Para quem teve oportunidade de ouvir o ministro da educação, Fernando Haddad, durante entrvista à Rádio Bandeirantes no programa Jornal Gente, muitas informações importantes sobre novas medidas visando a educação. Não ouso comentá-las, pois ainda estou formando minha opinião. Mas as compartilho:
– Segundo ele, o MEC irá desincentivar professores com poucas horas-aula (citou 4 a 8 horas), pois esses docentes não tem tempo adequado para preparar boas aulas, “já que se dedicam a outras atividades profissionais”.
– Criticou o programa “Brasil Alfabetizado”, desenvolvido pelo ex-ministro Cristovam Buarque, alegando que houvera se apoiado em ONGs que não tinham capacidade de alfabetizar.
– Prometeu que até 2010 supervisionará os 30.000 cursos de graduação, mas confessou que até agora não fechou nenhum.
– Citou que hoje o número de analfabetos do país é de 11%, contra os 4% desejados pela UNESCO.
– Divulgou novas medidas de incentivo ao ensino profissionalizante, já que (citação do ministro) nos países desenvolvidos 2/3 dos jovens não chegam na faculdade e sobrevivem do bom ensino médio profissionalizante. Aqui não deverá ser diferente.
– Quanto ao caso do garoto da Unip (se você não leu, clique aqui) , esquivou-se e disse que o Mec está cada vez mais próximo da OAB para melhorar os cursos de Direito.
Para aqueles que querem a íntegra da entrevista aqui vai o link:
http://www.radiobandeirantes.com.br/audios/gente2803bministro_brasilia.mp3
