Das qualidades fundamentais do Empreendedor trabalhadas em sala de aula (Estudar Continuamente, Poder de Comunicação, Ter Competência e Possuir Dinheiro), as quais falamos serem condições importantes para o sucesso do empreendimento, questionou-se as que seriam abundantes ou escassas para os alunos.
A grande dificuldade respondida (e esperada) foi “ter dinheiro”, e a grande facilidade, unânime, foi “estudar”. As respostas foram lógicas, e mostraram o esforço dos alunos na carreira acadêmica e a busca de seus sonhos frente as dificuldades financeiras.
Fiquei muito satisfeito com a lucidez de algumas colocações, como a de um aluno que ressaltou a “importância de diferenciar um sonho ou uma ilusão de um verdadeiro bom negócio”. Esse é um ponto importante a ser discutido pelos empreendedores, sabidamente trabalhado pelo discente.
Por fim, a sinceridade foi marcante nessa atividade, como o relato de um aluno que diz: “não tenho vontade de ter um negócio próprio, pois já trabalhei em comércio da minha família; você ganha dinheiro, mas não pode aproveitar. Afinal, não sobra tempo”.
Sonho de uns, trauma de outros. E cada um vai descobrindo o que é melhor para si na carreira profissional.
