Se verdade, uma vergonha

Se verdade, ficarei decepcionado com aqueles que estávamos acreditando.

 

A Federação Paulista de Futebol exige inúmeras obrigações de nós, árbitros. Criou-se um moralizador ranking de arbitragem, que cheio de problemas no início, aos poucos foi se aperfeiçoando.

 

Entretanto, no link “Informações aos Árbitros”, no sítio eletrônico da FPF, divulgou-se uma relação de´”árbitros Categoria Ouro” para a realização de exames oftalmológicos, onde há 5 nomes novos e ausência de outros 5. Teriam equivocadamente publicado o ranking de 2009?

Se foi isso, o descrédito é total! Já que as provas físicas AINDA ESTÃO SENDO REALIZADAS, e as provas escritas ACONTECERÃO SOMENTE EM 6 DE DEZEMBRO.

 

Como poderia alguém ter em 27 de novembro notas de provas a se realizar futuramente?

 

Uma possibilidade é de que o cálculo do ranking mudou, sem prévio aviso. Embora os árbitros não tenham uma pontuação final (só há colocação no ranking, não pontuação), nos anos anteriores o ranking era divulgado no final do ano, após o término das atividades.

Quero crer que não. Mas parece que o ranking (se é que não houve equívoco da FPF), não tem mais crédito algum.

 

Aguardemos manifestações. Ou investigações. Ou ainda, esclarecimentos.

 

Marina 26 semanas – tá passando rapidinho!

 

Nossa filhinha já tem 26 semanas! Olha como a Marininha está:

(Do gravidez semana-a-semana):

O Bebê
Agora ele está mais gordinho, com menos rugas e tem os olhos bem abertos e as feições definidas. O interessante é que alguns estudos mostraram que ao colocar luz perto de um dos lados da barriga da mãe, ele tende a virar a cabeça para este lado, pois já possui nervos óticos. Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sangüíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração.
Futura Mamãe
No final dessa semana você está completando o 6º mês de gestação; está dando adeus ao 2º trimestre da gravidez. Seu útero está cerca de 7 cm acima do umbigo. É freqüente que ele apresente contrações e relaxe rapidamente; não entre em pânico. Você está percebendo as contrações de “Braxton Hicks”. Elas são normais, indolores e acontecem em intervalos irregulares. Elas representam um tipo de preparo uterino para o parto, que ainda está longe. Não esqueça que o útero é um órgão muscular, e como tal apresenta discretas e rápidas contrações, sem provocar a dilatação do colo uterino ou parto.
Se estiver tendo muita azia, evite frutas ácidas como abacaxi, kiwi e laranja. Diminua os temperos e aumente as verduras e legumes. Corte também os molhos de tomate e os enlatados em geral. Agora o intervalo entre uma consulta e outra será de duas semanas..
Futuro Papai
Como vai o quarto do bebê? É preciso prepará-lo, pintá-lo ou decorá-lo. Durante a pintura mantenha a mamãe afastada dele..

Você fica 1 dia sem consumir?

O Instituto Humanitas, da UNISINOS, lançou um desfio, baseado numa experiência canadense: Você consegue ficar 1 dia sem consumir?

Olha que proposta interessante, extraída de:  http://www.unisinos.br/ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=18573

 

Não comprar um cafezinho. Nem um carro. Muito menos um apartamento de 500 m2 nos Jardins. Hoje é o “Buy Nothing Day”, dia da campanha mundial que insta consumidores a não comprarem nada por 24 horas. Criado em 1992 pela ONG canadense Adbusters, o dia mundial sem consumir seria uma forma de alertar para o excesso de consumismo no planeta, de acordo com o fundador da entidade, Kalle Lasn. Mas é, na verdade, o mundo do não.

A reportagem é de João Wady Cury e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 29-11-2008.

Lasn e sua equipe partiram da publicidade tradicional para o mundo bizarro e, assim, criam campanhas na tentativa de falar a verdade sobre os produtos vendidos na mídia – um tanto na linha do filme “Crazy People”, de 1990, em que Dudley Moore é um publicitário que vai parar no hospício (sic) e de lá, com sua nova equipe – os pacientes -, cria anúncios nos quais só fala a verdade sobre os produtos. Ou seja, um publicitário conceitual.

É o que acontece com as “spoofs campaignes” da Adbusters: o foco são as indústrias de bebidas, cigarros, moda e alimentos. Nada escapa. Algumas tornaram-se históricas e circulam por e-mail, fazendo a alegria de seu principal público: designers, redatores de publicidade, jornalistas. Vide bula.

É o caso da campanha parodiando a publicidade de uma marca de vodca, cujo título é revelador: “Absolut Impotence”. Ou impotência absoluta, apontando, com o perdão da má palavra, para a possibilidade de impotência sexual masculina causada pelo consumo excessivo de bebida alcoólica. Ou ainda o garoto-propaganda dos cigarros Camel, Joe Camel, que foi rebatizado de Joe Chemo, numa alusão à quimioterapia, tratamento de câncer, conseqüência do fumo.

O universo de ataque do “Buy Nothing Day”, diz Lasn, atinge 65 países. Nada mal. O que não significa que haja seguidores. Aliás, até agora, não se conseguiu medir o impacto das ações da ONG e se, de fato, são eficientes. Sabe-se apenas da sua popularidade entre universitários e da boa imagem de seu fundador, que em alguns nichos é tão famoso quanto o cineasta-ativista norte-americano Michael Moore.

Tem mais. A Adbusters faz todos os anos, em abril, uma campanha que leva adeptos a não ligarem a TV por uma semana. Antes chamava-se “TV Turnoff Week”, mas, com a invasão de tocadores de DVDs, MP3 e plataformas de jogos, foi rebatizada para “Mental Detox Week”. A pretensão é abalar o comércio e levar a audiência das TVs a nocaute e, com ela, a verba publicitária.

A Humanidade não merece a vida, segundo Saramago

 

Confesso que nunca morri de amores por José Saramago, o escritor português que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1998, e aclamado como um dos maiores do mundo na sua área.

Aos 86 anos, numa sabatina na Folha de São Paulo, o português deu respostas polêmicas, sinceras e diretas. Mas a força de suas palavras não me trouxe empatia, apesar da qualidade de suas obras. Como escritor, genial. Como pessoa, não haverá unanimidade. Veja o que o autor diz sobre temas diversos:

 

“A Humanidade não merece a vida, a história da humanidade é um desatre contínuo “.

 

Sou aquilo que se pode chamar de comunista hormonal. Assim como tenho no corpo um hormônio que me faz crescer a barba, há outro que me obriga a ser comunista”.

 

“Por que eu teria de mudar [minha concepção de Deus após a minha doença]? Porque supostamente me salvou a vida? Quem me salvou foram os médicos e minha mulher (…) Não quero ofender ninguém, mas Deus simplesmente não existe. Inventamos Deus porque tínhamos medo de morrer. (…) A Bíblia não é um livro que se possa deixar nas mãos de um inocente. Só tem maus conselhos, assassinatos, incestos…”

 

De bestial à besta em uma sabatina.