Para muitos, surpresa; para outros, ignorância; para poucos, entendimento rápido da regra.
Será que o fato de espalmar a bola com a mão e só depois de um certo tempo agarrá-la, é um “bi-toque”? No primeiro lance seria uma defesa parcial que se concretizou posteriormente e o árbitro estaria errado? Ou não necessariamente deveríamos entender defesa o uso das mãos, mas perceber que a posse de bola (quando tem pleno domínio com os pés) já possibilita que a bola esteja em jogo, impossibilitando agarrá-la novamente?
Aos colegas árbitros, o entendimento pode ser claro. Mas aos amigos futebolistas e torcedores apaixonados, pode demorar um pouco para entender. Abaixo, reproduzo material da CA-CBF, do presidente Sérgio Correa da Silva, que esmiuçou a regra para mostrar e clarear a mente dos apitadores. Parafraseando o comentarista e ex-árbitro Arnaldo César Coelho, a regra é clara. Veja:
De acordo com a Regra 12, “FALTAS E INCORREÇÕES”, no item INFRAÇÕES DE GOLEIRO, em instruções às “Regras do jogo e diretrizes para árbitro“, o texto é o seguinte:
” O GOLEIRO NÃO PODE TOCAR A BOLA COM SUAS MÃOS EM SUA PRÓPRIA ÁREA PENAL, NAS SEGUINTES CIRCUNSTÂNCIAS:
* SE ELE VOLTA A TOCAR A BOLA COM AS MÃOS, DEPOIS DE TÊ-LA POSTO EM DISPUTA E ANTES DE A BOLA TER TOCADO EM OUTRO JOGADOR.
– CONSIDERA-SE QUE O GOLEIRO CONTROLA A BOLA AO TOCÁ-LA COM QUALQUER PARTE DE SUAS MÃOS OU BRAÇOS, EXCETO SE A BOLA REBATE ACIDENTALMENTE NELE, POR EXEMPLO DEPOIS DE HAVER EFETUADO UMA DEFESA;
– POSSE DE BOLA INCLUI O ATO DE O GOLEIRO AMORTECER INTENCIONALMENTE A BOLA;
Abs.
Sérgio Corrêa
Aos amigos que faziam muita confusão e em especial ao do telefone inoportuno a noite: Clareou? Entendeu? Quer que desenhe (isso foi irônico)? rsrsrs
Qualquer dúvida, aberto a debates.
