Respeitando os elementos do futebol

 Divido com amigos o e-mail do presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa da Silva, em que há uma importantíssima campanha da Federação Inglesa sobre RESPEITO NO FUTEBOL. Há um link bacana sobre uma partida sem árbitro, e as consequências disso.

O vídeo está em: http://www.thefa.com/RespectFilm/

 

Abaixo, material citado:

 

Tradução: S Ricci

Link interessante da campanha da Federação Inglesa de Futebol contra atitudes e ações ruins no futebol. Nesta semana, campanha para respeito aos árbitros e autoridades.

http://www.thefa.com/RespectSplash.aspx

Respeito” é uma mega campanha recém lançada pela Federação Inglesa de Futebol, que envolve jogadores, treinadores, árbitros, torcida e clubes, e consiste no desenvolvimento de atividades de combate a compartamentos inaceitáveis no futebol em todos os níveis, dentro e fora do campo. A pretensão é assegurar um ambiente positivo e seguro para todos os agentes envolvidos no futebol.

O vídeo da campanha é fantástico e demonstra, de maneira divertida, como seria um jogo de futebol sem a presença de um árbitro. O vídeo conta com a participação de atores no lugar dos jogadores e do técnico da seleção inglesa, o italiano Fabio Capello, que, ao final do vídeo, após inúmeras confusões e agressões entre os jogadores, é convidado pelos mesmos a ser o árbitro da partida.

Respeito” foi eleito a prioridade nº 1 após a maior pesquisa de opinião já feita no futebol inglês, conduzida em 2007 e publicada em março de 2008.

No sítio da Federação Inglesa, há uma área totalmente dedicada à campanha que explica como se dá a participação de cada um dos agentes do futebol na referida campanha. No que diz respeito ao árbitro, o Programa visa a permitir que os árbitros atuem sem admoestação da parte de jogadores, treinadores e torcedores. Em parceria com os clubes, os árbitros informação após o jogo o comportamento dos jogadores, treinadores e do público, para ajudar os clubes a avaliar e corrigir a conduta de seus “funcionários”.

De acordo com o sítio, os árbitros têm um papel fundamental na Campanha, podem ajudar mediante as seguintes iniciativas:

1) Participar às Reuniões das Federações Estaduais sobre a Campanha, quando será explicado o que o árbitro deve fazer para fazer parte do programa, além de tirar dúvidas.

2) Ler, entender, aceitar e assinar o Código de Conduta dos Árbitros de Futebol.

3) Conhecer o Código de Conduta dos demais agentes envolvidos no futebol (treinadores, dirigentes, público e jogadores).

4) Monitorar a Campanha “Respeito”: alguns árbitros serão selecionados para ajudar a Federação Inglesa a monitorar se o programa está apresentando impacto positivo sobre o comportamento dos agentes.

A campanha só funcionará se houver justiça e critério.