve Jobs, fundador da Apple, em setembro
________________________________________
7- ‘‘Estamos chegando num ponto em que temos de nos acostumar com o seguinte: falar no telefone com a presunção de que alguém está escutando’’
Tarso Genro, ministro da Justiça
________________________________________
8- ‘‘O pior da crise já passou’’
Alan Greenspan, ex-presidente do Banco Central americano, em maio
________________________________________
9- ‘‘Aquele cara grisalho e enrugado me usou no anúncio de campanha, o que acho que significa que sou candidata a presidente’’
Paris Hilton, modelo e celebridade, ironizando John McCain, candidato republicano à Presidência dos EUA, que a comparou a Barack Obama
________________________________________
10- ‘‘Eu diria que ele é bem equipado – física, mental e politicamente’’
Angela Merkel, chanceler da Alemanha, sobre Barack Obama
Os 10 micos brasileiros————————————
1 – Ronaldo e os travecos – Parece nome de banda de rock dos anos 80, mas não é. Ronaldo se envolveu numa confusão fenomenal com travestis na Barra da Tijuca. Um deles, Andréa Albertini, diz que o craque encarou a marcação homem a homem. Ele negou, mas o gol contra já estava marcado.
________________________________________
2 – A vara que sumiu – Os organizadores dos Jogos de Pequim perderam o instrumento de trabalho da saltadora Fabiana Murer. Ela perdeu a concentração e a prova. Não, não vamos fazer trocadilhos. Só o registro.
________________________________________
3 – O pirulito eletrônico – A Ferrari inventou um novo sistema de saída dos boxes e Felipe Massa se deu mal. Foi o campeão mais rápido da F-1 – por 30 segundos, até que Lewis Hamilton roubou-lhe o título na última curva.
________________________________________
4 – A atriz e o pugilista – Luana Piovani e Dado Dolabella protagonizaram uma versão real de Celebrity Fight, em que famosos trocam sopapos. Ela negou – típico de quem levou uma pancada na cabeça.
________________________________________
5 – “É casado? Tem filhos?” – Essa pergunta, da campanha de Marta Suplicy, sexóloga e defensora dos direitos dos homossexuais, contribuiu para que Gilberto Kassab, eleito prefeito de São Paulo, relaxasse e gozasse.
________________________________________
6 – O tombo do favorito I – A festa estava pronta para o Fluminense na decisão da Copa Libertadores. Esqueceram de combinar com a LDU, do Equador, que calou o Maracanã – e o técnico Renato Gaúcho, que disse que ia “brincar no Campeonato Brasileiro”, acabou o ano rebaixado com o Vasco.
________________________________________
7 – O tombo do favorito II – Diego Hypolito liderava as apostas para o solo em Pequim. Terminou no solo.
________________________________________
8 – O professor e o berimbau – Antônio Dantas, da Medicina da UFBA, disse que “baiano toca berimbau porque só tem uma corda”. Dançou. Ao som do berimbau.
________________________________________
9 – O padre voador – Tinha tudo para dar errado. E deu. Em abril, o padre Aderli de Carli desapareceu pendurado em balões. Trágico, mas lhe valeu de uma humorista americana o Prêmio Darwin, dado a quem “presta um serviço à humanidade ao não transmitir seus genes”.
________________________________________
10 – O presidente e o “s…” – Ao falar da crise econômica, Lula justificou seu tom otimista comparando-se a um médico que não deve dizer a verdade a um doente grave. “Você diria ao paciente ‘Meu, sifu’?”. Lula sempre foi meio infeliz em suas metáforas. Mas dessa vez ele… bem… “sifu”.
Os 10 Micos Internacionais—————————————
1. O presidente e o sapato
George W. Bush escapou ileso das sapatadas do jornalista iraquiano Muntader al-Zaidi. Preso, Zaidi apanhou para valer.
2. O governador e as prostitutas
Eliot Spitzer era governador de Nova York até aparecer na lista de clientes de uma casa de tolerância.
3. Batman bate na mãe e vai ao cinema
A mãe do ator Christian Bale, de Batman, apanhou do filho, em Londres. Será que ele a confundiu com o Pingüim?
4. Se reabilitada é assim…
Depois de passar por mais uma reabilitação, a cantora Amy Winehouse bateu numa fã. Imagina se ela estivesse doidona.
5. A orgia do presidente da FIA
Max Mosley, presidente da Federação Internacional de Automobilismo, foi flagrado com cinco prostitutas.
6. Apaga a tocha olímpica
Manifestantes pró-Tibete tentaram apagá-la várias vezes. Até bombeiros precisaram trabalhar para deixar o fogo aceso.
7. A falsa estrela
A chinesa Lin Miaoke encantou o mundo cantando na abertura das Olimpíadas. Mas foi dublada por uma menina considerada feia.
8. Paris Hilton presidente
John McCain comparou Obama a Paris Hilton e Britney Spears. Paris faturou: lançou sua candidatura no YouTube.
9. Troféu Rei da Espanha
Para o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que chamou Barack Obama de “bronzeado”. Merecia um “¿por qué no te callas?”.
10. O troféu “Alce Abatido” vai para Sarah Palin
Pelo “conjunto da obra”. Sarah volta para o Alasca e o mundo se livra de entrar numa fria.
Extraído da Revista Época, dos links:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI20152-15228,00.html
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI20133-15228,00.html
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI20211-15227,00-OS+MICOS+DE.html
criado por Prof Rafael Porcari
13:59:00
Jogador como Mercadoria
Como não faltarei de ética em citar nomes, apenas imagino os anúncios. E tenho certeza de que haverá placas como :
“leve dois zagueiros e ganhe um volante de marcação“,
ou
“promoção: centroavante em liquidação, pouco uso, único dono“,
ou ainda:
“ótima oferta: cabeça-de-área voluntorioso, recebe poucos cartões amarelos e eventuais vermelhos. Ótima rodagem, aceita pagamento de salário com 90 dias“.
Haverá, por fim, até mesmo aqueles:
“super oferta: kit completo – vem com um treinador, preparador físico e massagista – na compra por cartão, leve grátis dois gândulas e um meia de ligação“.
E você? Quem venderia ou como venderia?
criado por Prof Rafael Porcari
09:28:04
26.12.08
O Natal do Presidente do Irã!
Não é brincadeira. Parece até “pegadinha”, mas o pior é que é sério!
Uma emissora de TV inglesa, que tradicionalmente convida celebridades para desejar Feliz Natal ao povo britânico (parodiando a Rainha da Inglaterra, que faz o mesmo via BBC TV), convidou o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad para desejar Feliz Natal!
Detalhes:
– Ele é muçulmano, e o Natal Cristão não tem sentido algum à sua crença;
– Publicamente Irã e Inglaterra não tem boas relações;
– Recentemente, ele defendeu a extinção do Estado de Israel e negou o Holocausto judeu!
Como é que ele pode desejar “Feliz Natal”?
Clique aqui para assistir ao vídeo da mensagem natalina:
A seguir, matéria do portal G1 sobre o assunto, extraída de: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL935457-10406,00-MENSAGEM+NATALINA+DE+AHMADINEJAD+CAUSA+POLEMICA.html
Mensagem natalina de Ahmadinejad causa polêmica
A escolha do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad por um canal de TV britânico para enviar uma mensagem de Natal provocou polêmica na Inglaterra e em outros países.
Um discurso para inglês ver e ouvir. Originalmente gravado em persa, a mensagem do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad foi legendada pelo Channel 4, um dos principais canais de TV da Grã-Bretanha.
Todos os anos, a emissora convida uma personalidade para dar aos britânicos uma mensagem de Natal alternativa às palavras da Rainha Elizabeth II. Desta vez, escolheu um inimigo declarado de Israel e crítico de vários países do Ocidente, inclusive da própria Grã-Bretanha.
O governo britânico acusa Ahmadinejad de manter um programa para construir armas nucleares. Como já era esperado, o presidente iraniano foi irônico.
“Se Jesus ainda estivesse na Terra, levantaria a bandeira da justiça e do amor à humanidade em oposição àqueles que provocam guerras, aos que ocupam países alheios, e aos terroristas e autores de ameaças ao redor do mundo”, declarou.
A embaixada de Israel em Londres protestou. Disse que não foi correto dar espaço no horário nobre ao presidente de um regime que nega o Holocausto, defende a destruição de Israel, financia e encoraja o terrorismo, executa crianças e enforca homossexuais. Mas a direção do Channel 4 disse que Ahmadinejad foi escolhido porque suas relações com o Ocidente estarão no topo da agenda política de 2009.
Desculpas Sinceras ou com Segundas Intenções
Não é só por aqui que vemos jogadores de futebol se desculpando por gestos negativos contra a arbitragem. Para quem assistiu à penúltima partida do triangular final do Campeonato Argentino, viu Bergessio, do San Lorenzo, ser expulso, reclamar muito, ofender ao árbitro e sair gesticulando contra ele, com o típico e indelicado gesto de “estar roubando”. À imprensa, deu declarações muito polêmicas, acusando-o de desonestidade.
Agora bateu um certo, digamos, “arrependimento” no jogador, que desmentiu tudo e elogiou o árbitro. Atitude sincera, convincente, ou simplesmente de prevenção contra o julgamento?
Veja o acontecido em: http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=1026325&div_id=1490
(ops, a página está em português de Portugal)
Bergessio pediu desculpas ao «melhor árbitro da Argentina»
Gonzalo Bergessio foi expulso no passado sábado na derrota do San Lorenzo diante do Boca Juniors (1-3), resultado que afastou a equipa do antigo jogador do Benfica da luta pelo título que pode ficar decido esta noite entre a equipa de Buenos Aires e o Tigre. Na altura, o avançado reagiu mal à sanção disciplinar e dirigiu gestos ao árbitro que provocaram polémica na Argentina. Três depois, já com os ânimos mais serenos, o jogador veio a público fazer mea culpa, assumindo que o Boca ganhou bem e classificando o juiz da polémica, Héctor Baldassi, como «o melhor árbitro do futebol argentino».
A polémica surgiu depois do cartão vermelho. Bergessio não gostou da ordem de expulsão e, através de gestos, deu a entender que o árbitro teria sido subornado. Uma atitude que o jogador assume, agora, como desproporcionada. «Não choramos, o Boca ganhou bem. Os árbitros às vezes enganam-se a favor e às vezes contra», começou por destacar, deixando escapar ainda um certo ressentimento em relação ao último embate. «O que se passa é que para o Boca às vezes enganam-se mais a favor do que contra», referiu citado em declarações à Fox Sports.
Já mais relaxado, em contraste com o descontrolo que revelou no jogo de sábado, o Bergessio acabou por assumir que foi longe demais nas críticas ao árbitro. «Está tudo bem com Baldassi. Enganei-me e já lho disse. Para mim é o melhor árbitro do futebol argentino», acrescentou.
Com o San Lorenzo fora da corrida, o título decide-se esta terça-feira no embate entre o Boca Juniors e o Tigre. Um jogo que Bergessio não quer ver, mas para o qual elege um favorito. «Não vou ver esse jogo porque já sei que vou sentir uma amargura muito grande. Prefiro que o Boca seja campeão do que o Tigre», contou ainda.
criado por Prof Rafael Porcari
14:34:18
A Circunscrição do Rodízio Paulistano
Polêmica porém certeira uma recente decisão judicial sobre o Rodízio de Veículos da Cidade de São Paulo: a identificação das vias que o integram.
Nada mais justo do que clarificar as vias de proibição. Tudo bem que os paulistanos já estejam acostumados com o termo “Centro Expandido”, mas a simples denominação de que o mesmo é o “espaço delimitado entre as marginais” e assim por diante não é suficiente. Quais ruas são proibidas? Se alguém do interior acessa a capital, como saberá ele se o trecho final é permitido ou não? A quem pedir informações?
Concordo que será trabalhoso identificar com placas as ruas que compõe a área de restrição; mas antes isso do que uma multa por descaso das autoridades.
criado por Prof Rafael Porcari
14:14:13
Poluição reduz nascimento de homens.
Tenho que me curvar à minha ignorância. Há dias, após aula de hidroginástica para gestante, havia 8 mulheres grávidas de meninas. Minha mulher, Andréia, me disse que a poluição está fazendo com que nasçam menos homens, e deu lá uma explicação que não tive muita fé.
Agora, no caderno Saúde da Folha de SP de 23 de dezembro de 2008, leio que: “estudo mostra que nascem menos meninos nas áreas mais poluídas de SP; cromossomo Y é muito sensível a agentes químicos“.
Me rendo. Minha descrença vencida está em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u482598.shtml
Poluição reduz nascimento de homens
por CLÁUDIA COLLUCCI
A poluição atmosférica, a fuligem da queima da cana-de-açúcar e o uso de agrotóxicos nas lavouras têm reduzido o número de nascimentos de bebês do sexo masculino, indicam estudos da USP e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
A hipótese é que as substâncias químicas –chamadas de desreguladores endócrinos– presentes nesses poluentes alterem o mecanismo de regulação do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas e inibam a fabricação de espermatozóides que carregam o cromossomo Y (que determina o sexo masculino).
Diversos estudos na Europa e nos EUA vêm relatando que, além da tendência de declínio na proporção de homens, a exposição ambiental às substâncias químicas pode contribuir para um maior surgimento de cânceres hormônio-dependentes, redução da fertilidade e malformações congênitas.
Uma análise publicada em outubro passado na revista científica francesa “Gynécologie Obstétrique & Fertilité” diz que há 15 anos diversos estudos epidemiológicos têm demonstrado possíveis associações entre o câncer de mama e os pesticidas que levam na composição desreguladores endócrinos.
No Brasil, ao menos dois trabalhos de pesquisadores da USP mostram que quanto maior o número de partículas suspensas na atmosfera, menor a quantidade de meninos nascidos em regiões de São Paulo.
Foram avaliados o nível de poluição medido em 15 estações da Cetesb e o número de nascimentos registrados em cartórios da capital paulista.
Segundo o patologista Paulo Saldiva, pesquisador do Laboratório de Poluição da USP, entre a área menos poluída e a com maior índice de poluição atmosférica, a diferença da proporção de nascimento de bebês do sexo masculino foi de 1%- 51,7% e 50,7%, respectivamente, com 1.180 meninos a menos na área mais poluída. A análise foi feita entre 2001 e 2003
“Sempre nascem mais homens do que mulheres [numa proporção média de 51% e 49%] porque a mortalidade masculina é maior. Porém, a proporção de homens vem caindo conforme o nível de poluição da região”, diz Saldiva.
Segundo o urologista Jorge Hallak, outro autor do estudo, estudos mostram que o cromossomo Y, que define o sexo masculino, é muito sensível à exposição de agentes químicos presentes na atmosfera. “Há uma morte maior da linhagem germinativa que carrega o Y.”
Em trabalho experimental, Hallak observou que ratos expostos à poluição ejaculam menos espermatozóides. “
A poluição afeta a qualidade e a quantidade de sêmen.”Em março, o urologista apresentará em congresso em Roma um estudo inédito feito no interior de São Paulo em que demonstra que as cidades onde há maior queima de cana-de-açúcar –monitorada por satélites– também têm redução do nascimento masculino.
Nas regiões agrícolas do Paraná, o declínio do nascimento de homens é atribuído aos agrotóxicos, segundo estudo da biomédica e pesquisadora da Fiocruz Gerusa Gibson. A análise foi realizada entre 1994 e 2004, com base nos registros do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O município de Jardim Olinda, no noroeste paranaense, registrou a menor proporção de nascimentos de homens no período analisado. Em 1994, teve uma taxa de 62,5% e, dez anos depois, o índice de nascimentos de meninos caiu para 26%.Segundo Gibson, os agrotóxicos atuam como desreguladores endócrinos porque, entre os mecanismos de ação, têm estrutura molecular semelhante à de hormônios naturais.
Alguns autores, como o inglês Willian H. James, sugerem que não se pode atribuir a responsabilidade pelo declínio na proporção de nascimento masculino só à poluição ambiental, uma vez que não se sabe como seria tal proporção na ausência dessas partículas poluentes.
criado por Prof Rafael Porcari
06:16:58
Cientistas descobrem o novo sabor
Apoiados por gigantes internacionais como Coca-Cola, Nestlé e Ajinomoto, os bioquímicos da Senomyx publicaram na revista científica PNAS, a descoberta do 5o. Sabor: o UMAMI.
Para entender bem ou ter noção deste sabor, responda rápido:
– a carne in natura, sem tempero algum, é doce, salgada, amarga ou azeda?
Nenhuma delas, ela é umami, que quer dizer “delícia” em japonês.
Os sabores tem propriedades proteícas próprias, e são compostos por 2 elementos: um determinante, e outro realçante. Assim, isolando-os, conseguem usá-lo na indústria alimentícia. Na prática, isso quer dizer que a Coca-Cola pode regular o azedume ou a doçura das suas bebidas no ponto exato; a Nestlé, o amargor dos seus chocolates; e a Ajinomoto, o umami dos seus temperos para carnes.
Percebem porque grandes empresas investem em pesquisas? As aqui citadas, já colhem os frutos. Ou melhor, seus sabores.
criado por Prof Rafael Porcari
06:12:51


