Marininha 22 semanas

 Marininha 22 Semanas! Olha só como ela está neste final de semana!

O Bebê
O bebê está perto de meio quilo, ainda muito magrinho, porém muito desenvolvido. Mede cerca de 26 cm da cabeça aos pés. Os cílios e as sobrancelhas estão agora formados e o cérebro começa a crescer rápido (um crescimento que dura até os 5 anos de idade após o nascimento). As pernas se aproximam do comprimento proporcional final em relação ao corpo.
Futura Mamãe
No final desta semana estaremos completando o 5º mês de gravidez. Seu útero está cerca de 3 cm acima do umbigo. Você deve estar ganhando peso de uma forma mais estável e constante. O peso extra pode começar a incomodar suas costas. Use sapatos de salto baixo e evite ficar sentada ou deitada por longos períodos de tempo. Quando sentada use um suporte para manter os joelhos mais elevados que o quadril.
Futuro Papai
Você pretende viajar? Que bom! Só não deixe que a viagem se torne problemática e estressante.
Procure o nome de um hospital próximo de onde irá passar os dias de descanso. Se por um inconveniente precisar de um médico, já saiba onde encontrar um.
Se for uma viagem longa, evite ficar dentro do carro numa mesma posição, pois é incômodo para você e para a pessoinha que está dentro da mamãe. Pare o veículo a cada duas horas para se alongar e melhorar a circulação.

Estudando o lance de Botafogo X São Paulo

 

Arbitrar não é fácil, todos nós sabemos. Talvez seja essa dificuldade que nos apaixona pela carreira. Quer lance mais didático do que o do gol anulado na partida envolvendo Botafogo X São Paulo, nesta última quarta-feira?

É claro que por motivos éticos (e lógicos), não podemos e nem devemos dizer se o árbitro acertou ou não. Mas uma observação didática e de entendimento da regra é possível, já que neste fórum há a propositura de debate e crescimento no conhecimento da regra de jogo.

Pois bem: Primeiramente, temos que lembrar que estar em posição de impedimento não é uma infração. Assim, devemos assinalar o tiro livre indireto se entendermos que um jogador que está em posição de impedimento e:

1- Interfere na jogada;

2- Tira proveito daquela posição;

3- Interfere contra o adversário.

Dessa forma, o jogador estaria deixando de estar da posição de “impedimento passivo” para “impedimento ativo”. (é claro que aqui o linguajar é mais popular para facilitar a compreensão).

Agora, visualize a jogada do gol questionado e entenda que:

1 – INTERFERIR NA JOGADA quer dizer que, se o atleta Botafoguense, que estava em posição de impedimento, dominasse a bola e chutasse para o gol.

2 – TIRAR PROVEITO DAQUELA POSIÇÃO significa que se o chute fosse certeiro em cima do goleiro são-paulino, e esse possibilitasse um rebote, se o atleta Botafoguense que estava em posição de impedimento passivo na jogada (caso se mantivesse imóvel) e depois aproveitasse desse rebote e chutasse para o gol.

3 – INTERFERIR CONTRA O ADVERSÁRIO representa que se o chute fosse para o gol, e o Botafoguense atrapalhasse a visão do goleiro, ou fizesse menção de ir para cima do mesmo, ou realizasse um corta-luz no lance, e a bola fosse para o gol.

Em todas essas situações, o gol deveria ser anulado e marcado o tiro livre indireto, onde o jogador botafoguense se encontrava no momento do chute de seu companheiro. Bater/Desviar a bola ou não em qualquer são-paulino é irrelevante.

No lance de ontem, o jogador levanta o pé após ocorrer o chute, que é desviado no atleta do São Paulo. O que poderíamos interpretar?

1- Ele, com aquele pé levantado, manifesta desejo de abandonar o lance para não interferir no jogo?

2- O atleta, levantando o pé, tentou dominar a bola para chutar no gol?

3- Ele atrapalhou o goleiro Rogério Ceni, e assim interferiu contra o adversário?

 

4- Alguma outra hipótese ou interpretação?

Assim, nos nossos “jogos de aprendizado” que assistimos regularmente podemos tomar a nossa decisão, à luz da regra aqui lembrada. Mas peço licença para abster-me, por motivos óbvios, de julgar o lance do colega brasiliense Sérgio da Silva Carvalho e seu assistente (que peço desculpas por não ter o nome à mão), pela lógica de estar em “impedimento ativo” por força da atividade de arbitragem.

O certo é que a dificuldade do lance não foi levantada, mas apenas, lamentavelmente, a questão: errou ou acertou?

 

Procurando ajudar a crescer no positivo debate em prol da melhora da nossa atividade,  deixo livre às opiniões.

Ops: àqueles que tiverem outro entendimento, compartilhe no fórum de debates.

Curiosidades da F1 no Brasil

 

Você sabia que…

1 – a direção de prova convidou os pais de Filipe Massa e Lewis Hamilton para dar a bandeirada final, dependendo de quem for o campeão, mas que ambos declinaram do convite?

2 – o heliporto de Interlagos orientou que cada pouso de helicóptero e decolagem não pode ultrapassar 80 segundos, devido ao congestionamento aéreo na cidade de São Paulo?

3 – o piloto inglês Hamilton recebeu uma camisa do Vasco da Gama, agradeceu e disse sentir simpatia pela equipe cruz-maltina, sem saber que o presente era uma ironia a vice-campeonato e a péssima colocação do Vasco no Brasileiro?

4 – na prova GP Brasil está prevista a maior audiência de todos os tempos da categoria?

5 – o preço cobrado pelos flanelinhas é de R$ 30,00 por veículo?

6 – historicamente a corrida do Brasil é, comparada com as outras, a que mais choveu na história?

7 – as casas noturnas de “freqüencia duvidosa” fechadas pela prefeitura de SP foram reabertas excepcionalmente para a corrida, com os seus proprietários bancando as multas?

8 – dois PMs por quarteirão: é a média de policiamento nas redondezas.

9 – que como eu não tenho dinheiro para ir ao GP, fico escrevendo essas curiosidades e só poderei assistir a corrida pela TV? Sim, essa última você já sabia… Tava na cara, né?

 

Morte e Vida Eterna

Compartilho com os amigos a bela mensagem enviada do Bispo de Jundiaí, Dom Gil Antonio Moreira, a respeito do Dia de Todos os Santos e Dia dos Santos Finados (enviada pelo diácono Benedito Pedro):

Morte e Vida Eterna
Muitos não gostam de tratar do tema, mas a morte é uma realidade da qual ninguém poderá fugir. Na Igreja o mês de novembro trata do término da vida terrena com um olhar positivo, realista, carregado de esperança. Olha para a vida com olhos de fé, se alimentando das verdades teológicas que indicam a vida eterna como destino último da pessoa humana.
No dia 1º de novembro, recordamos aqueles cuja vida, explícita ou implicitamente, foi inundada pela graça que nos foi merecida pelo mistério pascal de Cristo. No dia 2 de novembro, a Igreja apresenta suas preces ao Senhor por todos os que, tendo terminado sua peregrinação terrestre e afastado o perigo da condenação eterna, se purificam na chama ardente do amor de Deus, preparando-se para a visão beatífica, de que já gozam todos os santos.
Estas comemorações elevam nossas mentes às últimas realidades (novíssimos), das quais nenhum vivente escapará: morte, juízo, inferno ou paraíso. Para o Senhor, nossa vida é coisa séria. Nossa história não Lhe é indiferente, nos recordou o Papa Bento XVI, em sua Encíclica, Spe salvi. Assim sendo, é no amor incomensurável de Deus pelo homem que se apóia a doutrina católica sobre a vocação à eternidade inserida no coração humano, sobre a escatologia, que conhece uma fase intermediária e outra final.
A teologia católica, com base na Sagrada Escritura e na Sagrada Tradição, ensina que o homem não foi criado para conhecer a corrupção da carne. Alvo privilegiado do amor de Deus, não teria conhecido o fim trágico de sua existência, que é a morte, se não se tivesse rebelado contra seu Criador.
Constituído no estado de santidade e justiça original, passaria da vida terrestre para a visão de Deus de uma maneira natural e sem traumas. Sendo alma e corpo, perfeita dualidade querida pelo Senhor, sua inteireza, isto é, sua pessoa, estava destinada à contemplação do Eterno.
Não foi assim, porém, que as coisas aconteceram. O homem pecou gravemente: duvidou do amor de Deus e quis ocupar-Lhe o lugar. Destruída a comunhão com o Criador, encontrou um final trágico e destrutivo para os seus dias: “o pó será o seu fim” (cf. Gn 3,19). Foi envolvido pelo drama da separação perpétua de Deus e da corrupção da carne. Com efeito, Paulo ensina que “o salário do pecado é a morte” (Rm 6,23).
A Páscoa de Cristo, no entanto, privou a morte de seu maior poderio: o de separar-nos de Deus. Antes do Cristo, mesmo os justos, após sua morte, estavam privados da visão de Deus. São estes os que, no Credo, dizemos foram libertos da Mansão dos Mortos pelo Senhor.
Tendo-lhes aberto o acesso ao Pai, o Senhor “mata” a morte que, daí em diante, será apenas uma conseqüência temporal do pecado, isto é, continuará a ser a corrupção de nossa carne, mas “não mais nos poderá separar do amor de Deus” (cf. Rm 8,38). Paulo diz que a morte é “partir e ir para estar com Cristo” (Fl 1,23).
Vê-se, assim, que não existe contradição entre o estar com Deus, depois da morte, e a ressurreição dos mortos, que acompanhará o retorno glorioso do Senhor Jesus. Todos os que, como Paulo, morrem em estado de amizade com Deus, são admitidos à Sua adorável presença logo após a morte.
É o caso de todos aqueles que chamamos “santos”, canonizados ou não, celebrados no dia 1º de novembro. Seus corpos transformaram-se em “pó” (exceção feita à Santíssima Virgem), mas por um mistério divino estão diante do Senhor da Vida.
Outros, todavia, mesmo não se encontrando em inimizade com Deus, não foram considerados dignos de contemplá-lo sem antes passar por uma realidade de purificação. A prática de rezar pelos mortos, presente desde os tempos mais remotos da Igreja, fundamenta a doutrina sobre o purgatório e encontra base bíblica em 2Mc 12,38-45.
Assim a doutrina católica, por meio da Escritura e da Tradição, professa um juízo particular irrevogável no termo de nossa vida, que será solenemente confirmado no juízo final. Naquele dia, a morte corporal, último inimigo a ser destruído, será colocada aos pés do Senhor Jesus.
Os mortos ressuscitarão (os que já gozam da visão de Deus, para a vida eterna; os que se auto-excluíram, para a solidão infernal, que já viviam antes mesmo de se reunirem aos seus corpos) e teremos novos céus e nova terra, pois o amor de Deus terá triunfado.

Perdemos um Prefeito, ganhamos um Deputado

 

Pedro Bigardi perdeu a eleição para Prefeito de Jundiaí, mas conseguiu uma vaga na Assembléia Legislativa, por ser suplente do seu partido.

Num exercício de futurologia, o que seria melhor:

Pedro Bigardi prefeito e a cidade sem deputado,

ou,

Miguel Haddad prefeito e Pedro Bigardi deputado estadual?

Avaliem ao gosto de cada um.

 

Abaixo, link da Rádio Cidade:

 

http://www.radiojundiai.com.br/not_details.asp?id_not=84599

Notícia – 31/10/08 (05:02:06) Pedro Bigardi é confirmado como deputado de Jundiaí

A Imprensa Oficial confirmou ontem (30) que Jundiaí ganha um deputado na Assembléia Legislativa

A Imprensa Oficial do Estado confirmou ontem (30) que Jundiaí ganha um deputado na Assembléia Legislativa. Para ocupar a vaga de Sebastião Almeida, eleito prefeito em Guarulhos, será convocado o suplente Pedro Antonio Bigardi, da coligação PT/ PCdoB, que obteve a segunda colocação na disputa para a Prefeitura de Jundiaí.

Fonte: Bom Dia

Mais súmulas e documentações

Amigos, há algum tempo prometi divulgar publicamente minhas notas de jogo – sejam boas ou ruins – com o propósito de mostrar total transparência da atividade.

Já critiquei por excesso de rigor alguns avaliadores e sua incoerência, tendo oportunidade de falar pessoalmente há alguns sobre isso. Dentro de uma coerência necessária, neste anexo contendo mais análises de jogo, há observações excessivamente elogiosas e pouco rigor na nota. Atenção: estou comentando a minha nota, não a dos meus colegas, pois seria uma terrível falta de ética. Nesta avaliação (link abaixo), minha nota foi alta demais, e não concordo. Respeito, mas discordo.

Abaixo (são 3 links) :

http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/observadores/74104-403obsA.jpg

http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/observadores/74104-403obsB.jpg

http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/observadores/74104-403obsC.jpg

A própósito, estarão divulgadas as datas para a nossa reinscrição no quadro da FPF. Nossos documentos, a título de curiosidade, exigem uma necessária conduta civil correta, exames médicos necessários, além das provas escritas e físicas. Dos documentos, o “Nada Consta” do Serasa e do SPC, Atestado de Antecedentes Civil e Atestado Criminal; Declaração do INSS e comprovantes de recolhimento; Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Atestado de Capacitação e Exame Oftalmológico… Além de outros documentos, que se encontram em:

http://www.futebolpaulista.com.br/arbitragem.php?sec=41&sub=&cod=18392

Abraços

Notas de Franca X São Bernardo

Como outrora alardeado, divulgo publicamente minhas notas de arbitragem.

Desta feita, a partida se refere ao Campeonato Feminino da Primeira Divisão.

Em:

http://sumulaonline.fpf.org.br/Arbitragens/sistema/blocos/escala/pg_Observadores.php?ID=38128-157obsc.jpg

Abraços,

Porcari

Nossa 1ª foto a 3!

Como é legal ter uma foto marcante! Esta aqui é a nossa primeira foto juntos (Pai, mãe e filhinha). Olha que sapeca – a Marina fez pose dentro da barriga da Andréia! Êta menininha bacaninha…

 

Quer demonstração de felicidade maior?

A expressão nos nossos rostos diz tudo… FELICIDADE

Marininha 21 semanas

A Marina fará, neste sábado, 21 semanas !!!

OLHA SÓ COMO ELA ESTÁ:

(Extráido do gravidez dia-a-dia do Colégio São Francisco, citado semanalmente aqui)

 

O Bebê
A fase de crescimento rápido começa a reduzir. Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais freqüentemente. O lanugo cobre completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça, pescoço e face. O feto já pode sugar dentro do útero. O coração cresce muito nessa fase e os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes. Os testículos dos fetos masculinos descem da pelve para a bolsa escrotal. As pernas estão atingindo sua proporção relativa ao corpo. Os braços e pernas movem-se com mais força, enquanto os músculos se tornam mais fortes. O esqueleto torna-se mais endurecido. A força das mãos acentua-se. Pesa cerca de 400 gramas e mede em torno de 23 cm da cabeça aos pés.
Futura Mamãe
Agora você aparenta estar realmente grávida. Seu útero está cerca de 2 cm acima da cicatriz umbilical. A média de ganho de peso até agora é de 4 a 8 quilos. Se você está fazendo uma dieta saudável, não precisa ficar contando quilos e calorias. Emocionalmente, você está mais estável e confortável. Suas coxas e pés podem estar mais inchados, especialmente no final do dia. Beba bastante água e descanse com os membros inferiores mais elevados que o tronco.
Futuro Papai
Com o segundo trimestre sendo mais fácil, esse é um bom momento para refletir juntos. O primeiro trimestre “sacal” já é uma memória e o “pesado” terceiro trimestre está por se iniciar. Agora é um bom momento para fazer uma viagem juntos (férias). Cheque com seu médico se realmente você pode viajar.

A maior rivalidade esportiva

A CNN divulgou um ranking com os jogos de maior rivalidade do mundo.

Sem ver a lista, qual é essa partida na sua opinião?

Pois bem, olha a lista polêmica:

 

A lista e os comentários forma extraídos do blog do Baheea (http://br.oleole.com/blogs/soy-loco-por-futebol/posts/quais-sao-os-maiores-classicos-do-mundo)

 

Celtic x Rangers: a CNN, levou em consideração além da rivalidade futebolística, a rivalidade religiosa;

Lazio x Roma: o clássico mexe com a cidade eterna;

Boca Juniors x River Plate: Buenos Aires pára diante do encontro dos rivais;

Al Ahly x Zamalek: me surpreendeu o clássico do Egito na lista;

Galatasaray x Fenerbahçe: um clássico que divide continentes. De um lado a Europa, do outro a Ásia;

Olympiakos x Panathinaikos: Atenas fica dividida entre o vermelho e o verde;

Red Star x Partizan: um clássico da República Tcheca que também me surpreendeu;

Wydad x Raja Casablanca: essa para mim não é nenhuma novidade. Os marroquinos são apaixonados por futebol e o duelo entre os dois deixa o país em polvorosa;

Palmeiras x Corinthians: eu jurava que o maior clássico do Brasil, fosse Corinthians x Flamengo, mais pelo fator obviedade;

10º Peñarol x Nacional: também não é nenhuma novidade. Mesmo com a crise técnica e de público, a partida é muito aguardada pela população local.

(esses comentários são de responsabilidade do blog Baheea)


Pra ser sincero, esses caras estão loucos! Clássicos entre seleções, como Brasil X Argentina ou  Alemanha X Inglaterra não poderiam estar de fora.

Até concordo com a lista, se considerarmos somente partidas entre clubes,  de ser entre os escosseses a maior rivalidade. Esses dois timem nutrem, infelizmente, verdadeiro ódio, sendo que jogadores protestantes não podiam jogar no Glascow nem católicos no Ranger.

Mas e os demais? Cadê Real Madrid X Barcelona? Internazionale X Milan? E, por essa lógica, definiu-se que Corithians X Palmeiras é a maior rivalidade entre clubes no Brasil. Mas será que é? e o Fla-Flu? E o Gre-Nal? E se levar a ferro-e-fogo, o que dizer do derby campineiro?

Cada lista… e para você, qual é a maior rivalidade?

Pessoalmente, entre seleções, acredito ser Argentina X Inglaterra, por tudo o que já aconteceu entre os jogos deles. Entre clubes, elegeria Barça X Real. No Brasil, pela ordem (minha humilde opinião, respeitando as demais): Grêmio X Internacional, São Paulo X Palmeiras, Flamengo X Vasco, entre os 3 primeiros.

Bom, não podemos esquecer que essa lista é da CNN, e ela é americana. Eles realmente entendem de beisebol, basquete, nfl…

20 Semanas de Marina – falta metade do tempo

Chegamos exatamente na metade do caminho da Gravidez da Andréia! Veja como a Marininha está agora:

Segundo o site do Colégio São Francisco, na página Gravidez Semana a Semana, com 20 semanas está acontecendo o seguinte:
O Bebê
Nesta fase os cinco sentidos do nenê estão totalmente desenvolvidos: tato, paladar, audição, olfato e visão. Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, denominados de “lanugo”, aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.
Futura Mamãe
O útero está no nível da cicatriz umbilical. Você pode estar com a região do umbigo muito sensível porque o útero a está pressionando. Forma-se uma linha escura (“linha nigra”) entre os pelos pubianos e a cicatriz umbilical; ela vai desaparecer após o parto. Os movimentos do bebê são mais perceptíveis e mais fortes agora. Se você quer fazer um exame de ultra-som para verificar a idade gestacional e se há malformações no bebê, esse é o momento certo.
Futuro Papai

Você pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto e deve participar, junto com a mãe, de todas as aulas. É hora de conhecer várias maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes enquanto outros ficam entusiasmados com os cursos para gestantes. Você deve participar ativamente e perguntar muito sobre as suas dúvidas. O mais importante é que você vai compartilhar a experiência com outros pais e vai perceber que você não é o único a sentir medo de ser pai.

Quando o diabinho quer atrapalhar o anijnho

Compartilho com os amigos o belo texto do Frei Antonio Moser sobre “Consciência”, referente ao já massificado caso envolvendo o seqüestro de Santo André!

Extraído de: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=271410

 

 

Quando o Diabinho fala mais alto que o Anjinho?, por Frei Antonio Moser

Era uma vez uma menina de 15 anos, chamada Eloá. Ela tinha um namorado chamado Lindemberg. Já em meio a uma série de desentendimentos o namoro se estendeu por três anos, até chegar o inevitável rompimento. Dia 17 de outubro a turbulenta trajetória terminou da maneira mais trágica possível: o ex namorado feriu mortalmente Eloá, e de quebra atingiu também sua amiga Nayara.

Como no caso de Isabella, há uns meses atrás, a mídia não apenas deu cobertura aos fatos, mas martelou, com insistência, sobre os mesmos fatos e os mesmos ângulos. Como então também desta vez cabe uma pergunta no que se refere às razões de tanta insistência sobre um determinado episódio trágico.

Uma coisa é constatar, narrar e analisar fatos. Outra é trazer um fato isolado para o centro do palco, como se nada de semelhante estivesse acontecendo em muitos outros lugares. Uma coisa é certa: como em outros crimes parecidos dentro de alguns dias outros semelhantes irão se configurar em algum outro lugar.

No presente caso cabem sobretudo algumas interrogações mais direcionadas ao cerne da questão, cerne de alguma forma sugerido pelo próprio criminoso ao afirmar que estava acompanhado simultaneamente de um “diabinho” e de um “anjinho”.

Ora o anjinho, ora o diabinho falavam mais alto aos seus ouvidos. O anjinho sugeria que libertasse a refém e se entregasse; o diabinho, que a matasse. O diabinho acabou vencendo, mas deixando no seu rastro uma pergunta muito séria, que ultrapassa o presente episódio: afinal, quando é que o diabinho fala mais alto do que o anjinho?

Trata-se de uma pergunta difícil de ser respondida, pois envolve vários níveis de consciência da pessoa e até mesmo circunstâncias que agem sobre a pessoa sem que ela se dê sempre conta. Em crimes como este, impulsos inconscientes e mistério do mal se interpenetram de tal forma que qualquer juízo sobre o que conduz a tais desatinos se apresenta como temerário.

Mas, com certeza, no caso de Lindemberg o que ele denominou de “diabinho” já vinha sussurando há muito tempo qual o caminho a seguir. Na exata medida em que Lindemberg ia alimentado um ciúme doentio, que transformava a pessoa amada em objeto obsessivo dos seus desejos, o diabinho já estava em plena ação. O revolver, o cativeiro, e todos os demais desdobramentos, seguiram exatamente as insinuações do diabinho.

É que nós seres humanos somos continuamente interpelados por um anjinho que se chama Amor, com “A” maiúsculo. Somos também continuamente interpelados por outros amores, com “a” minúsculo, que seriam melhor traduzidos pela palavra paixão. O primeiro, normalmente é fruto de uma caminhada de vida, onde a faísca inicial do Eros vai abrindo espaço para a amizade, até chegar à partilha da vida, que o Evangelista São João denomina de “ágape”.

A paixão, por sua vez, seguida por um ciúme doentio, é como uma torrente incontrolável, que destrói tanto quem lhe opõe qualquer tipo de resistência quanto quem o alimenta.

Como bem expressa o Apóstolo Paulo no capítulo 13 da sua primeira carta aos Coríntios, o Amor é um dom do Espírito, e por isto mesmo não se irrita, nem é possessivo, mas “é paciente,… não guarda rancor… tudo desculpa…”. A paixão, pelo contrário, faz parte do que o mesmo Apóstolo denomina de “obras da carne”. Muito curiosamente na sua carta aos Gálatas ( 5, 19-21) Paulo coloca o ciúme entre os pecados que excluem do Reino, para caracterizar os estragos que ele costuma fazer.

Felizmente, tragédias como esta não revelam apenas o “diabinho”: acordam igualmente muitos “anjinhos”. São eles que induzem os colegas e milhares de pessoas à solidariedade, bem como inspiram os pais e parentes à generosidade que os leva a doar os órgãos da filha querida, para que outros possam viver.

No mais, os diabinhos sabem muito bem que obtém uma ou outra vitória, mas que estas mesmas vitórias são apenas aparentes, pois levam um grande número de pessoas a repensarem suas trajetórias de vida.

Como são belos os pés do mensageiro…

 … que anuncia a paz!

Essa antífona serviu para a Celebração do Dia de São Lucas (Lucas, evangelista, Padroeiro dos Médicos – por isso ontem foi dia do Médico). Linda mensagem daquele que luta para anunciar o Cristo a todos os povos!

São Lucas, por intercessão de Maria, aquela que retratastes no Evangelho, rogai por nós ao Cristo Jesus!

 

Casão e sua recuperação

Pessoal, o Casagrande estará no próximo sábado no propgrama do Serginho Groismann. É a primeira entrevista depois que se recuperou (assim esperamos) das drogas!

Para quem torceu por ele, uma pitada do que falará no programa:

 

Extraído de: http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=60708

 

São Paulo, SP, 17 (AFI) – O ex-atacante do Corinthians, São Paulo e Seleção Brasileira, Walter Casagrande Júnior, concedeu uma entrevista emocionante e polêmica ao apresentador Serginho Groisman, durante a gravação do programa da TV Globo, Altas Horas, nesta quinta-feira. A gravação vai ao ar na madrugada de sábado para domingo.

Casagrande fez um relato sobre o envolvimento com as drogas, que o afastaram da profissão de comentarista esportivo, que exercia na emissora. Para o ex-atacante, a obsessão para fazer uso de narcóticos era mais forte do que a própria vontade.
Cheirava e me injetava chorando, mas não achava que isso era doença. Pensava que podia parar, mas a dependência química é progressiva, fatal e incurável. Vou ter que conviver com ela até o fim da minha vida, mas nunca mais quero ter uma overdose na frente do meu filho de 12 anos”, disse Casão ao apresentador.

Apesar do desejo compulsivo para fazer uso de drogas, o comentarista só tomou conhecimento da doença após capotar com seu carro, ano passado, na capital paulista.

“Tenho 1,91m e dei entrada no hospital pesando 70 quilos, cheio de marcas de picadas nos braços. Quando acordei do coma, três dias depois, estava internado”, contou.

O filho mais velho do ex-atleta, Victor Hugo, 22 anos, também jogador de futebol determinou, depois do episódio, que o pai fosse internado na clínica de recuperação de dependentes químicos Greenwood, localizada em Itapecirica da Serra. Durante oito meses, o ex-jogador não teve contato algum com parentes ou amigos e recebeu alta somente há duas semanas.

Até a internação, Casagrande sofreu quatro overdoses. O ex-atacante revelou quais drogas utilizava e que fazia por prazer e não para tirar vantagem em relação ao desempenho nos jogos.

“Quando comecei, não foi com maconha. Eu usava cocaína e heroína. Na Itália fiquei oito anos longe das drogas. Antes, aqui no Brasil, eu usava maconha e cocaína na véspera dos jogos, gostava da sensação de prazer. Mas quando você pára de jogar, no dia seguinte não é ninguém. Senti falta daquela adrenalina, queria de volta a emoção dos estádios cheios. Foi quando caí de cabeça nas drogas“, afirmou.

Ainda este ano existe há possibilidade de que Casagrande volte a comentar jogos para a TV Globo ou para o canal fechado Sportv, também da emissora.

Dia do Professor

Em meio a tantas dificuldades e conturbações que a atividade nos proporciona, gestos simples como este compensam. Vejam a bela mensagem recompensadora que a aluna Sara (8o. semestre) enviou a nós, professores:

 

Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou…

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original…

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender…

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de “sair de cena,
sem sair do espetáculo”.

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés…
Obrigada por me apontar os caminhos….

“Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.”

D. Pedro II

Obrigado pelo carinho de todos!

De onde virão os Homens de Preto?

A coisa tá ficando difícil. Nesta última rodada do Brasileirão, todos puderam acompanhar como os treinadores – e alguns “pseudo jornalistas”  – apelaram contra a arbitragem. A equipe do Palmeiras-SP reclamou nas rádios da arbitragem do Gaciba (que foi bem no jogo) alegando o fato de ser gaúcho e o Grêmio-RS estar envolvido na briga pelo título (nos jogos que o Vuaden apitou não houve reclamação dos palmeirenses – ops: ele também não é Gaúcho?). Já o Santos reclamou de Marcelo de Lima Henrique (não assisti o jogo), através do discurso de que ele é carioca e o Vasco-RJ e Fluminense-RJ estão na briga contra o rebaixamento!

Em suma, dirigentes reclamam que árbitros que são de estados da federação que tenham equipes envolvidas tanto no acesso ou no rebaixamento estariam de caso pensado prejudicando os adversários em prol dos interesses das equipes compatriotas.

Não é extremamente ofensivo, a nós, árbitros? Coloca-se em xeque a nossa honestidade, a LISURA do campeonato e toda a sua seriedade com um mero (e por que não, preconceituoso) fator geográfico!

Infelizmente, quando tais questionamentos passam para a imprensa, o estrago pode ser maior. No último sábado, voltava de uma partida que apitei em Franca-SP, e coincidiu do retorno ser próximo do horário da partida entre Flamengo-RJ X Atlético-MG. Naquela região e pelo horário, as ondas de rádio AM cariocas pegavam muito bem, e ouvia a narração pela Globo AM 1220 (RJ). Na escalação, o repórter de campo da emissora (que não sei o nome – mas cobria o Flamengo na ocasião), quando foi anunciar a arbitragem da partida, disse : “Ah, a arbitragem para esse jogo é suspeita, já que esse jogo interessa ao Palmeiras e São Paulo que brigam pelo título contra o Mengão. Apita o paulista Paulo César de Oliveira; os assistentes Ednilson Corona e Carlos Augusto Nogueira; todos de SP (…)”.

Virou adjetivo pejorativo ser paulista para o “repórter desconfiado”?

Quem conhece o trio paulista que apitou o jogo, sabe da barbaridade que o péssimo jornalista falou.

A propósito, na volta, ouvia os comentários da partida na Rádio Tupi AM 1280 (RJ), e o comentarista Jorge Nunes disse: “ninguém pode reclamar nada do juiz, o Atlético poderia ter enfiado 7 ou 8 a zero; o Flamengo não jogou nada, o Ibson acha que é dono do time e o Caio Júnior teve uma pane na cabeça dele, deu um curto-circuito e saiu tudo errado“.

Amigos, o que podemos fazer contra as injúrias pré-dispostas?

Seguindo essa lógica, já que o Campeonato Brasileiro está empolgante, com todas as equipes brigando por algo, só poderão apitar jogos os árbitros de estados que não tenham clubes na série A. Respeitosamente, esses “donos-da-verdade” devem estar querendo (sem demérito dos colegas) árbitros do AP, RO, RR, AC… E depois vão reclamar da distância e dos custos da arbitragem!

Extravasamento da Liberalidade do ser Humano

 

Esta frase que intitula o post (Extravasamento da Liberalidade do ser Humano) foi dita há pouco pelo presidente Lula (abaixo, a íntegra), em referência à Internet. E isso é bom?

 

Talvez.

 

Pessoalmente, sou crítico desses “extravasamentos”, que podem desvirtuar o propósito de LIBERDADE com LIBERALIDADE e posteriormente para LIBERTINAGEM. Todo excesso é perigoso. A internet tem dupla função: a de crescer e a de prejudicar. É como qualquer outro invento: o avião que ajuda a transportar pessoas mas que também carrega bombas, por exemplo. Ou ainda a Engenharia Genética, que traz benefícios à saúde e ao mesmo tempo desfaza nações mais pobres em competitividade agrícola.

 

E você, o que pensa sobre isso?

Abaixo, o link prometido e a matéria:

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3247553-EI4802,00-Lula+diz+que+faz+download+de+musicas+na+web.html

 

Lula diz que faz download de músicas na web

 

Laryssa Borges, Direto de Brasília

O presidente Lula admitiu, em entrevista nesta manhã, que acessa pouco a Internet e fica sabendo dos conteúdos publicados em portais de notícias por meio de assessores. Ele disse que, após o fim do mandato em 2010, pretende manter uma relação mais estreita com a web, principalmente em relação à música. Lula disse ainda que já fez download de músicas para presentear aliados, como os governadores da Bahia, Jaques Wagner, e do Ceará, Cid Gomes.

Durante a entrevista, o presidente cantarolou trechos de músicas que falam sobre o mito dos baianos e observou que a vantagem das notícias publicadas online é que “você tem notícia sem precisar sujar a mão”.

Lula ainda elogiou a atividade dos veículos de comunicação online que cobrem o dia-a-dia do Palácio do Planalto e disse que, mesmo antes de chegar ao seu gabinete após um evento, já vê notícias publicadas sobre sua rotina de trabalho.

Intrigas
Ele lembrou que o governo tem trabalhado em projetos de inclusão digital como o programa Computador para Todos, mas fez uma autocrítica observando que, em meio a intrigas políticas, algumas iniciativas sobre o mundo digital acabam levando mais tempo do que o desejado.

“Um mundo libertário”
Apesar de se declarar pouco informado em relação à Internet, o presidente classificou a rede como “um mundo libertário” em que a população pode ter acesso ao serviço que desejar.

De acordo com ele, o crescimento da importância da Internet na vida das pessoas “deixou tudo mais antigo e mais ultrapassado”, o que considera “extraordinário”. “A Internet é o extravasamento da liberalidade do ser humano”, disse Lula.

A Marina quer presente!

Que danadinha! A Marininha vai fazer 19 semanas na barriga da mamãe dela, e pediu uma bicicletinha no dia das crianças. E sem rodinha! Nem saiu da casca do ovo e já quer pedalar!!!

Mas que sapequinha essa minha filha é… Vai ser o orgulho do papai!

Santa Gianna Beretta Molla e o dia do nascituro

Santa Gianna Beretta Molla

E já que na última seqüência de posts desse dia dediquei ao Dia do Nascituro, aqui vai a história de uma mártire desta causa, a italiana Santa Gianna Beretta Molla, canonizada há pouco tempo. Abaixo, sua história e oração:

 Santa Gianna Beretta Molla (1922-1962)
Gianna Beretta Molla, o décimo segundo filho do casal Alberto Bereta e Maria de Micheli, ambos da Ordem Terceira Franciscana, nasceu em Magenta (Milão,Itália), no dia 4 de outubro de 1922, dia de São Francisco. Desde sua primeira juventude, acolhe plenamente o dom da fé e a educação cristã, recebidas de seus ótimos pais. Esta formação religiosa ensina-lhe a considerar a vida como um dom maravilhoso de Deus, a ter confiança na Providência e a estimar a necessidade e a eficácia da oração.

No dia 4 de abril de 1928, com cinco anos e meio, fez a Primeira Comunhão. Desde esse dia, mesmo muito pequena, todos os dias acompanhava sua mãe à Santa Missa. Foi Crismada dois anos depois na Catedral de Bérgamo.
Durante os anos de estudos e na Universidade, enquanto se dedicava diligentemente aos seus deveres, vincula sua fé com um compromisso generoso de apostolado entre os jovens da Ação Católica e de caridade para com os idosos e os necessitados nas Conferências de São Vicente. Formou-se com louvor em medicina e cirurgia em 30 de novembro de 1949 pela Universidade de Pavia (Itália), em 1950 abre seu consultório médico em Mêsero (nos arredores de Milão). Entre seus clientes, demonstra especial cuidado para as mães, crianças, idosos e pobres.
Especializou-se em Pediatria na Universidade de Milão em 1952, mas freqüentou a Clínica Obstétrica Mangiagalli, pois por seu grande amor às crianças e às mães pretendia unir-se ao seu irmão, Padre Alberto, médico e missionário no Brasil que, com a ajuda do seu outro irmão engenheiro, Francesco, construíram um hospital na cidade de Grajaú, no Estado do Maranhão. A Beata Gianna, por sua saúde frágil, foi desaconselhada pelo Bispo Dom Bernareggi em vir ao Brasil.
Enquanto exercia sua profissão médica, que a considerava como uma «missão», aumenta seu generoso compromisso para com a Ação Católica, e consagra-se intensivamente em ajudar as adolescentes. Através do alpinismo e do esqui, manifesta sua grande alegria de viver e de gozar os encantos da natureza. Através da oração pessoal e da dos outros, questiona-se sobre sua vocação, considerando-a como dom de Deus. Opta pela vocação matrimonial, que a abraça com entusiasmo, assumindo total doação «para formar uma família realmente cristã».
Em 1954 conheceu o engenheiro Pietro Molla. Noivaram em 11 de abril de 1955. Prepara-se ao matrimônio com expansiva alegria e sorriso. Ao Senhor tudo agradece, e ora. Na basílica de São Martinho, em Magenta, casa aos 24 de setembro de 1955, tendo a cerimônia sido presidida por seu outro irmão Padre Giuseppe. Transforma-se em mulher totalmente feliz. Em novembro de 1956, já é a radiosa mãe de Pedro Luís (Pierluigi); em dezembro de 1957 de Mariolina (Maria Zita) e, em julho de 1959, de Laura. Com simplicidade e equilíbrio, harmoniza os deveres de mãe, de esposa, de médica e da grande alegria de viver.
Na quarta gravidez, aos 39 anos em setembro de 1961 no final do segundo mês de gravidez, vê-se atingida pelo sofrimento e pela dor. Aparece um fibroma no útero. Três opções lhe foram apresentadas: retirar o útero doente, o que ocasionaria a morte da criança, abortar o feto, ou a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia de risco e preservar a gravidez. Antes de ser operada, embora sabendo o grave perigo de prosseguir com a gravidez, suplica ao cirurgião “Salvem a criança, pois tem o direito de viver e ser feliz!” , então, entrega-se à Divina Providência e à oração. Submeteu-se à cirurgia no dia 6 de setembro de 1961. Com o feliz sucesso da cirurgia, agradece intensamente a Deus a salvação da vida do filho. Passa os sete meses que a distanciam do parto com admirável força de espírito e com a mesma dedicação de mãe e de médica. Receia e teme que seu filho possa nascer doente e suplica a Deus que isto não aconteça.
Alguns dias antes do parto, sempre com grande confiança na Providência, demonstra-se pronta a sacrificar sua vida para salvar a do filho: “Se deveis decidir entre mim e o filho, nenhuma hesitação: escolhei – e isto o exijo – a criança. Salvai-a”. Deu entrada, para o parto, no hospital de Monza, na sexta-feira da Semana Santa de 1962. Na manhã do dia seguinte, 21 de abril de 1962, nasce Joana Manuela (Gianna Emanuela). Apenas teve a filha por breves instantes nos braços. Apesar dos esforços para salvar a vida de ambos, na manhã de 28 de abril, em meio a atrozes dores e após ter repetido a jaculatória “Jesus eu te amo, eu te amo” morre santamente. Tinha 39 anos. Seus funerais transformaram-se em grande manifestação popular de profunda comoção, de fé e de oração. A Serva de Deus repousa no cemitério de Mêsero, distante 4 quilômetros de Magenta, nos arredores de Milão (Itália).
“Meditata immolazione” (imolação meditada), assim Paulo VI definiu o gesto da Beata Gianna recordando, no Ângelus dominical de 23 de setembro de 1973, “uma jovem mãe da Diocese de Milão que, para dar a vida à sua filha sacrificava, com imolação meditada, a própria”. É evidente, nas palavras do Santo Padre, a referência cristológica ao Calvário e à Eucaristia.
O milagre da beatificação aconteceu no Brasil, em 1977, na cidade de Grajaú, no Maranhão, naquele hospital onde queria ser missionária, onde foi beneficiada uma jovem protestante que tinha dado à luz.
Foi Beatificada pelo Papa João Paulo II, em 24 de abril de 1994 no Ano Internacional da Família, tendo sido considerada esposa amorosa, médica dedicada e mãe heróica, que renunciou à própria vida em favor da vida da filha, na ocasião da gestação e do parto.

Oração à Santa Gianna Beretta Molla

 

– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Deus Pai, que nos deste a Santa GIANNA como exemplo de esposa amorosa, que cercou de amor a sua família construindo uma verdadeira “Igreja Doméstica”, faz-me assimilar esse mesmo amor incondicional, consagrando minha vida ao Teu serviço junto aos que me cercam.
PAI NOSSO… ,AVE MARIA…,GLÓRIA AO PAI…
Jesus, Redentor da humanidade, que chamaste à Santa GIANNA à missão de médica do corpo e da alma, vendo o Teu sofrimento no irmão doente, fazei que, seguindo o exemplo da Tua serva, possa eu entender a minha dor e a do meu irmão, participando do sacrifício da Tua Santa Cruz.
PAI NOSSO… ,AVE MARIA…, GLÓRIA AO PAI…
Espírito Santo, fonte de todo o Amor, que infundiu no coração de Mãe da Santa GIANNA a coragem dos mártires, de testemunhar com a própria vida o amor à criança que trazia no seu ventre, colaborando de maneira extraordinária no Teu plano de criação, e, que durante toda a sua vida foi um exemplo de cristã de fé, esperança e caridade, faz-me torná-la com o exemplo para um autêntico caminho rumo à santidade.
PAI NOSSO… , AVE MARIA.., GLÓRIA AO PAI…
Ó Deus, Amante da Vida, que doaste à Santa GIANNA BERETTA MOLLA responder com plena generosidade à vocação cristã de esposa e mãe, concede também a mim (pessoa para quem quer obter a Graça), por sua intercessão (… FAZER O PEDIDO…) e também seguir fielmente os Teus Desígnios, para que resplandeça sempre nas nossas famílias a Graça que consagra o amor eterno e à vida humana. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Teu Filho, que é Deus, e vive e reina Contigo na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. AMÉM.
Rezemos, também, pela intercessão da Santa GIANNA.

Oração com Aprovação Eclesiástica
DOM DIÓGENES SILVA MATTHES
BISPO DIOCESANO DE FRANCA-SP
Patrona Diocesana da Pastoral Familiar Franca-SP

Belíssimo Trabalho Contra o Aborto

Amigos, conheci um endereço extremamente importante sobre a causa contra o aborto. É o ambiente de Wagner Moura, que faz parte da blogosfera católica e se dedica a causas nobres como esta. Vale a pena conferir esse belíssimo trabalho do leigo engajado citado:

Em:

http://diasimdiatambem.wordpress.com/aborto-no-brasil/

 

Além desse trabalho, Wagner tem uma página interessante sobre Esquizofrenia. Confira!

Dia do Nascituro

Hoje é dia do Nascituro! Isso quer dizer que é um dia de reflexão em defesa da vida, onde há apologia de todos os nascituros (que quer dizer, aqueles que nascerão) e de combate a qualquer forma de aborto. É um dia pelo direito à vida daqueles que estão no ventre. Também é um dia de apoio às mulheres grávidas que passam por dificuldades de quaisquer formas: financeiras, de saúde, de amparo, entre outras.

Como disse nossa filha Marina (que está fazendo arte no ventre da mãe dela, hoje com 18 semanas e 4 dias), é o dia dos nenês na barriga da mamãe. (puxa, nem nasceu e já quer presente por isso! Dia das crianças vai querer outro é?)

 

Brincadeiras a parte, é um dia àqueles que lutam contra o aborto e apoiam a vida incondicionalmente.

 

Abaixo, o link da Pastoral Familiar àqueles que se dedicam à causa:

 

http://www.cnpf.org.br/novo_site/artigos/artigo.asp?id=490

 

 

07.10.08

Hoje é dia de Nossa Senhora do Rosário

Hoje é dia de uma das mais belas devoções marianas. Abaixo, a história desta devoção extraída do sítio da Canção Nova:

 

Nesta festa, instituída pelo Papa Pio V, 1571, glorificamos a Senhora do Rosário e reconhecemos sua proteção que concede à Igreja pela recitação vocal e mental do Rosário.

A celebração de hoje, convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os anacoretas orientais usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais, dessa forma, nos conventos medievais os irmãos leigos, dispensados da recitação do Saltério, pela pouca familiaridade com o latim, completavam as suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos, e para a contagem o Doutor da Igreja, São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados num barbante.

Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão. “Quero que saiba que, a principal peça de combate tem sido sempre o saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do novo testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu saltério”.

Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas – por isso Rosário – é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Nossa Senhora em todas as suas aparições.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

O Futsal globalizador

 

O Futebol de Salão, defendido uma certa época com o nome de Soccer Indoor (que virou showball)  e que hoje se globaliza como Futsal, cada vez mais se torna um exemplo de fator globalizador tupiniquim.

Há dias, discutíamos que somos muito mais globalizados do que globalizadores. Para alguns, americanizados. Mas é indiscutível que o Futsal é exemplo marcante desse espaço global entre Brasil e Mundo.

Dos jogadores que disputam a Copa do Mundo FIFA de Futsal, que está acontecendo no Brasil, 13% nasceram no Brasil. As 4 maiores forças desse esporte – Brasil, Espanha, Itália e Rússia – têm, na sua maioria, atletas que nasceram no Brasil. 1/3 dos gols saíram de pés brasileiros em toda a competição! Nas Seleções da Itália e da Espanha, olha que loucura, os italianos e espanhóis são minoria, perdendo para os brasileiros naturalizados!

A exemplo do Futebol de Campo, a Fifa certamente tomará providências. A saída será mudar o conceito de “Seleção“. Hoje, uma seleção é composta por cidadãos do país, ou seja, aqueles que têm cidadania local. Provavelmente o conceito mudará para aqueles que são natos- cidadãos, ou seja, aqueles que nasceram no país. Talvez nem seja uma tendência, mas uma necessidade latente. Senão, logo logo teremos Brasil X Brasile, Brasil X Brazil, e Brasil X (desculpe, não sei como é Brasil em russo!)