Esta frase que intitula o post (Extravasamento da Liberalidade do ser Humano) foi dita há pouco pelo presidente Lula (abaixo, a íntegra), em referência à Internet. E isso é bom?
Talvez.
Pessoalmente, sou crítico desses “extravasamentos”, que podem desvirtuar o propósito de LIBERDADE com LIBERALIDADE e posteriormente para LIBERTINAGEM. Todo excesso é perigoso. A internet tem dupla função: a de crescer e a de prejudicar. É como qualquer outro invento: o avião que ajuda a transportar pessoas mas que também carrega bombas, por exemplo. Ou ainda a Engenharia Genética, que traz benefícios à saúde e ao mesmo tempo desfaza nações mais pobres em competitividade agrícola.
E você, o que pensa sobre isso?
Abaixo, o link prometido e a matéria:
Lula diz que faz download de músicas na web
Laryssa Borges, Direto de Brasília
O presidente Lula admitiu, em entrevista nesta manhã, que acessa pouco a Internet e fica sabendo dos conteúdos publicados em portais de notícias por meio de assessores. Ele disse que, após o fim do mandato em 2010, pretende manter uma relação mais estreita com a web, principalmente em relação à música. Lula disse ainda que já fez download de músicas para presentear aliados, como os governadores da Bahia, Jaques Wagner, e do Ceará, Cid Gomes.
Durante a entrevista, o presidente cantarolou trechos de músicas que falam sobre o mito dos baianos e observou que a vantagem das notícias publicadas online é que “você tem notícia sem precisar sujar a mão”.
Lula ainda elogiou a atividade dos veículos de comunicação online que cobrem o dia-a-dia do Palácio do Planalto e disse que, mesmo antes de chegar ao seu gabinete após um evento, já vê notícias publicadas sobre sua rotina de trabalho.
Intrigas
Ele lembrou que o governo tem trabalhado em projetos de inclusão digital como o programa Computador para Todos, mas fez uma autocrítica observando que, em meio a intrigas políticas, algumas iniciativas sobre o mundo digital acabam levando mais tempo do que o desejado.
“Um mundo libertário”
Apesar de se declarar pouco informado em relação à Internet, o presidente classificou a rede como “um mundo libertário” em que a população pode ter acesso ao serviço que desejar.
De acordo com ele, o crescimento da importância da Internet na vida das pessoas “deixou tudo mais antigo e mais ultrapassado”, o que considera “extraordinário”. “A Internet é o extravasamento da liberalidade do ser humano”, disse Lula.
