Gravidez explicada por Químicos

Cada maluco tem sua loucura própria. Pedi para a Andréia explicar como uma mamãe reage à gravidez, e se possível, num poeminha. Mas como “falta um parafuso”, olha o que ela escreveu (quem mandou estudar Química):

Síntese


Sintetizar, na química, significa criar uma nova substância, um novo composto.
Nos últimos seis meses, tenho trabalhado num novo projeto de síntese, que tem me intrigado muito.
Nesta reação, as partículas, de origem predominantemente orgânica formadas por um conjunto de bases nitrogenadas, começaram bem pequenas, numa escala sub-nanométrica. Era impossível caracteriza-las com os meios disponíveis.
Tais partículas foram deixadas em solução salina, contendo ainda grande quantidade de compostos protéicos. A agitação foi mantida, alternando-se entre agitação vigorosa e branda, sem regularidade. Temperatura constante de 36ºC, com pequenas variações a maior.
Nessas condições, que se mostraram ótimas para a reação, houve um deslocamento no equilíbrio químico, levando à formação de novos compostos. Nesse ponto, foi impossível evitar a coalescência, e as partículas foram ficando maiores. Agora, já era possível caracteriza-las. Juntas, formavam uma espécie de grão, com características anisotrópicas.
Na caracterização foi possível identificar que algo havia fugido do controle. As partículas não eram apenas matéria. Neste momento, entendi que algum superior havia mexido na minha reação, adicionado alguma coisa sem que eu soubesse.
Eu já tinha tido a colaboração de outra pessoa, no início da síntese, responsável por 50% do material inicial, mas agora, tudo havia fugido da estequiometria e do controle. Minhas partículas tinham vida! Sintetizamos (eu, meu colaborador e um superior) algo inédito, único, nunca antes obtido!
Demos ao conjunto da obra o nome de Marina!
Pretendo trabalhar nesse projeto por toda a minha vida…

Ei, o colaborador sou eu!!!!

Sou eu mesmo?

Mas eu não entendo de química…

Ué, não entendi?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.