Maconha + Bagulho + Califórnia = CD

Remo contra a maré: enquanto muitos louvam a música de Marcelo D2, confesso detestar o seu trabalho. Mais do que isso, sua conduta. Um artista deve ter consciência social de que seus fãs acabam dando importância à suas ações. Defensor do uso de drogas, ele lançou seu novo álbum: A Arte do Barulho. E disse à Rafael Pereira, da Revista Época, ed 03/12/2008, pg 137, que sua inspiração veio da Califórnia, e que foi para lá compor. Lá, são tolerantes com a Maconha, e o músico alegou ter: “bagulho boom, um skate para andar até a 1h da madrugada, cerveja e música”. Assim o CD foi produzido…

Se depender de mim, estará encalhado este disco.

Critério para Árbitro, Critério para técnico

A coerência deve ser uma das grandes virtudes do ser humano. E não é isso que se vê por parte de muitos. Cobrar coerência, todos cobrarm. Praticar essa coerência, aí é difícil…

Mano Menezes, se sentindo “prejudicado” no último jogo do Corinthinas no Campeoanto Brasileiro da Série B, ironizou a atuação do árbitro gaúcho Carlos Eugênio Simon, dizendo que, como ele (Mano) achava que o Simon errara contra o Corinthians, por coerência, deveria ser rebaixado para a série C.

Ora, nesse tolo nível de discussão, a coerência cobra o mesmo do treinador mosqueteiro: sua queda para as categorias de base. Afinal, quantos erros de substituições ele cometeu ao longo da temporada? A escalação de um time mesclado de reservas e juniores não levou o time à derrota?

Lamentavelmente, não ouviremos a coerência perfeita dos treineiros. É inútil e utópico acreditar nisso.

Já imaginaram o dia em que o treinador disser: “Perdemos pois errei na escalação”? Ou: “Substitui mal, e aí o time não rendeu”?. Por fim: “meu esquema tático foi péssimo, matei o time colocando todo mundo na retranca”…

Cenas de um futebol onde ninguém quer perder, e a culpa sempre cai sobre aqueles que não tem um microfone amigo.

 

 Extraído do Terra Esporte:

 

Mano sugere novo “rebaixamento” para Simon

O técnico Mano Menezes ironizou a “punição” imposta ao árbitro Carlos Eugênio Simon, escalado para apitar na segunda divisão após a polêmica de um suposto erro no jogo entre Cruzeiro e Flamengo. O juiz gaúcho trabalhou na derrota por 2 a 0 do Corinthians para o América-RN, neste sábado, no Estádio Machadão.

“Ele apitou bem o jogo, mas cometeu um erro. Se o comandante dele for seguir o mesmo critério de antes, vai ter que colocá-lo na Série C”, sugeriu Mano, referindo-se ao segundo gol do América-RN, marcado em penalidade convertida por Aloísio.

Apesar das críticas a Simon durante a semana, uma imagem de outro ângulo, veiculada pela ESPN Brasil mostraria que Tardelli não sofreu pênalti contra o Cruzeiro.

“Agora, espero que as pessoas de boa índole retifiquem suas opiniões”, desabafou o experiente árbitro. Ele é um dos três indicados ao prêmio de melhor árbitro da Série A do Campeonato Brasileiro.

Se verdade, uma vergonha

Se verdade, ficarei decepcionado com aqueles que estávamos acreditando.

 

A Federação Paulista de Futebol exige inúmeras obrigações de nós, árbitros. Criou-se um moralizador ranking de arbitragem, que cheio de problemas no início, aos poucos foi se aperfeiçoando.

 

Entretanto, no link “Informações aos Árbitros”, no sítio eletrônico da FPF, divulgou-se uma relação de´”árbitros Categoria Ouro” para a realização de exames oftalmológicos, onde há 5 nomes novos e ausência de outros 5. Teriam equivocadamente publicado o ranking de 2009?

Se foi isso, o descrédito é total! Já que as provas físicas AINDA ESTÃO SENDO REALIZADAS, e as provas escritas ACONTECERÃO SOMENTE EM 6 DE DEZEMBRO.

 

Como poderia alguém ter em 27 de novembro notas de provas a se realizar futuramente?

 

Uma possibilidade é de que o cálculo do ranking mudou, sem prévio aviso. Embora os árbitros não tenham uma pontuação final (só há colocação no ranking, não pontuação), nos anos anteriores o ranking era divulgado no final do ano, após o término das atividades.

Quero crer que não. Mas parece que o ranking (se é que não houve equívoco da FPF), não tem mais crédito algum.

 

Aguardemos manifestações. Ou investigações. Ou ainda, esclarecimentos.

 

Marina 26 semanas – tá passando rapidinho!

 

Nossa filhinha já tem 26 semanas! Olha como a Marininha está:

(Do gravidez semana-a-semana):

O Bebê
Agora ele está mais gordinho, com menos rugas e tem os olhos bem abertos e as feições definidas. O interessante é que alguns estudos mostraram que ao colocar luz perto de um dos lados da barriga da mãe, ele tende a virar a cabeça para este lado, pois já possui nervos óticos. Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sangüíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração.
Futura Mamãe
No final dessa semana você está completando o 6º mês de gestação; está dando adeus ao 2º trimestre da gravidez. Seu útero está cerca de 7 cm acima do umbigo. É freqüente que ele apresente contrações e relaxe rapidamente; não entre em pânico. Você está percebendo as contrações de “Braxton Hicks”. Elas são normais, indolores e acontecem em intervalos irregulares. Elas representam um tipo de preparo uterino para o parto, que ainda está longe. Não esqueça que o útero é um órgão muscular, e como tal apresenta discretas e rápidas contrações, sem provocar a dilatação do colo uterino ou parto.
Se estiver tendo muita azia, evite frutas ácidas como abacaxi, kiwi e laranja. Diminua os temperos e aumente as verduras e legumes. Corte também os molhos de tomate e os enlatados em geral. Agora o intervalo entre uma consulta e outra será de duas semanas..
Futuro Papai
Como vai o quarto do bebê? É preciso prepará-lo, pintá-lo ou decorá-lo. Durante a pintura mantenha a mamãe afastada dele..

Você fica 1 dia sem consumir?

O Instituto Humanitas, da UNISINOS, lançou um desfio, baseado numa experiência canadense: Você consegue ficar 1 dia sem consumir?

Olha que proposta interessante, extraída de:  http://www.unisinos.br/ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=18573

 

Não comprar um cafezinho. Nem um carro. Muito menos um apartamento de 500 m2 nos Jardins. Hoje é o “Buy Nothing Day”, dia da campanha mundial que insta consumidores a não comprarem nada por 24 horas. Criado em 1992 pela ONG canadense Adbusters, o dia mundial sem consumir seria uma forma de alertar para o excesso de consumismo no planeta, de acordo com o fundador da entidade, Kalle Lasn. Mas é, na verdade, o mundo do não.

A reportagem é de João Wady Cury e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 29-11-2008.

Lasn e sua equipe partiram da publicidade tradicional para o mundo bizarro e, assim, criam campanhas na tentativa de falar a verdade sobre os produtos vendidos na mídia – um tanto na linha do filme “Crazy People”, de 1990, em que Dudley Moore é um publicitário que vai parar no hospício (sic) e de lá, com sua nova equipe – os pacientes -, cria anúncios nos quais só fala a verdade sobre os produtos. Ou seja, um publicitário conceitual.

É o que acontece com as “spoofs campaignes” da Adbusters: o foco são as indústrias de bebidas, cigarros, moda e alimentos. Nada escapa. Algumas tornaram-se históricas e circulam por e-mail, fazendo a alegria de seu principal público: designers, redatores de publicidade, jornalistas. Vide bula.

É o caso da campanha parodiando a publicidade de uma marca de vodca, cujo título é revelador: “Absolut Impotence”. Ou impotência absoluta, apontando, com o perdão da má palavra, para a possibilidade de impotência sexual masculina causada pelo consumo excessivo de bebida alcoólica. Ou ainda o garoto-propaganda dos cigarros Camel, Joe Camel, que foi rebatizado de Joe Chemo, numa alusão à quimioterapia, tratamento de câncer, conseqüência do fumo.

O universo de ataque do “Buy Nothing Day”, diz Lasn, atinge 65 países. Nada mal. O que não significa que haja seguidores. Aliás, até agora, não se conseguiu medir o impacto das ações da ONG e se, de fato, são eficientes. Sabe-se apenas da sua popularidade entre universitários e da boa imagem de seu fundador, que em alguns nichos é tão famoso quanto o cineasta-ativista norte-americano Michael Moore.

Tem mais. A Adbusters faz todos os anos, em abril, uma campanha que leva adeptos a não ligarem a TV por uma semana. Antes chamava-se “TV Turnoff Week”, mas, com a invasão de tocadores de DVDs, MP3 e plataformas de jogos, foi rebatizada para “Mental Detox Week”. A pretensão é abalar o comércio e levar a audiência das TVs a nocaute e, com ela, a verba publicitária.

A Humanidade não merece a vida, segundo Saramago

 

Confesso que nunca morri de amores por José Saramago, o escritor português que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1998, e aclamado como um dos maiores do mundo na sua área.

Aos 86 anos, numa sabatina na Folha de São Paulo, o português deu respostas polêmicas, sinceras e diretas. Mas a força de suas palavras não me trouxe empatia, apesar da qualidade de suas obras. Como escritor, genial. Como pessoa, não haverá unanimidade. Veja o que o autor diz sobre temas diversos:

 

“A Humanidade não merece a vida, a história da humanidade é um desatre contínuo “.

 

Sou aquilo que se pode chamar de comunista hormonal. Assim como tenho no corpo um hormônio que me faz crescer a barba, há outro que me obriga a ser comunista”.

 

“Por que eu teria de mudar [minha concepção de Deus após a minha doença]? Porque supostamente me salvou a vida? Quem me salvou foram os médicos e minha mulher (…) Não quero ofender ninguém, mas Deus simplesmente não existe. Inventamos Deus porque tínhamos medo de morrer. (…) A Bíblia não é um livro que se possa deixar nas mãos de um inocente. Só tem maus conselhos, assassinatos, incestos…”

 

De bestial à besta em uma sabatina.

A Câmera Reveladora de Flamengo X Cruzeiro

 Lembram que, na Copa de 98 na França, em uma transmissão com 20 câmeras de TV, no jogo Brasil X Noruega, um árbitro americano marcou um suposto pênalti cometido pelo Júnior Baiano, e o mundo o criticou? Após dois dias, uma imagem de uma câmera suiça “perdida” no estádio tinha o exato momento em que o zagueiro brasileiro praticava infantilmente a infração dentro da área. Ninguém pediu desculpa ao juizão, que acertara na ocasião.

No último domingo, o Flamengo reclamou veementemente contra Carlos Eugênio Simon, em um lance que pelas imagens da Globo e Bandeirantes era claríssimo pênalti a favor do Mengão (o atacante era Tardelli). Como um árbitro do nível do Simon deixara de marcar? O Flamengo reclamou, esperneou, brigou e disse ter mandado uma fita à FIFA para vetá-lo na Copa de 2010 na África do Sul !

E não é que o Simon acertou o lance? Ontem, no Sportscenter da ESPN Brasil, uma despretenciosa câmera flagrou perfeitamente que o atacante Diego Tardeli PISA BISONHAMENTE NA BOLA, e não é tocado por ninguém do Cruzeiro!

Àqueles que acompanharam a polêmica vão rir do lance. É uma verdaderia trapalhada do Diego Tardelli.

E como fica o Flamengo? Vai mandar uma outra fita à FIFA recomendando o Simon para a Copa? E os “comentaristas de arbitragem” que detonaram o árbitro gaúcho?

O lance já está no You Tube. Veja:

http://br.youtube.com/watch?v=FC3nomUzmZI

 

A dor da injustiça

Tal momento não deveria ser refletido em palavras. Mas eternizar a memória de uma injustiça pode ser um alento às gerações vindouras. Assim penso neste instante. Ou melhor, sinto, reajo, estremeço, e sigo em frente. De cabeça erguida, HONESTAMENTE, sem ter o rabo preso ou ficar se escondendo.

Os amigos próximos sabem do que digo. Do esforço diário, das abdicações, da luta ética e profissional. Mas, para muitos, isso não tem valor…

Quero crer que seja mentira, apenas um alarde. Mas de antemão, se for verdade, enojarei.

Por que negócios ou negociatas que dependem de resultados futuros antecipadamente aparecem? Há interesse de alguém? E o mesmo é escuso? Por que os passos intermediários que compõe a caminhada final estão escondidos? Quais mistérios estão nessa fórmula ou formulação engessada e, embora normatizada, incoerentemente desregrada.

2009 começa cedo para alguns. Antecipado deveras para outros. Ilusório para muitos. Tudo isso parece e representa perfeitamente a expressão “dar murro em ponta de faca”.

Quando a incompetência suplanta o fato como um todo, morre-se o debate. Mas quando não há transparência total, e a parcialidade toma conta da mesma e a substitui aos olhos do mundo, a decepção surge e a luta parece inglória.

Continuemos. Como bobos e palhaços no picadeiro, servindo de apoio aos demais. Entretanto, deveriam abrir o jogo e deixar a teatralização de lado.

Foi fácil escrever esse desabafo. Durou menos de 5 minutos. É devido a espontaneidade e a impossibilidade de assimilação do título dessa mensagem.

Um dito popular: o tempo é senhor da razão…

Sinceramente, revoltante. Marque a data: aberto às 18:00 do dia 27, mas preparado de muito antes. Com vigência de 1 ano.

Obrigado pela Torcida

Amigos, agradeço àqueles que torceram por mim e enviaram mensagens por conta do último teste físico.
Desde segunda, a FPF vem realizando os testes físicos para o Paulistão-09 da série A1, A2 e A3. (Em março, para a série B). GRAÇAS A DEUS, fui aprovado. Tive a felicidade de dividir a raia da pista com os amigos Paulo César de Oliveira, Wilson Luís Seneme, Ednilson Corona, Márcio Luís Augusto. Por coincidência, só os FIFAs (um dia chego lá…rsrsrs). Da nossa bateria, todos passaram. Infelizmente, o número de reprovados tem sido grande, mas todo mundo tem se esforçado.
Novamente, agradeço aos amigos pelo carinho! É dessa torcida e dessas orações que nos incentivam e precisamos.
Agora só falta a prova escrita, para todo o quadro de árbitros, em 06 de dezembro.
Pelas projeções, devo trabalhar como quarto-árbitro na A1, e apitar da A2 para baixo. Dependendo do ranking, há chance de estar na briga pela A1 como árbitro principal. Mas pés no chão, pois há colegas bons na disputa!
Valeu pessoal!
Rafael

Matar a fome de quem precisa comer

Há anos o mundo discute o problema da fome no mundo e ninguém resolve. Agora, com a crise mundial, surgem bilhões de reais para salvar àqueles que nunca passaram fome. Onde estava esse dinheiro enquanto as crianças choravam?

Reproduzo um belíssimo artigo do jornalista Fernando Sampaio, que sensivelmente retratou tal problema:

Extraído de: http://fernandosampaio.typepad.com/blog_do_fernando_sampaio/2008/11/texto-do-neto-diretor-de-cria%C3%A7%C3%A3o-e-s%C3%B3cio-da-bullet.html

 

Texto do Neto, diretor de criação e sócio da Bullet.

 

“Vou fazer um slide show pra você. É comum, você já viu essas imagens antes. Quem sabe até já se acostumou com elas. Começa com aquelas crianças famintas da África. Aquelas com os ossos visíveis por baixo da pele. Aquelas com moscas nos olhos. Os slides se sucedem. Êxodos de populações inteiras. Gente faminta. Gente pobre. Gente sem futuro. São imagens de miséria que comovem. São imagens que criam plataformas de governo. Criam ONGs. Criam entidades. Criam movimentos sociais.

A miséria pelo mundo, seja em Uganda ou no Ceará, na Índia ou em Bogotá sensibiliza. Ano após ano, discutiu-se o que fazer. Anos de pressão para sensibilizar uma infinidade de líderes que se sucederam nas nações mais poderosas do planeta. Dizem que 40 bilhões de dólares seriam necessários para resolver o problema da fome no mundo. Resolver, capicce? Extinguir.

Não haveria mais nenhum menininho terrivelmente magro e sem futuro, em nenhum canto do planeta. Não sei como calcularam este número. Mas digamos que esteja subestimado. Digamos que seja o dobro. Ou o triplo. Com 120 bilhões o mundo seria um lugar mais justo. Não houve passeata, discurso político ou filosófico ou foto que sensibilizasse. Não houve documentário, ong, lobby ou pressão que resolvesse. Mas em uma semana, os mesmos líderes, as mesmas potências, tiraram da cartola 2.2 trilhões de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia.”

Veja neste vídeo porque o modelo atual não funciona.

http://www.unichem.com.br/videos.php

 

O Ranking Ambiental

 

Criado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o ranking ambiental, formado pelos municípios que aderiram ao projeto “Município Verde”, trouxe surpresas e decepções. A capital paulista, por exemplo, está em 100o. lugar.

Para consultar seu município, clique no link abaixo. A seguir, material oficial do Governo do Estado de São Paulo:

 

CONSULTA POR MUNICÍPIO:

http://www.cetesb.sp.gov.br/municipioverde/relatorio/

 

Santa Fé do Sul, Angatuba e Gabriel Monteiro foram as primeiras colocadas no projeto Município Verde

Os estudantes da cidade de Santa Fé do Sul sabem exatamente o que é preservar o meio ambiente, graças ao programa de Educação Ambiental que prefeitura implantou em todas as escolas do município. Em Angatuba, toda a população tem coleta seletiva na porta de casa. Já, no município de Gabriel Monteiro, o tratamento de esgoto e a destinação do lixo são eficientes e exemplares.

Ações como essas fizeram desses três municípios os primeiros colocados no “ranking” ambiental dos municípios paulistas. Nesta quarta-feira, 26.11, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou, em encontro no Memorial da América Latina, com a presença de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e lideranças locais, as notas dos 332 municípios que participaram efetivamente do Projeto Ambiental Estratégico Município Verde.

Ao todo, 44 municípios conquistaram nota acima de 80 e receberam o certificado de Município Verde. Desses, 16 cidades receberam o Prêmio Franco Montoro por obterem, ainda, a maior nota da Bacia Hidrográfica em que estão inseridos. Entre os demais municípios, 110 obtiveram nota entre 50 e 80 e os outros 178 ficaram com pontuação abaixo de 50. Esgoto, Lixo e Educação Ambiental foram as três diretivas com o maior “peso” na avaliação. Muitos municípios, prejudicados pela precariedade no tratamento de esgoto, por exemplo, já manifestaram no evento as iniciativas que estão tomando para melhorarem suas notas em 2009.

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, esclareceu que esse é o objetivo do Município Verde. “Queremos saber quais são os problemas ambientais das cidades para podermos ajudá-los. Não adianta investir em arborização urbana em uma localidade que necessita resolver com urgência o seu problema com o lixo”, ressaltou.

Graziano salientou que o projeto Município Verde é como uma escola. “Em 2009 começa tudo novamente”. Os 332 municípios serão reavaliados e os que não preencheram o seu plano de metas neste ano, poderão fazê-los no próximo. O secretário destacou que as novas avaliações e considerações vão surgir. Para Graziano, serão precisos critérios diferenciados para cidades das regiões metropolitanas, por exemplo. Novas premiações vão acontecer para os municípios que se destacarem em projetos de recuperação de córregos urbanos, educação ambiental para crianças do Ensino Fundamental I e construção de ciclovias, para incentivar o transporte alternativo.

Santa Fé do Sul

Com “torcida organizada” a cidade de Santa Fé do Sul, com a maior nota do “ranking” ambiental – 94,96 – vibrou com o desempenho do município. O prefeito Itamar Borges esperava um bom resultado, mas não sabia que a cidade seria a “campeã” ambiental de 2008. A cidade investiu forte em Educação Ambiental e já é possível encontrar, entre os moradores, crianças e jovens falando de meio ambiente com propriedade, cobrando melhorias e sugerindo alternativas para o município. Além disso, a cidade de aproximadamente 30 mil habitantes, localizada no extremo oeste do Estado, investiu forte em tratamento de esgoto, coleta seletiva, arborização urbana e programas de combate ao desperdício da água.

Borges acredita que em 2009 a concorrência será maior. “Os municípios entenderam a mensagem. Tenho certeza que no ano que vem muitas cidades vão se empenhar em entregar um plano de ação bem elaborado e por em prática a sua agenda ambiental”. Mas, o prefeito do município “mais verde” do Estado não tem medo da concorrência. “O que eu desejo é um Estado de São Paulo cada vez mais verde, com ações ambientais mais concretas, e isso faremos todos juntos”, destacou.

Evento

Com a presença de 1.500 pessoas, o encontro no Memorial da América Latina estava em clima de festa. Alguns municípios vibravam pelo bom resultado, outros se comprometiam com melhorias, mas todos estavam unidos na busca por cidades sustentáveis. Com o tema “Pensar Globalmente, Agir Localmente”, o encontro entre os municípios paulistas falou da importância da descentralização para o cumprimento da agenda ambiental que o Estado precisa. “Como eternizou o governador Franco Montoro, as pessoas não vivem em um país ou em um Estado, elas vivem em um município. É lá que elas fixam suas raízes, se identificam e querem ver melhorias na qualidade de vida”, disse Xico Graziano.

Para “inspirar” os participantes, o escritor e jornalista Inácio de Loyolla Brandão explanou para os presentes sobre a importância de se agir localmente para a garantia de um ambiente global mais harmônico. E finalizando o evento, os participantes foram envolvidos por um som que remete as raízes de nosso Estado – um concerto com a orquestra paulista de viola caipira.

Sobre o Município Verde

Lançado em junho de 2007, o projeto Município Verde surgiu como uma proposta de descentralização da agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nas cidades. A princípio, a equipe do projeto esperava a adesão de, no máximo, 200 municípios. No entanto, 613 assinaram o termo de adesão. Desses, 521 indicaram interlocutores – responsáveis por intermediar o diálogo entre Governo do Estado e as Prefeituras –, e 332 entregaram o plano de ação completo, intitulado plano de metas, que permitiu à equipe do Município Verde avaliar o empenho do município através dos progressos ambientais apresentados na localidade.

Amanhã é dia de Santa Cecília

 

À todos os músicos (assim como eu), amanhã é um dia de alegria. É dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos!

A seguir, a belísisma história da nossa intercessora:

http://www.ordemdesantacecilia.org/historia_de_santa_cecilia_2.html

OpS: Acho que exagerei quando disse que era músico. Esposo de instrumentista também entra na categoria? Sou afinadinho…

 

Abaixo, o hino de Santa Cecília:

http://www.ordemdesantacecilia.org/hino_de_santa_cecilia.html

 

 

Agora, a Oração de Santa Cecília:

http://www.ordemdesantacecilia.org/oracao_a_santa_cecilia.html

 

25 Semanas de Marina

A Marina fará 25 semanas…

Danadinha. Ela disse: vai comprar bolo de brigadeiro pra mim, papai? De novo, não sei por quê, acho que foi a mãe dela quem incentivou!

 

Do Gravidez Semana-a-Semana:

O Bebê
As estruturas da coluna – 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos – começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os “germes” dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés.
Futura Mamãe
Agora seu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona suas costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas. Se você sente essas dores descanse, mude sua postura e aplique compressas quentes na região dolorosa.
Futuro Papai
Agora é um bom momento para antecipar sua agenda de trabalho para quando o bebê nascer. Veja as opções de trabalho que você tem para substituir as atuais e as leis que regem o seu futuro afastamento.

Provas Corrigidas

Pessoal, provas (ufa) corrigidas nesse final de noite / início de manhã!

 

SEGUNDO SEMESTRE:

Pessoal, pontos positivos e negativos nas avaliações. Tivemos textos interessantes. Os alunos, em sua maioria, conseguiram concatenar corretamente as idéias do texto. Boas argumentações (e isso é o principal desejo), além de uma sensível melhora na caligrafia. Entretanto, apesar da insistência (falamos por diversas vezes antes de iniciarmos as provas), alguns alunos responderam os tópicos ABC separadamente, ao invés da criação da dissertação. Outros se tornaram repetitivos, e reescreveram as questões na própria resposta, não mostrando nenhuma novidade. A estes, atenção! Vamos procurar treinar (ainda mais) a elaboração de textos. Já o fizemos em sala, mas vale o reforço. Sugestão: ao ler ou assistir alguma matéria interessante, aborde consigo próprio tal tema! É um exercício válido.

 

OITAVO SEMESTRE:

Como já falei das provas de PME nesta terça, falarei sobre a prova de Tópicos em Adm 3.

A proposta da prova era simplesmente dar liberdade à vocês para a manifestação final. Uma espécie de “balanço” dos quatro anos. E vocês foram ótimos! Entenderam perfeitamente o ideal.

Nela, ocorreram os relatos mais diversos: momentos de angústia e êxtase; de desânimo e motivação; compartilharam a luta heróica de cada um e de seus entes e amigos queridos; o sucesso profissional e a retomada na carreira; os desafios, os finais de semana trancafiados no quarto de estudo; os churrascos e as amizades conquistadas. Muitos, inúmeros depoimentos sensíveis e verdadeiros, puros, emocionados e emocionantes.

Valeu amigos. Deixemos a nossa relação acadêmica de lado, pois afinal já superaram essa fase, e regozijem-se na vitória. Lancem-se a novos desafios: Pós, MBA, Doutorados que viram! Promoções no emprego e reconhecimento social serão benvindos! Quem sabe, desse grupo de amigos que dentre pouco nos deixará, não nos reencontremos em breve como colegas na docência?

Pessoal, quase ex-alunos (quase, falta o TCC, não é?) e futuros bacharéis, parabéns! Venceram e falta pouco para receberem o troféu da batalha final. Sucesso a todos!

Nos encontramos por aí… Já sentindo saudades de muitos de vocês!

 

Ops: devido à defesa de TCCs, as provas e médias estarão na secretaria à disposição dos alunos. Deixarei uma cópia das médias (provas e trabalhos) com os representantes de classe. Para quem precisar de substitutiva, procurar a secretaria e nos dias 1 e 2 faremos a nova prova!

Abraços,

Porcari

Obama e a ex-futura prostituta de Brasília

Amigos, compartilho um excepcional texto de Gilberto Dimenstein, deste último sábado dia 15, sobre alimentar um sonho, e que isso pôde tornar um negro presidente e uma potencial prostituta em dentista formada pela USP. Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u468075.shtml

Obama e a ex-futura prostituta de Brasília

Barack Obama está sendo pressionado a matricular suas duas filhas numa escola pública de Washington –talvez seja mais fácil um negro se eleger presidente do que ele aceitar essa pressão. Afinal, as escolas públicas daquela cidade são conhecidas pelo péssimo desempenho, violência, drogas, especialmente entre os negros.
O que me intriga nesse debate é o fato de que a capital da nação mais poderosa do mundo tem dificuldade de lidar com a violência de seus alunos –e daí se vê a dificuldade que temos e vamos continuar tendo no Brasil, onde não dispomos, nem remotamente, de tantos recursos.
Por isso, recomendo a leitura de um livro chamado “A Pedagogia do Cuidado”, do educador Celso Antunes, que está sendo lançado nesta semana, sobre a experiência da Casa do Zezinho, que fica no chamado “triângulo da morte” de São Paulo. São relatos de casos de educação contra a barbárie, fazendo com os que jovens se expressem e se encantem pelo conhecimento.
Um exemplo é a de uma menina que se prostituía na favela. Num truque pedagógico, Dagmar Garroux ofereceu-lhe então um treino para ser prostituta com muito dinheiro, preparada para trabalhar em Brasília. Isso implicou estudar mais e cuidar do corpo para valorizar a “mercadoria”. A menina fez ensino médio, entrou num curso pré-vestibular passou na USP e se formou em odontologia.
O caso, que está detalhado no http://www.catracalivre.com.br, mostra que mais de que não basta dinheiro pra enfrentar a violência. É preciso oferecer espaço de sonho –por isso, a ex-futura-prostituta de Brasília virou dentista. E também um negro órfão, criado por uma avó, se tornou presidente.

Gilberto Dimenstein, 52, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

A Mala Branca como Sinônimo de Incompetência

André Rigue, colunista do blog “Bate-Pronto” do Estadão, escreveu um artigo interessante sobre a Mala Branca no futebol, que, segundo ele, é o custo da incompetência dos clubes.

Nos comentários de sua seção, muita opinião diferente. O debate se resume a: “é imoral ou ilegal pagar dinheiro para outro time ganhar”? Há vários pontos-de-vista…

Veja o belo artigo em:

http://blog.estadao.com.br/blog/batepronto/?title=mala_branca_o_preco_da_incompetencia&more=1&c=1&tb=1&pb=1

24 Semanas de Marina

Amigos, a Marina está fazendo 24 semanas de vida na barriga da Andréia. À noite, na hora que a mamãe dorme, ela conversa com o papai. E sabem o que a Marina me disse? Que tá gostoso lá, que é quentinho, e que adora quando alguém come queijo, pizza, chocolate e doce. Inclusive, me disse que EU vou ter que ir correr com ela, pois ela tá vendo que tem perninha grossa! Que danadinha…

Olha como ela está hoje: (tirado do semana-a-semana)

O Bebê
O feto ainda é magro e não possui muito tecido gorduroso. O bebê deve ganhar cerca de 80 gramas esta semana enquanto o corpo começa a se tornar mais rechonchudo. Esse ganho de peso é traduzido por músculos, ossos e crescimento dos órgãos e tecidos. As ondas cerebrais fetais começam a ativar os sistemas auditivo e visual. O peso deve chegar a 660 – 700 gramas no final dessa semana. Ele deve medir cerca de 28-29 cm da cabeça aos pés.
Neste período ele consegue perceber e ouvir tudo o que acontece no corpo da mamãe e tudo que está à sua volta como, ouvir o barulho de conversas, músicas e até de carros
Futura Mamãe
Entre as semanas 24 e 28 seu médico deve pedir um teste de tolerância à glicose para verificar se você é portadora de Diabetes Gestacional. Seu útero está cerca de 6 cm acima da cicatriz umbilical.
Futuro Papai
Tire muitas fotos da mamãe. Mesmo que ela não goste disso agora, irá curtir mais tarde, quando ficar com saudades daquela “barriguinha”. Peça para ela fazer uma pose tipo Demi Moore em Vanity Fair!
.

O meu grande medo é que ontem ela me disse: “Meu quarto tá ficando bonito. O papai e a mamãe vão adorar fazer eu nanar todas as noites… eles vão gostar daqui!”



O que será que ela quís dizer? Ela não dorme quietinha a noite inteira ???

Minhas Avaliações Pessoais

Dentro da proposta que fiz há algum tempo de divulgar minhas notas de jogos, com críticas ou elogios, concordando ou discordando, envio aos amigos mais 2 avaliações recentes do meu confidencial pessoal:

 

CAMPEONATO PAULISTA SUB 20

Sertãozinho X Sorocaba

(clique nos 3 itens abaixo)

http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/observadores/1925-309obsA.jpg

http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/observadores/1925-309obsB.jpg

http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/observadores/1925-309obsC.jpg

CAMPEONATO PAULISTA SUB 17

Santo André X Barueri

(clique nos 3 itens abaixo)

http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/observadores/1833-581obsA.jpg

http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/observadores/1833-581obsB.jpg

http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/observadores/1833-581obsC.jpg

 

OPs: O interessante é que para um, dou muita vantagem! Para outro, dou pouca vantagem. Não se pode contentar gregos e troianos.

Sofrendo por coisas desnecessárias

 

Amigos, independente da crença de cada um de nós, compartilho esse belíssimo texto do Padre Fábio de Mello, intitulado “Quando o sofrimento bater à sua porta – Sofremos demais por aquilo que é de menos”, que fala sofre dores e angústias que não deveríamos deixar que nos importunassem.

Para aqueles que de vez em quando se deprimem, vale a pena!

Extraído: http://www.cancaonova.com.br/portal/canais/formacao/internas.php?e=11214

Quando o sofrimento bater à sua porta
Sofremos demais por aquilo que é de menos

 

Sofrer é como experimentar as inadequações da vida. Elas estão por toda parte. São geradas pelas nossas escolhas, mas também pelos condicionamentos dos quais somos vítimas.

Sofrimento é destino inevitável, porque é fruto do processo que nos torna humanos. O grande desafio é saber identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido.

Perdemos boa parte da vida com sofrimentos desnecessários, resultados de nossos desajustes, precariedades e falta de sabedoria. São os sofrimentos que nascem de nossa acomodação, quando, por força do hábito, nos acostumamos com o que temos de pior em nós mesmos.

Perdemos a oportunidade de saborear a vida só porque não aprendemos a ciência de administrar os problemas que nos afetam. Invertemos a ordem e a importância das coisas. Sofremos demais por aquilo que é de menos. E sofremos de menos por aquilo que seria realmente importante sofrer um pouco mais.


Sofrer é o mesmo que purificar. Só conhecemos verdadeiramente a essência das coisas à medida que as purificamos. O mesmo acontece na nossa vida. Nossos valores mais essenciais só serão conhecidos por nós mesmos se os submetermos ao processo da purificação.

Talvez, assim, descubramos um jeito de reconhecer as realidades que são essenciais em nossa vida. É só desvendarmos e elencarmos os maiores sofrimentos que já enfrentamos e quais foram os frutos que deles nasceram. Nossos maiores sofrimentos, os mais agudos. Por isso se transformam em valores.

O sofrimento parece conferir um selo de qualidade à vida, porque tem o dom de revesti-la de sacralidade, de retirá-la do comum e elevá-la à condição de sacrifício.

Sacrifício e sofrimento são faces de uma mesma realidade. O sofrimento pode ser também reconhecido como sacrifício, e sacrificar é ato de retirar do lugar comum, tornar sagrado, fazer santo. Essa é a mística cristã a respeito do sofrimento humano. Não há nada nesta vida, por mais trágico que possa nos parecer, que não esteja prenhe de motivos e ensinamentos que nos tornarão melhores. Tudo depende da lente que usamos para enxergar o que nos acontece. Tudo depende do que deixaremos demorar em nós.

Spinoza escreveu: “Percebi que todas as coisas que temia e receava só continham algo de bom ou de mau na medida em que o ânimo se deixava afetar por elas”. O filósofo tem razão. A alegria ou a tristeza só poderão continuar dentro de nós à medida que nos deixamos afetar por suas causas. É questão de escolha. Dura, eu sei. Difícil, reconheço. Mas ninguém nos prometeu que seria fácil.

Se hoje a vida lhe apresenta motivos para sofrer, ouse olhá-los de uma forma diferente. Não aceite todo esse contexto de vida como causa já determinada para o seu fracasso. Não, não precisa ser assim.

Deixe-se afetar de um jeito novo por tudo isso que já parece tão velho. Sofrimentos não precisam ser estados definitivos. Eles podem ser apenas pontes, locais de travessia. Daqui a pouco você já estará do outro lado; modificado, amadurecido.

Certa vez, um velho sábio disse ao seu aluno que, ao longo de sua vida, ele descobriu ter dentro de si dois cães – um bravo e violento, e o outro manso, muito dócil. Diante daquela pequena história o aluno resolveu perguntar- E qual é o mais forte? O sábio respondeu – O que eu alimentar. O mesmo se dará conosco na lida como os sofrimentos da vida. Dentro de nós haverá sempre um embate estabelecido entre problema e solução. Vencerá aquele que nós decidirmos alimentar…

The Priests – os padres cantores ingleses

 Lembram que os Engenheiros do Hawai cantaram que o “Papa é Pop”? Agora, são os padres:

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u471662.shtml

 

Trio de padres quer levar “música devota” à parada britânica
da BBC Brasil

Uma banda com uma formação inusitada pode chegar ao topo da tradicional parada britânica de Natal: o grupo The Priests (ou “Os Padres”, em inglês), integrado –como o nome já diz– por três padres católicos.

Os irmãos Eugene e Martin O’Hagan e o amigo David Delargy, com idades entre 44 e 48 anos, cantam uma seleção de faixas do que chamam de “música devota”, incluindo a “Ave Maria”, de Franz Schubert, e “Panis Angelicus”, de Cesar Auguste Franck.

O álbum de estréia do grupo, The Priests, está sendo lançado em 32 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Filipinas.

O trio, da diocese de Down and Connor, na Irlanda do Norte, teria assinado um contrato de quase US$ 1,5 milhão (R$ 3,4 milhões). De acordo com os três padres, o dinheiro recebido pelo grupo vai ser doado a entidades beneficentes.

O contrato tem ainda uma cláusula especial que permite que eles se ausentem de atividades promocionais para atender às necessidades da paróquia –como, por exemplo, funerais.

“Nosso trabalho significa muito para nós”, diz Martin O’Hagan. “Antes de tudo, somos padres.”

De acordo com O’Hagan, os fiéis têm gostado da novidade. “Eles estão deliciados, nos acompanham pelo site, pelo YouTube, pelo rádio e pela televisão, e ficam orgulhosos em saber que o seu padre é um dos The Priests”, afirma.

Estratégia

Hoje em dia, é comum entre selos de música erudita usar estratégias de marketing associadas à música pop para vender seus artistas.

Um exemplo recente é o grupo de ópera pop Il Divo, criado pelo empresário britânico Simon Cowell –jurado do American Idol e da versão britânica do programa de televisão.

Na capa do disco, os três padres aparecem sorridentes em uma imagem que lembra o estilo de artistas de cinema dos anos 50.

Em entrevista à apresentadora Harriett Gilbert, do programa de rádio The Strand, do Serviço Mundial da BBC, os três riram, um pouco sem jeito, quando Gilbert sugeriu que um deles parecia um jovem Marlon Brando.

Interesse comercial

O trio começou a cantar junto em 1974, quando seus integrantes tinham entre 12 e 15 anos. Conhecidos localmente, seus nomes foram sugeridos à gravadora Sony, que procurava grupos para gravar música religiosa.

Muitos na indústria apostam que o lançamento deve dominar a parada de natal na Irlanda do Norte.

“Estamos conscientes de que há um interesse comercial por parte da gravadora”, diz Martin O’Hagan.

“Mas, para nós, isso representa um veículo, um canal por onde podemos gentilmente enviar uma mensagem de esperança e elevar os corações.”

O’Hagan afirma ainda que o grupo preenche uma lacuna no mercado, e que há muita procura por esse tipo de música.

A gravadora Universal concorda e está lançando um disco de canto gregoriano gravado por monges austríacos. Um coral do Exército da Salvação também planeja lançar um álbum de música religiosa nas próximas semanas.

Mão de Obra boa, barata e … precoce

Que estamos vivendo um novo período pós-colonialismo extrativista no futebol, já sabemos. Mas até crianças estão sendo contratadas:

Veja só que história intrigante do jogador Caio (jogador de 9 anos!):

Extraído de: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL861833-9842,00-MENINO+DE+ANOS+DEIXA+O+BRASIL+PARA+JOGAR+NO+ROMA.html

 

Menino de 9 anos deixa o Brasil para jogar no Roma
‘O Globo’ revela que Caio Werneck de 9 anos foi selecionado em uma clínica realizada pelo clube italiano em Petrópolis

Depois de Alípio, de 16 anos, contratado recentemente pelo Real Madrid, agora foi descoberto um menino brasileiro ainda mais novo que já está na Itália há quatro meses para defender o Roma. Informa o jornal “O Globo” desta sexta-feira que Caio Werneck, mineiro de Juiz de Fora, de apenas nove anos, foi selecionado na primeira clínica realizada pelo clube italiano no Brasil, em julho, em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro.

Na Itália, Caio tem a companhia da mãe, Alessandra, e tem se dividido entre as aulas na escola em tempo integral e os treinos na academia de futebol do Roma.

– Fiquei impressionada com a determinação dele. Não fraquejou um dia sequer. A adaptação foi muito rápida – diz Alessandra, que está grávida de Gabriel, que nascerá em janeiro, e deixou o marido e o filho caçula em Juiz de Fora.

Alessandra e Caio voltaram da Itália para passar as festas de fim de ano em Juiz de Fora, mas o menino terá de se reapresentar em janeiro. O pai, Israel Werneck, de 37 anos, ex-jogador de futebol, diz que seu filho foi escolhido por ter noções avançadas do jogo de futebol para a sua idade:

– Meu filho não é um fenômeno e nem será. Mas sabe executar bem todos os fundamentos do futebol desde os seis anos. Bate bem na bola, joga de cabeça em pé. Tem tudo para ser um bom jogador de futebol.

Caio diz que já conversou com Juan e Júlio Baptista no Roma, mas prefere um zagueiro francês: Mexès.

– Quero ser zagueiro. Tenho força para jogar nesta posição – afirma Caio, com personalidade.

A próxima clínica do Roma será realizada em dezembro, em Barra do Piraí, tendo como padrinho o ex-zagueiro do Flamengo, da seleção brasileira e do próprio clube italiano. E mais algumas promessas brasileiras de craque devem ser levadas.

Caminha e Guarda-Roupa

Depois da reforma do Quarto da Marina, começaram a chegar os primeiros móveis! Parece um sonho, dá a impressão que agora está se tornando mais real ainda! Sempre me falavam que quando se torna pai muda tudo. Mas entender isso, só na prática! E agora parece que tudo isso é verdadeiro. A impressão é que todos os meus problemas, todos os meus compromissos e pendências (até minhas dívidas…rsrsrs), tudo some, tudo se esvazia!

Que legal… Logo a gente começa a decorar o quarto, e aí faltará só uma coisa para ficar completo. Aliás, uma coisinha: a própria Marininha!

Coisinha? Deixa a Andréia ler… Em março, com certeza, o quarto estará completo.

Aproveitando, olha só a foto da ultrassonografia: nossa filhinha é tão sapeca que ficou dando tchauzinho com a mãozinha, se escondendo e brincado de “achou”!

 

 

De noite, dentro da Barriga da Mamãe, ela me disse baixinho: Ei, papai, tô aqui! Viu eu na foto? Êta menininha…