Atividades Universitárias

O Consumidor Questionador

Excelentes as atividades realizadas pelos alunos do 8º Semestre da disciplina de Tópicos Especiais em Adm 3. Em resposta ao questionamento: “Você é um consumidor questionador, bem informado e que cobra uma postura social e responsável das empresas?”, tivemos ótimas respostas.
Vários alunos citaram bons exemplos, como um aluno que brigou por encontrar produtos vencidos e diferentes nas gôndolas de supermercados; outro, que ensina aos sobrinhos questões de cidadania; e muitos outros que se preocupam com o reaproveitamento de embalagens e/ou produtos, pretendendo ser ecologicamente corretos.
Uma resposta chamou a atenção pelo fato do discente dizer sobre a importância do conhecimento da “política praticada e/ou imposta pela empresa, seu histórico e a realização de programas sociais”.
Por fim, alguns alunos (a minoria) disseram “não importar muito com tal prática”, e um alardeou o fato da dificuldade de se cobrar responsabilidade de uma empresa quando se é empregado da mesma. Bem lembrado!
Um trabalho foi enfático ao extremo: o aluno declarou que “se não tivermos uma prática radical enquanto consumidores, nossos filhos não contestaram nenhuma indústria, pois o mundo não mais existirá”. Cruz-Credo, que sujeito pessimista! Continue consciente, mas não apocalíptico.

O Comportamento do Empreendedor Familiar

Quanto a “dissertar sobre passionalidade e profissionalismo nos empreendimentos familiares”, boas respostas do pessoal do 5º semestre. Jéssica Rodrigues, por exemplo, mostrou grande lucidez ao abordar que o excesso de profissionalismo pode desvirtuar-se para falta de sensibilidade. Silvana Fernandes, observando as dificuldades de relacionamento, citou a “guerra de poder” dos mandatários, complementando com o comentário de Mônica da Costa Gimenes, alardeando a questão das decisões muitas vezes serem tomadas pelo lado pessoal. Isso faz, segundo Wagner Rodrigues Fernandes, que os administradores deixem de lado a razão e se movam pela emoção. Porém, Erônia V Jesus da Silva alertou que não se pode generalizar. Por fim, Arlindo J F Markizvicz sintetizou bem o fato de que “paixão e determinação, passionalidade e profissionalismo – devem ser bem distribuídos”.

As Diferenças Profissionais da Grande e Pequena Empresa.

Já os alunos do Segundo Semestre falaram sobre o planejamento de suas carreiras frente ao porte da empresa que atuam. Basicamente, houve uniformidade nas respostas, com destaque para a ótima citação de Vera Lúcia dos Santos Dias, sobre a dificuldade de opção de escolha entre os modelos de pequeno e grande porte no mercado de trabalho.
Já Patrícia Casagrande e Renato Alexandre da Silva pregaram a pequena empresa como fonte de busca de experiência profissional, para só então buscar uma grande corporação.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.