Um problema cada vez mais comum em nosso dia-a-dia é o stress. Independente de nossas atividades, ele acaba influenciando antes, durente ou depois das mesmas. Ás vezes, concomitantemente!
Abaixo, ótima dica do Professor Márcio Atalla, colunista da Revista Época e apresentador do canal pago GNT, sobre como “controlar” o stress e seus sintomas.
Extraído de:
O estresse é a resposta do organismo A situações de perigo, preparando-o para reagir, fugir ou lutar. Nos animais, ele ocorre para preservar a espécie. Na vida do homem contemporâneo, várias situações produzem estresse: pressões no trabalho, relacionamento em crise, solidão, problemas financeiros e insegurança. Se for pontual, o estresse desaparece depois de solucionada sua causa. O que preocupa é o estresse crônico, que dura longos períodos. Ele afeta a qualidade de vida e é fator de risco para doenças cardíacas.
Vivo estressado, estou cheio de problemas no trabalho, as pessoas que convivem comigo reclamam muito do meu mau humor. Estou ficando preocupado porque nos últimos seis meses engordei 7 quilos. Quais são os efeitos desse estresse em meu corpo? – Sidney Rogério, 51 anos, São Carlos, SP
– O estresse prolongado pode produzir efeitos perigosos para a saúde, como insônia, aumento da pressão arterial e baixa da imunidade. Isso facilita o surgimento de doenças oportunistas como gripe e herpes, perda ou ganho de peso em excesso, diminuição da concentração, dor de cabeça, diminuição do apetite sexual e depressão. Já que você detectou esse problema e as pessoas a sua volta dão sinais de algum descontentamento, procure ter mais momentos de lazer, tentar controlar sua mente, seu humor. Se ainda estiver difícil, procure alguma terapia alternativa, ou até mesmo ajuda psicológica. É preciso investir em você, na sua saúde. Pode ter certeza de que você ganha e também todas as pessoas que convivem com você.
Se não podemos evitar os problemas que geram estresse, qual é a melhor maneira de conviver com ele? – Marcelo Magalhães, 35 anos, Rio de Janeiro, RJ
– É fundamental encontrar uma saída, uma válvula de escape. Ter alguma atividade física que proporcione prazer. Está comprovada a eficácia dessa prática na diminuição de ansiedade, da depressão e na melhora da qualidade do sono. Além disso, existem algumas terapias que ajudam muito, como a acupuntura. É importante ter em mente que não existe uma solução isolada e infalível para combater o estresse, e sim uma série de atitudes que podem ser tomadas para nos ajudar a viver melhor.
O estresse prolongado produz insônia, aumento
da pressão arterial e baixa da imunidade
O que é melhor para a saúde: “engolir sapo” ou estourar? – Antônio Calçada, 44 anos, Ipatinga, MG
Se considerarmos apenas o momento, para a saúde a melhor opção seria “estourar”. Mas isso implica uma série de conseqüências que podem ser bem piores que “engolir sapos”. Na vida em sociedade somos praticamente obrigados a controlar os sentimentos em situações de muita pressão – e isso gera estresse. Por isso, praticar um esporte é tão importante. Além de trazer os benefícios inerentes a uma atividade física regular, como a melhora geral da saúde, é uma forma de extravasar seus sentimentos, como a irritação e a raiva. Sem falar que o esporte é uma oportunidade para encontrar amigos, relaxar e desligar, pelo menos momentaneamente, dos problemas. Atualmente, os médicos indicam a atividade física para o combate ao estresse.
Tenho me alimentado mal e acho que isso tem me deixado mais estressada. É importante ter uma boa alimentação para combater o estresse? – Maria Sampaio, 39 anos, Brasília, DF
Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para qualquer programa de redução do estresse. O consumo de todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas e gorduras) é importante. Ingerir fibras, grãos, frutas e verduras é fundamental. A saúde melhora e nos dá mais resistência para enfrentar os efeitos do estresse. Algumas variedades de chá, além de leite, aipo e castanhas, são alimentos que têm algum tipo de efeito calmante. Mas o ideal mesmo é equilibrar todos os grupos alimentares e manter a mente também em equilíbrio. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e de produtos que tenham muita cafeína. O cigarro, que aparentemente pode aliviar o estresse, na verdade compromete a saúde e prejudica o fortalecimento do corpo.
